Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Os dez mais de todos os tempos

30 de julho de 2013 69

A edição de agosto da revista Aventuras na História fez uma pesquisa entre leitores e com historiadores brasileiros e estrangeiros a fim de apurar quem foram as 10 pessoas que mais mudaram o mundo. Ou seja: as pessoas mais influentes da história humana. O resultado foi o seguinte:

Albert Einstein

Jesus Cristo

Adolf Hitler

Karl Marx

Sigmund Freud

Vladimir Lenin

Abraham Lincoln

Mao Tsé-Tung

Josef Stalin

Charles Darwin

Eu, que sou um entusiasta de listas, me pus a especular. Claro que listas são exercícios muito pessoais. Prova é a relação que cada historiador apresentou para a revista. É espantoso como questões íntimas de cada um influenciam nas escolhas, levando-os até a absurdos. Jon Lee Anderson, que é norte-americano, colocou entre os mais influentes Abraham Lincoln, George Bush, Harry Truman e Teddy Roosevelt, isto é, quatro ex-presidentes dos Estados Unidos! Não satisfeito, listou também o Aiatolá Khomeini e Fidel Castro, inimigos diretos dos americanos. Quer dizer: para o americano Lee Anderson, o que interessa é o que acontece em seu país.

Já Kenneth Maxwell, britânico que dirige o Centro de Estudos Brasileiros de Harvard, optou por Andrada e Silva, ele mesmo, um dos irmãos Andrada que deram nome à Rua da Praia e que só foram relevantes para um naco da história brasileira, que é completamente irrelevante para qualquer naco da história mundial.

Outras escolhas que ressumam às preferências e admirações pessoais dos jurados: Laurentino Gomes, que escreveu um livro sobre Dom João VI, citou Dom João VI; o historiador Francisco Cabral Alambert Junior citou o historiador Eric Hobsbawn; e o antropólogo Pedro Paulo Funari citou Gilberto Freyre. Imagine Andrada e Silva, Gilberto Freyre, Dom João VI e Hobsbawn sendo considerados entre os 10 homens mais influentes da história do planeta. Nem as mães deles achariam isso.

Mas, tudo bem, como disse, listas são visceralmente pessoais. Fiquei elaborando minha própria lista das 10 pessoas que mudaram o mundo e, ao mesmo tempo, já que estamos em semana de Gre-Nal, pensei em me arriscar a levantar quais foram os 10 jogos mais espetaculares da Dupla. Não os mais importantes, nem os melhores, mas os mais espetaculares, os inesquecíveis, jogos que eu vi e que me encantaram. Escolhi cinco de cada um.

Do Grêmio:

1.     A Batalha dos Aflitos, claro. Nunca aconteceu coisa igual no futebol, em parte alguma.

2.     Um conjunto de dois jogos: Grêmio 5 x 0 Palmeiras e Palmeiras 5 x 1 Grêmio em 1995.

3.     Grêmio 2 x 1 Palmeiras em 1996, jogo em que Dacildo Mourão anulou o terceiro gol do Grêmio, marcado por Jardel.

4.     O Gre-Nal do Zequinha, 3 a 1, em 1975, no Beira-Rio.

5.     Estudiantes 3 x 3 Grêmio, em 1983.


Do Inter:

1.     Cruzeiro 5 x 4 Inter, um dos maiores jogos que já vi.

2.     O Gre-Nal dos Cinco a Dois, em 1997.

3.     O jogo do Mazembe. É duro, mas esse é um jogo único.

4.     Outro conjunto: Inter batendo a Supermáquina do Fluminense de Rivellino em 1975, surpreendendo todo o Brasil, e logo depois fazendo 1 a 0 no Cruzeiro, no inverossímil duelo de Manga com Nelinho.

5.     Estudiantes 2 x 1 Inter, em 2010, o jogo que valeu o bi da Libertadores.


Pronto, pode me xingar e apresentar a sua lista.

Quanto às pessoas mais influentes do mundo em todos os tempos, as minhas são as seguintes, sem ordem de preferência ou importância:

Jesus

Freud

Marx

Hitler

Mao

Maomé

Moisés

O imperador Augusto

Charles Darwin

Buda


Minha lista é muito melhor do que a dos historiadores!

Comentários (69)

  • Ramiro diz: 30 de julho de 2013

    O erro da tua lista dos mais influentes, David, é que se baseia demais em ciências humanas. Para vc cientistas não tiveram influência nenhuma para a humanidade?

    Isaac Newton foi mto mais importante do que Freud e Mao para a humanidade. Newton praticamente inventou a física e toda tecnologia criada depois do século XVIII tem influência de seus estudos.

  • Tito Pinheiro diz: 30 de julho de 2013

    Buenas, David!! Qualquer lista nesta perspectiva que não contemple os Beatles, está equivocada. Foi, talvez, a maior transformação de costumes pelo qual o planeta passou. E faltou o gre-nal dos 4 X 0 no Beira-Rio. Grande abraço!! Tito.

  • Cristina diz: 30 de julho de 2013

    Ei! não tem mulher nesta lista não?

  • Jorge diz: 30 de julho de 2013

    Assim de vereda….
    Moises, Jesus, Cristovao Colombo, Galileo, Leonardo Da Vinci,Napoleao Bonaparte, Marx, Einstein, John Lennon e Adriano Gabiru ( esse mudou tudo pra pior, fudeu tudo).

  • Eduardo diz: 30 de julho de 2013

    Na lista do Inter 3 derrotas… Será que tu és gremista David? Por que tenho esta impressão…rsrsrsrsrsr

  • Gabi Shotah diz: 30 de julho de 2013

    Como vc mesmo escreveu: listas são exercícios muito pessoais. Então claro que a “sua lista” é a melhor do mundo!! Como o “seu câncer”, lembra? Para mim, listas dos melhores em algo são exercícios inúteis feitas por quem ñ tem nada mais importante para fazer – ou porque são pessoas mesmo muito pouco importantes ou porque foram pagos para criarem um lista qualquer. Lista legal mesmo, e com finalidade evidente, é a lista de compras, a lista de roupas levadas para a lavanderia, a lista de presentes do natal e a lista de perebas nojentos que nunca devem ser convidados para festinhas na minha casa. Cada um é cada um, né?

