Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Quem perde na briga entre esquerda e direita

31 de outubro de 2015 10

Entrevistei o Brizola umas 10 vezes. Em quase todas, ele disse, acerca da discussão sobre a reforma agrária no Brasil: “A questão da reforma agrária precisa ser desideologizada”.

Escandia as sílabas ao pronunciar essa palavra pedregosa, de-si-de-o-lo-gi-za-da.
Ficava pensando: o Brizola do socialismo moreno criticando as ideologias… É que ele era mais prático do que idealista. Sabia que, quando alguém tenta solucionar um problema através da ideologia, torna a solução quase impossível. Porque a questão vira causa e a causa vira luta e não há como lutar se não houver inimigo. Você precisa lutar CONTRA alguém.

A reforma agrária não foi desideologizada no Brasil. Ao contrário. Não é por acaso que o MST é chamado de “exército” pelo ex-presidente Lula. Hoje, se você der terra a todos os sem-terra, você acha que acabaria o MST? Claro que não. O MST faria o que já faz: recrutaria nas periferias das cidades os seus novos “soldados”, porque a ideologia, além de dar sentido à vida, também pode ser um bom negócio.

Quanto mais ideologizada é uma discussão, mais inócua ela se torna. Para cada Maria do Rosário haverá um Jair Bolsonaro, para cada Marco Feliciano haverá um Jean Wyllys, e nada jamais irá a lugar algum.

Você decerto vê isso no seu dia a dia. Você não resolve nenhuma pendência brigando, resolve ponderando. Cada lado cede um pouco, e todos convivem em paz com suas diferenças. Esse o ideal.

No Brasil, questões humanitárias tornaram-se questões amargamente ideológicas. Não existem, por acaso, homossexuais de direita, que querem ter seus direitos respeitados? É óbvio que sim. Tornar a defesa dos direitos dos homossexuais uma causa exclusiva da esquerda reduz a importância da causa. E atrai opositores encarniçados.

Escrevo isso a propósito do Projeto de Lei 5069, que Eduardo Cunha conseguiu fazer ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Esse projeto limita as possibilidades do chamado “aborto legal”. Atinge, diretamente, as mulheres da faixa de renda mais baixa do país. Elas são as maiores vítimas de violência sexual e elas não têm recursos para pagar caríssimas clínicas clandestinas de aborto. O que elas farão, no caso de carregarem o indesejado fruto de um estupro? Tentarão retirá-lo por conta própria.

O aborto legal, em caso de violência sexual, é caso de saúde pública, não é caso de ideologia. Eduardo Cunha e outros deputados conservadores, porém, estão tratando esse tema, e outros tantos, como cavalo de batalha contra seus inimigos da esquerda. Quem vai sair perdendo, nessa disputa? As mulheres pobres e indefesas das periferias do Brasil.

Os direitos dos homossexuais, a regulação do uso das drogas, o porte de armas, a violência contra a mulher, a violência em geral, a reforma agrária, a educação, a saúde, o aborto e várias outras questões importantes do Brasil precisam de debates feitos com inteligência, não com emoção. Não são bandeiras da esquerda nem da direita. São problemas a serem resolvidos com bom senso.

Pessoalmente, nessa questão específica do aborto, penso que a grávida deveria ter o direito de decidir se quer ou não fazê-lo, até porque ninguém, a priori, sente vontade de se submeter a essa operação. É algo que se faz por necessidade. Mas essa é uma discussão longa, cheia de vírgulas éticas e morais. Agora, se você prefere ser como o Brizola, se você quer ignorar a parte ideológica para entrar na prática, peço-lhe para abrir um mapa-múndi na sua frente e marcar os países onde o aborto é permitido com uma cor e aqueles em que não é permitido com outra cor. Você verá a diferença entre uns e outros. O que, talvez, sirva para alguma reflexão.

 

Comentários (10)

  • Giuliano Frizzo diz: 31 de outubro de 2015

    Caro David
    À parte das críticas que as pessoas ao meu redor lhe fazem, tenho que me manifestar: tu me representaste hoje.
    Um Grande abraço ( e camigôôuu ) e não te acanha……
    Att
    Giuliano

  • lucas diz: 31 de outubro de 2015

    Interessante sua coluna, concordo com a reflexão pragmática. De mesma forma que se fôssemos analisar outro fator que gera grande discussão como abertura de mercado e liberdade econômica, poderíamos pegar o mapa e ver quais os países oferecem maior liberdade econômica e quais oferecem menos liberdade econômica. Isso serviria de reflexão inicial também.

