Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Muquiranagem em estado sólido

08 de junho de 2012 55

O Rio Grande do Sul é um Estado muquirana.
O que não significa que todos os gaúchos sejam muquiranas, claro.
Muitos não são.
Mas há uma névoa de muquiranagem pairando entre a fronteira oeste histórica e as franjas procelosas do Oceano Atlântico, infiltrando- se, sobretudo, nos palácios do poder.
As pessoas olham e não acham a muquiranagem um defeito grave, mas é justamente essa característica que faz do Estado o que menos investe em educação, o que tem a masmorra mais desumana do país, o que oferece um dos 10 piores sistemas de tratamento da água do Brasil, o que apresenta um índice de 97% de reprovação num teste para professores, o que elege governantes que só conseguem administrar escorchando o contribuinte.
A muquiranagem é um problema sério porque dá à pessoa a justificativa para não fazer o melhor que pode.
O muquirana é isso: é aquele que bota material de segunda, que pretere a beleza pela economia, que confunde o popular com o barato, que considera luxo o que é sofisticado.
O muquirana nunca ousa, ele alega que existem outras prioridades.
O prefeito muquirana diz assim: – Eu não posso transformar essa orla em um local aprazível para as pessoas se divertirem, enquanto outras pessoas passam fome na vila.
Aí ele não transforma a orla em um local aprazível para as pessoas se divertirem, e as outras pessoas continuam passando fome na vila.
Não faço a ilustração por acaso.
É que está justamente ali, espalhado na orla do Guaíba, o maior exemplo de muquiranagem da cidade.
Nos anos 80, o então prefeito Collares rasgou num naco dessa orla a última obra pública não muquirana da Capital: aAvenida Beira- Rio.
Havia algumas propostas questionáveis no projeto, como a permissão de construção de arranha- céus, mas, no geral, era uma ótima ideia, muito mais abrangente do que se tornou.
Mesmo assim, Collares por pouco não foi derrubado da prefeitura.
Um dia, milhares de muquiranas foram para o local, um ermo repleto de touceiras, lixo e mendigos que se drogavam em meio às ratazanas.
Os muquiranas deram- se as mãos e, simbolicamente,“ abraçaram a orla”, na tentativa de protegê- la do asfalto do capitalismo.
Gritavam que, por“ consciência ecológica”, impediriam a derrubada da vegetação nativa ( a propósito: aquilo é um aterro).
Hoje, se você fizer um passeio pela Beira- Rio, constatará que ali está a mais bela avenida da cidade.
Abstenha- se de olhar para os quiosques bagaceiras do Gasômetro e para as peças de arte contemporânea plantadas nas imediações.
Veja as pessoas caminhando, correndo, passeando de bicicleta e até de patins, veja- as tomando chimarrão, admirando o espelho d’água do rio- lago, fazendo exercícios, rindo e conversando.
Elas estão felizes.
Entre elas, os muquiranas.
Que não fizeram nada.
Muquiranas não fazem.
Nem deixam fazer.

Gre- Nal é Gre- Nal

Neste sábado, depois do Jornal do Almoço, estreia a segunda temporada de Gre- Nal é Gre- Nal nos Curtas Gaúchos da RBS TV.
Os episódios são baseados em pequenos contos meus, melhorados pelo caprichoso ( e não muquirana) trabalho dos roteiristas, da direção e dos atores.

* Texto publicado na Zero Hora desta sexta-feira, 08/06/2012

Comentários (55)

  • BIBIANO ACOSTA DA SILVA diz: 8 de junho de 2012

    SÓ ME RESPONDAM UMA COISA: QUANDO O INTERCALDAS VAI GANHAR UM BRASILEITO NA ERA DA TV COLORIDA? SIM, PORQUE OS 3 TÍTULOS DO INTERCALDAS SÃO DA ÉPOCA DA TV PRETO E BRANCA E AINDA ERAM ORGANIZADOS PELA EXTINTA CBD.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    PSICOPATIA É A DA IMPRENSA VERMELHA CHOROLADA, QUE MOSTRAM TODO O DESESPERO DE 33 ANOS NA FILA, E ESTÃO ATÉ USANDO O DAGOBERTO PARA \’DECRETAR\’ QUE O BRASILEITO (ORGANIZADO PELA CBF) DE 2012 SERÁ DO INTERCALDAS.
    POR QUE NÃO PEDEM PARA A DILMA ASSINAR UM DECRETO OU UMA MEDIDA PROVISÓRIA PARA DAR O TÍTULO ANTECIPADO PARA O INTERCALDAS? SÓ ASSIM MESMO.
    JÁ ESTÃO DE BORRANDO DE MEDO DO LUXEMBURGO, VIRAM QUE ELE É O CARA E VAI CONQUISTAR O PENTA DA COPA DO BRASIL E O TRI BRASAILEIRO (OS 3 DO GRÊMIO SERÃO NA ÉPOCA DA TV COLORIDA E ORGANIZADOS PELA CBF).
    PODE ME OFENDER MAIS PAULO RENATO CHOROLADO, POIS TU É DAQUELAS CRIANÇAS RECALCADAS QUE VIRAM O PAPAI IMORTAL GANHAR TUDO NOS ANOS 80 E 90, ENQUANTO OS TÍTULOS DO INTERCALDAS ERA GANHAR GRE-NADA E RURALITO.
    O INTERCALDAS NASCEU INTERMUNICIPAL, E ASSIM FOI DURANTE TODO O SÉCULO XX.
    DEPOIS VIROU INTERREGIOANL, DEPOIS SÓ EM 2006 FEZ JUS AO NOME, MAS MESMO ASSIM COM A VELHA AJUDA DO APITO AMIGO NA LIBERTADORES, NA SEMI-FINAL CONTRA O NACIONAL DO URUGUAI, UMA DAS MAIORES GARFADAS DO FUTEBOL MUNDIAL.
    OUTRA PERGUNTA: COMO OS INTECALDENSES CONSEGUEM CANTAR DE GALO NO BRASILEIRO SE NÃO GANHAM NADA HÁ 33 ANOS.
    OU É PSICOPATIA OU PURO RECALQUE. HA SIM, DEVE SER EM RAZÃO DOS TÍTULOS CONQUISTADOS NA ÉPOCA DA TV PRETO E BRANCO.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    GRÊMIO = O PAPAI IMORTAL DOS PAMPAS, SEMPRE O PRIMEIRO E MAIOR DO RS !!!

  • claudio diz: 8 de junho de 2012

    david parabéns mais uma vez pelo belo texto que escreveste, onde o nosso estado se acha o mais politizado, so vemos desculpas esfarrapadas de nossos politicos quando acontece os escandalos e que são piores do que o nordeste, e o povo se cala, não ve e não ouve. viva o rio grande sempre dividido e nunca, jamais unido.

