Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

A questão 14

26 de outubro de 2015 46

Recebi de presente a cópia dessa questão 14 do Enem. Trata-se de uma safira da língua escrita. Leia o texto escolhido pelos organizadores da prova, de Santos, M. Ele começa com autoridade:

“No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas de informação”.

Assim que li a primeira frase, pensei, um pouco aflito: a que técnicas se referirá Santos, M.? Estará ele falando da internet? A internet é uma “técnica da informação”? Oh…

Mas Santos, M., pouco ligando para minhas dúvidas, foi em frente com galhardia, afirmando que as técnicas essas “passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária”.
Fiquei ainda mais intrigado. “As demais”? As demais o quê? As demais técnicas? Técnicas de quê?

Santos, M. afirmou que as técnicas de informação serviram de elo entre duas outras técnicas. Uma técnica numa ponta, outra técnica na outra ponta e as técnicas de informação entre elas, unindo-as a fim de assegurar ao tal novo sistema “uma presença planetária”. Que técnicas foram unidas pelas técnicas de informação, Santos, M.? Me diga!

Ele não disse. Santos, M. mostrou-se indiferente à minha ignorância. Ele apenas acrescentou, de modo sombrio, que “um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa”.

Santos, M. me deixou realmente inquieto.

Só que, abaixo de seu texto enigmático, vem o dos professores que redigiram a prova do Enem. E eles me aliviaram, dizendo coisas como “eliminação das vantagens locacionais”. Que palavra tão bonita essa, “locacionais”. Nunca a tinha usado. Senti inveja dos professores do MEC, que saem por aí falando em coisas locacionais. Anotei essa palavra e qualquer dia vou engastar um “locacional” num texto, de preferência antes de um ponto de exclamação:

“Isso é locacional, meu caro! Muitíssimo locacional!”

Já o item B falou em “limitação dos fluxos logísticos”. Isso me revoltou. Onde se viu um absurdo desses, limitar os fluxos logísticos? Temos de lutar para que os fluxos logísticos não sejam limitados! Fluxos logísticos, obviamente, têm de fluir, não ficar emperrados. Não, senhor!

Poderia derramar dezenas de parágrafos ponderando acerca das vantagens locacionais e até dos fluxos logísticos, mas sei que a resposta correta é a derradeira: “Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego”. Isto é: foram os avanços da ciência que causaram o aumento do desemprego no Brasil e no mundo. Maldita ciência! O que será que Santos, M. sugere para nos proteger dela?

enem1

Comentários (46)

  • Marcos diz: 26 de outubro de 2015

    Sr Coimbra. Eu presumo que escrever um artigo diariamente não deve ser fácil. Apenas 2 considerações: O tom jocoso em relação a “Santos, M” demonstra o seu desconhecimento de que se trata de Milton Santos , geógrafo , único brasileiro vencedor do prêmio Vautrin Lud. Se leres com mais calma , o texto não afirma ser os avanços da ciência que causaram o aumento do desemprego, e sim a tecnologia (sistema) criada a partir desse avanço. Logo, os avanços da ciência podem tanto criar a bomba de Nêutrons como a vacina contra a poliomelite…

  • Marcelo diz: 26 de outubro de 2015

    Lamentável o seu reducionismo! As melhores opções nem sempre são isentas de efeitos colaterais indesejáveis. Ou seja, mesmo que a automatização de processos seja a melhor saída não podemos fechar os olhos para os problemas advindos deste processo. Colocar o problema não significa sugerir uma regressão. Minimizar ou até mesmo eliminar tais efeitos é o grande desafio. A sua análise é semelhante a sugerir que quem lista os efeitos colaterais de um medicamento reconhecidamente eficaz está sugerindo a substituição deste por outro tratamento ineficaz mas que não possua tais efeitos colaterais.

  • Joge diz: 26 de outubro de 2015

    Isso aee Marcos. Defender esse texto ‘e mesmo para poucos. A esquerda faz uma manobra imensa pra explicar sua incompetencia . Esses professores esquerdopatas devem ter orgasmos elaborando essas provas. Celebremos a mandioca .

  • Vicente diz: 26 de outubro de 2015

    Que orgulho de termos um intelectual desse quilate testando os nossos estudantes.

  • Gabriel diz: 26 de outubro de 2015

    A tecnologia gerou desemprego com máquinas substituindo homens, ok. Mas, e quantos empregos foram criados para desenvolver os softwares que rodam nessas máquinas, para projetá-las, para montá-las corretamente e para realizar sua manutenção? E quantos avanços em todas as engenharias, ciências biológicas, geografia, etc não foram possibilitados por essa mesma tecnologia anteriormente gerada, que possibilitou gerar ainda outras tecnologias e aprimorar as mais antigas?

  • Pedro K. diz: 26 de outubro de 2015

    Achei a questão muito estranha… certamente o autor fez as colocações em um contexto, que não o de atacar o avanço tecnológico como causador de desemprego.
    Ou será que a industria de automobilística emprega menos do que o de fabricação de carroça do século XVIII ???
    Avanço tecnológico não tem NADA a ver com desemprego!!!

