Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

O artigo de Ricardo Semler

22 de novembro de 2014 28

Amigos me enviaram um artigo escrito pelo empresário paulista Ricardo Semler na Folha de S. Paulo. Contaram que esse texto está sendo festejado pelos governistas acuados pelas acusações de corrupção no governo do PT.
Fui ler.
O artigo é um pouco confuso. A folhas tantas, o empresário alega que a Polícia Federal “não teria autonomia” para investigar a roubalheira, se fosse outro o presidente. É um equívoco do empresário. A Polícia Federal e o Ministério Público têm autonomia constitucional para promover investigações, seja quem for o presidente.
Seu outro argumento é que esse governo é tão bom porque os percentuais de propina caíram: antes eram de 10%, hoje são de 3%. Quer dizer: os ladrões governistas de hoje são mais modestos do que os ladrões governistas d’antanho. É mais ou menos assim: o empresário Ricardo Semler tem na sua empresa um funcionário que rouba um milhão de reais por mês. Ele acha que é demais e substitui esse funcionário por outro que se contenta em roubar 300 mil reais por mês. Aí fica tudo bem, o empresário Ricardo Semler fica feliz.
O empresário também informa que uma certa “turma global” que monitora a corrupção “estima que 0,8% do PIB é roubado. Este número já foi de 3,1% e estimam ter sido de 5% há poucas décadas”.
Esse trecho valeu a leitura. Quem será essa “turma global”? Como é que a turma global, tão sabida, conseguiu chegar a esse número, 0,8%? Não seriam 0,9%? Ou 0,7%? Ou, quem sabe, 0,76%? A turma global já sabia do quanto se roubava na Petrobras, no Mensalão, nos sete ministérios abalados por corrupção no governo Dilma, no Pronaf do Rio Grande do Sul? Para que dar tanto trabalho à Polícia Federal e ao Ministério Público, se podemos chamar a turma global para nos fornecer essas informações precisas?
Outro ponto delicioso é que a turma global estimou que “há poucas décadas” o roubo era de 5% do PIB. Quantas décadas serão essas poucas? Duas? Oito? Vinte? E, no meio disso, eram exatos e certeiros 3,1%. Ou seja: antes de “poucas décadas”. Há uma década, quem sabe? No governo Lula? Quando, turma global?
De qualquer forma, o empresário faz pesadas acusações contra Dilma. Ele diz ter votado contra ela e o PT porque “enfiaram os pés pelas mãos em termos de postura, aceite do sistema corrupto e políticas econômicas”. E acrescenta: “A coisa não para na Petrobras. Há dezenas de outras estatais com esqueletos parecidos no armário”.
São acusações graves, mas os governistas ficaram faceiros, e sei por que: porque, para eles, é elogio dizer que seu governo rouba pouco. Para eles, é orgulho ser um ladrão menor.

Comentários (28)

  • Luís diz: 22 de novembro de 2014

    É que ele deve receber dinheiro do BNDES a 3,5% ao ano ( enquanto o otário do contribuinte paga 10% ao mês !!! ). Além disso, publicou o artigo na FALHA de São Paulo, mais novo veículo alinhado ( ou será aliciado … ) ao lulopestismo. Preciso dizer mais alguma coisa ???

  • gerson diz: 22 de novembro de 2014

    rm de crânio urgente DaviiiiiiDDDDDDD!!!!!

  • Rocha diz: 22 de novembro de 2014

    Qualquer comentário comparando esses larápios a outros é motivo de alegria.

  • Machiavellirs diz: 22 de novembro de 2014

    OS QUERIDINHOS DO PT

    Antes era o Eike Batista o queridinho do PT; agora é o Ricardo Semler.

    A propósito, fazendo um trocadilho idiota acho que o Ricardo Semler passa seu tempo SEM LER um monte de coisa. Acho que ele não tinha competência para escrever esse artigo que, no meu modesto ponto de vista, foi escrito pelo Rui Falcão ou pelo Alexandre Padilha.