  • Fabrício Dhein diz: 8 de junho de 2012

    Apenas uma correção na frase: “O Rio Grande do Sul é um Estado muquirana.”

    As pessoas, algumas, que habitam o RS são muquiranas, principalmente nossos governantes independente de partido político: todos são iguais. :-)

  • Carlos diz: 8 de junho de 2012

    Parabena pelo comentário.
    Acertou em cheio de novo.
    As minorias barulhentas vão cair de pau.- Como sempre.

  • Gilvane Eduardo Ferret diz: 8 de junho de 2012

    O RS estacionou e os outros Estados avançaram. Era o celeiro do Brasil. Abriram-se novas fronteiras agrícolas e perdeu-se a importancia relativa.
    O RS ficou isolado, faz fronteira com o Uruguai, que é pequeno, e com a Argentina, decadente. Não se industrializou.
    A discussão política, nada a ver com futebol, foi polarizada entre os que defendem uma participação maior do Estado na economia e outros que defendem um Estado pequeno. E os que defendem a participação maior do Estado não deixam, durante o governo dos outros, a iniciativa privada assumir determinados encargos. E quando viram governo, descobrem que o Estado não tem condições financeiras de assumir os tais encargos. E vira uma guerra de discursos e de imagem.
    A política virou um fim e não um meio. A ideologia, justificativa, e não motivadora.

  • Fabio D. diz: 8 de junho de 2012

    Sensacional o post!!

    Concordo com cada vírgula.

    Chega de muquiranagem!!

  • Paulo Renato Menezes diz: 8 de junho de 2012

    Muquirana, só queríamos impedir que mais automóveis e sua poluição fossem despejados à beira do Guaíba, jamais afastar o povo daquele local. Não seria mais coerente alargar a Padre Cacique ao invés de cortar o Parque Marinha do Brasil ao meio?

  • Guillermo diz: 8 de junho de 2012

    Isso… patrão manda, empregado MUQUIRANA obedece.

  • Marcelo diz: 8 de junho de 2012

    Ótimo texto. E olha que muquirana esse inconveniente do BIBIANO ACOSTA DA SILVA. O asno não é nem capaz de comentar o artigo. Vem com essa cornetinha típica de guri de p.. pequeno!

  • fábio morando no rio diz: 8 de junho de 2012

    Bibiana, procura ajuda MÉDICA ESPECIALIZADA, pois anos afim se título estão lhe fazendo MUITO mal para a cabeça.

  • Jose Cesar Martins diz: 8 de junho de 2012

    David,

    “Long time no see”! Te acompanhado com orgulho de quem te viu começar já com o talendo luzidiu que exibe hoje.
    Tenho dividido minha vida entra POA e San Francisco, CA, onde tenho residencia. E como estou nesta ponte fico o tempo todo dividido entra a vibração original e realizadora de SF e o aconchego amigo mas sem inspiração de POA.
    Dificil dizer onde prefiro estar. Lá sou mais um, provavelmente compondo a legião dos legados em um mundo avançado e fascinante. Aqui, passo por sabio em um mundo atrasado e fora das rotas que levam as partes do mundo onde tudo acontece.

    Por isso tua coluna de hoje, se não me deixou confortado pela identidade de percepções, me deixou certo de que a tua a e minha são as percepões da maioria. Afinal voce é lido por multidões.
    E se voce esta tão bem acompanhado falando sobre a muquiranagem gaucha, então por que continuamos a fazer as mesmas coisas que só podem gerar os mesmo resultados?
    Reclamamos, criticamos os outros, apontamos erros mas, caralho!, nada muda.
    Que o Estado está quebrado e no rol dos que tem a pior saude adminsitrativa e financeira, isso todos sabem. Mas onde está a proposta de “incentivar” a demissão de 30% do funcionalismo?

    Que nossa economia está de lado e tem setores bichados (Calçados, vinhos,…) que só fucionam com a “nordestinização” de beneficios providos pelo Governo, isso tb. todos sabem.
    E onde está a politica industrial que privilegia setores diferentes?

    E o que falar das “vacas sacradas”, individuos e instituições?
    O que a Gerdau tem a dizer para nossos jovens mestres e doutores? Que disputem uma vaga no controle de estoque da firma? Ou que peguem seus passaportes e vazem daqui por que aqui onde se qualificaram não queremos saber desses talentos?
    E as Fiergs da vida? Todo mundo sabe que não servem prá nada. Nada!!! Que mama na arrecadação (tributo) compulsoria para fazer de conta que lidera alguma coisa quando se sabe que os movimentos mais sadios e energicos pro recuperaçao da ecomia americana estão passando por cima deste tipo de organização patronal anacromica.

    A gente é sim Muquirana como tu disseste.
    E a unica razão que vejo para isso é que degeneramos nosso comportamento.
    Como é comum nas familias onde o fundador é sucedido por arremedos cada vez mais opacos até a falencia, nosso antepassados que arrancaram o RS das trevas para coloca-lo entre os mais pujantes – embora a tremenda desvantagem competitiva da localição – foram sucedido por nossos pais e contemporaneos que compomos a geração de herdeiros complacentes de um legado grandioso. Nos acostumamos a perder. E quem se acostuma a peder é perdedor. Losers!
    E, diferente de nossos antepassados que ergueram o RS, somos normais demais. Nos falta audacia, ambição e a coragem que celebramos neles.

    Nunca nos reinventamos, nunca rompemos com o que não tem mais gloria, já que é só velho e obsoleto.
    Carregamos a imagem do passado junto com uma cacarecagem inutil que nos faz parecer pateticos em nossa ambição provinciana e desengajada de grandeza.
    Isso resulta que temos hoje menos de 7% do PIB nacional com uma ambito decisório de menos de 3%.
    Esta a a fatia sobre a qual nossos filhos e netos devem disputar um lugar ao sol.
    Muquiranagem é uma externalidade. O resultado da muquiranagem é mais dramatico que isso.
    Falta loucura aos filhos do Rio Grande!

  • P.Roberto diz: 8 de junho de 2012

    PQ as gazelas azuis tem que escrever um jornal (Sr Bibiano) de insanidades para se desculpar dos últimos anos de sua existência.
    Preocupem-se com o seu time.
    Deixem a dor de cutuvelo de lado.

