Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Que bicho é a uniqua?

21 de julho de 2013 35

Os Backyardigans são os meus preferidos dentre todos os desenhos de criança pequena. Aprendi a gostar com o meu filho. Mas agora ele já está na franja dos seis anos de idade e não vê mais os Backys, vê os Imaginadores.

Os Imaginadores, francamente. Os Backys são muito melhores, embora algo neles me inquiete: jamais descobri que bicho é a Uniqua. O Pablo, de longe o meu predileto, é um pinguim, a Tasha é uma hipopótama, o Tyrone é um alce e o Austin é um canguru. Certo. Mas e a Uniqua? Já refleti muito a respeito, consultei meu filho e ele também não sabe. Creio que nunca desvendarei esse mistério. Que animal será a Uniqua?

Estava tecendo ponderações com meu filho sobre esta questão e, a folhas tantas, observei que o caso da Uniqua me lembrava o Mancha Negra, um dos grandes enigmas da minha infância.

– Afinal – discursava eu, dedo em riste – quem é o Mancha Negra? Alguém, alguma vez, viu o seu rosto? Se viu, responda: é um bicho? É gente? Porque o Man…

– Não conheço o Mancha Negra – disse o meu filho.

Olhei para ele, espantado. Como assim, não conhece o Mancha Negra???

Ele não conhecia.

Nem o Mancha Negra, nem a Madame Min, nem a Maga Patalógika, nem o Patacôncio. Comecei a investigar. Bibo Pai e Bóbi Filho? Leão da Montanha? Os Cavaleiros da Arábia? Pepe Legal? Meu filho não conhecia nenhum deles.

Mas que coisa. Insisti: e Shazzan, o gênio que protege Chuck e sua irmã Nancy, os dois passeando pela Arábia num camelo voador e dispondo de um utilíssimo manto da invisibilidade? Shazzan, o gênio que ri com aquela sua risada grave de gênio: “Hô, hô, hô, meus amiguinhos!” Shazzan ele conhecia, não? Não, o Bernardo nunca foi apresentado ao Shazzan.

Mightor? Não.

O Coelho Ricochete? Não.

Olho Vivo e Faro Fino? Não, não.

E Matraca Trica e Fofoquinha? Tinha duas gurias, lá no IAPI, que apelidamos de Matraca Trica e Fofoquinha, faladeiras que eram. Também apelidamos um guardinha de Zé Bolha e um ponta-direita muito rápido de Juca Bala. Ah, um outro amigo nosso, um magricela, nós chamávamos de Formiga Atômica, e o Milton, quando queríamos irritá-lo, dizíamos que ele era o Milton Monstro, e, é claro, tem o Maguila, o Gorila, o boxeador famoso aquele é chamado de Maguila por causa do desenho, e… Mas ele não fazia a menor ideia de quem eram todos esses personagens e nem quem é o boxeador de carne, osso e músculos.

Dei uma olhada na programação da TV. Onde estão os desenhos de Hanna e Barbera, aqueles dois gênios que nós jurávamos que era uma mulher, a Dona Ana Barbera? Onde estão?

Em desespero de causa, recitei para o meu filho a abertura de Os Herculoides. Impostei a voz:

– Igor, o gigante de pedra! – e imitei o rugido feroz do Igor: – GROUARRRRR!

– Tundro, o tremendo! – e fiz o barulho do Tundro disparando suas pedras de energia: – Tzin! Tzin!

– Zok, o dragão alado! – Reproduzi o som que faz um dragão alado: – Inhé! Inhé!

– Com Glip e Glup, criaturas capazes de assumir múltiplas formas! Blublublur! Blublublur!

Ele apreciou minha performance, mas jurou não saber quem eram os Herculoides. Tomei-o pelos ombros.

– E o Dom Pixote??? – clamei. – Todos conhecem o Dom Pixote! – E cantei a musiquinha do Dom Pixote: – Ó, querida! Ó, querida! Ó, queriiiiiida, Clementinaaa…

Mas não. Nada de Dom Pixote.

Desanimado, abatido, derrotado, suspirei, olhei gravemente em seus olhos negros e falei, com estremecimento na voz:

– Me diga uma coisa meu filho…

Fiz uma pausa. Ele me encarou, curioso. Prossegui:

– Preciso saber. Zé Colmeia e Catatau. Esses dois tu e todos os teus amiguinhos conhecem, certo? Certo???

Ele hesitou. Enchi-me de esperança. Então, baixou sua cabecinha, sabendo que me decepcionaria, e sentenciou:

– Não, papai. Não sei quem são esses dois.

Nem Zé Colmeia! Nem Catatau! A distância invencível entre as gerações!