  • Eduardo diz: 30 de julho de 2013

    Os 5 mais do Inter:

    Flu 0 X 2 Inter – Semi do Brasileirão 1975
    Palmeiras 2 X 3 Inter – Semi do Brasileirão 1979
    Grêmio 2 x 5 Inter – Brasileirão 1997
    São Paulo 1 x 2 Inter – Final Libertadores 2006
    Barcelona 0 x 1 Inter – Final Mundial FIFA 2006

  • luiz diz: 30 de julho de 2013

    Caro David, você se superou.
    Como gremista, você agiu igual ao Jon Lee Anderson, citado por você mesmo, ao eleger para o Inter 3 derrotas entre os 5 jogos mais espetaculares.
    Lógico, sendo gremista, você deu essa derrapada bárbara.
    Na lista do Grêmio você fez a concessão de eleger um empate (deve ter sido duro isso).
    Eu sugeriria que você, como gremista, não tentasse eleger fatos importantes para o Inter. Deixe isso para os colorados.
    Certamente você torceria o nariz para uma lista que eu, como colorado, criasse para o teu time. Você diria: que autoridade você tem?
    No teu caso, nem o fato de ser jornalista lhe isenta, porque antes de jornalista, você é torcedor.
    Lógico, listas são listas, são pessoais, mas há que se ter o d=cuidado de verificar se a pessoa tem autoridade para fazer a lista. No seu caso, sobre o Inter, você não tem, pelo simples fato de ser gremista.
    Sem stres.
    Você pode falar do Inter, analisar, criticar ou elogiar, Mas ELEGER momentos importantes para o Inter….. deixe para os colorados.
    Abraço

  • Fabio diz: 30 de julho de 2013

    Interessante. Colocaste muitas derrotas do Inter. Duvido que os colorados concordem. Pessoalmente acho que a vitória sobre o Barcelona será especialmente lembrada pelos colorados, não acha?
    Ademais, tanto na lista dos “historiadores” quanto na tua, consta a figura de Jesus, que não se tem prova alguma que de fato tenha existido. É apenas questão de fé?

  • Orlando Araujo diz: 30 de julho de 2013

    Davi , sou colorado mas lembro de uma derrota do Inter contra o Flamengo em 17/03/1982.

    O lance mais fantástico não foi um gol e sim foi um bola do Junior (vovô garoto) colocada para escanteio.

    Com o gol do Flamengo escancarado após uma saída errada do Raul Plassman , Ruben Paz dá um chuveirinho encobrindo toda a confusão da pequena área, que iria direto para o gol, seria um golaço .

    Seria, se não fosse o Junior estar embaixo da trave , na linha do gol …

    Matou a bola no peito e colocou para escanteio. Muitos perguntarão como assim para escanteio se ele estava embaixo dos paus ?

    Ele mandou de BICICLETA por cima do próprio gol com a maior segurança do mundo .

    Eu e todo o Beira-Rio aplaudimos de pé a categoria do Junior.

  • Francis Jonas Limberger diz: 30 de julho de 2013

    Os jogos do Grêmio mais impressionantes (que eu vi)

    Batalha dos Aflitos (2005)
    Palmeiras 5 x 1 Grêmio (1995)
    Grêmio 4 x 0 Caxias (2007)
    Santos 3 x 1 Grêmio (2007)
    Grêmio 2 x 1 Inter (2007)

  • Giancarlo Luchetta Bedin diz: 30 de julho de 2013

    Tens razão Davi, sua lista de 10 mais é muito superior. Imagina Otávio Augusto não entrar nos 10 mais!! O homem criou a Pax Romana e ajudou a trazer toda a antiguidade clássica até hoje. Sem ele talvez o próprio Cristo não teria um meio para chegar até nós hoje.
    Agora, na lista dos jogos da Dupla, em particular do Inter, foste mal. O jogo do Mazembe é importante, mas o jogo do Olímpia de 89 é muito mais importante. Marcou uma geração O do Mazembe gerou umas piadas. O jogo do Barcelona não tem como ficar fora. E o jogo em SP (o primeiro) na final de 2006 é muito importante, pois foi o dia que materializou-se uma geração vitoriosa. O Grenal dos 5 a 2 é ótimo, mas foi episódico. O Grenal do século é mais importante. Abraço, g.

  • Juliano diz: 30 de julho de 2013

    Davi,
    Tu és um ótimo colunista, e um bom escritor. Mas Mazembe x Inter listado como um dos 5 maiores jogos do Inter, francamente! O teu fanatismo pelo Grêmio esta te cegando, ou és um fanfarrão. Porém, mesmo sendo este fanático, mesmo sendo apenas mais um a inferiorizar o Inter, mesmo sendo esse torcedor comum, que até parece integrante de torcida organizada, sou um admirador do teu trabalho. E por seres um entusiasta de lista, o teu livro número 1 é; Jogo De Damas. Parabéns.

  • atilalopes diz: 30 de julho de 2013

    DOIS JOGOS…A “BATALHA DOS AFLITOS”, QUANDO APENAS 7 GREMISTAS DERROTARAM O NÁUTICO…COISA QUE O INTER NÃO CONSEGUIU FAZER COM 11, A INDA FOI GOLEADO…E O JOGO DO MAZEMBE…ONDE O TIME COLORADO CONSEGUIU, PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DE MUNDIAIS, PERDER PARA UM TIME AFRICANO…E POR DOIS GOLS…FAZENDO COM QUE A FINAL FOSSE UM TIME EUROPEU E UM AFRICANO!!!
    SÃO DOIS FATOS HISTÓRICOS, NÃO???