  • marci araujo bastos saldanha diz: 8 de junho de 2012

    caro David,
    Entendo a sua revolta mas nossa geração ñ fez muito para mudar essa historia, fomos as ruas lutar pelos nossos ideais mas ‘votamos’ errado
    |Olhe p/ tras os ultimos governantes. Confira arrecadação e gastos publicos
    e o investimento da união no rio grande! Onde vai o meu ir q o governo me paga.Nos ñ somos muquiranas somos 1 povo trabalhador,Aqui cultura é cara
    e ñ são todos que tem acesso à ela.Quantos lucraram com a desinformação do povo.Ah, adoro os quiosque bagaceiros d gasometro moro no centro historico as coisas não são assim, se é que vc me entende…

  • Marino Jr. diz: 8 de junho de 2012

    O texto é perfeito. O Estado está nessa condição vergonhosa porque existem idiotas que lêem uma crônica dessas e nos comentários escrevem sobre futebol. Sim, porque a única coisa que todo mundo se importa nesse estado é futebol. E também com idiotas que tem raiva dos carros e fazem comentários do tipo: “…automóveis e sua poluição…despejados à beira do Guaíba…”. E ambos os idiotas tem título de eleitor. É por isso.

  • Nilson diz: 8 de junho de 2012

    O recalque dessa Biba, ops, Bibiano, mostra como os gremistas estão desesperados com a situação atual do time deles. Hoje em dia é só o Grêmio ganhar duas seguidas (não importa se ganharam de dois mortos) que já acham que vão virar a fase de títulos para o lado deles, que o Inter daqui pra frente vai voltar a não ganhar nada, porque foi uma fase (fase que dura pelo menos desde 2005). Fica quieto maluco. Ganha alguma coisa antes de falar do Inter. Aproveita agora que pegaram a Copa do Brasil mais fácil de toda a história. Isso se não perderem para os timecos do Palmeiras ou São Paulo.

  • Schneider diz: 8 de junho de 2012

    BIBIANO ACOSTA DA SILVA, tu és só um idiota! Não só porque escreve coisas idiotas e fora de contexto, mas porque – e também – as escreve em letras maiúsculas, como se estivesse gritando, e usa histéricos ‘kkk’s’ e pontos de exclamação. Idiota mesmo, como qualquer gremista ou colorado doente e muquirana.

  • luis fernando diz: 8 de junho de 2012

    o RS é um estado muquirana sim, principalmente por ter habitantes imbecis tipo o BIBIANO ACOSTA DA SILVA diz:

    o resto é consequencia

  • Tiago diz: 8 de junho de 2012

    BIBIANO ACOSTA DA SILVA, tu já tomou teu remedinho hoje? Ou é só na segunda que tu toma? kkkkk

  • Tiago diz: 8 de junho de 2012

    Davi, este é um dos motivos que me mandei do RS a quase 3 anos. Não dava mais para aguentar tanto provincianísmo…

    Infelizmente o povo do nosso estado está fezendo juz ao que os brasileiros de outras regiões falam de nós. Comemos sardinha enlatada e arrotamos caviar. Em tudo isto…

    Pra mim, o nosso maior exemplo de mediucridade é esta rivalidade doentia e absurda, que para nós tudo é Gre-Nal. Ótimo, quanto mais pensarmos assim, mais felizes ficam os políticos para assaltar o bolso do povo!

  • Antpnio Augusto diz: 8 de junho de 2012

    ESTADO MUQUIRANA COM UM TIME MAIS MUQUIRANA AINDA: INTER FIASCO MUNDIAL FIFA!

  • JOAO NUNES diz: 8 de junho de 2012

    Existe neste universo de muquiranagem, a classe dos jornalistas muquiranas os quais os denominam de “safados brilhantes”.. Eles construiram um imperio nas comunicações e colocaram os seus muquiraninhas brilhantes para manobrarem os muquiranas da gema do qual me incluo.De tempos em tempos um muquirana brilhante, resolve resolve dar o ar da graça e lançar um afago aos seus irmãos menos favorecidos. E, a vida segue…..fedendo….

  • Steffano Studzinski diz: 8 de junho de 2012

    Belissima cronica! Satisfaz plenamente o que quer dizer o povo gaucho com relacao a pasmaceira que se encontra o nosso estado. Enquanto outros estados crescem e evoluem, o RS esta parado! Aumentam taxas do Detran, o ja mais caro do Brasil, com que pretexto? O de investir mais? Certamente que nao! Por onde andamos percebemos predios necessitando reformas, estradas velhas, corroidas pelo tempo… estrutura velha, defasada, antiga… enfim, estamos travados!

  • Jose Cesar Martins diz: 8 de junho de 2012

    David (versão revisada).

    “Long time no see”! Tenho te acompanhado com orgulho de quem te viu começar já com o talento luzidio que exibes hoje.
    Tenho repartido minha vida entre POA e São Francisco, CA, onde tenho residencia. E como estou nesta ponte, fico o tempo todo dividido entre a vibração original e realizadora de SF e o aconchego amigo mas sem inspiração de POA.

    Dificil dizer onde prefiro estar. Lá sou mais um, provavelmente compondo a legião dos legados em um mundo avançado e fascinante. Aqui, passo por sábio em um mundo atrasado e fora das rotas do desenvolvimento.

    Por isso tua coluna de hoje, se não me deixou confortado pela identidade de percepções, me deixou certo de que a tua a e a minha são as percepções da maioria. Afinal voce é lido por multidões. E se você está tão bem acompanhado falando sobre a muquiranagem gaucha, então por que continuamos a fazer as mesmas coisas que só podem gerar os mesmo resultados? Reclamamos, criticamos os outros, apontamos erros mas, caralho!, nada muda.

    Que o Estado está quebrado e no rol dos que tem a pior saude adminsitrativa e financeira, isso todos sabem. Mas onde está a proposta de “incentivar” a demissão de 30% do funcionalismo?

    Que nossa economia está de lado e tem setores bichados (calçados, vinhos,…) que só fucionam com a “nordestinização” de beneficios providos pelo Governo, isso tb. todos sabem. E onde está a politica industrial que privilegia setores diferentes?

    E o que falar das “vacas sacradas”, individuos e instituições? O que a Gerdau tem a dizer para nossos jovens mestres e doutores? Que disputem uma vaga no controle de estoque da firma? Ou que peguem seus passaportes e vazem daqui por que aqui onde se qualificaram não queremos saber desses talentos?

    E as Fiergs da vida? Todo mundo sabe que não servem pra nada. Nada!!! Que mamam na arrecadação (tributo) compulsoria para fazer de conta que lideram alguma coisa quando se sabe que os movimentos mais sadios e enérgicos pro recuperação da economia americana estão passando por cima deste tipo de organização patronal anacrônica.

    A gente é sim muquirana como tu disseste.