Comentários (35)

  • jose henrique diz: 21 de julho de 2013

    a uniqua eh uma formiga; tambem vejo com minha filha de 4 anos

  • Adriana diz: 21 de julho de 2013

    Olá, David! Também adoro os Backyardigans. Segundo meu filho, a Uniqua é uma joaninha. Pelo menos pra ele ela parece com uma.

  • Carlos Xavier Rosa diz: 21 de julho de 2013

    Teu guri tem seis anos, então nem título ele sabe o que é !!!
    É mais fácil tu dar uma voltinha com ele em algum shopping e comprar algum DVD com estes desenhos clássicos, do que ir lá na Arena e esperar por algum milagre de ver teu time levantar um caneco !!!

  • Evandro diz: 21 de julho de 2013

    Quando tu não fala de futebol tu és GENIO!!!

  • Charles Ratz diz: 21 de julho de 2013

    Caro David. Gostei muito da crônica, fez me lembrar dos desenhos de minha época e de meu falecido Pai que via os desenhos comigo! Essa inquietante pergunta já passou pela minha cabeça, afinal o que é a uniqua? gostamos de saber que tipo de desenho nossos filhos estão olhando (tenho 2 de 3 e 1 anos) e e os bichos que o são! Em nossa época (tenho 40 anos hj) sabíamos exatamente os bichos, seus nomes, tudo e hoje há uma mistura de pessoa com peixe, veja só o exemplo dos Bubble Guppies..estão em baixa da água e neva e tudo o mais…é muito estranho esse universo dos desenhos…dos novos gosto do jelly jamm que acho o muito mais adulto do que infantil. Na verdade acho que todos somos criança ainda nesses corpos de adulto, com exceção de um comentário que nem vale a pena citar seu nome decerto que este não teve desenhos em sua infância e por isso vive birrento como criança pequena. Abraço e como diria o Leão da Monhanha…saída rápida pela esquerda!

  • Gleomar Maschio diz: 21 de julho de 2013

    Olá David. Segundo sua criadora, Janice Burgess, essa personagem não é nenhum animal de verdade,muito menos uma formiga, como alguns juram de pés juntos…é uma espécie originada, ou inspirada, nela mesma e em seus amigos. Talvez seja por isso que seu nome é Uniqua, ou única!!

    Também sinto saudades dos desenhos lembrados por ti…sinal de que estamos envelhecendo…e isso é ótimo não? Cada um no seu tempo!

    Grandeabraço

  • Almir diz: 21 de julho de 2013

    Caro David, beleza de texto, realmente o passado vai ficando para tras, mas posso sugerir uma rápida pesquisa no Youtube que encontraras alguns desenhos citados para mostrar para teu filho.

    Abraço

  • Eduardo Dorneles diz: 21 de julho de 2013

    Cara, fico abismado, não em saber que teu filho não sabe os personagens, o meu tem 12 e também não sabe. Mas fico estupefato sim como um besta consegue escrever uma coisa nada a ver com o que está sendo proposto.
    Este Carlos Xavier tinha que ser colorado mesmo. É só o que eles conseguem fazer. Falar bobagens.

  • Angelica diz: 21 de julho de 2013

    Nesse link diz quem é a Uniqua!

  • Diego/SM diz: 21 de julho de 2013

    Nunca ouvi falar nesse bicho aí, mas parece um ornitorrinco.

    Cara, o Mancha Negra era massa!!…

    Personagem misterioso… um bandido com um certo “glamour” (ao contrário dos Metralhas, que eram feios, gordos, sujos, meio fanfarrões)…

    O Mancha me lembra o Darth Vader – ou, melhor ainda, aqueles “darths”, ou “siths”, não lembro bem qual era o nome exatamente, dos Guerra nas Estrelas…

  • Carlos Xavier Rosa diz: 21 de julho de 2013

    Prezado Dorneles, por favor mostra logo alguns desenhos antigos pro teu gurizinho.
    E de quebra mostra o DVD da batalha dos famintos, antes que teu guaipeca se de por conta e veja quem manda aqui o estado e começe a torcer pro Colorado, se é que ele já não faz isso.

  • Ika diz: 21 de julho de 2013

    Para mim a Uniqua é uma JOANINHA!!!

  • Roger diz: 21 de julho de 2013

    David,
    Tenho um filho de 9 anos e a dica que te dou é o Youtube, como mexe com o computador, já chama a atenção do guri, depois você pode ficar vendo desenhos e pedaços de filmes por horas. Meu filho adora a Corrida Maluca até hoje.
    Abraço
    Roger

  • Jonas Casca diz: 21 de julho de 2013

    Ok, mas esquecer dos Brasinhas do Espaço, com os legendários Capitão Gancho e Estática, foi um verdadeiro crime!

  • André Martins diz: 22 de julho de 2013

    Brilhante como sempre, David.

    Ah, Carlos Rosinha, pq tu casa com outro colorado e se mudam para o Congo?