  • Ezio diz: 30 de julho de 2013

    David me permito te dar uma sugestão na tua lista do Grêmio. Pq não o GREnal dos 4 X 0 de 1977 no Beira Rio ? Eu era mto pequeno e não vi esse jogo mas acho que ele deveria ser levado em conta primeiro pela lavada dada neles (até onde sei a maior surra que eles tomaram dentro de casa até hj) e eles vinham embalados pelo bi de 1976. Vou citar 10 jogos do GRÊMIO (o lado de lá não me interessa deixo a cuidado deles).

    1. A final da Libertadores de 1983. Foi uma autêntica final de libertadores, com mta luta e com a técnica do Renato decidindo a partida embora sem fazer gols, coisa que não existe mais hj em dia. Foi saudável ver a final do galo esse ano além da solidariedade ao simpático galo pela final ter lembrado bastante esse jogão.

    2. A final do Mundial de 1983. Foi a consagração do Renato e ainda foi no meu aniversário kkkkkkkkkkkkk

    3. A final do Brasileirão de 1981. Foi quando comecei a ter discernimento sobre futebol, o São Paulo tinha uma verdadeira máquina e o GRÊMIO estava começando a montar a base de 1983. Foi uma batalha de David contra Golias com David fazendo impor sua raça.

    4. A final do Brasileirão de 1996. Foi um verdadeiro teste pra cardiacos, sabiamos que o titulo viria mas o relogio provocava angustia. Foi uma demonstração do quanto o futebol é fascinante, o autor do gol do titulo foi justamente o cara que era mais vaiado pela torcida.

    5. A final da Copa do Brasil de 2011. Saí chorando do Morumbi a ponto de ser amparado por dois camaradas que foram comigo naquele jogo. Foi mto show ver o GRÊMIO ser campeão com quase 80.000 pessoas torcendo contra. Foi a única decisão em que fui ao estádio sendo minoria.

    6. As duas guerras entre GRÊMIO e Palmeiras de 1995. GRÊMIO levou a melhor mesmo com a CBF e Conmebol querendo classificar o Palmeiras na marra.

    7. GREMIO 4 X 1 inter na rodada final do gaúchão de 1990. Foi a maior disparidade que já vi em GREnal até hj. Nem mesmo em 2004 quando o GRÊMIO caiu vi uma desigualdade tão grande entre os dois times. O 4 X 1 saiu barato demais pro inter cabia sossegado uns 8.

    8. GRÊMIO 2 X 1 inter final do gaúchão de 1995. Foi um jogo único onde os RESERVAS de um ganharam dos titulares de outro. Isso eles tentam igualar mas nunca vão levar kkkkkkkkkkkkkk

    9. GRÊMIO 6 X 1 Flamengo semifinal da Copa do Brasil de 1989. Cuca jogou mto fazendo gol do meio do campo.

    10. Batalha dos Aflitos. Foi um jogo apoteótico mas em virtude da grandeza do GRÊMIO colocarei no final da lista por se tratar de um jogo da Série B.

  • Paje Charrua diz: 30 de julho de 2013

    As 10 pessoas mais influentes da historia:

    Jesus
    Maome
    Mao
    Augusto
    Bismark
    Stalin
    Louis XIV
    Rainha Vitoria
    George Washington
    Martin Luther

    Dificil, o melhor seria colocar 20…

  • Ezio diz: 30 de julho de 2013

    Só pra corrigir o erro de digitação. Onde diz final da Copa do Brasil de 2011 leia-se 2001.

  • Gledson Bonella diz: 30 de julho de 2013

    Caro David, tua lista não é ruim, mas a minha é melhor que a dos historiadores e do que a tua!
    Charles Darwin
    Albert Einstein
    Karl Marx
    Paulo de Tarso
    Jesus
    Maomé
    Hitler
    Mao Tse Tung
    Napoleão Bonaparte
    Galileu Galilei

    Não podemos esquecer que mudar o mundo, não quer dizer mudar pra melhor.

  • Ricardo Fernandes diz: 30 de julho de 2013

    Grande David, em primeiro lugar sou apreciador do teu texto e das tuas maravilhosas descrições das mulheres. Em segundo lugar sou cachoeirense e colorado. Por isso duas correções, Cachoeira do Sul fica a 196 KM de POA e o teu gremismo obnubilou tua capacidade de discernimento ao não colocar o jogo contra o Barcelona. Duvido que tu não tenhas te emocionado mais nesse jogo do que em alguns citados. Nem que tenha sido a terrível emoção do ciúmes. No mais muita saúde e alegrias pra ti. Abraço

  • Eduardo Scarparo diz: 30 de julho de 2013

    Senti falta nos jogos do Grêmio do inesquecível Anapolina 4 x 0 Grêmio, clássico da segunda divisâo.

  • Haroldo diz: 30 de julho de 2013

    Concordo com tua lista, com uma ressalva, Gengis Khan ( Temudjin ) não poderia estar de fora; não só pela sua trajetória em vida, mas também pelo legado que deixou na Ásia e Europa; eu o colocaria no lugar de Moisés;

  • jaison diz: 30 de julho de 2013

    QUE BARBARIDADE ESSA COLUNA!

    o seu Coimbra atestou de vez seu lado gremista…
    estranho ele ter esquecido da final do mundial 1×0 contra o Barcelona…
    esqueceu também o grenal do século, porque será?
    vitória 2×1 contra o SP em SP…

    L-A-M-E-N-T-A-V-E-L

  • Pianesso diz: 30 de julho de 2013

    INTER x barça, título mundial e o grenal do século, não podem ficar de fora dos maiores jogos do colorado…

  • luiz diz: 30 de julho de 2013

    e o grenal do século, em que o Inter, com um amenos, virou em cima do Grêmio, 2X1?