    E a única razão que vejo para isso é que degeneramos nosso comportamento. Como é comum nas familias onde o fundador é sucedido por arremedos cada vez mais opacos até a falência, nossos antepassados, que arrancaram o RS das trevas para colocá-lo entre os mais pujantes – embora a tremenda desvantagem competitiva da localização, foram sucedidos por nossos pais e contemporâneos, compondo a geração de herdeiros complacentes de um legado grandioso. Nos acostumamos a perder. E quem se acostuma a peder é perdedor. Losers!

    E, diferente de nossos antepassados que ergueram o RS, somos normais demais. Nos falta a audácia, a ambição e a coragem que celebramos neles.

    Nunca nos reinventamos, nunca rompemos com o que não tem mais gloria, que é só velho e obsoleto. Carregamos a imagem do passado junto com uma cacarecagem inutil que nos faz parecer patéticos em nossa ambição provinciana e desengajada de grandeza.

    Isso resulta que temos hoje menos de 7% do PIB nacional com uma âmbito decisório de menos de 3%. Esta é a fatia sobre a qual nossos filhos e netos devem disputar um lugar ao sol.

    Muquiranagem é uma externalidade. O resultado da muquiranagem é mais dramático que isso.

    Falta loucura aos filhos do Rio Grande!

  • Ivan Muller diz: 8 de junho de 2012

    BIBIANO ACOSTA DA SILVA, eu sou gremista, mas torcedores como você me envergonham!

  • guilherme diz: 8 de junho de 2012

    Ae Bibiano: tá no post errado amigo. Mas me responde: o Inter já caiu?! Ah, não, desculpe…sem mais…vaza segundino, vaza…e eu que não posso cantar de galo…sai chulé…segundino não pode aqui…

  • Rodrigo Bueno diz: 8 de junho de 2012

    Parabéns Davi,

    Crescemos como cola de cavalo, para baixo, não dá mais!!!!! Tudo, absolutamente tudo vira polêmica neste Estado. E mais, se não sou EU QUE FAÇO NÃO ESTÁ BOM!! E NÃO É CORRETO!!!!. Quanta bobagem, exemplos não faltam, mas só para ilustrar em Dom Pedrito foi começada uma barragem (creio que é para ser a segunda maior do Estado), ao custo de milhões de Reais, obra do Governo Lula (portanto Federal) mas que começou no Governo Yeda. mudou o Governo daqui do Estado para um petista, portanto alinhado ideologicamente com o Governo Federal e pasme A OBRA FOI ABANDONADA por falta de interesse do Governo do Estado. Foram investidos milhões que estão no meio do nada, esperando a conclusão da obra da qual consta não se tem mais interesse. E muito mais, BR 386 por causa de meia dúzia de famílias indígenas para serem realocadas vai se atrasar uma obra que custa dezenas de vidas, sem contar que tal rodovia de muito já devia ter sido duplicada, igualmente um anel viário em Porto Alegre, e por aí vai!!!!!1

    abraços

  • Samuel diz: 8 de junho de 2012

    Mais um ótimo comentário. Sim somos muito muquirana mesmo, não conseguimos enchergar os nossos defeitos, somo tipo aquele cara Rico que ficou pobre e naõ caiu na realidade que tem que voltar a suar a camiseta para ter a casa como era antes. Não tem segurança, não tem educação que sempre foi um dos nossos diferencias, baixo nível de industrialização, dá uma seca é crise economica no horizonte. Precisamos de um governo desenvolvimentista no estado. Sem essa politicagem de segunda categoria que se instala no palacio.

  • Mateus diz: 8 de junho de 2012

    David: depois de ler muitos textos teus que achei tendenciosos e questionáveis, parabéns pela obra-prima, pelo olhar crítico correto, quando todos estão alienados pensando o contrário e batendo no peito como se os gaúchos fossem a raça ariana perfeita, o centro da inteligência e da cultura do nosso país.

    E por mais lindo que seja o novo projeto da orla e do cais mauá, acho que eles poderiam e deveriam ser muito mais. Não precisa construir um arranha-céu como em Dubai, mas os projetistas poderiam ter mais liberdade para grandes empreendimentos!

    Tá muito muquirana o RS com esta investimento pífio em educação!!!

    Parabéns mais uma vez David!!!

  • Machiavellirs diz: 8 de junho de 2012

    AO VENCEDOR, AS BOMBACHAS!

    Não gosto do Machado de Assis. Para mim ele faz parte de uma época, de uma geração de “homens” que tornou esse Brasil um país de merda, como diria o Lula.

    Foi a época dos coronéis que geraram os Sarneys e os Collors da vida. A política daquela época apenas serviu de exemplo para a política de hoje, cujos representantes maquiavélicos, que inundaram de mau cheiro o Congresso Nacional, apenas utilizam da retórica dos fins justificam os meios para encherem suas cuecas de dólares e suas cachoeiras de mensalões.

    Definitivamente, não gosto do Machado. No entanto, do que ele disse, uma coisa, pelo menos se salva que é “ao vencedor, as batatas” que o dito colocou na boca do Quincas Borba — se é que vocês compreendem o significado dessa frase.

    E transportando essa frase aqui para o RS, eu digo: AO VENCEDOR, AS BOMBACHAS!

    Pois foi com essa história de bombachas e outros adereços gaudérios que o Rio Grande se transformou nessa merda – como diria o Lula – que aí está.

    Ficamos para trás e lá, na rabeira, continuaremos até o fim de nossos dias porque com essa corja de políticos incompetentes, originários de sindicatos babões e peleguistas, só nos reta continuar nesse eterno atraso às margens do Guaíba.

    David, acertastes em cheio! Parabéns!

  • Gabriel diz: 8 de junho de 2012

    Isso não tem nada a ver com o conceito de muquirana. Todos os povos que se desenvolveram souberam poupar recursos e não ficar gastando com bobagens. Se não há investimento ou gestão eficiênte, são outros 500. Não venha querer colocar na conta dos muquiranas, coloque na conta destes politiqueiros e pseudo-intelctuais. Sabemos que a maioria dos problemas vem deste ranço esquerdista encabeçado por “tarsos” da vida que não aceitam entregar o que tem que ser entregue para a iniciativa privada, como a Orla, para poder se preocupar com questões realmente relevantes.

