Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

O irmão

30 de agosto de 2012 20

Meu amigo Silvio Ferreira enviou essa história verídica, que aconteceu com o pai dele:

Corria o final dos anos 50 na mesma velocidade em que Juscelino incrementava a indústria automobilística. O menino franzino recém chegado de Canoas aportou à beira do gramado do Campo do Reko, ali ao lado do triângulo da Assis Brasil, onde hoje repousa um pequeno Shopping Center. Tímido, o jovem observava o jogo que transcorria com a mesma fome de bola que costumava apresentar nos campinhos improvisados espalhados pelos terrenos baldios da Região Metropolitana.

Depois de algum tempo parado ali, olhar fixo no que acontecia dentro de um gramado tomado por tufos irregulares e careca nas duas grandes áreas, um senhor decide se aproximar do treinador para fazer uma recomendação.

- Coloca aquele guri pra jogar. Pode botar. É bom de bola. Eu garanto.

O treinador, sem muitas opções no banco de reservas e determinado a vencer a partida, resolve colocar o guri em campo. Quieto, pouca estatura e magrinho, o menino veste o calção, a camiseta, as meias e, por fim, as botinas – que era assim que se chamavam as chuteiras que hoje reluzem fosforecentes pelas arenas de todo o mundo –

, e ingressa no campo.

Deu certo. O garoto mostra grande intimidade com a bola. Além de boa técnica, dribla com facilidade e municia os companheiros com passes perfeitos utilizando as duas pernas – uma de cada vez – com uma desenvoltura espantosa. O time vence. O entusiasmo toma conta de todos.

Encerrada a partida, o empolgado técnico corre em direção ao garoto e pergunta.

- Fim de semana que vem, podes vir jogar com a gente de novo?

A resposta é afirmativa. A semana passa correndo e no sábado à tarde lá está o menino minguado à beira do Campo do Reko, ponto de referência do futebol de várzea nos anos 60 e 70, na Zona Norte de Porto Alegre. O treinador logo enxerga o candidato a craque do time e o chama. Entrega a camisa 10. Os olhos brilham.

Começa a partida. Algo está errado. O garoto não acerta um passe. Não dá um drible sequer. Tem uma dificuldade enorme para chutar com a perna direita. Com a esquerda nem pensar. Decepção geral. O menino joga mal, o time afunda, a derrota é vexatória. Encerrados os 90 minutos, ninguém entende nada. Todo mundo quer saber o que houve. A pergunta é uma só: o que aconteceu?

Então o garoto explica.

- É o seguinte. Aquele que veio jogar aqui na semana passada era o meu irmão, o Antenor, que não pode vir hoje. Eu sou o Agenor, o irmão mais novo…

Será que o Inter contratou o irmão do Diego Forlán?


Comentários (20)

  • Gerson diz: 30 de agosto de 2012

    Caro David, quando o inter contratou o forlan e foi aquele festival de previsões super-hiper-otimistas, só falando do melhor jogador da Copa 2010, tentei lembrar do Forlan antes e depois da copa. resultado, não é tudo isso que falam dele, muito bom jogador, quase ótimo, mas precisa de um time ajustado pra render. No mais é ilusão e marketing, e isso não ganha jogo.

  • nilton diz: 30 de agosto de 2012

    David, o Forlan foi considerado o melhor jogador da Copa, porque jogou numa equipe estruturada, com sentido coletivo de jogo, com todos jogando com espírito de equipe e com isso seu talento apareceu. A questão é que o Uruguay tinha um treinador de futebol.

  • filomena carranta diz: 30 de agosto de 2012

    e ele mesmo, nao tem irmao gemeo, alguem viu ou ouviu falar de forlan, apos a copa, muito estranho vir ao brasil so pelo alto salario, ficar perto da familia, veio muito facil , e obvio que ai tem coisa…

