Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Garrão de Potro, em Canela, promove festa campeira

20 de março de 2014 0

De 21 a 23 de março, o Centro Nativista Garrão de Potro, em Canela, promove a quarta edição de sua Festa Campeira Estadual, no Parque de Rodeios Saiqui. No total, as premiações chegam a R$ 18 mil. O grupo Tchê Guri anima o baile na sexta, às 23h, também no Saiqui, e Os Tiranos, no sábado.

Durante a cerimônia de abertura irá acontecer a Homenagem Tradicionalista a Três Gerações, onde Romário de Souza Pinto e Divino Antonio Cavalli, junto com os filhos e netos, serão homenageados.

Garrão de Potro - Márcio Pinto

Foto: Marcio Pinto/Divulgação

Nesta edição, também Pery Fogaça, 85 anos, empresta seu nome à Taça Cidade de Canela, que será uma das principais disputas de tiro de laço.  Pery coleciona feitos no meio tradicionalista. Foi um dos fundadores do Piquete de Laçadores Juca da Rata, de São Francisco de Paula. O nome da entidade é homenagem ao avô, José Gomes dos Santos Sobrinho (conhecido como Juca da Rata).

Nos anos 90, foi Patrão do piquete. Anos depois, ajudou a fundar o CTG Eron da Rata, nome em homenagem ao primo, Eron Pinto dos Santos. É Patrão até hoje da entidade. Como laçador, é tricampeão na modalidade de Laço Vaqueano na Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS). O apogeu veio em 2013, com o título de Campeão Nacional do Laço Vaqueano conquistado no 16º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões, na cidade de Jataí, em Goiás, acertando 86 armadas.

É campeão também do Laço Vaqueano do 27º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, e com o filho Eriam e o neto Gabriel, ficou em 3º lugar no Laço Geração (avô, filho e neto), no mesmo evento, e 2º lugar no 30º Rodeio Internacional, realizado neste ano.

PROGRAMAÇÃO CAMPEIRA

Sexta feira

18h – Oração da Ave-Maria
19h – Laço Raspadinha em Trio

Sábado
8h -     Laço Individual até 8 voltas
9h -     Laços Dupla Prenda, Vaqueano, Veterano, Duplas de Irmãos, Capataz, Patrão, Pai e Filho, Duplas Taça Cidade de Canela
“Família Tradicionalista” em homenagem Família Pery dos Santos Fogaça
10h – Bênção com Pároco local
15h – Gineteada
18h – Oração da Ave-Maria

Domingo
08h -  Laço Individual Piá ou Menina (até 11 anos)
Laço Guri ou Guria (até 14 anos)
10h -   Solenidade de Abertura Oficial
Homenagem Tradicionalista a Três Gerações (Romário de Souza Pinto e Divino Antonio Cavalli)
10h -   Início do Concurso Laço Duplas
15h -   Final da Gineteadas
15h -   Concurso Laço Vaca Parada: Piazinho (até 6 anos), Piazito (de 7 a 10 anos), Bonequinha (até 6 anos), Prendinha (7 a 10 anos)
18h -   Oração da Ave Maria

 

Envie seu Comentário