  • Douglas diz: 26 de outubro de 2015

    Marcos…….pobre dos cavalos que foram prejudicados pela tecnologia…..jamais a humanidade deveria ter criado carros….afinal o desemprego dos cavalos é o resultados desssa sociedade imperialista burguesa e opressora……mas faça um favor de não justificar as burrices injustificáveis de esquerda….ter alguém que pense como esse santos é um absurdo, alguém que o defenda mais ainda, mas isso estar no ensino educacional é pra cai os butia do bolso.

  • Fernão Resnick diz: 26 de outubro de 2015

    O seu Milton Santos pode o próximo prêmio Nobel, e isso não invalida a mixórdia que é a redação dele. Geografia dez, capacidade de comunicação zero. Textos assim, secretos, arcanos, circunloquiais, compreensíveis só para iniciados, são a tragédia de uma educação que deveria dedicar-se a fazer as ideias mais compreensíveis e não mais incompreensíveis. “O que pode ser dito, em geral, pode ser dito claramente”, dizia Wittgenstein, L.

  • Jairo diz: 26 de outubro de 2015

    Toda ironia é presunçosa. Algumas são presunçosas e desnecessárias. Parece o Bolsonaro e o Feliciano mostrando incapacidade de leitura. Coisa feia isso aqui….

  • Marcelo RS diz: 26 de outubro de 2015

    Leia a obra de Milton que você entender.
    Para responder a questão não era preciso dessas informações.
    Que ignorância.

  • Marco P. diz: 26 de outubro de 2015

    Pelo visto o próximo “intelectual” a ganhar o prêmio, qual mesmo? Ah tá Vautrin Lud, será a estudanta que hoje é presidenta com aquela pérola que circulou pelas rede, onde ela explana sobre o armazenamento de vento para produção de energia. Kkkkkkk

  • Wall diz: 26 de outubro de 2015

    A tecnologia, nem muito menos a ciência, causaram ou causam desemprego, pelo contrário. Os meios de produção se defasam na medida em que a educação falha, o que não aconteceu na Coréia, apenas para exemplificar. Nos falta, na verdade, é planejamento em longo e médio prazo, e não me venham com essa conversinha de vitimização do professor ou de alunos carentes, porque o Brasil, de tão burocrático e ineficaz nos seus governos (estenda-se a todos, claro!), não vai ser consertado apenas com crédito fácil para consumo que, aliás, criou a bolha que agora estoura nas costas do trabalhador. A tecnologia é solução de muitos dos problemas, mas sempre há quem prefira se fazer de avestruz e enfiar a cabeça no primeiro buraco para não ver o perigo. É o caso do texto!

  • luiz leao diz: 26 de outubro de 2015

    David, talvez você possa, ter uma informação que esta à me deixar sem sono, quem são os luminares que corrigem quase 7 milhões de redações, como esta tarefa Hercúlea é vencida?

  • Xcake diz: 26 de outubro de 2015

    O que será que Santos, M. sugere para nos proteger dela?

    R.: Parar com o capitalismo, que é uma espécie de sistema que catalisa a ciência, e promover a volta à Idade Média – um sonho obscuro que povoa a mente de todos nós. Chega de concreto e aço. Voltemos a era do bucolismo, nem que precise pra isso exterminar cinco sextos deste enxame de proletários que habitam essa terra capitalista.

    Maldito seja o cAPITALISMO! Proletários de todos os países, uni-vos!

    Quanto a questão em si, até que achei das boas. Já vi bem piores e mais capciosas. Poderia haver dúvida entre a opção penúltima e a derradeira, já que as três primeiras foram colocadas apenas para compor cena e colocar o bom aluno a dividir-se entre (d) e (e).

    Para matar a charada, eu pensaria assim:

    1. Para eu pensar que seja a (d) ou a (e), eu tenho que desvendar se o autor do texto é um marxista ou neoliberal;
    2. Eu marcaria (d), se identificasse a linha neoliberal no cara, e (e) se identificasse nele o marxismo;
    3.. Se eu soubesse que ele era um geógrafo, já pensaria que tinha 90% de chance de ser marxista. Então, já interrompia e tascaria a letra (e);
    3. Mas não saberia tratar-se de um geógrafo, então voltaria ao texto e, vendo que usou o termo perversa para a globalização, exclamaria: “É marxista!”. Logo, letra (e);

    Próxima questão!

  • Xcake diz: 26 de outubro de 2015

    Muito boa a sacada do Pedro K.

    Mas o professor Pardal e o Marcos não estão referindo sobre o avanço científico tecnológico no seu todo. Estão falando apenas da parte que refere à automatização dos processos.

    Imagine, prezado Pedro K, que a indústria de carroças que você cita, fosse acometida por sistemática de automatização dos seus processos de fabricação. Isso traria ou não um imenso impacto sobre o nível de emprego?

    Ah! Aí está o X da questão. Pouco importa a coisa prática de que não existam mais as carroças. O que importa é teorizar que, se existissem, haveria um imenso desemprego, pelo avanço tecnológico. Assim anda a humanidade.