  • Gustavo Ruschel diz: 30 de agosto de 2012

    Não! O Inter contratou o Forlan – o melhor jogador da Copa de 2010…Assim como o Gabirú foi o jogador que marcou o único gol colorado que o tornou campeão mundial de clubes, anos atrás…Corrigindo: o Inter não contratou o Forlan, antes foi o Forlan que cismou ser contratado pelo Inter – pois isto era da seu conveniência, era o que lhe interessava. Perceberam a sutileza do fato? O caso é que o uruguaio queria faturar um dinheirinho, sem se empenhar nada para isto. E o que melhor para isto que iludir um timezinho metido à besta, crente que contratar o tal do Forlan o tornaria um Barcelona do cone sul? O Inter se emprenhou pelos ouvidos, mais uma vez! Ter sido o melhor jogador da Copa de 2010 foi o canto do cisne do uruguaio esperto…Se, ao invés do Rio Grande do Sul, o Acre estivesse localizado geograficamente em nosso espaço, o Forlam hoje estaria jogando no Rio Branco Futebol Club. Será que vcs conseguem entender meu raciocínio? Ou é demais para vcs?

  • THAIS NÃO DESISTE NUNCA diz: 31 de agosto de 2012

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK EU ME DIVIRTO. ADOREI GUSTAVO.

  • Everton diz: 31 de agosto de 2012

    David, gostaria que vc fizesse um comentario sobre os precos dos ingressos no olimpico, o mais barrato e 50reais…. dizem que a CBF que tabela!!! mentira!!! fui de viagem a sp e olhei no morumbi, um otimo estadio diga se de passagem, sp e flamengo por 20 reias o ingresso nas superiores!!! 20 reais David!!! se nossas torcidas do sul ja sao presentes e apaixonadas, imagina se nossas direcoes pensassem mais no bolso do torcedor, ai seria 40 mil torcedores de media eas chances de vitoria muito maiores!!! mas tem dirigentes que parecem quererem manter a torcida longe do time…

    abraco e otimo texto por sinal

    Everton

  • Eduardo diz: 31 de agosto de 2012

    Estive recentemente no URUGUAY e perguntei para o garçom do restaurante o qual eu almoçava: ” E o Forlán no inter o que vc acha?” e o garçom com ar de certeza: ” Veio para o INTER, o resto vc conclui” e ainda suspeitou da facilidade da compra do melhor jogador da COPA, apenas isso.

  • luiz diz: 31 de agosto de 2012

    Gustavo Ruschel, desenha, não deu prá entender. Nossa mãe, que primor de raciocínio.
    Conseguiu pensar nisso sozinho?

  • Michel Camacho diz: 31 de agosto de 2012

    Essa foi MUITO BOA! O Forlán só joga bem de azul. Veste um manto tricolor nele e poderão ver o poder do AZUL GREMISTA.

    Forte abraço.

  • camargo diz: 31 de agosto de 2012

    O FORNAL FOI ESCOLHIDO O MELHOR DA COPA DO MUNDO DE 2010, PORQUE…EM TERRA DE CEGO, QUEM TEM UM OLHO É REI. QUEM NÃO SABE QUE MUITOS OUTROS JOGADORES JOGARAM INFINITAMENTE MAIS QUE FORNAL NA COPA, MAS, ESTAVAM AO LADO DE OUTROS CRAQUES, ENTÃO, NÃO RELUZIAM TANTO. AGORA, FORLAN É TÃO BOM, FOI ELEITO O MELHOR DA COPA DE 2010, AO INVÉS DE SER O MELHOR DA COPA DE 2010, O QUE É BEM DIFERENTE, E JAMAIS JOGARIA NA SELAÇÃO BRASILEIRA, AINDA QUE, DETIVESSE DUPLA NACIONALIDADE. PENSAR O CONTRÁRIO, É QUERER CONTINUAR SE ILUDINDO… AH, FICA FERNANDÃO!!!

  • Silvio Nickele diz: 31 de agosto de 2012

    Noticia quentissima, mais quente que cacetinho saindo do forno da padaria da esquina.
    O clube Somali Khunta-Khute acaba de anunciar a contratação do artilheiro, craque e herói pixotesco Leandro Damião.
    O representante do clube (definitivamente NÃO É EMISSÁRIO), Fazmhal Oia-tube, desembarcou na última terça no super-porto de Rio Grande. Depois de prestar depoimento à Policia Federal por dois dias (viajou em uma traineira Russa de forma clandestina), o representante somali chegou ontem ao Beira-Rio. Causou espécie (principalmente à Forlan) o traje tribal tipico que Fazmhal vestia, na cor vermelha (causou espanto positivo neste caso).
    O valor da transação milionária (segundo alguns, beiraria mesmo o valor das tiaras importadas de Forlan) não foi revelado.
    Mais noticias, nem tão quentes assim (afinal, cacetinho também esfria), a qualquer momento aqui nos coments deste prestigiado Blog.