  • Cristina diz: 22 de julho de 2013

    a minha afilhada de 4 anos diz que uniqua é uma formiga, a mim também parece.
    Já a minha filha de 13 anos não sabe quem é” ET- o extraterrestre” (vou passar na locadora hoje mesmo). Acha” De volta para o futuro”: nas palavras dela “sem noção”.

  • Jofre Paschoal diz: 22 de julho de 2013

    Uniqua é um bicho gay que tenta influenciar as criancinhas postadas na frente de um aparelho eletrônico gerador de imagens, na maior parte do tempo de suas vidas! Tomemos por exemplo este seu texto – vc conhece os desenhos que seu filho assiste, mas, de repente, não mais que de repente, vc fica sabendo que seu filho, já com quase seis longos anos, não conhece nenhum, não viu jamais um único desenho dos personagens que fizeram parte da sua infância! E isto por sua culpa, pai dedicado! Vc ñ guardou nenhuma revistinha de sua época? Nenhuma “Recreio” e suas gravuras tão lindas, seus jogos divertidos? Seu filho lê “Recreio” , que ainda existe, graças aos céus? Nenhum gibi fantástico dos muitos que colecionávamos? Vc ñ tem guardado vídeos dos nossos variados desenhos da tv muito amados? Todos estes que vc cita? Vc nunca mostrou ao seu filho os álbuns de figurinhas ma-ra-vi-lho-sos que colecionávamos? Vc jogou tudo fora? Vc conversa com seu filho muito pouco, David. Ou seus assuntos são muito dos chatos! Só perguntas, né? Vc já jogou Mario Bros. numa Nintendo de 1980, super-mega-ultra legal, com seu filhote? Vc ñ tem nada disto guardado no sótão de suas riquezas mais valiosas e inesquecíveis? Puxa!Fiquei até com pena do seu filho! Ele faz parte da maioria das crianças de hoje, crianças com uma cultura rasa e homogênea, criancinhas limitadas ao mundo delas, portanto solitárias…

  • luiz diz: 22 de julho de 2013

    E o Pernalonga?
    O debochado, vaidoso e escrachado Pernalonga, ninguém lembra?
    O melhor e mais inteligente desenho.
    Assisti no youtube Tom e Jerry. Tom tocando a Rapsódia Hungara a brigando com Jerry.
    É sensacional……

  • Manuela diz: 22 de julho de 2013

    Tem um livrinho que descreve cada um dos Backys. É o “Somos seus amigos”. Fui procurar a página da Uniqua, mas descobri que do livro só sobrou a capinha… http://www.livrariaultimainstancia.com.br/produto/61203/Backyardigans+Somos+Seus+Amigos
    Acho que a Uniqua é uma formiga…

  • Wagner Neves diz: 22 de julho de 2013

    Olá David.

    Olha,eu tenho 27 anos de idade, e quando eu era criança durante a década de 90 (sim, eu fui criança na década de 90) esse desenhos já eram antigos. Não da pra culpar o guri ou se culpar por ele não conhecer. Eu sou da geração do Chaves/Chapolin (ok, tem umas 3 gerações que são do tempo do Chaves e Chapolin, vide os anos de reprise), Fantástico Mundo de Bobby, Cavaleiros do Zodíaco, Thundercats. O He-man e a She-ra já eram antigos. Esses dias me assutei: sabe esses e-mails que circulam com desenhos, brinquedos e jogos de determinada época pra relembrar a infância das pessoas? Pois já tem um desses pra quem nasceu na década de 80!!!!! MEU GÉZUIZ!

    Não adianta, todo mundo fica velho. E tudo que foi da nossa infância, é melhor e tem mais qualidade pois esteve na NOSSA infância :)

    Forte abraço
    Wagner Neves

  • Roseli Verlindo diz: 22 de julho de 2013

    Ainda dá tempo David. Mostra para teu filho todos os desenhos e revistas em quadrinhos que fizeram parte da nossa infância. Recorre à internet (You Tube) e aos sebos se não tiveres mais nenhum gibi. Cada geração tem os seus heróis. Minha filha tem 18 anos e O Castelo Rá-Tim-Bum e as revistas da Mônica povoaram sua época de criança. Se tiveres oportunidade apresenta a ele também as revistas do Asterix e do Lucky Luke, vale a pena.