  • Machiavellirs diz: 8 de junho de 2012

    CORRIGINDO

    …só nos resta…

  • Eduardo diz: 8 de junho de 2012

    Este Bibiano é mesmo um doente mental, ele considera a história de um clube como se fosse feito somente após algumas conquistas, a história de Grêmio e Internacional vai ser feita até após a tua morte.
    É a mesma coisa que dizer que a história do Grêmio começou após 1983, isto não é verdade.
    O Bibiano escreve em letras maiúsculas por que tem que gritar para ouvir algo que ele diz e que nem ele mesmo acredita, tanto é sua raiva e frustração.
    Mas para lembrar da história dos dois clubes lá vai uma famosa tabelinha:

    Títulos de Grêmio e Inter:
    Mundial Interclubes FIFA – Internacional 1 x 0 Grêmio = internacional
    Copa Intercontinental – Internacional 0 x 1 Grêmio = Grêmio (extinta por ser um jogo amistoso, os times podiam jogar sem ter o grupo completo)
    Libertadores da América – Internacional 2 x 2 Grêmio = empate
    RECOPA – Internacional 2 x 1 Grêmio = internacional
    Sul Americana – Internacional 1 x 0 Grêmio = internacional
    Campeonato Brasileiro – Internacional 3 x 2 Grêmio = internacional
    Copa do Brasil – Internacional 1 x 4 Grêmio = Grêmio
    Mais campeonatos Gaúchos = Internacional
    Mais vitórias em Gre-Nal = Internacional
    Mais gols em Gre – Nal = Internacional
    Campeonato Brasileiro da 2ª.Divisão – Internacional 0 x 1 Grêmio = Grêmio (título indesejado)
    Se o Inter nasceu em 2006 quem superou o Grêmio em todos estes eventos ??
    Deve ter sido o Saci ou o Macaco Escurinho.

  • BIBIANO ACOSTA DA SILVA diz: 8 de junho de 2012

    OS ELOGIOS DOS CHOROLADOS SÃO COMO MÚSICA PARA MEUS OUVIDOS E COLÍRIOS PARA MEUS OLHOS.
    .
    SÓ ME RESPONDAM UMA COISA: QUANDO O INTERCALDAS VAI GANHAR UM BRASILEITO NA ERA DA TV COLORIDA? SIM, PORQUE OS 3 TÍTULOS DO INTERCALDAS SÃO DA ÉPOCA DA TV PRETO E BRANCA E AINDA ERAM ORGANIZADOS PELA EXTINTA CBD.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    .
    1º CAMPEÃO BRASILEIRO CBF (ÉPOCA DA TV COLORIDA) = GRÊMIO.
    .
    1º CAMPEÃO DA LIBERTADORES = GRÊMIO.
    .
    1º BI-CAMPEÃO DA LIBERTADORES = GRÊMIO.
    .
    1º CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL = GRÊMIO.
    .
    ÚNICO BI, TRI E TETRA DA COIPA DO BRASIL = GRÊMIO.
    .

    MAIOR TORCIDA DO RS = GRÊMIO.
    .
    ESTÁDIO MAIR MODERNO DO BRASIL = GRÊMIO.
    .
    MAIS VITÓRIAS EM GRE-NADA PELO BRASILEIRO = GRÊMIO.
    .
    MAIS TÍTULOS NACIONAIS = GRÊMIO (6 CONTRA 4 DO INTERCALDAS).
    .
    ÚNICO A PERDER PARA O PODEROSO MAZEMBE = INTERCALDAS.
    .
    ÚNICO A PASSAR O SÉCULO XX SEM GANHAR UM TÍTULO INTERNACIONAL = INTERCALDAS.
    .
    ÚNICO A FICAR 33 ANOS SEM GANHAR BRASILEIRO E QUE NUNCA GANHOU BRASILEIRO ORGANIZADO PELA CBF (ÉPOCA DA TV COLIRDA) = INTERCALDAS.
    .
    DONO DO MAIOR REMENDÃO DO RS = INTERCALDAS.
    .
    QUER DIZER ENTÃO QUE O GRÊMIO NÃO CONQUISTOU O MUNDIAL.
    ISSO SIM É COISA DE DÉBIL MENTAL, QUE ACHA QUE O FUTEBOL FOI INVENTADO EM 2006.
    .
    QUER DIZER ENTÃO QUE O SÃO PAULO NÃO É TRI-CAMPEÃO MUNDIAL.
    .
    VOCÊS QUE TORCEM PRO INTERCALDAS TEM QUE TOMAR GARDENAL TDOS OS DIAS, E NÃO SÓ NOS FERIADOS.
    .
    ATÉ 2005 ERA SPORT CLUBE INTERMUNICIPAL.
    .
    ALGUÉM TEM QUE DIZER A VERDADE A RESPEITO DO TIMECO DA BEIRA LAGO INVADIDO E ATERRADO.
    .
    JÁ NASCERAM TOMANDO 10 X 0 E DEPOIS 10 X 1 DO PAPAI IMORTAL = TRAUMA ETERNO.
    .
    INTERCALDAS – ONCE CALDAS MELHORADO QUE DEU SORTE DE TER O APITO AMIGO EM 2006.
    MAS CADÊ O BRASILEIRO MESMO? DESDE 1979 NA FILA = 33 ANOS SÓ CHORANDO E MORDENDO O TRAVESSEIRO = ISSO SIM É O INTERCALDAS !!!
    .
    PODEM ME ELOGIAR A VONTADE, POIS ISSO PARA MIM É O COMBUSTÍVEL QUE NÓS GREMISTAS PRECISAMOS, POIS COM A ARENA AGORA SERÁ A ERA DE DOMÍNIO AZUL NO RS E BRASIL !!!

  • marcelocampeaodetudo diz: 8 de junho de 2012

    Esse tal de BIBIANO está destilando seu veneno, não está se aguentando de ver o INTER CAMPEÃO DE TUDO! Provavelmente é um daqueles adolescentes que nunca viu o greminho ser campeão e foi doutrinado pelo pai, dizendo que o INTER NÃO GANHA NADA…Amigo, a TV COLORIDA chegou no Brasil no começo da década de 70, e quem não tem conquistas gravadas em DVD (SÓ A BATALHA DA SEGUNDA DIVISÃO) são vcs! ARROGANTES, IGNORANTES, DESPEITADOS e SEM ARGUMENTOS!

  • marcelo diz: 8 de junho de 2012

    David, o texto do estado muquirana está perfeito. Basta passear um pouco pela capital do Estado muquirana para nos convencermos de sua muquiranice: a orla esquecida, a Rua da Praia jogada às traças, as fontes secas, a falta de flores, a arquitetura medíocre. Parabéns pela crônica!