  • Nunca Rebaixado diz: 30 de julho de 2013

    Dois rebaixamentos não foram suficientes para aplacar a SOBERBA dos grezembinos de pijamas.

  • HERICK diz: 30 de julho de 2013

    o jogo mais importante da historia do gremio
    foi gremio e paraná em 2004 quando o time do gremio foi rebaixado para a serie b do campeonato brasileiro,faltando 10 rodadas para o fim do torneiro.coisa q nem o america do RN fez.
    foi o pior rebaixado de todos os tempos,numa epoca q tinha 24 times na serie A

  • luiz diz: 30 de julho de 2013

    Esse Atilalopes deve ser seguidor do LOKA, ou o LOKA disfarçado.
    No jogo dos aflitos além dos sete jogadores do Grêmio tinha mais uns vinte invasores de campo comandado pelo “sem noção – sem classificação” cacalo, que invadiram o campo (coisa de bagaceira mesmo – várzea).
    Também tem o grenal dos 11×0 pro Inter, que ficou em 6 porque o juiz achou que 11 era muito gol prá um grenal, e anulou 5 gols.

  • Raul Neto diz: 30 de julho de 2013

    Que gente mais ácida… por que o cara não pode fazer a lista dele? Qual é o problema nisso? Façam as suas, a coluna trata de um tema leve e descontraído. Que gente mais pesada… Outra coisa, se o cara é gremista, qual é o problema? Ele tem mais que um par de neurônios na cabeça. Outra coisa: ele disse que são os jogos mais ESPETACULARES que ELE viu, na sua perspectiva (claro, não podia ser diferente). Não disse que são os mais importantes e tal. Façam as suas listas e deixem de ser tão azedos com o David.

  • fabricio marques souza diz: 30 de julho de 2013

    Qualquer lista do Inter que não conste a FINAL DO MUNDIAL INTERCLUBES FIFA não pode ser levada a sério ou é coisa de gremista PUTO E RECALCADO.

    Te “esqueceste” do conjunto Boca 5×0 Grêmio…

  • FRED diz: 30 de julho de 2013

    Irritavelmente Gremista….
    Meus Deus, precisa se tratar
    Maior jogo da História do Inter é
    INTER 1X0 BARCELONA, coisa que vcs só verão no vídeo game.

  • Adriano diz: 30 de julho de 2013

    Caro, David,

    Acho que a quimioterapia afetou teu cérebro….colocar 3 derrotas do Inter como 5 dos maiores jogos de nossa história foi demais!

    Mas tua chamada na ZH é “5 JOGOS QUE MAIS ME ENCANTARAM”…só imagino teu encantamento…

    Esqueceu do Gre-nal do Século quando ganhamos de vocês com um menos. Foi o Gre-nal mais importante da história pois valia a vaga na Libertadores e a final do Brasileirão, mas esta derrota te te doeu, né?

    E o Inter 2 x 1 SP no Morumbi? O jodo do Sobis? Esqueceu, né?

    Pro Grêmio, te sugiro aquele jogo Grêmio X Botafogo que rebaixou teu Grêmio (entra no mesmo critério de “jogo único” nosso contra o Mazembe…).

    E Atl. Paranaense x Grêmio que rebaixou vocês pela segunda vez pra Série B, que tal?

    Se tu imprimiu tua lista, acho que sabe o que deve fazer com ela!

    Lamentável….David

    Abraço!
    Adriano

  • JOÃO PAPÃO DE GAZELA diz: 30 de julho de 2013

    As dez pessoas mais influentes do mundo:
    1 – Falcão
    2 – Jair (príncipe Jajá)
    3 – Carpegiani
    4 – Valdomiro
    5 – Claudiomiro
    6 – manga
    7 – Dunga
    8 – D’alessandro
    9 – Fernandão
    10 – Eu

    e tenho dito

  • Diogo diz: 30 de julho de 2013

    Olá David. Como tu mesmo disseste, as listas refletem a preferência de cada um. Mas concordo com o Ramiro, tanto na tua lista quanto na da revista, os cientistas praticamente são ignorados, com a honrosa exceção do Einstein e Darwin. Creio que a influência de Lavoisier, Pasteur, Fleming, Newton, Galileo, Da Vinci, etc, não poderia ser ignorada. De qualquer forma, listas são apenas listas.
    abraços.

  • JOÃO PAPÃO DE GAZELA diz: 30 de julho de 2013

    Do lado gremista
    1 – Bilica
    2 – Capone
    3 – LOKA
    4 – poltrona 36
    5 – rebaixamento
    6 – Tapetão p/ retorno à série A
    7 – bi-rebaixamento
    8 – Nada mais há na história dessa gazelada……………..

  • fabio diz: 30 de julho de 2013

    David, assume teu gremismo. Não te esconde sob o falso manto da imparcialidade, faz como o Santana, que pode ser um fanfarrão, mas não é um calhorda.