  • Roberto Nunes diz: 26 de outubro de 2015

    A pessoa pode sim ser um baita Geólogo e não saber compor um texto que os outros consigam compreender…

    Pelo que entendi, ele acha que as novas tecnologias estão tirando empregos…

    Isto depende muito do ponto de vista…

    Antigamente se a pessoa era um relojoeiro, passava esta profissão para o filho, o filho passava pro neto, e famílias eram construídas, com a mesma profissão do avô ou bisavô… Acho que ele queria se referir que isto não é mais possível… O filho não pode mais achar que atravessará a vida com a mesma profissão do avô… Pq muda muito… Profissões nascem e morrem na mesma geração…

  • marcelo 1968 diz: 26 de outubro de 2015

    mim estudar.
    mim ler
    mim rir
    a não mais poder.
    mim perceber
    ironia transparecer.
    mim saber
    com o linguajar
    ruim de doer,
    de quem nada falou
    quase tergiversou
    mim perceber
    que parecer intelectualizado
    o santos M prosou.
    mim bem confuso
    sobre o nada que teorizou
    mim perceber por fim
    que dobrar a meta, dobrou.
    vautrin lud vivo fosse
    enrubeceria,
    e com espantou diria.
    o que virou a geografia.
    Mim responder.
    no resto do mundo nada
    o brasil, ideologia.
    sim achar simples assim
    de doer nos no rim.

    a ironia é presunçosa? uau…uau ..uau.
    alguma verve pode ser pretensamente irônica.
    mas ironia é despeito é deboche,
    a ironia é troça não tem pretensão nenhuma. a não ser rir de algum pretensioso sábio.
    o tal feliciano le no máximo a biblia.
    bolsonaro algum manuel de péssimas maneiras
    mas liberdade e humor são sempre necessários.
    vai dar uma de estado islâmico e condenar humor a troça agora?
    “que Cês fumam gente”?
    viva a MA………………………………………

    calma viva a MA…………….ndioca, celebremos a MAndioca

    eta globalização perversa…………..

    PS: quase tive um treco rindo…quase me deu uma zikezira…
    a idiotice como forma de pensamento…WONDERFUL…AMAZING

  • Xcake diz: 26 de outubro de 2015

    Zelotes

    Agora mixou de vez. Até a Zelotes, virou e mexeu…

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/10/1698714-policia-federal-diz-que-ex-ministro-de-lula-atuou-em-conluio-com-lobista.shtml

    Igual tudo, caiu no buraco negro chamado PT, que tudo draga em se tratando de corrupção. Mas já basta de fazerem os petistas pagarem mico de terem votado neles! Tudo agora vão dizer que o PT tem que estar no meio. Daqui a pouco até sobre algum crime do tempo da República Velha vocês vão querer arrolar o PT!

    Basta. Petista é como colorado. Pode haver um grande amigo seu que errou e engajou-se do lado errado. Quer dizer, não significa exatamente um erro! Ah, vocês entenderam!

  • Breno diz: 26 de outubro de 2015

    Gostei do texto. Reagi de maneira similar. Hahahah

  • Marcelo (um outro Marcelo) diz: 27 de outubro de 2015

    Pelas barbas de São Bartolomeu Barbudo, protetor dos barbeiros!

    Ou faltou um pedaço do texto, ou pelo parágrafo de Santos, M. não dá para concluir que o telefone, o fax e o e-mail deixaram o acendedor de lampião de ruas sem emprego!
    A globalização é perversa? Então o ferro brasileiro e a soja (ou o soja?) gaúcho vendidos para a China são causadores de mal?
    Os agricultores brasileiros e o governo brasileiro acham perverso que os chineses estejam comendo mais e melhor e comprando a soja do Brasil?
    Ainda acho que haveria um texto acima na página que explica e dá o elo de ligação entre o parágrafo e a resposta, ou é puro, velho e bom preconceito.
    Globalização é perversa? O por do sol é perverso?
    São dois acontecimentos que não se pode evitar.
    Não são nem perversos nem bondosos. Quem não se preparou para eles que seja ou atropelado pela realidade ou picado pelos mosquitos.

    Ou bom é a Coréia do Norte, que fechou portas e não tem wifi?

    Grande amplexo

  • Denis de Paula diz: 27 de outubro de 2015

    Maldita ciência mesmo, desempregou milhares de fabricantes de “tônicos milagrosos” ao criar remédios de verdade também.

    Só faltaram questões sobre a “armazenagem de vento” e a importância da mandioca para a civilização humana… além da descoberta das “mulheres sapiens”, claro.

  • Paulo Gastaldo diz: 27 de outubro de 2015

    A prova deste ano me deixou a impressão de ter sido redigida por três ou quatro manos, usando calças de pano rasgado, com as bundas de fora, sandálias franciscano e camisetas com a efígie do Guevara, que procuraram catar na internet fragmentos de textos inexpressivos de autores sem vendagem, para fazer alguém pensar que essa doutrinação de botequim terá alguma validade no mundo comercial da atualidade. Em suma, transferiram para uma prova os seus frustrados e obsoletos conhecimentos, que deveriam ficar restritos aos colóquios que devem manter com seus iguais, fazendo com que gente que estudou e se preparou para uma prova séria e importante, se defrontasse com as ideias difundidas e não aceitas no período de duas décadas inexpressivas do século XX. É isso.