  • guilherme diz: 22 de novembro de 2014

    Po David, tu reclama tanto de “falta de interpretação de texto” aqui no blog, e que este é um dos males do Brasil, mas tens que rever as tuas, tá brabo hein…olhar mais pra dentro..é serio esse teu comentario sobre o texto do Semler?! bah q chinelagem

  • guilherme diz: 22 de novembro de 2014

    Caro David,
    como jornalista, deveria ter PELO MENOS dado um google para econtrar os indices de corrupção ou percepção e conhecer alguns destes e tambem alguns institutos (inclusive a ibovespa possui um indice baseado em responsabilidade de empresas) que trabalham com isso..
    O IPC (indice de percepcao de corrupcao) eh amplamente divulgado, e conhecido internacionalmente…

    mas voce preferiu “ler turma global” de outro jeito…que pena David!

  • Roberto diz: 22 de novembro de 2014

    David, só uma correção: A Polícia Federal não tem autonomia constitucional para investigar, embora devesse ter. Quem manda na PF e inclusive pode avocar inquéritos policiais, com remoções de delegados a seu bel prazer, é o Ministro da Justiça, e, por óbvio, o Presidente da República. Somente o MP tem autonomia institucional, de origem constitucional, para agir a par da interferência direta de qualquer Poder da República. Leia a CF de 88 e confirmarás o que estou te dizendo.Abraço.

  • Renato diz: 22 de novembro de 2014

    Turma global talvez seja trocadilho referindo-se a um determinado império de comunicação e seus tentáculos malditos que, com auxílio de seus colaboradores “isentos” e “j”ênios, enxergam defeitos apenas quando um determinado grupo político assume o poder.

  • Silvio diz: 22 de novembro de 2014

    Os queridos internautas que estão acostumados a furar filas (inclusive no transito), vender sem NF, pagar funcionários “por fora” da folha, sonegar impostos e sempre querer levar vantagem em tudo, em detrimento de pessoas de boa fé, a exemplo da velha propaganda do Gerson “levar vantagem em tudo, cerrrto”, não devem estar nem um pouco satisfeitos com este senhor. Inclusive os que moram em Boston.

  • gilberto diz: 22 de novembro de 2014

    David tu estás sim é com dor de cotovelo pois o artigo do Semler desmonta as tuas falácias, uma a uma. Além de tudo o cara é tucano de carteirinha, é isso que tu não engole, como é que um tucano pode dizer que a corrupção, na verdade, diminuiu.Acontece que o mesmo não se presta a compactuar com a hipocrisia de vocês. O que ele afirma é o óbvio: a corrupção sempre existiu, vem de décadas e diminuiu graças a autonomia que a PF e outras instituições tiveram nos governos do PT. Chega a ser patético ouvir o FHC dizer que se envergonha, logo ele que nomeou o genro para cargo no governo e aprovou lei que dispensava de licitações na Petrobrás e que teve vários escândalos não investigados no seu governo. Vocês dessa imprensa fajuta querem colocar tudo na conta do PT para faturar politicamente. A capa da Veja serviu de propaganda política para o Aécio, mesmo assim não conseguiram ganhar as eleições. Querem ganhar no tapetão, tu chegas a cogitar de impeachment no teu artigo, chegando a mencionar Collor de Mello. Não adianta ficar menosprezando as ações feitas para fortalecer a PF basta ver a quantidade de ações feitas nos governos petistas, por que no governo dos tucanos a PF não trabalhava tanto, será por que não existia corrupção ou por que no governo tucano o chefe da PF era filiado ao PSDB, partido do sr. FHC aquele pego em telefonemas suspeitos durante as privatizações. Fala sério, quem sabe tu deixa a Dilma fazer o seu governo em paz, quem sabe em 2018 o teu candidato ganha, o que acho muito difícil, pois é só melhorar um pouquinho a economia e vão ser mais 4 anos de PT. E isso deve ser muito difícil para ti engolir, por que basta ler os teus textos para perceber que tu tens algum problema com os petistas.

  • jacir mello diz: 22 de novembro de 2014

    Parabéns David, que Deus te de muita saúde para que com esta sabedoria que Ele te deu possa escrever por muitos anos ainda.
    Petistas são especialistas em se vitimizar, é impressionante.
    Peço a você que se possível publique um texto sobre “mal feito” palavra que Dilma vem usando muito ao invés da verdadeira, ROUBO.

