Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

A força da salsicha

20 de abril de 2014 6

1) Existem 1.500 tipos de salsicha na Alemanha.Mil e quinhentos.Se você estiver na Alemanha e decidir se alimentar de salsicha todos os dias,poderá comer uma salsicha diferente por dia,sem repetir, durante quase quatro anos.

Fascinante.

É como as Ilhas Maldivas.Existem 1.500 Ilhas Maldivas cercadas pela água salgada do distante Oceano Índico,lá perto do Sri Lanka,todas elas paradisíacas. Ilhas azuis.Deve ser lindo ver as Ilhas Maldivas.

Assim,confesso aqui um sonho dourado que cevo: conhecer todas as Ilhas Maldivas e todas as especialidades de salsichas da Alemanha concomitantemente.Meu projeto é comer um tipo de salsicha alemã,estando,durante esta refeição,em um tipo diferente de Ilha Maldiva por dia,passando desta forma quatro agradáveis anos da minha existência.

Perceba como é fácil de me fazer feliz: uma salsicha,uma ilha e presto!

2) Mentiras, mentiras
Mas,por ora,enquanto não realizo meus desejos outrora recônditos e agora públicos,quero falar de hábitos alimentares. Sempre me intrigou o apreço do civilizado povo alemão pela salsicha. Aliás,os alemães juram que um deles inventou a salsicha,por volta do século 15.

Mentira.

Assim como é mentira a assertiva daquele verso imortal que Benito di Paula urdiu em
algum dia de rara inspiração nos anos 70:

Bendito seja
Bendito seja
O alemão
Que inventou a cerveja

Não.

Não foram os alemães que inventaram a cerveja; foram os egípcios.Os alemães apenas a sublimaram, porque a cerveja alemã é uma das delícias que fazem valer a pena viver.

A salsicha também.A salsicha foi divinizada pelos alemães,mas não foram eles que a conceberam.Foi um romano chamado Marcus Gavius Apicius,popularmente conhecido como“Apício”.

3) Orgias até a morte
Esse Apício foi contemporâneo de Jesus Cristo e,como Ele,viveu entre Augusto e Tibério.Era um gourmet feroz.Escreveu o primeiro livro de gastronomia da História,“Sobre a Culinária”,e viveu literalmente à tripa-forra.

O gosto de Apício pela chamada boa mesa foi se sofisticando com os dias.Era um homem rico e,sendo assim,tinha acesso ao que de melhor existia no vasto Império Romano.Um dia,ficou sabendo que nos mares da Líbia nadavam camarões gigantes de
tamanho e sabor únicos.Alugou um navio,deslizou até lá,viu e provou os camarões,e voltou sem nem pisar em terra.Inventou, preparou e serviu acepipes exóticos,como cristas de aves fritas e calcanhares de equinos recheados.Suas orgias eram famosas.Gastou tanto em festa,comida e bebida,nosso generoso Apício,que foi à falência.

Então,concluindo que não lhe sobravam mais fundos para viver como gostava,preferiu a morte. Suicidou-se,mas deixou seu livro de receitas como legado.E,entre suas saborosas criações,está ela.A salsicha.
4) Engordando lesmas
Feito esse reparo histórico e restabelecida a justiça,voltemos aos bravos povos germânicos.

Mas,não! Não tão depressa.

Antes disso,ocorre-me que você pode estar curioso acerca das receitas de Apício.Sim,imagino que esteja.Quem sabe na próxima Sexta-Feira Santa,diante do interdito de consumo da carne bovina,você possa cometer um dos pratos que Apício preparava há dois mil anos? Que tal,hein?

Como será difícil encontrar “Sobre a Culinária” mesmo nos sebos mais bem fornidos,vou reproduzir a seguir uma rápida receita que certamente fará sucesso entre seus amigos e familiares.É o… Escargot ao leite.

“Lave bem os caramujos e remova a membrana,para que eles possam sair da concha.Coloque-os num recipiente com leite e sal por um dia,e nos dias seguintes somente com leite.Remova os resíduos a cada hora.Quando eles tiverem engordado ao ponto de não conseguirem se recolher totalmente em suas conchas, cozinhe-os com azeite.”

Aí está! Deve ser uma delícia não apenas provar esses escargots,mas vê-los entalar na entrada da concha quando estiverem gordinhos.Faça e sirva para quem você mais gosta.

5) A semana do peixe
Apício também inventou o foie gras para gáudio dos franceses e,como já disse,a salsicha,para gáudio dos alemães.