  • Vanessa Valandro diz: 22 de julho de 2013

    Ótimo texto David, faltou alguns clássicos, como: tutubarão, jambo e ruivão, capitão caverna, popeye, manda-chuva, os impossiveis, wally gator…bj

  • silvestre Santos diz: 22 de julho de 2013

    David, pergunte ao teu filho se ele conhece os super heróis Marvel. Meu neto, João, que tem menos de três anos conhece quase todos : Capitão América (que ele chama, com intimidade, só de Capitão), Hulk, Homem de ferro, Thor, etc. Os velhos personagens voltaram em novos desenhos animados, nem tudo esta perdido, podemos rememorar o passado juntamente com os filhos e netos.
    abraço

  • fabio diz: 23 de julho de 2013

    Em alguns canais pagos, ainda se consegue assistir Corrida Maluca, Pica-Pau, Pernalonga, além dos clássicos Perdidos no Espaço e Bonanza.
    Vale a máxima da propaganda: O tempo passa, o tempo voa e até a poupança Bamerindus acabou.
    Um abraço a todos.

  • Marcio Salvador diz: 23 de julho de 2013

    Parabéns David pelo texto. A Uniqua é uma Formiga, também tinha esta dúvida quando a minha filha de 06 anos assistia, fomos atrás e descobrimos.
    Abraços.

  • Neiton diz: 23 de julho de 2013

    Desvendado o enigma da Uniqua, a Helena , no auto de sua sabedoria de quase 5 anos, me disse, que a “uniqua é um caracol, sem aquela coisa em cima”, pior que a cara é a mesma , até as antenas. Abraços TOM

  • Fernanda diz: 24 de julho de 2013

    Desvendado o mistério! Encontrei a resposta em uma página da revista Veja
    http://veja.abril.com.br/110608/p_152.shtml
    em que explica o que seria a Uniqua, segundo o texto
    ” E todos os adultos se perguntam: o que vem a ser, afinal, a criatura lilás com o corpo coberto de bolotas cor-de-rosa que contracena com o alce, o pingüim, o canguru e o hipopótamo da história? A resposta: a personagem Uniqua não é nenhum animal de verdade – nem sequer uma formiga, como crêem muitos –, e sim uma “espécie” a que Janice Burgess, a principal criadora do desenho, deu vida inspirada nela mesma e em seus amigos ”

    Confesso que me decepcionei com a resposta, como vou explicar para meu irmão de 3 anos que a Uniqua não é nenhuma animal? Mas pelo menos tenho esclarecido agora. Abraços!

  • Mariane diz: 14 de dezembro de 2013

    Minha filha adora a Uniqua e acabei pesquisando sobre o q ela é. Achei isso na Veja: “A personagem Uniqua não é nenhum animal de verdade – nem sequer uma formiga, como creem muitos –, e sim uma “espécie” a que Janice Burgess, a principal criadora do desenho, deu vida inspirada nela mesma e em seus amigos (convenhamos: deve ser uma gente bem esquisita).”

  • leticia costa de oliveira silva diz: 15 de dezembro de 2013

    ola bom dia!pra mim ela parece com uma formiga mas as antenas não e igual de uma formiga então ela e um alienigena se não for então ela vai continuar um mistério.beijinhos da leticia!!!!!!

  • Derp diz: 6 de abril de 2014

    A Uniqua Não É Nenhum Animal O Nome Dela E O Apelido Da Mãe De Janice Burgges Mais Pra Mim Ela Se Parece Mais Uma Torownssteyne Uma Espécie Da Indía Que Não Foi Descoberta No Brasil EsperoTerAjudado Abraços..!.!!

  • Bruna Richiardi Diniz diz: 18 de maio de 2014

    Olha, Uniqua pelo incrivel que pareça é o diabo, em um episódio que não lembro o nome revela isso, tenho 10 anos e fui assistir isso para relembrar esse tal beckyardigans e nesse episódio revelou que uniqua é o diabo, segundo a criadora do desenho Uniqua é unica e que cada beckyardigans umagina a sua “Uniqua” parada bem ali na sua frente

  • Bruna Richiardi Diniz diz: 18 de maio de 2014

    Não recomendo seus filhos assistirem isso pois algum dia ele vai descobrir, eu tenho 10 anos e fui ver beckyardigans para relembrar e nesse ep revela que Uniqua é o diabo, e que realmente oque tem em cima de sua cabeça são chifres, e segundo a criadora do desenho Uniqua é unica e que cada beckyardigans umagina a sua “Uniqua” parada bem ali na sua frente, espero ter ajudado

  • Maria Clara Fleuri diz: 2 de junho de 2014

    Na minha opinião, a Uniqua é uma lagartinha. Ou uma borboleta sem asas.

  • Lilly Guedes diz: 13 de junho de 2014

    a personagem Uniqua não é nenhum animal de verdade – nem sequer uma formiga, como crêem muitos –, e sim uma “espécie” a que Janice Burgess, a principal criadora do desenho, deu vida inspirada nela mesma e em seus amigos (convenhamos: deve ser uma gente bem esquisita).

  • andré costa diz: 28 de junho de 2014

    Olha gente a Uniqua é uma Salamandra animal muito parecido com um sapo mais com pintas talvez pessoal não conheça mais na realidade ela é uma..

Envie seu Comentário