  • Tiago diz: 27 de outubro de 2015

    Bem, primeiro, vamos ao item 14. A função do texto base é dar uma informação que será contextualizada pelo enunciado, cujo objetivo é problematizar a habilidade exigida para a resposta correta. Então, ele cumpre com isso.
    A jocosidade com que foi tratado Milton Santos (que sempre fez uma argumentação sensata em sua vida, sem apoiar direita ou esquerda) demonstra algo preocupante: Afinal, será que os candidatos que realizaram a prova não sabem nada de Geografia? Esse é um tema abordado no terceiro ano do EM. Ele entra no contexto da divisão do trabalho. Ninguém nega que o avanço da técnica é benéfico, nem mesmo Milton Santos, apenas se contextualiza que existem países desenvolvidos e países não desenvolvidos e os em desenvolvimento. Milton Santos diz isso em todos os momentos, que o problema está na desigualdade entre ricos e pobres, especialmente, quando as pessoas que desenvolvem as técnicas estão nos países desenvolvidos e que por N motivos, os demais países não conseguem chegar naquele nível. E isso é usado como instrumento de poder, de subjugação. Daí temos desemprego esrrutural dentre tantos outros problemas. Se quiserem, assistam: https://www.youtube.com/watch?v=KZIJQvy-aFw

  • Samuel diz: 27 de outubro de 2015

    David, por favor…
    Não é porque você não entende algo que deve emitir opiniões preconceituosas.
    Antes de tudo: leia mais, estude mais… Esses termos então não parecerão tão estranhos.
    Ignorância não é argumento.
    Saber do que está falando é o mínimo que se espera de quem ocupa espaço tão privilegiado na mídia.
    Ou vamos defender o conhecimento de “orelha de livro” que embasa essa coluna? Você quer ver a educação com mais qualidade, mas quando isso aparece defende o senso comum?
    Milton Santos (sim, o “M.” é de Milton…) foi um dos maiores cientistas sociais brasileiros, é reconhecido internacionalmente e não conhecer o contexto de sua obra não é demérito, mas achincalhar interpretando de forma tosca sua obra, para todo mundo ler, é passar vergonha.
    Por favor, preserve a dignidade…

  • Claudio diz: 27 de outubro de 2015

    Milton Santos, é o maior geógrafo brasileiro da atualidade, com inúmeros estudos e trabalhos publicados. É alvo de estudos e discussões nas universidades brasileiras. Colocar uma frase dele em uma prova, sem qualquer nexo, buscando um link com a realidade atual é muito superficial. Seu trabalho merece e precisa de um estudo mais profundo. Engana-se o autor ao utilizar o fato de forma jocosa em sua coluna, demonstrando desconhecimento de um pensamento contemporâneo muito mais profundo. E engana-se quem aproveita para comentar em tom de piada, apenas demonstrando sua ignorância e preconceitos.

  • João Agrário diz: 27 de outubro de 2015

    Bem colocado, Davi

    Muitos intelectuais não sabem escrever bem. Não duvido que o tal Nilton Santos seja um gênio em sua área, mas esse texto está muito mal escrito.

    No direito é ainda pior, Davi. Tem referências na área que não conseguem escrever duas frases sem utilizar uma expressão em latim. Vira um troço pedante, uma forçação de barra para mostrar que tem cultura.

    Tenho certeza que em outras áreas é igual.

    Entendo que no nosso país de educação tão deficiente, alguns se sintam superiores por escrever com uma linguagem confusa. Cabe aos profissionais das letras, como você Davi, que é escritor, expor a importância de uma linguagem clara para os especialistas se comuniquem melhor com a sociedade.

  • carlos diz: 27 de outubro de 2015

    Um país que tem o ministro Aldo Rabelo, comandando o ministério da Ciência e Tecnologia e tem como um dos exemplos de modernidade a Coréia do Norte. Só mesmo pegando as malas e ir morar em Boston ou sentar e chorar.
    É uma tragédia para os nossos estudantes. Usar um texto totalmente fora do contexto de quando foi escrito.

  • Theo Cruz diz: 27 de outubro de 2015

    Todo discurso raso de direita acaba sempre em pagação de mico ao expor a ignorância. Santos, M. Milton Santos. Geógrafo e reconhecido cientista social. Mas, para o autor do texto, apenas um esquerdinha pedante e iludido. Faltou pesquisa. Sempre falta. Mas informar não interessa. O que interessa é ideologizar. E acusar a esquerda de fazer isso.

  • Gerson assombrado agora estupefato diz: 27 de outubro de 2015

    A questão 14 do ENEM agora é a prova da ideologização da educação no Brasil e do quão desconexos são os pensamentos daqueles que a difundem, e como o Brasil regride .
    Seis milhões de inscritos buscando vagas nas universidades PÚBLICAS, acesso das camadas populares ao ensino , inclusão dos negros através de cotas ( e eu que sou branco e curso uma Federal fiquei surpreendido positivamente com o número de negros e pobres hoje nas universidades públicas e não fiquei indignado por talvez alguns ou todos os negros terem ingressado pelo regime de cotas ( obs: minha filha não conseguiu ) ), uma série de programas sociais e de crédito de acesso ao ensino , nada disso conta, ou é importante. O que importa para o David é a questão de número 14. Afinal o que o Sr. David quer criticar com sua coluna?? Talvez a questão 14 seja mais clara em seu objetivo.

  • FELIPE NUNES MENEGOTTO diz: 27 de outubro de 2015

    David,

    Cuidado!