  • Roberto Nunes diz: 31 de outubro de 2015

    Só existe uma coisa que faz os políticos pensarem em uma mesma direção…. O dinheiro…
    Se houver dinheiro no meio, eles votam sejam o que for, contra quem for, não importando esta tal de ideologia ou qualquer outra coisa…

    Pelo que noto, se não houver dinheiro, tudo fica emperrado, pq nosso sistema é assim, por exemplo: Se o governo é quem propõe a medida, a oposição discorda… Não importando se o conteúdo é bom ou não para o povo… O inverso também…

    Uma ressalva… O aborto em determinadas tribos de índios no Brasil, é legal.
    Os próprios índios determinam quando, como e quem abortar, conforme as circunstâncias…

  • jairo vivian diz: 31 de outubro de 2015

    O aborto legal ou ilegal é crime. A opinião ou vontade do homem não são a vontade Deus. A vontade Deus vem acompanhada de paz. (Seja a paz de Cristo o árbitro em vossos corações. (Colossenses 3.15) De nossas escolhas e decisões vai depender nosso fracasso ou êxito. Deus abençoe

  • Xcake diz: 31 de outubro de 2015

    Você vai bem, David, ao falar mal da ideologia e que é necessário desideologizar. Mas se a arrisca a gafe ao querer “linkar” o Brizola a qualquer coisa nesse sentido.

    Para desideologizar é necessário um discurso de conciliador, de centro, articulador, sereno e avesso à agressividade. Quero aqui tratar de respeitar a todos aqueles que têm o Brizola como um ídolo, mas será que eu estou muito distante da verdade ao descrevê-lo como uma figura caudilha? Um cara que era talhado à expressões próximas da chularia como: “filhote da ditadura”, “sapo barbudo” e tantas outras. Com expressões assim, como promover a (des)ideologia? Será que eu cometo injustiça quando disser que o Brizola estava louquinho por um golpe próprio ali depois de sessenta, e que foi salvo desta trapalhice pelos militares que fizeram eles o golpe e pagaram a conta dentro da história no lugar do tio Briza?

    Para sair da arena trivial da ideologia, o que precisa é de um estadista, simples. E cadê ele? O Brizola não é estadista nem aqui nem no céu que esteja. Trata-se, em minha singela opinião, de um grotesco caudilho.

    Um estadista é um cara que consegue dialogar com todas as fronteiras, desde a extrema esquerda até a extrema direita. Quem no Brasil de hoje consegue fazer esse diálogo sem ser agressivo e também sem ser agredido? Só conheço um: Fernando Henrique. É o que mais se aproxima do ser superior que precisamos. Pena que o tempo dele já passou, e ele próprio foi o primeiro a reconhecer isso. Tratou de ter grandeza, e cedeu espaço para que viessem outros. Mas o tempo passa e o que mais se vê é um vazio cada dia maior.

    Neguem pra mim que o FHC teria, neste exato momento, condições de sentar-se à mesa e dialogar com Dilma, Lula, Caiado, Bolsonaro, Jean Wyllys e tantos outros! Neguem que ele tem esta credencial! Apontem pra mim, outro que tenha esta mesma credencial.

    Mas o Brasil insiste em diminuí-lo. Porque, na verdade, adoramos um caudilho. Qualquer figura que não se imponha com a bravata, é confundido e tachado de fraco. Como nos ressentimos da lacuna de um Peron e Evita. Que sangue esse latino!