  • antonio diz: 30 de julho de 2013

    os dez maiores do gremio
    1-derrota para o INTER e inter OCTA campeão gaúcho
    2-VALDOMIRO 2 X 0 gremio-dentro do olimpico em 1978
    3-derrota para o botafogo-gremio na segundona
    4-derrota para o PARANÁ clube-gremio de novo na segundona
    5-ANAPOLINA 4 XO gremio
    6- GOIÁS 6 X 0 gremio
    7-INTER 5 X 2 gremio – no olimpico
    8-INTER 2 x1 gremio – grenal do seculo
    9-MILLIONARIO 1 X0 gremio – sulamericana
    10- SANTA FÉ 1 X 0 gremio – libertadores
    11- CAXIAS 3 X 0 gremio – CAXIAS campeao gaucho 2000
    12-CRICIUMA 1 X 0 gremio – final da copa do Brasil 94
    13-INTER 1 X0 gremio – INTER com reservas-gol do “borracha ” de fora da área no olimpico
    14- INTER 2 x0 gremio – jogo dos “menudos” NILMAR-DIOGO-DANIEL CARVALHO contra os “cascudos” do gremio
    15- JUVENTUDE 3 X 2 gremio no olimpico-eliminado do gauchão em 2008
    16- caxias 1 x 1 gremio – eliminado do gauchão em 2012
    13- inter 3 x 2 GREMIO – NO OLIMPICO ,de virada,com FALCÃO X RENATO- INTER CAMPEÃO gaúcho.
    14- AJAX x gremio – AJAX campeão mundial 95
    15- PELOTAS 2 XO gremio – no olimpico -eliminado do gauchão
    16- BRASIL ? X ? gremio – no olimpico – eliminado do gauchão
    17-CURINTIA 2 XO gremio- no olimpico- “gambás ” campeões da copa do Brasil com show do MARCELINHO CARIOCA
    18- SÃO CAETANO 3 X 1 gremio – olimpico,semi-final do brasileirãi ( com Ronaldinho)
    19- Flamengo 1 x0 gremio- no olimpico 84 ,MENGO campeão brasileiro
    20 – INDEPENDIENTE 1 X0 gremio no olimpico,libertadores 94 – INDEPENDIENTE campeão da libertadores (com Renato,De león e cia….)
    21 – BOCA 5 x0 gremio -libertadores 2007
    22- INTER 1 X0 barcelona = RONALDINHO REPRESENTANDO O GREMIO
    23 * TEM MAIS,MAS NAO POSSO FICAR O DIA TODO DIGITANDO….TCHAU DAVID GREMISTA !!!

  • Guilherme diz: 30 de julho de 2013

    Que patética a lista dos jogos, como alguém assim consegue tanto espaço pra falar de futebol? Não custa nada assumir o que todo mundo já sabe, David…Que vergonha pra RBS…

  • Douglas diz: 30 de julho de 2013

    David é gremista, o Wianey é colorado, todo mundo já sabe disso, então por favor, parem de escrever isso como se tivessem descoberto a América.

  • César diz: 30 de julho de 2013

    “… mas os mais espetaculares … ”

    Pra quem é gremista, é claro que foi espetacular ver o inter perder e não ir pra final do mundial. Mas o fato é que foi um jogo qualquer.

    Esqueceu do Inter 2 x 1 no São Paulo no Morumbi em 2006. Nunca tinha visto o time do inter jogar tanta bola.

  • Pery Pádua diz: 30 de julho de 2013

    Do Gremio que eu mais ri
    1-Grêmio 0×2 Boca, DISPARADO – 2007
    2-Anapolina 4×0 Grêmio – 2005
    3-Grêmio 2×3 Inter – 2011
    4-Grêmio 0×2 Palmeiras – 2012
    5-Inter 4×1 Grêmio – 2008
    6-Grêmio 2×2 Cruzeiro – 2009
    7-Paraná 1×0 Grêmio – 2004
    8-Santa Fé 1×0 Grêmio – 2013
    9-Millonarios 3×1 Grêmio – 2012
    10-Grêmio 1×2 Huachipato – 2013

  • Diego/SM diz: 30 de julho de 2013

    Olha, como dito aí em cima, Mazembe gerou algumas piadas, gozação e tal… mas aquela derrota para o Olímpia foi muito mais marcante, e o jogo em si espetacular, até pelo placar agregado, e por ter sido resolvido nos pênaltis (até aquela derrota para o Juventude na Copa do Brasil, 4×0, foi mais marcante para mim e mais “espetacular”)…

    Já o jogo contra o Barça, realmente impossível de ficar fora da lista!!

    O grenal dos 5×2 não teve nada, fora o placar elástico, de muito especial… ao contrário do grenal do século, esse sim, tenso, decisivo, semifinal de brasileirão, valendo vaga para Libertadores, que o Inter saiu perdendo e, mesmo com um a menos, virou no segundo tempo…

    O único que concordo da tua lista, David, é o jogo contra o Estudiantes…

    Do Inter:

    Inter 2×3 Olímpia, em 89;
    Inter 2×1 Grêmio, em 88, o grenal do século;
    Inter 1×0 Barcelona, não precisa dizer mais nada sobre este;
    Inter 1×2 Estudiantes, quartas Libertadores 2010;
    Inter 8×1 Juventude, final do gauchão 2008.

  • Moacir temp diz: 30 de julho de 2013

    Anapolina 4×0 Gremio, Tcheco, um ser superior !

  • Fernando diz: 30 de julho de 2013

    Para os gremistas (como o David) de plantão, duas frases:
    - Prefiro perder para o Náutico na série A, do que ganhar na série B.
    - Quando teu time jogar um mundial, converse comigo.

  • Felipe Costa diz: 30 de julho de 2013

    Poderias pelo menos tentar ser imparcial na lista dos jogos de Inter e Grêmio. Mesmo que tu sejas gremista (e nós sabemos que tu és azul) poderias colocar as vitórias do Inter contra o São Paulo no Morumbi, contra o Barcelona, o gre-nal dos 4 a 1 no Beira-Rio, entre tantas outras vitórias ímpares do Colorado, ao invés de colocar o jogo contra o Mazembe, por exemplo. E o único fracasso do Grêmio que tu citas é a Batalha a de La Plata (ou é heroico levar 2 gols com 4 jogadores a mais em campo?)

  • JOÃO PAPÃO DE GAZELA diz: 30 de julho de 2013

    Raul Neto uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii……………………….