    Tu escreveu: “Mas Santos, M., pouco ligando para minhas dúvidas, foi em frente com galhardia”. Com isso está dando a entender que a causa da tua falta de entendimento é dele! Entretanto, essa é uma crítica muito ingênua. Se tu perceberes, esse é uma parte de um texto ou livro desse autor. Além disso, conforme pode ser lido, foi ADAPTADO do original. Não estou defendendo o autor, pois o desconheço. Há de se salientar que nesse caso, a culpa pela tua dificuldade de entendimento é EXCLUSIVA dos responsáveis pela elaboração da prova. Afinal, são eles que escolhem qual parte do texto pegar e como adaptá-lo. Pode ser que o texto realmente seja um lixo, mas nada se pode afirmar do restante dele, afinal estamos lendo apenas um pedaço que foi selecionado pelos “geniais” elaboradores do INEP. Esses sim são os verdadeiros responsáveis por todas as confusões no ENEM! Essa não é uma exclusividade da Ciências Humanos do ENEM, e por esse motivo vim escrever o comentário.

    Sou licenciado em Física pela UFRGS e atuo como professor dessa disciplina. Há muito tempo tem se percebido que a qualidade das questões de Física dentro da prova de Ciências da Natureza é MUITO ruim. Diferentemente da questão 14 que tu colocas no texto e que eu também chutaria a letra “E”, as questões de Física, em muitas oportunidades, possuem mais de uma resposta correta ou sequer possuem resposta. Se quiser ler um documento bem interessante, do site da Sociedade Brasileira de Física, acerca do assunto pode encontrar aqui:

    http://www.sbfisica.org.br/v1/arquivos_diversos/noticias/novembro2013/conselho-enem.pdf

    Abraço

  • Pagador de Impostos diz: 27 de outubro de 2015

    Maldita ciência imperialista mundial!
    Saudemos a mandioca!

  • Helton Rosa diz: 27 de outubro de 2015

    Nobre jornalista, confesso que na adolescência não me direcionei ao jornalismo por acreditar que para ser um, pelo menos meia boca, teria que ler muito. Me provaste que não. Não vou entrar na seara técnica do que satirizas no teu texto, visto que de acordo com o que colocas nas tuas bem tecidas linhas (sim, foi irônico) não dominas o mínimo necessário para um diálogo sobre Milton Santos ou o que ele propõe discutir. Até ai tudo bem, eu não domino o jornalismo, a física, a matemática e inúmeras outras coisas.
    Longe de mim tentar direcionar-lhe ao ofício da comunicação, mas sugiro leituras rápidas para teceres as tuas matérias, as do wikipedia já valem para não passares vergonha diante o teu público. Isso mostraria, pelo menos, respeito aos teus leitores. Tens uma responsabilidade social, sugiro que exerças com dignidade.
    Aliás, dignidade foi o que faltou no tom jocoso pretendido dessa matéria. Faltou também, além da falta de respeito com os teus leitores, reitero, o mínimo de bom senso em transpor a ignorância (e ai eu fui ao Wikipedia para trazer-lhe o significado do termo: Ignorância: 1. estado de quem não está a par da existência ou ocorrência de algo. 2. estado de quem não tem conhecimento, cultura, por falta de estudo, experiência ou prática.) acerca do objeto da tua matéria jornalística.
    Confesso que se eu fizer 5% do realizado por Milton Santos ao meu país passarei para outra vida satisfeito com a minha contribuição. Mais respeito é o que se espera de um profissional.
    Passar bem e que tenhas mais sucesso na tua caminhada.

  • Mauro José Nunes diz: 27 de outubro de 2015

    Definitivamente a ida para os esteites fez muito mal ao David… Que vergonha!!!

  • marcelo 1968 – impressionado diz: 27 de outubro de 2015

    para.
    para tudo.
    como diz o lullarápio…pelamordedeus”
    é tão dificil assim de perceber que Não há critica a Santos M…

    IRONIZA a forma do texto.sua linguagem e os enunciados que seguem a mesa linha.
    Pô falem sério
    até o MEC nos que utilização de uma linguagem mais popular nos livros didáticos.
    arrego;
    não pode ter essa quantidade de analfabetos funcionais.
    no começço ele já conclui o texto é uma safira da lingua, escrita e dai exemplifica com as partes de nexo confuso que o torna irônico risível
    depos rí da forma como as questões são formuladas na mesma dialética e da piada de sempre da ideolofgia de esquerda e suas pseudo conclusões errôneas sofismáticas tecnologia igual a desemprego….. nessa simplicidade todo
    tem tecnologia tem desemprego…não hpa milhares de vagas para técnicos de informática né….a querem saber deixa para lá, não adianta mesmo alem do que muitos mentem..
    tpio assim o cara ta na federal cursando mas a filha dele quer entrar por cotas não consegue.
    quantas mentiras tem ai?
    ou está num contexto louco ele a branco ela que cotas por quê.
    ele está na federal e ela está entrando?? é isso teve a filha com seis anos??
    ficou maravailhado, não bahia você explodiria de felicidade.
    onde você viu no irnonico texto um comentário contra cota, linha de crédito etc.;;;;
    se você está numa federal e não entendeu a ironia nós brasileiros estamos jogando dinheiro fora, é o brasil, se o PTralhas não desviam, jogamos dinheiro fora na formação de analfabetos funcionais….
    34 do ranking de educação….
    tá explicado.
    nem com cota vai melhorar

  • MARRETA diz: 27 de outubro de 2015

    Essa histeria toda que se lê aqui dos “cumpanherus” tem seus motivos. O autor do livro tão defendido foi mais dos um comunistas “saídos” do Brasil, que podiam ter ido morar em Cuba, mas preferiram Paris. Ah, essa esquerda caviar …

  • Dorian R. Bueno diz: 27 de outubro de 2015

    CAIXA DE E-MAILS DIÁRIOS !!!