  • dirceu diz: 23 de novembro de 2014

    Gosto da teorias do Ricardo Semler, só que o passar dos anos vejo que não servem de parametro de vida. Fica facil teorizar e criticar quando temos uma base familiar boa,uma boa alimentação, começar de baixo sabendo da otima situação financeira da familia enfim acho que o Sembler ficou no folclore tal qual Eneas, e outros.

  • Guto Bender diz: 23 de novembro de 2014

    Bah, David! Não queira incorporar o novo Diogo Mainardi. Tu és melhor que isso, o que é um dom! Ser pior é ESCOLHA!

  • flavio diz: 23 de novembro de 2014

    Excelente David. Daqui por diante vou procurar seguir as dicas da “turma global”. E há cretinos que se dão ao trabalho de fazer críticas negativas ao teu texto, quando não fazem diretamente a ti. Não te rende aos desgraçados!!!

  • air diz: 23 de novembro de 2014

    Boa David vai nascer um pt que tenha gerado um só emprego na iniciativa privada e que não queira socializar a pobreza. que coisa só porque de sobrem meliantes acham que podem roubar o país
    ..uma vergonha e ainda dão um tricô para este semler escrever ou melhor assinar um texto pretencioso

  • Paraiso diz: 24 de novembro de 2014
  • Glauco Fonseca diz: 24 de novembro de 2014

    Pois é Davidê…O Ricardo Semler virou tanto “a própria mesa” que acabou debaixo dela e dentro da latinha de lixo. O artigo dele é lixo moral puro, além de contraditório e ridículo em termos históricos e jornalísticos. Bem apanhada a tua leitura.

  • Diego Alves diz: 24 de novembro de 2014

    Será que o Ricardo assinou o texto SemLer ?

  • Urias Silva diz: 24 de novembro de 2014

    Me parece que hoje, segundo Sem – ler, seguindo a pragmática Malufiana, os corruptos estupram, mas não matam.

  • Gerson moracha diz: 24 de novembro de 2014

    Não sei porque tanta gente quer demover o David de suas idéias e convicções . O texto do Semler não é confuso, nem confusa é a posição do David. Eu não tenho confusão nenhuma em minha mente: ele é o promotor do caso. Simples assim.Ele encontra elementos para preparar a peça acusatória, e de-lhe porrada. ele não quer ouvir argumentações, justificativas, explicações, explanações históricas, fatos positivos ou atos atenuantes. Ele é o acusador,e tem por objetivo condenar este governo, e por gravidade o PT também.Ponto Final. Confusa é a noção de realidade e de política que professa.Por exemplo ele vive vangloriando o modo de vida americano, suas instituições, etc..Para le não importa Guantanamo, se quatro judeus são assassinados é um crime hediondo( todo crime é uma hediondez)que deve ser condenado pela “comunidade internacional”, os 2000 palestinos na maioria crianças mortos ano passado em Gaza não tenho noticias que o tenha chocado. Alias foi culpa do Hamas que não quer aceitar a usupação de suas terras( da Palestina), matar na Ásia, Africa, Oriente Médio centenas de milhares de pessoas é culpa de povos atrasados que não aceitam a democracia e o do de vida americano. É um democrata que não aceita a condição e a cultura de povos diferentes, e acha correta que se imponha a força esses preceitos humanitários. Essas mortes são apenas efeitos colaterais da luta da democracia contra.. o que mesmo que não tenho tanta clareza?? O problema todo reside na”força’, inclusive já utilizado contra o Brasil e toda a America do Sul na década de 60. Mas que importa os EUA são a luz do mundo. Tão iluminado que agora 84 Universidades americanas são acusadas de serem lenientes com estupros e estão sendo investigadas. A ronha não tem fim. Por que citei todos estes fatos? Simples, por que também sou um acusador contra os EUA, não contra o Brasil, um promotor que percebe todas suas vilanias e pequenezas. Tenho lado, o David acha que ele tem a verdade.Normal, pois cada um de nós enxerga até onde sua visão possa devassar a escuridão.Eu ainda acho que devia ficar somente nas crônicas e na literatura, mas parece que esta imbuído de um civismo sem fim.

