Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

CTG Rincão da Lealdade: campeão das danças tradicionais do Rodeio de Vacaria

14 de fevereiro de 2014 0

Se consagrar como campeão de uma das modalidades de danças tradicionais do Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria é um grande feito. Mas o CTG Rincão da Lealdade foi além: voltou para casa com o 1º lugar em duas categorias, adulta e veterana. Assim,  torna-se bicampeão das duas modalidades. O primeiro título da adulta veio em 2006. Da veterana, foi em 2008. O gosto da vitória é especial. No ano passado, o CTG completou 60 anos, comemorados este ano em grande estilo em Vacaria.

Para Rodrigo Pasquali, instrutor do grupo adulto, a experiência da invernada fez diferença no tablado. O grupo foi formado em 2000 e, dois anos depois, já estreava em Vacaria. Desde setembro de 2013, todos os esforços concentravam-se no maior rodeio da América Latina. Um mês antes, os ensaios se intensificaram: somavam 12 horas em quatro dias da semana.

- Sabíamos que, se passássemos para a final, chegávamos com força, mas sempre respeitando os adversários – avalia Pasquali.

CTG Rincão da Lealdade - Adulta - foto Vinícius Lisboa (3)

Foto: Vinícius Lisboa

Chegaram com força e surpreenderam. Na dança de livre escolha, no domingo, o grupo foi o único a dançar Pericom, originária do Uruguai e de pouca adesão pelos demais grupos.

Além de instrutor, Rodrigo é também dançarino da adulta e tem a trajetória pessoal intimamente ligada a do Rincão. Durante 32 anos, a avó foi caseira e cozinheira do CTG, e foi ali que Rodrigo teve o primeiro contato com as tradições gaúchas.

Já ganhou quatro Vacarias: 1996 e 1998, como dançarino do CTG Os Praianos, de Santa Catarina, e  2006 e 2014, como instrutor de dança do Rincão. A esposa, Cristina Fonseca Pasquali, também é cheia de títulos: foi campeã cinco vezes – 1994, 1996 e 1998, como dançarina, e 2006 e 2014, como instrutora de danças.

Vinícius Lisboa

Foto: Vinícius Lisboa

Saiba mais:

- A invernada adulta apresentou na finalíssima do concurso as danças Chimarrita Balão, Chimarrita, Chote das Sete Voltas e Pericom. Já o grupo veterano dançou o Balaio, Chote das Duas Damas e Valsa das Cadenas.

- O grupo musical do CTG é composto por Fabio Soares (Voz e Violão), Anderson Oliveira (Voz e Violão), André Paniz (Acordeon), Tatiéli Bueno (Voz) e Clarissa Ferreira (Violino).

- A responsabilidade técnica dos grupos fica a cargo de Rodrigo Pasquali e Cristina Pasquali (Adulta), e Ricardo Comanduli e Priscila Pereira (Veterana).

- A entidade também teve representantes nos concursos individuais e na categoria danças tradicional com as invernadas mirim e juvenil.

Alison De Bastiani

Foto: Alison De Bastiani

Envie seu Comentário