    Hoje quando abri a caixa de E-MAILS aqui na empresa, tinham 180 de todos os gêneros e espécie.

    Procurei logo um e-mail sobre este TAL de Santo, M mas não encontrei.

    Soltei do fundo do meu coração com um ar de felicidade já cedinho da manhã um GLÓRIA A DEUS.

    Neste universo de E-MAILS alguns devem ser de clientes tradicionais enviando-me suas ordens de compra de materiais elétricos e iluminação diversas.

    Que nada, somente LIXOS DE PROPAGANDAS VIA INTERNET, COMO ESTE TEMA DA QUESTÃO 14 DO ENEM.

    Já bloqueamos uma série, mas sempre vem um novo oferecendo seus produtos.

    O que aconteceu hoje me chamou tanta atenção que resolvi encontrar um tempinho antes de detoná-los e organizei uma crônica com os seus diversos assuntos.

    Desejo muitos risos aos amigos, tendo em vista provavelmente eu ainda não esteja bloqueado no seu E-MAIL como estes que vou BLOQUEAR para sempre no meu.

    Boas vindas desejamos mais tranqüilidade para você, aproveite lhe dê um presente, aprenda a investir em US$ com prazer intenso na MACA e depois na CAMA, encontre alguém agora, emagreça com rapidez usando essas cápsulas milagrosas que acaba com a impotência definitivamente, TESTE-TESTE-AGORA e fique pronto para o final do ano.

    É possível emagrecer 15 Kg através de um plano de saúde a partir de 3 vidas e ainda ter o seu cartão de fidelidade premiado. Descarte o seu resíduo de gordura por apenas R$1,00 tendo em vista que você não está pagando demais pelo seu plano de saúde. Não esqueça que o melhor plano está em suas mãos. Depois sinta o poder na cama e tenha um UP GRADE na sua relação sexual tanto para homens como mulheres.

    Está complicado ter um melhor desempenho devido à gordurinhas a mais, hoje com menos de 18 kg seja feliz e dome a sua fera.

    NÃO EXISTE CONTRA INDICAÇÃO, BASTA PLENO CONTATO DIÁRIO E BOCA FECHADA.

    Já que outubro é o mês das ROSAS, você pode comprar o seu CRUZEIRO e agradar a sua FLOR. Tenha tanto de dia como a noite AMOR & SEXO incríveis. PROGRAMAS: Sushi de qualidade ASIÁTICA com retorno rápido, como vencer as dificuldades no sexo, limpe o seu nome e aumente seu SCORE de PRAZER por apenas R$150,00. OUTROS BENEFÍCIOS: Backup de vídeos através de chamadas no WATHSAPP, histórico de conversas com um arquivo WATHSAPP, planilhas prontas editáveis em EXCEL, protegemos seu PET para tranqüilizar sua família por apenas R$19,90 e investindo mais R$35,00, você concorre a R$5.000,00 toda a semana até o final de 2015. EXTRAS: Sabemos todos os erros que todas as mulheres cometem, ensinamos você a ler 50 ou mais livros por ano com temas disparados na frente e na preferência das mulheres e como se vestir corretamente para cada ocasião.

    Cuidaremos muito bem de você, ganhe até 3 presentes fazendo o seu pedido ainda hoje, segue em anexo o contrato de prestação de serviços e o boleto bancário da entrada.

    Seja feliz, CLIQUE AQUI _ PARA VISUALIZAR !!!

    Já ia esquecendo, isto foi ontem e hoje separei mais 50 E-MAIL totalmente diferentes, isto que é um mercado evoluído sem hora para chegar.

    Abs. Dorian Bueno – P.Alegre/RS – 27.10.2015
    Dorian Bueno – Google+

  • Aline diz: 27 de outubro de 2015

    Minha única opinião sobre este texto é VERGONHA. Conheço muitas obras de Milton Santos, e ler uma colocação tão reducionista e ignorante em um jornal tão lido é vergonhoso. Lastimável.

  • Tiago Lopes diz: 27 de outubro de 2015

    São socialistas, Deivide, que mal tem? Paro, congelo e pouso sobre a sua inquietação. Logo, concluo: você faz parte dos milhões de revoltados do nosso país, nada além disso. Nada além disso.

  • Marco P diz: 28 de outubro de 2015

    Esse geógrafo não é o ROLANDO LERO??

  • Vincent Velazquez diz: 28 de outubro de 2015

    Putz! O sábio “articulista” não sabe quem foi Milton Santos, a que se refere como Santos, M. Estudou aonde, seu Coimbra? Em escola pública não foi, porque nelas, segundo gente como o “articulista” grassa o marxismo. Então saberia. Se foi em uma escola privada, então te ensinaram as coisas pela metade, só o que é validado como útil para reprodução das suas próprias ideias. Eu, por exemplo, sou marxista, não porque estudei em escola pública. Mas isso não me impede de, pelo menos, saber quem foram Adam Smith, Mises, Hayek, Friedmann e outros liberais. Isso porque acredito, ao contrário do “articulista”, que é provido de todas as certezas, que a ignorância é a mãe do preconceito.