  • BIBIANO ACOSTA DA SILVA diz: 8 de junho de 2012

    O MARCELO SEJA HOMEM E COLOQUE O TEU NOME COMPLETO E DE VERDADE.
    NÃO FIQUE SE ESCONDENDO ATRÁS DE APELIDOS FALSOS = COISA DE GURI CHORÃO E MEDROSO.
    .
    CAMPEÃO DE TUDO É O GRÊMIO DESDE 1989 QUANDO GANHOU A COPA DO BRASIL.
    ESSA SUL-AMERICANA É ENGANAÇÃO = É IGUAL A EXTINTA COPA MERCOSUL = A EXTINTA SUPERCOPA = DAQUI A ALGUNS ANOS VÃO INVENTAR OUTRA.
    .
    CAMPEÕES DE TUDO DESDE OS ANOS 80 E 90 = GRÊMIO E FLAMENGO = CONQUISTARAM BRASILEIRO, COPA DO BRASIL, MUNDIAL E LIBERTADORES.
    .
    AGORA TEM TIMES QUE NASCERAM EM 2006 E CUJOS TORCEDORES ACHAM QUE O FUTEBOL FOI INVENTADO EM 2006.
    .
    3 TÍTULOS BRASILEIROS DA EXTINTA CBD = SÓ O INTERCALDAS TEM = KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
    .
    3 TÍTULOS DA ÉPOCA QUE A TV ERA PETRO E BRANCO = SÓ O INTERCALDAS.
    .
    COPA DO BRASIL COM PÊNALTI INEXISTENTES INVENTADO AOS 42 MINUTOS DO 2º TEMPO CONTRA O FLUMINENSE EM 1992 = SÓ O INTERCALDAS TEM.
    .
    E AINDA TEM DÉBIL MENTAL COLORADO QUE ACHA QUE GANHAR MAIS GAUCHÃO É VANTAGEM = ISSO SÓ MOSTRA QUE NOS ANOS 80 E 90 O INTERCALDAS SÓ DISPUTAVA ISSO MESMO, ENQUANTO O PAPAI IMORTAL PAPAVA TODOS OS TÍUTULOS PELO BRASIL, AMÉRICA E MUNDO.
    .
    .
    QUERO VER SE TEM UM TORCEDOR DO INTERCALDAS QUE COLOQUE O NOME VERDADEIRO E ME FALE QUANDO O INTERCALDAS VAI GANHAR UM BRASILEIRO ORGANIZADO PELA CBF?
    .
    E NÃO PRECISA DIZER QUE A TV COLORIDA COMEÇOU NO BRASIL EM 1970, POIS ISSO ATÉ O MAIS ASNO DOS COLORADOS SABE, EU FALO ÉPOCA DA TV PETRO E BRANCO PARA QUE OS CHOROLADOS CAIAM NA REAL E ENXERGUEM DE UMA VEZ POR TODAS QUE NÃO POSSUEM NENHUMA TRADIÇÃO EM BRASILEIROS DA ÉPOCA MODERNA (ORGANIZADOS PELA CBF A PARTIR DE 1980).
    .
    A TRADIÇÃO DO INTERCALDAS EM BRASILEIRO É A MESMA QUE A DO PATÉTICO MINEIRO QUE GANHOU EM 1971 (O MESMO BRASILEIRO ORGANIZADO PELA EXTINTA CBD).
    .
    EU SOU LOUCO MESMO, LOUCO PELO MEU GRÊMIO IMORTAL.
    LOUCO PRA FLAR A VERDADE E TIRAR ESSA MARRA E PREPOTÊNCIA DO INTERCALDAS QUE VIVE DA MÍDIA E DE ILUSÃO.
    .
    INTERCALDAS = FILHOTE AMARGO NASCIDO EM 2006.
    .
    GRÊMIO = O 1º CLUBE DO RS A GANHAR TUDO E QUE NÃO PRECISA DE MÍDIA PARA SE PROMOVER.
    .
    TRADIÇÃO E RESPEITO SE CONQUISTA COM A HISTÓRIA E NÃO COM MÍDIA E DVD BONITINHO E SEM HISTÓRIA.
    .
    CADÊ OS DVD’S DO INTERCALDAS SOBRE OS TÍTULOS DOS ANOS 80, 90 E ATÉ 2005? NUNCA VI.
    .
    1º GRE-NADA = 10 X 0 = TRAUMA ETERNOS DO INTERCALDAS !!!
    1ª LIBERTADORES E MUNDIAL DO RS = DO PAPAI IMORTAL !!!
    1º BRASILEIRO E ÚNICO DA ERA MODERNA DE TIME DO RS = SÓ PAPAI IMORTAL TEM !!!
    1º A GANHAR COPA DO BRASIL NO RS E ÚNICO TETRA = O PAPAI IMORTAL !!!
    MAIOR TORCIDA DO RS = O PAPAI IMORTAL !!!
    MELHOR ESTÁDIO DO RS = PAPAI IMORTAL !!!
    .
    CHOREM INTERCALDENSES E CONTINUEM ME ELOGIANDO, POIS ISSO ME DÁ MUITO MAIS FORÇA, PARA MIM E PARA A MASSA TRICOLOR DO IMORTLA !!!

  • Eduardo diz: 8 de junho de 2012

    Ele continua escrevendo em letras maiúsculas, tem que gritar para se convencer a si mesmo que tudo que ele diz é superior ao que o campeão de tudo fez.
    O mais importante é que o Internacional é o único e verdadeiro Campeão Mundial FIFA no Rio Grande do Sul.
    Ele até dá uma de mãe Diná sabe tudo sobre o futuro.