  • Moretto diz: 31 de outubro de 2015

    Li como sempre tua coluna hoje, e fiquei intrigado. Como sou médico, às vezes não tenho (ou não acho) tempo para me informar sobre assuntos fora da Medicina. Então provavelmente tu sabes mais sobre este PL 5069 do que eu. Mas procurei me informar, e li que o projeto visa a criminalizar quem ajuda ou convence alguém a abortar; no caso de estupro, não proíbe o aborto, mas sim obriga a vítima a realizar exame de corpo delito antes (o que para mim é bom, pois aumenta a chance da mulher registrar a queixava polícia). O mais polêmico seria que desobriga profissionais da saúde a realizar procedimentos ou vender medicamentos que podem ser abortivos. Uma vítima de estupro pode não conseguir comprar a pílula do dia seguinte se ela não encontrar farmacêutico que venda a mesma. Mas a pílula não está proibida na lei. Quanto ao aborto, e a questão do Mapa Mundi, o mesmo raciocínio valeria para legalização do porte de armas. Os países latino-americanos estão entre os mais violentos do mundo, e o porte de armas é ilegal. Nos EUA e no Canadá é legal. Por fim, reflito: quando se inicia a vida? Na 8a semana, quando o Coração se firma? Na 12a semana, quando há terminações nervosas? Na Fecundação (união óvulo + espermatozoide)? Acho que ninguém sabe quando o indivíduo surge. E se ninguém sabe, eu sou contra extirpa-lo, independente de ideologia, esquerda ou direita. Por favor, se estiver errado quanto ao PL5069, gostaria que me respondesse, até para atenuar minha ignorância. Obrigado.

  • Marcelo RS diz: 31 de outubro de 2015

    MÃENOSSASENHORA!

    Para criticar o criminoso Eduardo Cunha você coloca no mesmo balaio duas das piores coisas que a humanidade já produziu (Bosonaro e Feliciano) e Maria do Rosário e Jean Wyllys??

  • marcelo 1968 diz: 31 de outubro de 2015

    bem não sou fã de brisola, nem um pouco.
    acho aliás essa fama de quem não conheçe bem a história do tipo a do tche guevarra., no snetido de famna, guevarra um médico que virou monstro brisola mais epstertalhão mas grande defensor da educação.
    O carioca credita a bisola grande parte da culpa, pela situação dos morros. foi ele que começou com essa ladainha de problema social e não deixava a polícia subir nos morros, seus redutos currais eleitoreiros, deu no que deu.
    Mas o velho tinha coisas boas(educação) e muitas, mas muitas ruins.(idologia na educação por exemplo-pequeno exército o uruguai, para que seria? enfim não sou fã). ponto final
    o MST é uma grande farsa, se procurares informação a muita gente do semi-abeerto lá, assim como universitários ou formados completamente malucos por revolução social etc….
    Sempre depredou, destruiu, e saqueou por aonde invadiu, somente no brasil de politiqueiros sem decência para tal movimento(?) prosseguir existindo. poderia ser bem feito um cadastro e fazê-lo funcionar. Mas o cadsatronão funciona e se funcionasce aconteceria o que narra. MST como movimento é uma farsa.
    Bem Sindicatos com seu um dia de trabalho do trabalhador também…
    são cabide politicos de espertalhões

    O que me parece querer dizer é cadê o pessoal de bom senso e de consenso ou quem perde realmente são esses.

