Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Das coisas que os italianos adoram - Finocchio

20 de julho de 2010 1

Há certos ingredientes que não faltam na cozinha de um italiano. Sempre haverá, por exemplo, azeite de oliva, ervas frescas, tomate, alho e pimenta. Bem, esses itens deveriam morar em toda cozinha de quem gosta de comer bem.

Mas há outros que surpreendem quem foi criado no país do arroz e feijão. Um deles é o funcho, também chamado de erva-doce. Finocchio, em bom italiano. A hortaliça está longe de ser uma raridade por aqui, mas na Itália ela é consumida com mais naturalidade. E não estamos falando só das folhas.

Lá, utiliza-se muito o bulbo da planta cru em saladas ou como ingrediente de assados. O funcho é extremamente aromático e as camadas sobrepostas do bulbo têm uma textura crocante. O sabor, refrescante, é bem parecido ao das balas de funcho vendidas em potinho (lembrou?).

Existe inclusive um salame produzido na região da Toscana que se chama finocchiona, temperado com as sementes de funcho. Diz a lenda que o embutido foi criado na cidade de Siena na época em que a vizinha Florença monopolizava o comércio das especiarias. Para não comprar os produtos dos rivais, substituíram as pimentas por algo mais acessível. A rivalidade não existe mais, mas a finocchiona virou produto típico.

Comente

comentários

Comentários (1)

  • Josè Rodolfo Furiati diz: 4 de fevereiro de 2016

    Finocchio com vinagre di Modena, azeite de oliva e sal ! Divino !

Envie seu Comentário