Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Blog da cozinha real

01 de junho de 2012 2

Muitas coisas mudaram na vida de Josa Júnior, 42 anos, ao trocar São Paulo por Indaial, quatro anos atrás, quando conheceu uma catarinense. A vida ficou mais leve e o trabalho estressante foi substituído pelo ofício de artesão. Mas o interesse pela gastronomia continuou. Quando morava na meca gastronômica brasileira, Josa, gourmet autodidata e cozinheiro oficial dos amigos, explorava restaurantes, cardápios, feiras, ingredientes. Ao desembarcar em uma cidade pequena, tão longe dos empórios paulistanos, descobriu que tinha um desafio pela frente: adaptar tanta curiosidade à nova realidade.

A aventura virou então o blog Banco & Balcão, que recebe em média 10 mil visitas diárias. É com bom-humor que Josa encara a saudade de comprar um queijo diferente ou uma bandeja de cogumelos frescos no mercado. Ele se adapta como pode: planta alguns temperos, encomenda o que dá pela internet (como alho negro e flor de sal) e cozinha o que não encontra pronto – seja uma ciabatta, uma massa de pizza ou um joelho de porco curado.

Apesar de tudo, é a simplicidade que move o cardápio do blog:

– A ideia é fazer o “comfort food”. Em casa, o mais gostoso é fazer a comida que vai te lembrar a infância, meio sem as regras modernas de ter que equilibrar tudo – diz Josa.

Fiel à premissa “faça a comida que as pessoas gostam de comer”, o blogueiro posta receitas da vida real – lá estão pastel, almôndega, polenta, pizza e até feijão, mas sempre com algum detalhe cuidadoso, uma dica de preparo, uma foto bem produzida. Ele divide também o que aprendeu com a gastronomia do Vale: como as delícias de uma schmia de ovo ou o filé duplo da festa de igreja. Vale virar leitor.

Publicado na coluna Dedo de Moça desta sexta

Comente

comentários

Comentários (2)

  • Camilla Meier diz: 2 de junho de 2012

    Parabéns pela matéria!
    Também não sou daqui e me divirto muito lendo o blog do Josa Jr. e seus comentários sobre a culinária local. É um dos meus blogs favoritos.

  • P F Amaral diz: 2 de junho de 2012

    Boa noite. Êsse cara é um mentiroso. Na verdade quem ensina ele é o “mãos de fada”, de nome Heinz, parente daquele célebre e famoso compositor, “Schubert”. Brincadeiras à parte, parabéns ao Josa, e quando fizer uma comidinha esperta lá em Palmeiras, não esqueça de convidar a turma dos onze, doze, sei lá quantos. Iremos e com certeza, dividiremos as despesas. Abaço Páris

Envie seu Comentário