  • BIBIANO ACOSTA DA SILVA diz: 8 de junho de 2012

    O MARCELO SEJA HOMEM E COLOQUE O TEU NOME COMPLETO E DE VERDADE.
    NÃO FIQUE SE ESCONDENDO ATRÁS DE APELIDOS FALSOS = COISA DE GURI CHORÃO E MEDROSO.
    .
    CAMPEÃO DE TUDO É O GRÊMIO DESDE 1989 QUANDO GANHOU A COPA DO BRASIL.
    ESSA SUL-AMERICANA É ENGANAÇÃO = É IGUAL A EXTINTA COPA MERCOSUL = A EXTINTA SUPERCOPA = DAQUI A ALGUNS ANOS VÃO INVENTAR OUTRA.
    .
    CAMPEÕES DE TUDO DESDE OS ANOS 80 E 90 = GRÊMIO E FLAMENGO = CONQUISTARAM BRASILEIRO, COPA DO BRASIL, MUNDIAL E LIBERTADORES.
    .
    AGORA TEM TIMES QUE NASCERAM EM 2006 E CUJOS TORCEDORES ACHAM QUE O FUTEBOL FOI INVENTADO EM 2006.
    .
    3 TÍTULOS BRASILEIROS DA EXTINTA CBD = SÓ O INTERCALDAS TEM = KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
    .
    3 TÍTULOS DA ÉPOCA QUE A TV ERA PETRO E BRANCO = SÓ O INTERCALDAS.
    .
    COPA DO BRASIL COM PÊNALTI INEXISTENTES INVENTADO AOS 42 MINUTOS DO 2º TEMPO CONTRA O FLUMINENSE EM 1992 = SÓ O INTERCALDAS TEM.
    .
    E AINDA TEM DÉBIL MENTAL COLORADO QUE ACHA QUE GANHAR MAIS GAUCHÃO É VANTAGEM = ISSO SÓ MOSTRA QUE NOS ANOS 80 E 90 O INTERCALDAS SÓ DISPUTAVA ISSO MESMO, ENQUANTO O PAPAI IMORTAL PAPAVA TODOS OS TÍUTULOS PELO BRASIL, AMÉRICA E MUNDO.
    .
    .
    QUERO VER SE TEM UM TORCEDOR DO INTERCALDAS QUE COLOQUE O NOME VERDADEIRO E ME FALE QUANDO O INTERCALDAS VAI GANHAR UM BRASILEIRO ORGANIZADO PELA CBF?
    .
    E NÃO PRECISA DIZER QUE A TV COLORIDA COMEÇOU NO BRASIL EM 1970, POIS ISSO ATÉ O MAIS ASNO DOS COLORADOS SABE, EU FALO ÉPOCA DA TV PETRO E BRANCO PARA QUE OS CHOROLADOS CAIAM NA REAL E ENXERGUEM DE UMA VEZ POR TODAS QUE NÃO POSSUEM NENHUMA TRADIÇÃO EM BRASILEIROS DA ÉPOCA MODERNA (ORGANIZADOS PELA CBF A PARTIR DE 1980).
    .
    A TRADIÇÃO DO INTERCALDAS EM BRASILEIRO É A MESMA QUE A DO PATÉTICO MINEIRO QUE GANHOU EM 1971 (O MESMO BRASILEIRO ORGANIZADO PELA EXTINTA CBD).
    .
    EU SOU LOUCO MESMO, LOUCO PELO MEU GRÊMIO IMORTAL.
    LOUCO PRA FLAR A VERDADE E TIRAR ESSA MARRA E PREPOTÊNCIA DO INTERCALDAS QUE VIVE DA MÍDIA E DE ILUSÃO.
    .
    INTERCALDAS = FILHOTE AMARGO NASCIDO EM 2006.
    .
    GRÊMIO = O 1º CLUBE DO RS A GANHAR TUDO E QUE NÃO PRECISA DE MÍDIA PARA SE PROMOVER.
    .
    TRADIÇÃO E RESPEITO SE CONQUISTA COM A HISTÓRIA E NÃO COM MÍDIA E DVD BONITINHO E SEM HISTÓRIA.
    .
    CADÊ OS DVD’S DO INTERCALDAS SOBRE OS TÍTULOS DOS ANOS 80, 90 E ATÉ 2005? NUNCA VI.
    .
    1º GRE-NADA = 10 X 0 = TRAUMA ETERNOS DO INTERCALDAS !!!
    1ª LIBERTADORES E MUNDIAL DO RS = DO PAPAI IMORTAL !!!
    1º BRASILEIRO E ÚNICO DA ERA MODERNA DE TIME DO RS = SÓ PAPAI IMORTAL TEM !!!
    1º A GANHAR COPA DO BRASIL NO RS E ÚNICO TETRA = O PAPAI IMORTAL !!!
    MAIOR TORCIDA DO RS = O PAPAI IMORTAL !!!
    MELHOR ESTÁDIO DO RS = PAPAI IMORTAL !!!
    .
    CHOREM INTERCALDENSES E CONTINUEM ME ELOGIANDO, POIS ISSO ME DÁ MUITO MAIS FORÇA, PARA MIM E PARA A MASSA TRICOLOR DO IMORTAL !!!

  • Cristiano Silveira diz: 8 de junho de 2012

    Como representante dos muquiranas, devo dizer que o David – por sinal um ótimo cronista – soube escolher bem as palavras para descrever o projeto de Collares e suas “propostas questionáveis”. Quanta falta de memória! Esqueceu-se de dizer que os arranha-céus vinham acompanhados de um projeto que talvez não deixasse gente como David de fora, mas que certamente limitaria muito o transito dos demais portoalegrenses no local. Alguns deles, que hoje acham bonitinha a sua crônica, talvez ficassem de fora de uma festa que o então prefeito fez junto com as empreiteiras para entregar obras pela metade como o Tesourinha e a própria Beira-Rio e se eleger o governador do Calendário Rotativo.
    Deu pra entender agora quem eram os moquiranas (no sentido luso do verbete)?

  • Fernando diz: 8 de junho de 2012

    Perfeito David!
    O Estaleiro Só tem um projeto belíssimo que não seguiu adiante porque a “orla seria privatizada”. Pois é, ela segue sendo pública e todos os cidadãos utilizam aquele local… O projeto do Cais Mauá é outro que naufragará.
    Além dos muquiranas tem os “do contra”. O Catamarã para Guaíba é um exemplo. Durante o governo Ieda, quando se fez o projeto, se escolheu o tipo de embarcação, entre outras medidas, os opositores só jogaram lama. Quando assumiram o governo, inauguraram como um grande feito e nem convidaram seus antecessores para a inauguração. Esse até saiu do papel, mas imagine quanta coisa foi barrada porque foi ideia de opositores!

  • THAIS NAO DESISTE NUNCA diz: 8 de junho de 2012

    EDUARDO: FIFA? De novo esse papo? Não MANDARAM VCS tirar o FIFA do letreiro? o q vc querem? ah já sei QUEREM ENCHER O SACO!
    Vai dizer q o Sntos não é campeão do Mundo? O Framengo tb, não? ah tá VC QUE DECIDE ENTAO! E por acaso vc não sabe que teu time FICOU 8 anos jogando serie PRATA enquato o GREMIO jogava a serie OURO?
    Ué se é pra falar de passado falem sobre isso então! E o Bibiano tem razão.. são 33 anos do Brasileiro CBD
    Nós ganahmos TUDO primeiro, nós nascemos primeiro…
    e NA COLA VEIO VCS, qurendo ser grande e INTERNACIONAL…
    E EM 2006 CONSEGUIRAM!
    Qto tempo demorou éin?! pra ser “internacional!”
    Aprenderam com o PAI
    ;)
    E DA LE MUQUIRANAGEM
    CONTINUEM ASSIM Q EU AQUI EM FLORIPA DOU MUITA RISADA!

  • THAIS NAO DESISTE NUNCA diz: 8 de junho de 2012

    Estou trabalhando por isso digitei rápido e tem erro em tres palavras…
    SAUDAÇÕES TRICOLORES
    DA PROVINCIANA NASCIDA EM PORTO ALEGRE….
    OU PORTO TRISTE!(depois de ler tantas criticas)

  • Daniel Silva diz: 8 de junho de 2012

    Só de ler os comentários dá pra confirmar a muquiranagem do povo.
    Se faz um esforço tão grande pra tentar convencer que a camisa azul é mais bonita que a camisa vermelha e vice-versa.
    Transforma-se a diversão em briga de facão.
    Se não há consciênia para admitir que o RS tem dois grandes clubes de futebol, cada qual com suas conquistas e glórias, jamais haverá união para fazer o Estado, a cidade, o bairro ou até mesmo a sua rua ser melhor.

