Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Mostra de artigos gaúchos é atração na Festa da Uva

01 de março de 2014 0

O clima em Caxias é de Festa da Uva, mas gaúcho nenhum vai se sentir deslocado. No estande da 25ª RT, no pavilhão 2, foi montado um galpão temático com exposição de objetos antigos e da cultura gauchesca.

Dá para conferir uma calculadora e uma caixa registradora – as duas de ferro e manuais – que remontam aos anos 60, máquina de costura, ferro de passar a brasa, discos de vinil e até uma gaita Todeschini que acredita-se ser anterior à década de 50. Na parede, um violão azul de madeira, feito manualmente em 1950.

Da lida campeira, bruacas, selim, boleadeiras, marcadores de gado e guampa. Brinquedos folclóricos, como cinco marias e cama de gato, além, claro, das populares bonecas de pano.  Os objetos têm história. Orgulhosa, Letícia Galvan de Oliveira, 15 anos, 1ª Prenda Juvenil da 25ª RT, mostrava três bonecas de pano confeccionadas a mão pela avó paterna. Também em um quadro na parede constam os avós maternos da guria, na colônia de Lagoa Vermelha, com uma máquina de colher milho puxada por bois.

Os visitantes são recepcionados por prendas e peões, como Felipe Bernardi Zorzo, 13 anos, 1º Guri do DTG Herança da Tradição (que segura o violão da foto).

jonas ramos

Foto: Jonas Ramos/Pioneiro

Envie seu Comentário