  • Fernando Pinto diz: 24 de novembro de 2014

    Da mesma forma da época da eleições mantém-se claramente uma diferença gigante entre o nível dos comentários dos governistas e da oposição.
    Vai continuar tomando “chinelada” aqui até quando David?

    Por isso eu digo:

    Falemos em futebol.

  • Theo R Cruz diz: 24 de novembro de 2014

    Ponto 1: O artigo de Ricardo Semler contou alguma mentira? Se contou, por favor, a exponha David. Porque, até agora, tu só ficou no “mimimi turma global”. Os índices apontados por Ricardo Semler são mentirosos? Chegaste a conferir? E se são verdadeiros? A intensidade da corrupção não vem caindo no mesmo ritmo em que parcela da imprensa insiste em incrementar a percepção de nunca houve tanta corrupção? Se a intensidade da corrupção, ao invés de aumentar, vem caindo nos últimos anos – digamos que nos últimos 10 anos – de quem é o mérito? E não é, também, verdade, que a corrupção não é novidade mas prisões, sim?

    Ponto 2- Se o artigo dele é mentiroso, e ele se declara ideologicamente tucano, qual o interesse em apontar os fatos que ele aponta no artigo? Seria ele um “petralha infiltrado”? Se sim, quais as provas desse fato? Se não, novamente, qual o interesse de um tucano em escrever um artigo dizendo que, no governo do PT, a corrupção é MENOR do que já foi?

    De resto, você, neste artigo, tem praticado a velha e manjada desonestidade intelectual típica dos discursos alarmistas e denuncistas da imprensa contrariada. Lança questionamentos genéricos, não se aprofunda em tentar desmontar o argumento de Ricardo Semler ponto à ponto, com dados e subsídios informativos. Mas não, prefere vociferar e desqualificar um artigo que apresenta dados e argumentos de alguém isento. Para certa imprensa, uma opinião só é legítima se for contra o PT. Ou a opinião é legítima, ou é petista! Lamentável.

  • André diz: 24 de novembro de 2014

    É impressionante a capacidade que os petistas têm de defender o indefensável.

  • marcelo 1968 diz: 24 de novembro de 2014

    MEU DEUS DO CÉU.

    1. não é possível as coisa que leio. Sr gerson é uma verborrágica sem dó mas também, sem rumo, sem coerência, atira para todos os lados, como alguém confuso mentalmente. provavelmente esse senhor contra os EUA, sem explicar os motivos não toma coca-cola, não vê filmes, não compra carros americanos assim por diante, se não é só um desmiolado. os EUa são culpados do que mesmo Sr gerson?acha que foi eles inventaram o capitalismo?são opressores?

    2. a percepção não é o forte dessa turma…..a tão dificil perceber que a maioria aqui só quer os corruptos presos? por que estão defendendo gente que montou um esquema que poderia fazer milhões de casa populares e abrir milhões de vagas em medicina. abrir montes de cooperativas junto ao senae para ensinar e ja sair trabalhando, mas não é uma baboseira atras da outra, todo mundo rouba bla bbla bla o PT rouba menos,,, bla bla bla, aecioporto …put que par..prende essa lorpa e parem de vomitar isso, prendam essa galera de vocês corrupta . PRENDAM…roubar da petrobras para fazer propaganda e campanha politica e dizer que isso é um mar de rosas ta maluco. saide noite por ai, larga esse computador, larga essa apatrulha ideológica e sai para ver a realidade tá tudo uma merd…a periferia é só crack , bala na cara e etc…,o estado levou anos para dever 40 e apenas quatro para dever 50 bilhões o tarso foi uma merd….perdeu 10 bilhões em quatro anos….vergonha total, é trabalho não é papo furado de professor,,,,sai fora..a passagem continua o memso preço …o povão é que se fod….mas ele não ia rever, não ia dar aumento dos professores, pô seus merd…todo mundo lê, hoje em dia, o CPRGs teve que entrar na justiça pois ele não queria pagar, ainda prova de mau carater deu aumento agora ou seja agora que ele tá fora …fud…todo mundo com aumento do minimo, ou seja agora vai aumentar a divida no rab…do próximo isso é governo? parem de defender sem vergonha …caralh….parem com esse mimimi….essa patrulha ideológica ridícula de vocẽs é de doer…..po meu é melhor escutar papo furado de skaitista doidão de fumo no parcão que essa baboseira ridicula de proletário…
    a culpa não é deles …é de vocês seus MILITONTOS.
    ps: deve ser por isso que nosso nível educacional é la embaixo, com um professores desses de esquerda e essa galera, fica procurando indice em pais para tentar achar coisa boa, enquanto isso a coréia que investiu em educação não em livro de cartilha está rica, alías esses militontos devem ter vários produtos coreanos….quem era a coréia a 20 anos atrás….a venezuela é um dos maiores produtores de petrolheo junto com os arabes …militontos entrem no google maps passeim pela lugar da corrida ontem que era um deserto e depois na venezuela que é um pais tropical…..veja quem está melhor……voces só podem ser doentes….o brasiel é um paciente que se pode salvar, mas voces querem que morra para não admitir o diagnóstico errado né…..
    triste e trágico isso