    Eu penso que estão cansados david.Cansados desta institucionalização do debate que de debate nada tem, pois se alguém discorda ou tem opinião um pouco diferente, começa então a discussão persecutória difamatória, em nome da democracia é claro.
    Cansado dessa democracia PT-Psol rede. demôniocracia. eu até gostaria de usar isso, mas ai ficou me lembrando daqueles que utilizam a fé, para ter igrejas.
    lembrando fé é crença
    igreja são instituições organizações de cunha…cunho (ops) religiosa etc…etc…
    Cansado da conversa absurda da miliutância que se serve por um lado da democracia mas liberdade de expressão opinião contra tem que ser legislada.
    Cansado do non sense, das mentiras ridículas, ingênuas do tipo me bom amigo me emprestou, me doou, para minhas despesas por amizade.
    Cansado da ideologia que transforma pessoas capazes de raciocio lógico bem informadas e cultas em fanáticos cegos partidários.que por exemplo condenam o fanatismo religioso dos evangélicos ( fé sem moderação é perigosa) mas não se percebem raivosos defensores do personagens que se fosse em países que eles adoram citar do norte europeu (bucólicos e utópicos éclaro) já estariam presos e julgados a muitos anos à muitos anos de cadeia.
    Você não cansou david.
    Nãso está cansado de argumentar contra loucos de todos os tipos e gêneros
    Minhã irmã, é prof universitaria federal só almoça em restaurentes mora num casarão, nunca doou nada, mas é completamente insana com o PTralhas, a ponto de xingar, cortar relações, vias de fatos o que for,,,se falar desses patifes ela não tem nem um cargo , então imagina.
    Estou cansado de me repetir coisa xarope.
    Ter que ostar o que todo mundo mostra..é patético…é enfadonho…é alviltante…
    mais que os patifes que estou cansado dos defensores, de suas ironias ofensivas. completaqmente errados atacando e difamando quem que r que seja uma ameaça a opinião revolucionária corrupta esquerdopata
    Há uma décade percebemos no incio do mensalão o descalabro nós naquela epoca desestabilizadores, oposição inconformada depois evoluímos para elite, depois elite branca, depois elite golpista depis coxinha, depois reaça, finalmente golpistas.
    é cansativo, francamente é muito cansativo derrotar um cérebro digital esse núcleo MAV.
    O COAF mostra hoje relatório de movimentação milionária, das estrelas PT. vergonhoso. muito ms muito vergonhoso, fosse FHC então era caso de , bem nã consigo nem imaginar, os e só pode ser coisa de alucinados acredita no instituto lula, fui ler o instituto lula que confronta o relatorio relatório comprovado, relatorio oficial de um orgão nacional acho que até do banco central do governo enfim criado para isso , vamos ler o instituto começa com veergonhaso ataque e bla bla bla , não dizendo nada, de onde veio para onde foi, do que era etc…não , mas o bla bla bla do instituto diz o seguinte quea revista requenta matéria, que já foi explicada(fui ler o antigo não tem explicação nenhuma é a mesma coisa desse, tenta engambelar com golpe, medo do lula, ataque sem sentido) então é farsa, que é mentira, naõ desmente que o lula é milionário, com se isso fosse possível, é relatorio vazado? sim, não deveria vazar. mas vazou medidas administrativas a ser tomada gestões a tomar para evitar vazamentos , mas veja seria investigado se não fosse vazado? lembrando novamente é é documento oficial. o governo virou golpista.
    qual a dificuldade em ver isso.
    mas não querem derrubar lula, tem medo do lula, querem destruir o PT etc…destruir não mas que essa legenda deve ser extitna ah isso deve.
    Mas a lei é lenta, para evitar erros o excesso de rigos , vamos em frente,
    siga o dinheiro ,,,vai aparecer muito mais, mas delatores,
    Discusões , debates ficaram sem sentido, caxias do sul se envergonhará de ppepe dono de apartamente de dois milhões de doólares na praia em miami, o lha o rleator dda antiga CPI da petrobrás..
    somente um aparte se tu tem dois milhões de dólares para comprar um apartemente de luxco até para padrões americanos, quanto mais tu tem??
    caxias do sul todo mundo é rico né, para votar nesse,,,,bah nisso.
    porto alegre não tem miséria né para o tal tarso ter grana para comprar apartamento no metro mais caro do brasil,,,viu dona Ieda tua casa é um lixo perto…cadê as pessoas corretas da esquerda para chamar de canalha,,traidor ou algo.
    devia falr algo com ah aécinho funga funga em conta em liecheinstein ou seja lá que coisa for..fala sério que o minisdtro cardoso não pode solicitar investigação a PGR do janot. Sério eles não deixam investigar a dilma mas tambe´m não o funga funga. que estranho não investiga o adversário, e o militante vem aqui declarar em alto e bom som, que investiga o filho ronaldinho do lula, mas não o funga funga….será mesmo que ele acredita…isso é tão tolo, o ministro deixaria de cumprir sua função a PGR também, pelo adversário, eles responderiam criminalmente a omissão pelo funga funga….chama a mãe que o pai tá louco né. mas o militante acredita..uau
    tem cidadão apostando fusca que não aparece nem um com aqueles links para se dizer ao menos decepcionado, ou pedir desculpa, não para nós OS REAÇAS , mas para pedir desculpas para população das ilhas alagadas,,dúvido. aposto meu gol também
    davi por favor nos brasileiros somos todos meio. meio de centro meio de esquerda, meio morenos, meio brancos, meio cultos, meio burros, ninguém aqui quer ser bolsonaro, feliciano, faça-me o favor ninguém aqui acha o funga funga grande coisa, mas a dilma o PT , o lula nos achamos uma merda..que só fazem merda. só fizeram merda e agora por essas provas que são uma catastrofe.
    Eles são golpe nas instituições, nos legislativo e no judiciário em em adandamento com seu , com o meu , com o nosso dinheiro público.
    Qual a dificuldade de ver isso .
    Mas abriu 40 universidades,
    Com o dinheiro desviado dava para ter feito mais 20 e mais 40 presídios, mais hum milhão casas (sim as coisas são tudo nos bilhões). Qual a dificuldade de perceber isso.