  • Luiz diz: 28 de outubro de 2015

    Olha, é certo que os candidatos do ENEM não tinham acesso à internet durante a prova. Mas tu David, em casa, relaxado, sem a pressão do prazo para a resolução da prova teria condições de, na dúvida, usar o google.
    E não apenas para consumo intelectual próprio, mas para fazer o que se espera de um jornalista, informar.
    Olha só, em apenas 1 minuto encontrei duas páginas que ajudam a aplacar a angústia de sua má impressão com a formulação da prova.
    Preferi indicar os sítios e não discorrer aqui neste texto (para ficar mais enxuta mensagem e para permitir acesso à fonte primária, por assim dizer).
    Sobre as vantagens locacionais:
    PENA, Rodolfo F. Alves. “Fatores locacionais da indústria”; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 28 de outubro de 2015.
    Já sobre os fluxos logísticos, a idéia de fluxo passa longe do que interpretaste.
    http://www.logisticadescomplicada.com/entendendo-os-diferentes-fluxos-logisticos/
    Na boa, a questão foi muito bem elaborada.

  • Emilson Werner diz: 28 de outubro de 2015

    Bom, ao menos você não tem vergonha de sua ignorância. No entanto, acho perigoso brandi-la aos ventos qual bandeira. Milton Santos é um dos geógrafos mais respeitados do mundo, e sim, ele estava falando de “internet”, mas também de técnicas de comunicação como produção assistida por computadores ou direção remota de automóveis, que, embora envolvam técnicas de comunicação, não envolvem informação direta entre seres humanos (como o é na web). Além disso, seu texto é só um amontoado de ignorâncias que se seguem, em busca de uma justificação. Não, não há justificação, a única fuga da ignorância é estudar e aprender. Tente, ao menos uma vez!

  • John diz: 28 de outubro de 2015

    Não entendo o chorume. A questão está sim mal formulada e a frase do Milton Santos meio sem contexto. Mas fica bem claro que ele não está demonizando a ciência e nem a globalização; apenas critica o que foi feito dos avanços técnicos e o jeito que a globalização acabou se dando (que não era o único possível).
    A letra “d” deixa muito claro como o caminho poderia ter sido outro. Muitos pesquisadores do fim do sec XIX falavam como as máquinas substituiriam os homens e não precisaríamos trabalhar tanto, sobrando tempo pra atividades mais interessantes. Não foi o que ocorreu e não reconhecer que isso é um problema pra sociedade é coisa de gente desonesta intelectualmente.

  • Luiz Otávio diz: 28 de outubro de 2015

    Artigo mequetrefe que mostra o quão ignorante David Coimbra é sobre quem é Milton Santos. Graduado em Direito e Douto em Geografia, Milton Santos ganhou o prêmio Vautrin Lud, em 1994, o de maior prestígio na área da geografia. O prêmio é considerado como o Nobel da geografia. Milton Santos foi o primeiro e é o único geógrafo da América Latina a ter ganhado o prêmio em questão.Lecionou na Sorbonne em Paris, na Universidade de Toronto, no Massachusetts Institute of Technology (MIT), na Faculdade de Engenharia de Lima, na Faculdade de Economia da Universidade Central na Venezuela, na Universidade de Dar es Salaam na Tanzania, na Universidade de Colúmbia de Nova Iorque, na Unicamp, na UFRJ e na USP. Se sobre o autor o colunista já demonstra total desconhecimento e desrespeito, quiçá sobre as complexas teses que Milton Santos defende e que até mesmo geógrafos precisam se esforçar para abstrair toda a riqueza do seu pensamento. A obra de Milton Santos merece respeito e admiração.

  • Gilberto diz: 28 de outubro de 2015

    Que antro.
    Tem até gente insistindo no tema armazenamento de vento! É ser muito desinformado ou muito ridículo.

  • MARCELO 1968 - diz: 28 de outubro de 2015

    tá russa a coisa.