    aliás semler é patetico, o atual sócio dele era da petrobras…kkkkkkk
    ele entrou na empresa somente nos anos 90 como tentava vender nos anos 70 ;;;pue patético né..
    turma global;
    aliás qualquer zé mané pode se filiar onde quiser né……kkkkkk. .pega carteirinha dos PTralhas é vbem dificil e depois vou fazer um belo texto que se rouba mais no PT……qua qua qua…é patético
    onde estão a fontes…turma global…qua qua qua.
    nõ quero impecheament quero cadeia, para todos os culpados,,,se voces conseguirem colocar o babaca do aécio nela melhor ainda

  • pedro de lara diz: 24 de novembro de 2014

    Mais uma pra ti, David. E todos aqueles que vergonhosamente criticam o Bolsa Familia. Os mesmos que frequentam igrejas, se confessam e se penitenciam pedindo mais justiça social, humanismo e solidariedade, mas que quando são chamados a colaborar, se fazem de loucos.
    Leia o ensaio do Mailson da Nobrega na Veja dessa semana.
    Esse tucano talvez tu não tenha coragem de bater.

  • Humberto Dauber diz: 25 de novembro de 2014

    David, não comentou o final do texto do Ricardo, indicado abaixo, onde diz que o compromisso da mudança é nosso, sociedade civil organizada, etc. e não simplesmente culpar um ou outro:

    Boa parte sempre foi gasta com os partidos que se alugam por dinheiro vivo, e votos que são comprados no Congresso há décadas. E são os grandes partidos que os brasileiros reconduzem desde sempre.
    Cada um de nós tem um dedão na lama. Afinal, quem de nós não aceitou um pagamento sem recibo para médico, deu uma cervejinha para um guarda ou passou escritura de casa por um valor menor?
    Deixemos de cinismo. O antídoto contra esse veneno sistêmico é homeopático. Deixemos instalar o processo de cura, que é do país, e não de um partido.
    O lodo desse veneno pode ser diluído, sim, com muita determinação e serenidade, e sem arroubos de vergonha ou repugnância cínicas. Não sejamos o volume morto, não permitamos que o barro triunfe novamente. Ninguém precisa ser alertado, cada de nós sabe o que precisa fazer em vez de resmungar.

    Cada um tem que fazer a sua parte, que a coisa muda!

  • Luxemburgo diz: 26 de novembro de 2014

    Para os bastardos desocupados que vem escrever mais mentiras para apoiar a quadrilha petista e o Safado Semler, segue índice de percepção de corrupção dos últimos anos. É ridícula esta pseudo-esquerda.

    CPI (Corruption Perception Index). Posição do Brasil desde 1999:

    1999 – 45º
    2000 – 49º
    2001 – 46º
    2002 – 45º
    2003 – 54º
    2004 – 59º
    2005 – 62º
    2006 – 70º
    2007 – 62º
    2008 – 80º
    2009 – 75º
    2010 – 69º
    2011 – 73º
    2012 – 69º
    2013 – 72º

  • Walter Regis diz: 26 de novembro de 2014

    Lamento que o jornalista não tenha feito a leitura do texto do empresário em questão sem o ponto de vista partidário como lamento que ainda acredite em histórias. Sugiro que estude mais a história do país.

Envie seu Comentário