E eis que chegamos aonde eu queria chegar desde o início. Nos hábitos alimentares.Porque na chamada Semana Santa come-se peixe e a cada Semana Santa fico impressionado com o amor do gaúcho pela carne vermelha.Tenho amigos que não conseguem passar um único dia sem um bife,sem uma carne de panela,sem um churrasco.

Isso muda a psiquê de um povo,não apenas sua saúde física.Muito do requinte francês se deve à leveza do patê,assim como a praticidade germânica talvez tenha sido gerada pelo consumo diário de embutidos,de preparo tão fácil e rápido.

Já os chineses e os japoneses, do que eles se alimentam? De peixe.

Exatamente o prato que angustia o gaúcho na Sexta-Feira Santa.Bem.Olhe para chineses e japoneses e o que você vê?

Paciência.

Não é a filosofia milenar de Lao Tsé ou Confúcio que faz com que os homens do Oriente Longínquo sejam pacientes.É a lida com o peixe,que não é laçado com corda nem ferrado em brasa,que não derrama sangue quente quando abatido, que não é domado a urros,nem perseguido a galope,que não muge nem tuge,mas morre em silêncio.Em resignação.

A paz da morte dos peixes traz essa calma aos orientais que o consomem.Assim,o Japão e a China até podem ser buliçosos,mas é um bulício de multidão,não de pressa,não de ansiedade,não de quase desespero como se vê por aqui.

Peixe,pois.

Essa é a solução para você, gaúcho angustiado: mais peixe na sua vida,e não apenas na semana da Páscoa.

Comentários (6)

  • Jonathan.Bagé diz: 20 de abril de 2014

    Bem coisa de gremista mesmo… Só pensa em Salsicha!!

  • Marcelo diz: 20 de abril de 2014

    David, deixa as salsichas para lá!
    A torcida do Grêmio pede encarecidamente, nas redes sociais, a contratação de Eduardo Martini há, pelo menos, 3 meses!
    O dinheiro desperdiçado na reforma no Olímpico para a Copa do Mundo pagaria o salário dele até dezembro.
    Mas a diretoria não ouviu a torcida.
    O que aconteceu quando precisamos de um reserva para o Marcelo? Gol BIZARRO do Atlético-PR.
    É IRRITANTE demais!!!!!!!!!!

  • Ricardo Unger diz: 20 de abril de 2014

    Não só na paz da morte dos peixes reside a personalidade paciente dos orientais, o próprio modo primevo de capturá-lo requer o desenvolvimento desta face do ser. O homem, seu instrumento de pesca, o rio ou o mar, a imagem da paciência. Engraçado que o gaúcho cultiva o habito da pesca, como lazer, mas não tira disso a lição da paciência. Excelente texto David.

  • Machiavellirs diz: 20 de abril de 2014

    “HASTA LA VISTA, BABY”

    Quem viaja um pouco por esse mundo consumerista de Deus sabe do que estou falando. É que, queiram ou não queiram os colorados, o fato é que a camiseta do Grêmio está presente na esmagadora maioria dos aeroportos do planeta em qualquer hora do dia ou da noite. Por que será?

    Isso prova que aquele gol do Gabiru e os bundaços do Kidiaba não adiantaram p. nenhuma para os vermelhos verem sua camiseta e/ou imagem mais conhecida nesse mundo consumerista de Deus. Ninguém conhece o Inter lá fora. Essa, felizmente, é a grande verdade.

    E agora, com a Fernanda Lima, a Musa da Copa, aparecendo em toda mídia escrita, falada, televisionada, blogueada e facebookada com sua estonteante beleza dentro de uma camiseta do Grêmio, tenho a impressão de que a situação do Inter só tende a piorar, se comparada à do valoroso adversário. E isso me leva a pensar naquela velha máxima que, de forma adaptada a presente matéria, ensina: quem nasce para Marcelo Dourado nunca chega a Schwarzenegger!

    A propósito, “hasta la vista, baby”, diria o Schwarzenegger para o caso em questão.
    _______________________________

    Guns N’ Roses – “You cold me mine” com o Exterminador do Futuro

    https://www.youtube.com/watch?v=gSqUfasxE4w

    Ver mais em: http://machiavellirs.blogspot.com.br/

  • Mauro diz: 21 de abril de 2014

    Caro David,

    Tem que ter muita saúde para 4 anos de salsicha!! Boa sorte.

    Tchê, desmascarou os pobres germânicos.

    Um abraço, Mauro

  • Tiago Lowell diz: 23 de abril de 2014

    Eu vejo tanta camisa do Gremio nos aeroportos daqui e da Europa como eu vejo camisas do Tupi de Crissiumal. Vai te deitar Machiavelli!!!!!

Envie seu Comentário