Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Viva a Fifa

28 de junho de 2014 6

A Fifa é uma entidade cheia de problemas, que merece carradas de críticas. E, de fato, no Brasil, a Fifa foi muito criticada. Só que pelos motivos errados.
No Brasil, a Fifa foi criticada pelos seus méritos.
Você não se lembra, mas o futebol, até bem pouco tempo atrás, era o que no interior de Cachoeira do Sul se chama de “furdunço”. O torcedor era tratado como aquelas galinhas que passam a vida presas em gaiolas nos aviários. Houve jogos no Olímpico e no Beira-Rio com algo em torno de cem mil pessoas em cada estádio, imagine (no Beira-Rio e no Olímpico cabe a metade disso). Os torcedores se empoleiravam uns em cima dos outros, os banheiros, pouquíssimos, eram imundos, os corredores de saída estreitíssimos. A tragédia estava sempre rondando os campos de futebol.
Muitos campeonatos não terminavam _ iam para o que se chamava de “Tapetão”, termo que nem se usa mais. As fórmulas eram esdrúxulas. Um time era desclassificado numa fase, disputava uma repescagem e voltava na semifinal. Um Campeonato Brasileiro chegou a ter quase cem participantes, divididos em 10 chaves.
Hoje o futebol é organizado. Há padrões de tratamento do público, de respeito a contratos de jogadores, de uniformidade de arbitragem. Uma Copa é um exemplo planejamento e eficiência. É o maior evento internacional do mundo, e sempre funciona bem. Estão envolvidas multidões de 32 países de todo o planeta, jornalistas, artistas, gente de culturas e comportamentos diversos, mas as coisas sempre saem à perfeição. Observe um jogo de Copa. As multidões se deslocam sem atropelo, entram com facilidade nos estádios, assistem a ótimos espetáculos e voltam para casa em segurança.
Graças à Fifa.
No geral, a Fifa fez bem ao futebol. E a Fifa não cometeu nenhum dos erros a ela atribuídos no Brasil. A Fifa não mandou que ninguém fosse despejado de sua casa, não mandou que a prefeitura de Porto Alegre tirasse o MacÁurio do seu lugar histórico, não mandou que o governo estipulasse 12 sedes em vez de oito, não determinou que qualquer estádio fosse construído. A Fifa não mandou, não manda nem mandará no Brasil.
O que a Fifa fez foi entregar ao Brasil um caderno de encargos, já que o Brasil queria sediar a Copa. Entre os encargos não estão previstas desocupações, onerações de impostos ou gastos seja lá em que setor for. A Fifa não obriga ninguém a gastar em estádio o que era para ser gasto em hospitais. O Brasil tinha, apenas, de apresentar algumas condições básicas para sediar o torneio. Caso o Brasil não quisesse, outros países o sediariam com boa vontade. Mas o Brasil quis, ganhou e festejou a conquista.
Às vezes o Brasil parece um país habitado inteiramente por adolescentes, rebeldes pela rebeldia, contestadores do mundo adulto do qual não fazem parte.
Os podres da Fifa não estão localizados na organização da Copa, aí estão as qualidades da Fifa. Os podres da Fifa são mais sofisticados. O principal deles é que a Fifa criou uma rede de opressão ao principal protagonista do futebol, que não é o jogador, não: é o clube. Sem os clubes, o futebol não existe, e a Fifa escraviza os clubes com sua estrutura rígida montada a partir de confederações e federações. Aí, nesse sistema tirânico da Fifa, reside toda a podridão. Mas não é este o meu assunto, por ora. Meu assunto é o que a Fifa faz de bom, e os brasileiros estão experimentando agora o que a Fifa faz de bom. A Copa do Mundo é um show de organização, competência e bom senso. Que o Brasil aproveite a Copa do Mundo. E aprenda com ela.

Comentários (6)

  • Machiavellirs diz: 28 de junho de 2014

    O VÍRUS DA IMPUNIDADE

    Não é difícil observar que qualquer mordida sempre produz alguns efeitos colaterais, que podem ser desagradáveis ou não.

    Por exemplo, a gente pode dizer que é coisa pra ninguém botar defeito o efeito que a mordida do Leão está dando no bolso do brasileiro nos últimos tempos. Acontece que esse monte dinheiro decorrente da mordida do Leão a gente nem sabe pra onde vai. A gente só sabe que está faltando dinheiro para melhorar o sistema de saúde, de educação e de segurança.

    Nessa linha de raciocínio, pode-se também dizer que a mordida do Suárez produziu alguns efeitos colaterais. A maior parte pede a cabeça da FIFA.

    Jornalistas bem conhecidos argumentam que a FIFA não deu o direito de resposta ao Suárez. Ou seja, na prática os defensores dessa teoria queriam que a FIFA instaurasse um processo e mandasse uma intimação para o Suárez comparecer numa audiência de instrução e julgamento, devidamente acompanhado por advogado. Nessa audiência, o advogado alegaria que o vídeo que mostrou a bocona do Suárez no ombro do Chiellini era vídeo clandestino porque não foi produzido pela FIFA. Logo, tratava-se de vídeo ilegal.