  • Aline langbecker diz: 30 de julho de 2013

    Então Inter x Mazembe foi MAIS ESPETACULAR que Inter x Barcelona… É o tipo de opinião que somente gremista consegue dar. hahaha

  • guilherme diz: 30 de julho de 2013

    O david diz q lista sempre gera discussao e bibibi…claro, geralmente é feita nas coxas…percebe-se claaaaramente a lista dos jogos gremistas como mais “elaborada”, digamos.

    MAs só deixa mais óbvio o gremismo do David…TE ABRE DAVID!

    Inter e Barça! Jogao! Grenal do Seculo! Jogao! Inter e sao paulo (ida e volta, qualquer um)…bahhhhhh…

    Agora a de perosnalidades, achei excelente! E de-lhe listas!!!!

  • Luis diz: 30 de julho de 2013

    Ué, esqueceu de colocar o Wandeley Luxemburgo na tua lista?
    Afinal ele não é o homem mais espetacular que o mundo teve o prazer de conhecer

  • André diz: 30 de julho de 2013

    Na lista do Grêmio, não poderiam faltar o Grenal final de 77 e o jogo contra o Hamburgo em 83. Ou o 4 a 3 sobre o Rolo Compressor. Na lista do Inter, só faltou Juventude 4 a 0 e Olímpia 3 a 2.

  • Victor Gross diz: 30 de julho de 2013

    O Luxemburgo assinou com o Flu, substituindo o Abel, pela metade do que ganhava no Grêmio como treinador…Mas, isto se explica! Basta se ler os comentários acima, para um assunto tão batido e banal, para que se entenda porque para alguém que não seja gaúcho é quase impossível se viver por aqui, mesmo que alguns meses.Só mesmo por muito, muito, muito dinheiro! Como nós somos tacanhos, chatos, estúpidos, burros, bichebas e infelizes! Um povo todo vivendo de um futebolzinho de várzea e se odiando mutuamente, como vizinhos vileiros que se invejam devido a qualquer traste usado que um ou o outro consegue. Triste sina! Para sempre esfarrapados!

  • Clóvis diz: 30 de julho de 2013

    Inter 1 x o barcelona essa vitória histórica é única . Davi contra golias..
    Inter 1 x 0 fluminense copa do Brasil
    gremio 2 x 3 inter final gauchao de 2011
    Estudiantes 2 x 1 Inter, em 2010
    Inter 1 x 1 Estudiantes Copa SUL americana

  • Luis Fernando Matos dos Santos diz: 30 de julho de 2013

    Jesus
    Alexandre
    Isaac Newton
    Napoleão
    Einstein
    Hitler
    Galileu
    Descartes
    Confucio
    Chaplin

  • JAKO diz: 30 de julho de 2013

    1-Jesus
    2-Portaluppi
    3-Bilica
    4-Capone
    3-Medina

    _______________

    gremio x paraná 2004
    Anapolina x Gremio 2005
    gremio x boca 2007
    contratação do R10. Gremio aparou as arestas..

  • D. Bragança diz: 30 de julho de 2013

    UMA LISTA MIRIM

    Pois eu acho que os que mudaram o mundo são, na maioria, recentes. Recentes, é claro, não considerando minha idade ou a sua, mas recentes comparando com os 969 anos que durou o Matusalém, por exemplo. É que o mundo mudou muito nos últimos tempos, então, obviamente, aqueles que mudaram os últimos tempos devem estar entre os maiores de todos os tempos.

    Eis minha lista:

    Jesus

    Aristóteles

    Júlio César (o romano, não o goleiro)

    Mehmet II (o anti-heroi da lista, invadiu Constantinopla e, por vias tortas, iniciou o Renascimento e, com ele, o apogeu da civilização europeia-ocidental)

    Napoleão

    Isaque Newton

    Cristóvão Colombo (afinal, descobriu para a Europa um Novo Mundo, e nós, humildes americanos, temos que valorizar onde estamos)

    Thomas Edison (vc imagina sua vida sem eletricidade?)

    Adam Smith (cantou a pedra sobre a economia atual; outros criaram/sistematizaram outros modos de produção, mas, como eles todos, à exceção do liberalismo, já soçobraram, talvez não tenham sido tão importantes assim afinal…)

    W. Churchill (evitou que as águas da História fossem por outro rumo)

    Só de imaginar que, se alguém somasse hoje 900 e poucos anos, teria conhecido os 7 últimos da minha lista, até lastimo pelos colorados, cuja época de fundação do time por que torcem remonta a 2006… Prova é que até o Coimbra listou, dos 5 jogos maiores jogos, só 2 vitórias deles antes disso, uma delas totalmente esporádica (ou alguém me dirá que o Grêmio não dominava o cenário nos anos 90?). Olha, eu não sei, mas deve haver algum motivo para isso…

  • Paulo Robinson diz: 30 de julho de 2013

    agora entendo porque o velho Santanna tá tão indignado contigo. talvez alguém deve ter contado pra ele quem o substituirá que ele se for.
    …pobre Santanna

  • Marco diz: 31 de julho de 2013

    hahahahaha… qdo vi as listas, vi que ía dar merda… hahahahahaha… só achei injusto não colocar o Kidiaba como um dos 10 que mudaram o mundo…. hahahahahaha…. chorando….

  • Helder Hartmann diz: 31 de julho de 2013

    Na lista do 10 maiores jogos do Inter, esqueceste de citar o jogo em que o Nacional de Montevidéu foi escandalosamente ROUBADO, com dois gols LEGÍTIMOS ANULADOS, em 2006, coisa que ninguém lembra, pois só assim conseguiram passar para as oitavas daquela Libertadores. Alias, os mais importantes títulos do Inter, foram conseguidos, quase sempre, com a ajuda da mão/apito amigo de arbitragens, fora os jogos da mala preta que o salvaram por duas vezes do rebaixamento.