    Por poder, por dinheiro, por projeto (?) de permanência, por compra de votos no congresso, para compar de aliados suspeitíssimos, (maluf-sarnei renan-barbalho-color-gomes) só oligarquias de voto a cabrestro do nordeste.
    Qual a dificuldade de perceber isso. cabrestrocracia, mss me aquela diretoria,,,trato feito….na petrobrás…feito…no planejamento….feito
    que dificuldade de ver isso né
    A mas FHC pedalou assim como lula (mas cobriu no outro mês)mas cadê esses 40 bilhões de furo do no passado, onde fo? serão 50 bilhões ou 70 podendo ser 110 bilhões se o TCU obrigar o desgoverno pagar…
    qual a dificuldade de ver isso?
    mas o fhc vendeu o brasil e a dilma os portos os aeroportos a transportadora da petrobras (BR distribuidora)qual a dificuldade de ver isso?
    manter isso que ai está sem credibilidade , onde mercado e investidores não vão arriscar, manter isso é realmente todos perderem.
    Além da oportunidade de mudar a politica existente e as relaçoes do empresariado com governo e aplicar realmente a lei
    Qual a dificuldade?? qual??? o sonho acabou era um pesadelo
    hora de acordar..por que a recusa?
    Quando a lei perde o povo perde…qual dificuldade de ver isso?

    Quanto as questões.poxa é complicado.
    Veja se até o sexo fosse liberado sem restriçoes morais e de local etc, o números de doenças explodiria. estamos tentando coibir o alccol que é uma droga cruel , “pois sempre pede maior quantidade” estamos tentando coibir o cigarro ,mas drogas…ah vamos liberar, sem comentários.
    Não tem nem o que falar,,os democratas e seu liberalismo..é,pode ser. cada um sabe o que faz? é pode ser.
    Mas as mortes no trânsito explodiriam an úmero de viciados em crack explodiria, pois a maconha é a droga de entrada. reconheço que vários amigos meus já cinquentões sempre conseguiram ser produtivos e tiveram boa cabeças na utilização, mas o fato de eles não aceitarem serem chamados de viciados, não é uma inverdade. assim como o tomador de chopp não que ser chamado de alcoolatra mesmo sendo. O alcool não a drogas maiores a quantidade maior no caso da maconha há. enfim é complicado.
    liberar para “ficar de Boa” para equivaler ao ficar “altinho” ou “alegrinho” do alcool…
    sério as consequências são muito mais importantes, muito mais sérias que essa descriminalização…
    no meu ver ela já não é mais importante.
    sempre alguém que 40 anos vai estar fazendo um ritual.
    sempre um moleque de origem africana da vila vai ser um maconheirinho, isso não vai ser descriminalizado isso não vai conseguir ser despreconceitizado (essa palavra existe)?, acho que o viciado que não quer admitir de 40 anos além de não aceitar o vício não percebe ou não liga para as consequências da discriminalização na baixa educação ou na baixa renda. alías ele esquece que ele soube usar, mas quantos amigos se perderam, quantos se foram ou tiveram metade de suas vidas desperdiçadas.
    enfim é complicado
    A farmacologia é de droga, alcool também é droga.
    seu consumo faz mal.. é só ler o rótulo. quem fabrica sabe.
    a quem será que interessa liberar, de novo siga o dinheiro ai sim te garato que estará lá um grande, mas um grande mesmo elite branca, que já ganha hoje só que pode ser pego.
    tem muito esquerdinha que enquanto se vicia enriqueçe elite branca, vai dizer que não sabe.
    /vai dizer que acho que fulaninho tem milhões de dólares para chegar no piriguai e bolivia d vida e não serem enconstados..
    eu sou fulaninho da vila tal, tenho aqui milhões(como) de dólares essa é a moeda, não vem com realzinho. sério os cara liquifdam o cara na hora e ficam com a grana..se não tiver um grandão escorando é só lolhar os filmes peixinho já era..então o esquerdinha acha que enriquecendo quem?
    fala sério.
    Já as armas sou contra a maior liberação. haverá mais acidentes com armas havera mais vítimas achando que podem reagir,,enfim
    mais mortes
    Mas com certeza já deveriamos ter cursos nas grandes cidade e capitais para evitar situações de risco. e outras medidas.