    a militância, revoltada que não pode mais mentier sobre politica, acaba se entregando, na questão do enem
    tudo MAV? dificil dizer.
    patruklehirinho ideológico da WEB, das ciências sociais (os que nada produzem). parece que si.
    Alguns professorezinhos de cabide de emprego mais preocupados com politica que com a profissão ? parece também.
    Preocupante ou alienante…não sei
    preocupante do sentido que se essa galera for perto das hipóteses, é preocupante,po r não notar que o texto nada se referia a santos M. mas a tosquice e ridicularidade empregadas, o texto é ironico, mas demostera a ideologização do ensino,,p que é uma merda. aliás o ensino está uma merda.
    a sociedade apos essa cretinização socialista ulltra-mega ultrapassada está uma merda. não acredito que de novo essa merda bolivariana socialista voltou, pasei por isso na minha adolescência (afinal sou de 1968)e na faculdade…oputz que merda..lá para esquerda na contra mão do mundo.
    aliás marx é u ma merda, em um ali acima todo orgulhoso.
    sem flar que é completamente ezquizofrênico.
    pois onde se tem liberdade e respieto a indidualidades no capitalismo. não enetdeas minorias nção perceberem que só são importantes pelo voto e não epla causa…putz que merda.
    os presidiarias na mesma…programa nenhum, apenas defesa na midia…pelos votos é claro bolsa fmailia, bah tem uns trocentos videos mostrando a fal do direceu que o para lula todo emplgado é tantos milhões de …assistidos…não é tantos milhões de votos…putz que merda.
    imagine se fosse inverso,,,ideologia escrota de ultra direita que merda,.
    então qual é o direito de fazer a cabeça de adolescentes e jovens…putz quie merda…isso nãop é debate…isso é bombardeamento…putz que merda.
    a david.
    cara o devid não é suspeirto de nada…na montou mensalão , não montou petrolão, não enriqueceu, não é palestrante milionário, não é patriota consegunod negocios emprestando a fundo perdido dinheiro que falta no brasil ( no RS falta de monte) para quem ja faturava 7 bilhões como a odebrecht por exmplo o quando o patriota se juntou passou a lucrar no outro ano 27 bilhões..o david é ignorante, é burro tem que ler mais, ofendeu o Santos M, está no EUA, tem senador da siglinha dos que se fazem de sego na balada em ibiza, sendo vaiado é claro,,, o ódio. sim o ódio que não atingi o burro, ignorante pau mandado da rBS david coimbra, putz que merda.
    imagine se ele fosse responsável por lesar a receita com os monistro do planejamento masi um lobista e mais ouros,,,putz que merda..ele davi que já é uma lástima por estar no EUA..putz que merda.
    lástima não é esse governo que com juros que aumentou paga aos bancos do levy um oprçamento anual do ministérios da educação ou séria da ideologização pelo bombardeamento, bem enfim, o ,5% resultou em 1,85 bilhão de juro por mÊs…mas o david rir do texto idiotizado e ideologizado é uma burrice é uma ignorância…tente ao menos uma vez david putz que merda….
    a dilma quebrou a petrobras sacrificou pasadena, quase quebrou a eletrobrás, teve o petrolão em seu comando da petrobras e minas e energia, deu um rombo nas contas brasilerias em ano de eleição com tarifas baixas e combustivieis subfaturados, mas o david tem que aprender estudar ler mais ao menois uma vez…pois é um ignorante…putz que merda.

    qual mundo que esquerda vive?os caras de são paulo e de sindicato enlamearam todo o socialismo brasileiro, o que eles fazem…
    afastam o dirigentes corrutos.pedem desculpas a sociedade, votma a lei de corrupção. afastam do governo envolvidos doa a quem doer..apoiam as provas nem tentam denegri a operação ou anular na justiça…
    não a esquerda de gente legal de boa cabeça bom papo, intlectuzalidade, não faz isso. e com se não fosse com eles ou com gente que finge que é do povo e na verade é aliado de maluf , sarney até de collor poxa collor,,, bem essa esquera que quer nos fazer pensar, nos fazer ver mais que o capitalismo selvagem e existe e devemos tentar e sonhar o que essa esquerda inteligente faz
    fantasia
    que émentira
    fantasia que escandalo seletivo que todos no brasil são corruptos, o que é obicva mentira não estou mendo milhares de professores universitarios milionáriso, se nem eles que apoiam estão ricos como argumentar isso meu deus do céu
    se revoltam com a e odeiam burguesia e
    odeiam classe média
    acusam a imprensa de golpista
    acusam a elite branca (ué odebrecht–bancos são o que pobres coitados, pois são eles que estão faturando-maluf-collor calheiros e todos os grandes do voto a cabestro do nordeste não são aliados)
    a façam o favor
    acusma os grupos de comunicações
    acusam os EUA
    acusam o cunha espera esse também era aliado e nomeado por dilma e lula….qual é pô…
    um colorado não vai deixasr de ser colorado, um gremista idem, mas vai vair e vai modificar quando o time é podre.
    quem quer que socialista deixe de ser socialista? a gente quer e que se parem de defender o que não deve ser defendido .
    parem de proteger canalhas com a reputação de vocês
    parem de atacar e denegrir as pessoas , esssa para mim a pior é seguir a cartilha daquela baixaria do andré vargas que já pegpou omze anos de prisão e vai pegar mais,,,um grande canalha, que inventou essa patrulha ideologica
    a direita não denigre a imagem da esquerda…pois infelizmente pelos fatos pelas provas não é nem preciso…não preciso denegrir a imagem da dilma, dilmandioca, nção tem meta mas quando atingi dobra a meta e outras mentiras fazem isso por ela. não preciso dengrir aimagem do filho do lulla a lógica fazisso 32 anos auxiliar técnico depois em 03 semanas nas palavras de seu pai um ronaldinho dos negócios…não é preciso denegrir. pputz que merda.
    que merda não sei mais o que é preciso para a esquerda, para as pessoas de bens socialista voltarem a serem decentes..a defender lei e valores decentes…
    sério, várias e várias vezes venho ironizar os argumentos pois são hilários, mas sério to cansado
    podia estar estudando inlges, ou estudando espiritismo, mas perco meu tempo tentando argumentar algum juizo ou através da ironia acordar o pessoal para os absurdos para infalntilidades das desculpas usadas..mas ´serio….não é o david que é ignorante gente…
    somos nós.
    daqui alguns anos espero que vejam o absurdo que vocês estão defendendo.
    algo que pode atrasar o brasil em décadas, pois as velocidades de educação e tecnologia estão muito mais rápidas….

    somos nós os ignorantes…. pois também colocamos algumas coisa lá dentro do congresso que se vendem
    mas os espertalhões vão cair..isso é fato

    é david que merda o fanatismo né…nunca estão errados putz que M desgraçada

Envie seu Comentário