  • Sérgio Louruz diz: 31 de julho de 2013

    David, como colorado apaixonado posso garantir que a derrota para o Mazembe, nem se compara à derrota para o Olímpia, em 1989. O Beira Rio era um cemitério. Mas o jogo do duelo Manga x Nelinho, junto com o gol iluminado de Don Elias Figueroa, é insuperável.

  • O BAIRRISTA diz: 31 de julho de 2013

    Os 10 mais de todos os tempos:

    Bento Goncalves

    Garibaldi

    Getúlio Vargas

    Paixão Cortes

    Érico Verissimo

    Teixerinha

    Gaúcho da Fronteira

    Tio Nico Fagundes

    Tapejara (o último guasca)

    Paulo Sant’anna

  • Ezio diz: 31 de julho de 2013

    Já que as florzinhas querem opinar sobre o GREMIO deixa eu opinar sobre as florzinhas:

    1 ) Mazembe 2 X 0 florzinhas (Maior vexame da história dos mundiais)
    2 ) florzinhas 2 X 1 ceará (Copa do Brasil de 1994, pra elas verem como sou justo e coloco uma vitória por mais que não tenha dado em nada kkkkkkk)
    3 ) Olimpia 3 X 2 florzinhas (As florzinhas já estavam até em tóquio em 1989)
    4 ) Veranópolis 2 X 1 florzinhas (Campeonatinho do Noveletto em 2007 em que as florzinhas ficaram proximas a segundona do campeonatinho do noveletto)
    5 ) São Caetano 5 X 0 florzinhas
    6 ) GRÊMIO 4 X 1 florzinhas (cair de 4 é com as florzinhas mesmo kkkkkk)
    7 ) Banguzinho do GRÊMIO 2 X 1 titulares das florzinhas
    8 ) Paulista de Jundiai 1 X 0 florzinhas
    9 ) Remo 1 x 0 florzinhas
    10 ) Londrinha 1 x 0 florzinhas

  • Ezio diz: 31 de julho de 2013

    Foi dificil listar os 10+ das florzinhas se for citar todos os vexames fico o dia todo aqui kkkkkkkkkkkkkkkk

  • rafael diz: 31 de julho de 2013

    10 mais Tricolor:

    1. intercontinental contra o Hamburgo, que levou 14 jogadores ao Japão e em campo, dos 11, 7 normalmente reservas;
    2. Paulo Cezar Caju confessando que jogaram dopados;
    3. subida à 1ª divisão no canetaço na década de 90;
    4. batalha dos aflitos – e põe aflitos nisso!
    5. 2×5 greNal Uh, Fabiano!
    6. Portaluppi pedindo para ser chamado Renato Carioca;
    7. Comentário “torcedor da geral indignado” de David Coimbra na Atlantida, segunda pela manhã (acho que no “Acorde com o Porã”), após mais uma derrota em greNal (1×0, Alexsandro em Erechim);
    8. Poltrona 36 – Bilica será absolvido da atual suspeita de estupro;
    9. “Não vendemos craques, não insista” – em inglês; e “Tirem as caixas de som” – Guerreiro e Odone;
    10. Arena OAS e mensalidade para o grêmio frequentar o clubinho da Cosntrutora.

  • Diego/SM diz: 1 de agosto de 2013

    Olha, o gremismo do David é tão acintoso, que eu chego a suspeitar que ele seja mesmo é um colorado querendo disfarçar! rssss…

    Bem, quanto ao grêmio, como não é meu departamento, não me atrevo a listar, mas lembro, além dos básicos Aflitos e Boca, também daquela final da Copa do Brasil contra o Flamengo, 2×2, aquela semifinal tb da Copa do Brasil contra o SP, acho que em 2001, 4×3, teve um Grêmio e Flu 4×4 há uns anos atrás no Brasileiro…

    Mas acho mais pertinente, já que é semana grenal, listar os grenais mais espetaculares, e aqui vão os meus:

    1. Grenal do século;
    2. Grenal das quartas da Copa do Brasil 92, 1×1, e Inter passando nos pênaltis;
    3. Grenal dos 5×2;
    4. Grenal dos 4×1, em 2008;
    5. Grenal da decisão do Gauchão 2011, 2×3, Inter campeão nos pênaltis (última taça levantada no Olímpico).

  • Ronaldo diz: 1 de agosto de 2013

    1 – Cicciolina
    2 – kidiaba
    3 – Kabangu
    4 – Taison ou Messi
    5 – Wianey Carlet
    6 – Jacaré (centroavante do Cacalo)
    7 – Neto (Band)
    8 – Judas Tadeu
    9 – Lula (também conhecido como Judas Tadeu)
    10 – Tiririca

  • JOÃO PAPÃO DE GAZELA diz: 1 de agosto de 2013

    D’alessandro provocou o terceiro cartão para jogar o grenal, enquanto o Zé Roberto SIMULOU lesão PARA NÃO JOGAR………………..
    Isso é que MEDO, LOKA.

  • Alice diz: 1 de agosto de 2013

    Caramba. Óbvio que o David deu um super atestado de gremismo (?? é assim??). Mas me impressiona mais como as pessoas aqui tem memória e língua afiada para listar jogos e usá-los para atacar ou se defender. É amor demais por esses times. Times que nada mais são do que grupos de indivíduos que jogam futebol ou treinam jogadores e que em geral não amam um time específico, apenas “trabalham” nos times em que foram contratados. Menos, minha gente! Futebol é super legal, mas essa dedicação louca é meio demais. Sou do time dos menos azedos que curtiram a lista das personalidades que mudaram a história.

  • cesar pereira diz: 2 de agosto de 2013

    DESCULPE !

    VC. ESTAVA SEM INSPIRAÇÃO QDO. ESCREVEU A LISTA .

    NA VERDADE ELA CHEGA A SER PROVOCATIVA .

    NUNCA , NUNCA , COLOQUE JESUS NUMA LISTA COM HITLER.