  • Eduardo diz: 8 de junho de 2012

    Texto soberbo, David. Bem diferente da crônica infantil da semana passada.

  • Yuri diz: 9 de junho de 2012

    O inter é o time mais podre e sujo do futebol brasileiro ao lado do corinthians. Se acham os melhores, sendo que a arrogância e a soberba são características principais das gazelas vermelhas do sul. Ficam enchendo o saco com essa historinha de campeão de tudo e fifa pra cá e pra lá. Saudações são paulinas para o único time grande do rio grande do sul, o tricolor gaúcho.

  • Geronimo diz: 9 de junho de 2012

    GREMIOCALDAS – SEM TITULOS DESDE 1996 -

  • Constantin diz: 9 de junho de 2012

    Comentário perfeito.
    Deveria ser leitura obrigatória para politicos, sindicalistas, professores, jornalistas e outros, que durante décadas com sua mentalidade obtusa ajudaram a colocar o Estado nesta situação lamentável.
    O pior é que há formadores de opinião pública, como Juremir, Quadros e Veríssimo, que muito contribuiram para este atraso. Este último então é o rei do atraso.

    Parabéns pela coragem em expor o tema.

  • Suzana diz: 9 de junho de 2012

    Grande comentário David Coimbra !
    Em POA ainda é pior do que no interior do Estado.
    No tecido social da cidade, existe uma camada de indivíduos, sem nenhuma capacidade empreendedora cuja única finalidade é combater e tumultuar qualquer idéia, por melhor que seja.
    E estes, acabam inclusive, se elegendo para cargos públicos.

  • Sorriso diz: 9 de junho de 2012

    cara! eu, que sou gremista, me sinto envergonhado pelo bibiano!
    totalmente fora de lugar, propósito e coerencia!
    seja gremista, mas seja um gremista inteligente, ô bibiano!
    achei bem elaborado o texto, david, apesar de achar que voce está muito repetitivo (pra nao falar insistente) neste assunto.
    acho que a prioridade é os órgaos executivos se reunirem pra fomrular um plano concreto para a saúde e a educação básica. acho que os ultimos governos fizeram um bom trabalho no plano economico e da educação superior, mas nao da pra viver de passado, como está fazendo o meu gremio.
    vamo se mexer, cambada!

    e bibiano: espera um post sobre futebol, bibiano! saudaçoes tricolores.

  • Marco Lago diz: 9 de junho de 2012

    Meu velho sempre me orgulhei de ser gaucho,mas a algumas decadas estamos numa linha decrescente que não sei aonde vamos parar,quando me deparo com um governo que acha que só dando aumento para nossos professores ,que diga de passagem estão vergonhosos, nossa educação ira melhorar, fico nervoso e quase perdendo a esperança .Temos que melhorar em todas as areas mas acho se avançarmos na educação sera ja um enorme benefio.Então gente vamos pensar bem em quem votar,mas não só para prefeito,precisamos de vereadores a altura de nossas cidades.Obrigado David por essa excelente coluna .

  • Jorge diz: 9 de junho de 2012

    Viva a Maquina Publica !!! Viva os Homens Publicos !!! Viva a Estagnacao !!!
    Viva a Corrupcao!!! Esse sim, e o Brasil que cresce.
    RS a caminho da extincao.
    O navio esta afundando, preparem os botes. Pois que afunde com os ratos.

  • Nei Colorado diz: 9 de junho de 2012

    PQ o Sr Bibiano despeja insanidades para se desculpar dos últimos anos de sua existência.
    Isso vale para MUQUIRANAS e fúteis como o Sr. Bibiano.
    Tenho amigos Gremistas que discutem futebol saudavelmente, tocamos flautas, é verdade, porém brincadeiras saudáveis.
    Apenas para ilustrar um exemplo de MUQUIRANAGEM.

  • Henq F diz: 10 de junho de 2012

    Tem muita coisa abaixo sendo depositada na conta do povo gaúcho quando nós sabemos muito bem que povo em foco é tão somente o petista.

    Isto porque a militância petista não consegue se imaginar sendo enganada pelos seus lideres e assim vão apagando a história com sua reles ignorância, desde os falsos discursos sobre acessibilidade a locais públicos desde sempre inacessíveis até o ativismo que finje não saber que a beira do rio é um aterro.

    Aí quando viajam a Europa e Punta del Este ficam maravilhados e se perguntando porque o RS é consumista e atrasado.

    Quanta hipocrisia. Tudo isto pq lá no fundo do seu íntimo fugiram como covardes de uma conversa séria com o papai e a mamãe e agora querem salvar o mundo para compensar.

    E assim segue a vida cada vez mais monarquista, burocrática e nazista e cada vez menos socialista ou capitalista. Mas e alguém consegue explicar para algum petista que com doutrina econômica não se resolve nada?

    Os patrocinadores Europeus agradecem pelo relevante serviço prestado. Cada vez mais eles são bacanas e nós os rançosos, conforme encomendado.

  • Arthur diz: 11 de junho de 2012

    Perfeito, David.
    Estive em Buenos Aires no feriado e ver o Puerto Madero dá uma noção do desperdício que é o cais do porto, ou mesmo a maior parte da orla do Guaíba. É inacreditável que uma revitalização desses lugares não tenham sido feitas ainda.

    Além disso, se possível, não publiquem comentários de torcedores doentes, sejam gremistas ou colorados em posts tão bom como esses para não desvirtuar a discussão. Releguem-nos aos comentários sobre jogos, por favor.
    Abraço

  • Eu diz: 12 de junho de 2012

    Como sempre, na Provícia, os imbecis falam de futebol em um texto que deveria servir para alertar nossa consciência. O QUE É QUE ESTES MERDAS DE GRENALISTAS TEEM NA CABEÇA???

    Moro em SP há 3 anos e sabe o que faz sermos tão muquiranas e cairmos cada vez mais nesse inexpressivismo?? É nossa forma de pensar… Somos diminutos, somos pequenos de pensamento, de ideias, de empreendedorismo.

    Nos gabamos ao nos considerarmos empreendedores, um povo desbravador. Mas onde é que está esse desbravadorismo e esse empreendedorismo?? Foi levado para fora do Estado, pois nesta província, nada se cria, nada se transforma, tudo se desfaz, pois os políticos são diminutos… E os políticos são um retrato do povo.

Envie seu Comentário