    Ps.: Como torcedor fanático dos dois clubes ( a exemplo de famoso narrador esportivo ) solicito aos queridos gremistas que nao pronunciem mais o termo MAZEMBAIXO, poIs isto deprecia os colorados. O certo a falar é MAIS EMBAIXO NA TABELA.

  • Fabio diz: 31 de agosto de 2012

    Boa tarde! Ingenuos de alguns colorados, não me incluo neste ingenuo, que o forlan e o juan iriam “vir de graça”para o beira rio. Que foram 2 otimos jogadores ninguém duvida disso, poré, seria ingenuo imaginar que a roma e a inter de milão iriam “liberar” 2 astros mundiais do futebol de graça devido aos altos salários! Ambos, infelizmente, estão em fim de carreira porém podem vir a render muito mais do que estão rendendo. Ainda podem dar muitas alegrias a torcida colorada, mas é importante que a direção do nosso colorado esqueça um pouco a reforma do beira-rio que parece uma obra mal acabada e mande o fernandão faer um estágio no interior do RS!

  • Matheus diz: 31 de agosto de 2012

    Dizem na praça que o Inter só vai viajar de TAM, porque se for de GOL, o Forlan perde!! Mas queria mesmo era falar de outra coisa, sei da tua influencia na casa e por isso resolvi escrever pra vc, este negocio da RBS limitar o numero de acesso a noticias para depois a protesto disso cobrar uma taxa (ainda que irrisória) pelo acesso, me desculpa…, mas é um tiro no pé, porque alem de caracterizar chinelagem e muquiranagem explicita (e não há como qualificar de outra forma, me desculpa) vai correr os anunciantes e os incautos internautas, que vão procurar noticias nas outras milhares de opções que estão disponíveis na internet, todas inteiramente livres e gratuitas. É tão lógico que haverá diminuição de acessos como é lógico que isso vai desestimular os anunciantes, será que, a exemplo do Internacional, o departamento de marketing da RBS esta nas mãos de um Fernandão ou Luciano David. Eu já desfavoritei o Clic do meu navegador, acho que não serei o único!! Na boa David, a RBS não precisa disso, 4,90 nos dois primeiros meses beira a esmolagem, deusolivre!!

  • Mauricio S diz: 1 de setembro de 2012

    É, Matheus! Vc disse tudo, tudinho! Chinelagem! Mas, a coisa está preta, mesmo, para a rbs…Desde uns cinco anos passados, está muito difícil de parcerias com patrocinadores de peso vingarem. Natal luz, expointer, semana farroupilha, feira do livro, carnaval, festival de cinema de gramado e outros eventos embolorados de tão chatos, por serem sempre o mesmo xarope, deixaram de rendar a baba que rendiam. Então, até o velho ditado do “de grão em grão a galinha enche o papo” está sendo posto em uso e será um total fracasso! A rbs está em plena crise criativa! Como só o rebotalho fica na empresa – os bons vão trabalhar na Globo – é isto que temos por aqui. Só porcarias! Vc ñ reparou no símbolo escolhido para esta atual campanha zerorística sobre a educação ? Mais uma imitação batida, ineficaz e ridícula! Ou estão imitando o gesto da Brahma de outrora, ou dizendo que educação é pau no cururú! Que lástima!

  • Alberto/Colorado diz: 1 de setembro de 2012

    Depois ainda falam que são os torcedores do Inter que são sofredores e loucos. Ganham meia-dúzia de jogos e já escrevem como deuses imortais…

  • Elio diz: 2 de setembro de 2012

    O Inter contratou, sim, o Diego Forlán, não o irmão. Acontece que o cara está em fim de carreira, sem condição física pra jogar em alto nível. Ou alquem acredita que os Italianos o liberariam de graça se ainda fosse o grande jogador da Copa 2010?