    DEU PRA TÍ!!!

  • oliveira de deus diz: 18 de junho de 2014

    Qualquer lista de mais influentes que coloque Charles Darwin e Karl Marx na mesma lista de Jesus Cristo não deve nem ser levada a sério, a diferença entre os dois primeiros e o último é tão grotesca que deveria haver hierarquias, Jesus influenciou o mundo por 20x mais tempo que eles, bilhões de pessoas o conhecem, há mais livros sobre Cristo do que toda a ciência e marxismo juntos, há milhões de igrejas, catedrais, basílicas onde se prega a palavra do pastorzinho de Nazaré, só a influência política da igreja já detona facilmente o Comunismo que durou só 70 anos enquanto a da Igreja quase 2000, o pensamento universal tem fonte em Cristo, sem ele ainda viveríamos num mundo pagão do tempo de Roma e Grécia, o mais influente ser que já pisou na terra é Jesus quer gostem ou não, sem ele não haveria hospitais, enterros em cemitérios, casamentos matrimoniais, nem mesmo o Islã existiria, sem Cristo nosso senso de acreditar em um Deus seria inexistente, quem é Charles Darwin e Karl Marx que vivem nas poeiras das bibliotecas perto de Cristo que é o principal responsável pela onipresença da Bíblia

  • Em influência Jesus é o top dos tops diz: 4 de novembro de 2014

    Reforçando o comentário do Oliveira de Deus. Para medir a influência de certos indivíduos deve-se examinar dois aspectos; primeiro quantos fatores ele influencia e segundo por quanto tempo. Nessa comparação, colocar Darwin no mesmo patamar de Jesus é suicídio e deboche. Primeiro que a Teoria da Evolução não é igual em influência nas escolas em relação ao Criacionismo, e esse último só é ensinado devido ao Cristianismo de Cristo, outro fatores da influência de Cristo são as Políticas, Pensamento, Cultura e Religião. Ora, só nesses quatro quesitos, Cristo já supera qualquer figura no mundo, Maomé e Buda Incluídos, a política ocidental, Direita-Esquerda só surgiu na revolução Francesa que só existiu devido ao fim do poder clerical, sem o Cristianismo não haveria Comunismo nem Socialismo nem Liberalismo, outro fator importantíssimo foi o Nazismo que só ocorreu devido as transformações sociais na Alemanha iniciadas pelo Protestantismo no século XVI, isso leva a seguinte afirmação, que Cristo e o Cristianismo foram os principais fatores que moldaram e moldam a história do Século XX e XXI. Outro fator é o científico, as revoluções de Copernicus, Galileo e Newton não ocorreriam sem o Cristianismo, mesmo que a contra-gosto a divulgação das ideias gregas e romanas no renascimento foi devido a Igreja que não poderia mais segura-las. Vamos agora ver o Islã, a segunda maior religião do mundo nem sequer existiria se não fosse Cristo, tanto na base teológica quanto Histórica, se atentarmos na Base teológica se Jesus não existisse não haveria Maomé na cronologia dos Profetas, e do ponto de vista histórico os Arabes não criariam o Islã devido a influência do Cristianismo. No fator religioso e teológico, Cristo é rei, desde os escritos dos Pais clericais no século 2 até os dias atuais, há tantos livros sobre Cristo e o Cristianismo que se pudéssemos resgatar todos eles e juntássemos numa Biblioteca haveriam 7.900.000 livros e ensaios. É um número tão colossal que em comparação escreveram 53.000 artigos sobre o Socialismo e Comunismo, 16.000 sobre a teoria da Evolução e 200.000 sobre Shakespeare, quando sobre Cristo quase oito Milhões!!! Vamos a mais um fator surpreendente, a figura ou a biografia de Cristo é a mais estudada, analisada, conhecida e influente da humanidade, nenhum outro ser humano teve tantos historiadores, teólogos, escritores, etc.. se debruçando sobre sua vida que está contida nos Gospels. Tal é a importância de Cristo que os livros do novo Testamento são de longe o mais abundante texto clássico no número de Papiros. Cristo não é um escritor, mas ele é o principal nome por trás do livro mais vendido do mundo, a Bíblia que vendeu até hoje 7 Bilhões de Cópias, em comparação o Alcorão vendeu 800 milhões, os Quotes do Comunista Mao venderam 900 milhões, juntando os dois livros centrais do Islã e Comunismo, dá apenas 25% dos livros vendidos da Bíblia de Cristo. No fator cultural, Cristo é a supra-figura mais conhecida amada, odiada, parodiada e influente do mundo, sobre eles estima-se que já cantaram 20 milhões de Músicas, escreveram 140.000 milhões de livros que citam algum aspecto do Cristianismo. No fator religioso Cristo supera Maomé e Buda por uma longa margem, ao todo contando o número de Mesquitas em todo o mundo chega-se ao número de 1.8 milhões, das quais cada 250.000 se encontram em países como Indonesia, Paquistão e India, Templos Budistas somam irrisórios 23.000 dos quais 18.000 Estão na China, agora quanto ao Cristianismo, só nos EUA há 380.000 Igrejas Protestantes e pelo menos 30.000 Igrejas católicas ou Ortodoxas, na China já há 60.000 Igrejas cujo número multiplicara nos próximos anos. Ao todo há surpreendentes 4.7 milhões de Igrejas de todos os tipos que pregam Jesus, quase 3x o número de Mesquitas e Templos Budistas. O golpe final a favor de Cristo; enquanto Maomé e Buda foram homens mortais, Cristo é divino, nenhum Filosofo, Cientista ou Escritor é divino como Cristo, sua influência nos últimos 2.000 anos são mais do que o suficiente para chama-lo de a figura mais influente da Humanidade, o A.C e D.C no calendário provam sua presença.

Envie seu Comentário