    Em seguida, o advogado pediria uma perícia no vídeo para demonstrar a sua tese. Ao mesmo tempo, pediria ao excelentíssimo senhor juiz uma junta médica para provar que a culpa da mordida do Suárez era da mãe dele que não amamentou o dito diariamente e que isso lhe causara grandes transtornos psicológicos e que por causa desses transtornos psicológicos ele, o Suárez, deveria ser absolvido etecetera e tal.

    Ora, senhores, convenhamos. Foi a terceira mordida do Suárez dentro de campo. Queriam o quê? Queriam que a FIFA parasse o campeonato e aplicasse no Suárez um castigo equivalente a 10 cestas básicas?

    A punição que a FIFA estabeleceu para o Suárez está de bom tamanho. Felizmente, nesse particular, a FIFA não foi contaminada pelo vírus da impunidade existente no Brasil.

  • jose Rebelatto diz: 28 de junho de 2014

    É por causa desse elevado padrão que a FIFA passou a exigir nesse século, que o INTER foi obter o CANECO MUNDIAL.

    E é por causa desse elevado padrão FIFA, que o BEIRA RIO FOI ESCOLHIDO como o estádio da COPA DO MUNDO e o INTER é o ÚNICO CLUBE a ceder ESTÁDIO PRÓRPRIO em DUAS COPAS DO MUNDO.

    Mas não dá pra esquecer que a FIFA ainda precisa melhorar pra chegar ao nível do INTERNACIONAL, que faz o som funcionar bem no GIGANTE. Já em outros estádios, as caixas de som ficam mudas……………………

  • Marco diz: 28 de junho de 2014

    Parabenzaço, David.

    Simplesmente irrevogável, palavra por palavra. A parte do país habitado por adolescentes é a melhor descrição do comportamento (comportamento?) da nossa população, depois que virou moda protestar por protestar neste país, muitas vezes sem causa, argumentação, forma ou objetivo claro. Evidente que choverão protestos, principalmente da esquerda, mas tu disseste tudo o que eles precisam ler. Congratulations, Mr. David!

  • Eduardo Dorneles diz: 29 de junho de 2014

    José Rebelatto. O internacional só sediou a mundial por motivos políticos. Só tem um estádio reformado pelo mesmo motivo. É sabido pela imprensa internacional que o melhor foi deixado de lado, eles não compreendem o porque. Nós sabemos. Nossa imprensa não fala porque não quer grenalizar, mas é notório o mal acabamento da reforma do beira-rio, as acomodações pequenas, a falta de visibilidade com vários pontos cegos, estes foram gritados ao quatro cantos quando na Arena. Infelizmente funciona assim, quando se envolve política numa paixão popular a coisa vira uma esculhambação. Até compreendo tua euforia, mas fique ciente que tudo que aconteceu até hoje para o teu internacional acontecer foram através de ajuda política, com dinheiro do povo. Até o aterro para a construção do estádio foi por pressão política do governador da época. Atualmente o terreno ainda é público.

  • Marcia Slatka Magarca diz: 29 de junho de 2014

    Marco, terminar escrevendo uma saudação em inglês para o blogueiro ( só por que o cara está em Boston? )bem mostra como vc é um idiota que ainda fala em esquerda e direita. É para volver? ( Claro que vc não irá entender nada da minha ironia, né?, otário! Vc fala inglês em quantos idiomas? Agora é com o David, portanto, Marquinho, sai fora!
    Claro que a FIFA merece um VIVA! A FIFA é uma entidade internacional, que vem organizando jogos de futebol – que o futebol é seu sustentáculo econômico ( e que $$$$$ustentáculo!!) desde 1930. Se não tivesse aprendido a fazer a coisa – e muito bem! – seria como os organizadores da Festa da Uva ou os do falido Natal Luz de Gramado, que não aprendem nunca!!! Vc deve dar uma visitada no site da FIFA, a grande e única responsável pelo sucesso estrondoso desta Copa de 2014 ( ficou bom assim para vc? ) Vamos tirar o Brasil desta história, né? O Brasil só entraria nela ( pela sua ótica de brasileiro vira latas ) se a Copa fosse um fracasso, né? Vá ao site e leia a entrevista publicada na sexta-feira com o Blatter, o presidente da FIFA, sobre o futebol que vem sendo jogado nesta Copa! Vc ficará a-bis-ma-do!!!!!Ele ñ pensa com vc, fofinho!

  • José Cássio Soares Rodrigues diz: 30 de junho de 2014

    É, Davi, muito bom! Vou compartilhar. Me deste a visão adulta.
    Só faltou, quem sabe, educação e sifragol (de Porto essa!) para os 2 cabeças atuais. Falaram demais a respeito ou sem respeito sobre nosso país; nosso povo; nosso governo etc.
    Isso chateia, ou não?!

Envie seu Comentário