    Tanto o Inter quanto o Grêmio adotaram uma política nefasta pra montarem seus times: vendem jovens promessas e trazem jogadores velhos, em fim de carreira, refugos da Europa.

    Essa política até dá certo por alguns jogos, por algum tempo, mas é inconsistente a longo prazo, não trará títulos além do Gauchão.

    O Grêmio com Zé Roberto e Gilberto Silva tem dado certo, mas não dará certo até o fim do Brasileirão, pois esses jogadores frquentemente estarão lesionados ou terão de serem poupados, prejudicando muito a regularidade do rendimento do time.

    Ontem mesmo, contra o quase rebaixado Palmeiras, o Grêmio suou sangue pra conseguir um empatezinho chorado. Imaginem quando tiver de pegar Galo, Flu, Coringão, Santos, São Paulo…

    No Inter é mesma coisa! Forlán, Juan, Kleber, Dale, Índio, Bolívar…Jogadores já velhos e em decadência física e técnica…Vivem lesionados e o técnico tem mudar a escalação a cada jogo, não consegue repetir o mesmo time, não tem sequencia, não consegue regularidade…Vai jogando cada jogo aos trancos e barrancos…

    Enquanto essa política nefasta de venderem jovens promessas e trazerem refugos, Inter e Grêmio serão times medianos, não ganharão grandes títulos, não empolgarão seus torcedores…

    Só que nessa história toda tem muitos empresários, dirigentes e jogadores enchendo os bolsos de dinheiro, ficando milionários…

    E os SOCIOTÁRIOS, Colorados e Gremistas, continuam pagando essa conta pra verem times medianos em campo…Times de MASTERS…

    E a vida segue…

  • Diego/SM diz: 2 de setembro de 2012

    Ou… de repente é ele mesmo!?…

    : )

    Bom, também não vamos achar que o cara é o maior craque do mundo e vai meter dois gols em todos os jogos a partir de agora pq fez dois hoje, mas ao meu ver ele já tava jogando bem, como jogou hoje…

    Andou perdendo gols, sim… ansiedade ou sei lá eu o quê… mas certamente ruindade não era (e também não era o irmão dele rs)… porque pode não ser um supercraque como um Marcelo Moreno, mas o cara tem categoria e, como eu disse antes, já estava jogando bem e eu particularmente não estava entendendo todo o massacre que já estavam começando a querer fazer em cima do cara…

    De repente era até mais um reflexo de alívio e desabafo de torcedores adversários que propriamente uma decepção da torcida colorada…

  • THAIS NÃO DESISTE NUNCA diz: 3 de setembro de 2012

    O Matheus tem razão, cobrar pra acessar? Podemos mudar de site de news tche! Fica + fácil e barato! espero q o Clicrbs não faça igual a Zero hora

    ah o Forlan fez gol, q até eu faria! kkkk
    parabéns. Espero q não chova.

  • cesar augusto (quase imperador) diz: 3 de setembro de 2012

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.BARRABOStas COMO O ruchel ,david e outros QUEIMARAM a lingua logo né?é o’bvio q um CRACASSO q nem ele,teria q ter um tempo p se ambientar,conhecer o país,o futebol,os companheiros.Em nenhum momento ele jogou mal!!!apenas não tinha calibrado o pé!!!Bando de raivosos.NUNCA tiveram um craque como ele e nunca terão,pq estão FALIDOS.Conseguem apenas o resto de outros times!!!! E antes tinham um chiqueiro para chamar de seu.Agora nem isso terão mais!!Coitados!!!
    david,já te falei,larga o futebol de mão!!NÃO é tua!Não força.Tenha dignidade e pare de ser ridicularizado no Sala!!!Dizer que o Brasil não foi campeão na Copa pq Elano???se machucou foi demais.to rindo até agora!!!!!

  • Bueno diz: 4 de setembro de 2012

    Meus irmãos mais velhos se chamam Antenor e Agenor. Um gremista e outro colorado.
    Vou mandar essa crônica pra eles. he he he

Envie seu Comentário