    antes de aumentar a venda de armas. mais colonias penais, fazendo tijolos para populações carentes. Será que é tão dificil assim.
    Fazendo lampadas e células captadoras de energia solar e geradores eólicos ..isso é tão difícil assim?
    o trabalho de apenados daria competitividade a esse produto.
    Mas tijolos e telhas ( xô granizo)para população carente também.
    assim como para mim o apenado só teria direito ao valor para família trabalhando. ora pois, ou seja além de ganhar um dia em três trabalhados receberia,,,nada mais justo. poderia também contribuir para previdência nada mais justo.
    outra medida seria bolsa trabalho como no uruguai quer a bolsa trabalhe.

    enfim isso é muito difícil. não. não é.
    É mas parece mais fácil aliar-se a collor-sarney-maluf-renan-cunha-barbalho-pimentel-zédiceu-dilma sim ela também, não levo livre a vandinha nem por ela viver aqui no sul. A vandinha é tão ruim quanto, a moça chantageou o barba na cara dura na reeleição. quase todo mundo sabe. o sapo barbudo estava com discurso da volta no bolso quando teve a conversa na convensão do partido, foi constrangedor para o barba ouvir de sua craiatura que sabendo ela do que sabia..enfim pavoroso não?…esse foi motivo da ruptura de ambos….mas parece que ninguém quer divulgar..

    tétrico não.

    David diz que nós estamos divididos , não dav, i nós brasileiros não somos de esquerda. somos bem de centro. somos bem cima do muro.

    smepre queremos estar do certo que parece correto, seja ser de esquerda na politica, ser religioso não praticante, cobrar educação sem dar exemplo, ser gentilquando convém, somos humanos demasiadamente humanos, mas não dá para apoiar isso. até quando era um plebeu que chegou lá pela luta, pelo esforço, mas quando se percebeu a realidade não dá para o brasileiro meio, meio apoiar os PTralhas.
    aliásdizer que o brasil ficou dividido é invenção deles, é todo mundo contra, claro eles são mais que 9% são uns 25% mas é que eles também são brasilerios são meio , sabe tem que ser meio bonito né.. com não é eles desaparecem. mas comentam na rede para esses os que tambe´m como brasileriso mudaram paralado certo ou bonito s~çao traidores ou coxinhas como eles gostam
    Mas Não.
    Só existe uma divisão o lado certo cumpra as lei e o lado errado sou governo sou a lei.

    Não parece tão difícil de ver. mesmo para cegos

    desculpe o comentário biblia, tá um sábado sabático…desses bons para ponderar…..sabe?

    desperta esquerda……o povo necessita de tí…sem ajudada centroesquerda podemos guinar muito a direita e bem,….isso também é péssimo

  • Gisinha diz: 3 de novembro de 2015

    Marcelo RS, tuas duas outras coisas citadas são tão piores ou mais.
    Então o balaio foi preenchido com quatro coisas ruins, sendo as duas
    últimas literalmente ridículas.

    Para quem se prestar a pesquisar o site da Câmara, o PL do Eduardo
    Cunha não dificultava o acesso aos meios abortivos para as vítimas de
    estupro, foi o voto de um relator que excluiu do atendimento do SUS
    o fornecimento de informações.

    Não que eu seja defensora do Cunha, mas prezo a verdade, e essa parte
    não é autoria dele. Seu projeto tão só criminalizava o fornecimento de
    informações quanto a meios abortivos, não excluindo o atendimento
    médico às vítimas de estupro, essa parte foi uma emenda posterior.

  • Pedro Zago diz: 4 de novembro de 2015

    Não precisa pegar mapa nenhum e colorir, só ver o link abaixo:

    http://www.aborto.com.br/mapa/

Envie seu Comentário