Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Mandela: Herói da tolerância

06 de dezembro de 2013 4

Clique nas imagens e confira o texto de David Coimbra sobre Nelson Mandela, publicado nas páginas 6 e 7 da edição impressa de Zero Hora desta sexta-feira, 6 de dezembro.

mandela1

mandela2

 

Comentários (4)

  • MARCELO ALVES GONÇALVES diz: 6 de dezembro de 2013

    DAVID, NÓS QUE JÁ ATINGIMOS 60 ANOS ESTAMOS ESPERANDO A APROVAÇÃO NO CONGRESSO DOS 5% DA COTA PARA CONCURSOS PÚBLICOS. SE MANDELA FOI ATÉ OS 95 ANOS AOM O INTELECTO BRILHANTE, POR QUE NÃO DAR UMA CHANCE AOS IDOSOS DO BRASIL? OU SÓ OS ÍNDIOS , NEGROS E DEFICIENTES MERECEM?

  • Ramiro diz: 6 de dezembro de 2013

    De anti-segregacionistas admiro Ghandi e King, que eram pacifistas. Mandela brigava por várias causas certas, algumas erradas (comunismo) mas definitivamente usou os métodos errados e só se tornou pacífico depois de velho, e assim nunca será um modelo para mim.

    Na presidência dos comunistas e do ANC teve responsabilidade sobre atentados contra civis que ceifaram dezenas de vidas, inclusive de mulheres e de crianças.

    Eu acredito que o fim do apartheid sobre a África do Sul também se deveu menos à qualquer tipo de liderança carismática e mais às pesadas sanções econômicas aplicadas pelos países estrangeiros, o que tornou o apartheid impopular internamente mesmo entre os brancos e forçou a minoria anglo-holandesa a iniciar um projeto de entrega de poder.

    Adotaram Mandela como interlocutor pois ele mantinha alta reputação entre os negros, reputação razoável entre os brancos e deixou a fase violenta de lado. Mandela ganhou a anistia contra os crimes políticos (mesmo os praticados contra civis) e em troca liderou uma transição suave, à maneira que os brancos desejavam, com anistia para os dois lados e sem redistribuição de terras (quase todas possuídas pelos brancos).

    Infelizmente depois de Mandela se seguiu uma série de presidentes negros populistas que fizeram vista grossa aos assassinatos de fazendeiros e estupros de revanche praticado contra os brancos (a África do Sul é a campeã mundial em estupros), o que contribuiu para a debandada de 1 milhão de brancos para a Europa desde o fim do apartheid (um sexto dos que estavam lá).

  • AZUL ,da MAiOR TORCIDA/SUL,O++++AMADO /+ PRETO+ BRANCO diz: 6 de dezembro de 2013

    A Digna História de Vida de MABIBA, nunca foi alardeada pela ‘imprensa’ mundial, sua história ,só foi contada, depois da sua soltura, antes, foi praticamente deixada de lado, assim como muitas guerras, que acontecem no continente Africano, com as potências metidas lá, para “tomar” seus minérios! e é silenciada, pela ‘grande’ ,’isenta’, ‘nobre’, ‘imprensa’, comprometida com o capitalismo selvagem das grandes potências, escondido pela falácia de ‘Democracia’…..
    MADIBA ficou preso 27 anos, de forma Absurda, Cruel, asquerosa , Injusta e Torpe !!!, e com o silêncio da grande potência imperial ‘democrática’, os eua, que daí ,nada fez, nenhuma imposição econômica, nada…., pois o governo branco, lhe caía bem….
    MABIBA ,EXEMPLO de CORAGEM, HUMANIDADE, FÉ, DIGNIDADE, ficará na História e nos corações ,para Sempre !!!!, outra Grande Alma!
    P.S. AZUL + PRETO+ BRANCO =imortal tricolor, eu sou… a diferença cor da pele é só pigmentação ,para mais ou menos, o resto é IGNORÂNCIA bestial

  • Gugu Ostermann diz: 6 de dezembro de 2013

    Nunca se esqueçam que o David Coimbra não é formado pela UFRGS, não é um jornalista nacionalmente conhecido e faz parte da equipe de JORNALISMO ESPORTIVO da RBS…Portanto, não exijam muito dele! De qualquer forma ele é muito melhor que gente como um Paulo Santana, Wianey sei lá o quê, Luiz Zini, duplas explosivas, e um tal de Olivier das quantas…É muito melhor que cozinheiros sem nome, monstros Lerina e outras coisinhas exdrúxulas que fazem parte desta empresa de comunicação, a maior do sul brasileiro, mas…afiliada da Globo!!! O David dá pro gasto!!!

Envie seu Comentário