Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Livro Minha Terra, com poemas de Clóvis Padrel Pinheiro, será lançado em Caxias

05 de abril de 2014 0

Poemas inéditos do tradicionalista Clóvis Padrel Pinheiro, falecido em 1993, foram reunidos no livro Minha Terra, que tem lançamento nesta quarta em Caxias, pela editora Belas Letras, com financiamento cultural da Financiarte.

Dos poemas, Gaúcho Cego, por exemplo, foi apresentado pelo trovador cego Luiz Müller num congresso patrocinado pelo ONU. Minha faca prateada foi gravada em facas churrasqueiras de um empresa caxiense como propaganda. Gaúcho Apaixonado participou da exposição do Projeto Poetas Caxienses.

Pinheiro integrou o CTG Rincão da Lealdade por mais de 30 anos, 13 deles como patrão e percorreu o Brasil com invernada artística. Recebeu prêmios como a medalha de ouro relativa ao “Mérito da Tradição Joaquim Pedro Lisboa” e o diploma de Tradicionalista do Ano durante três anos consecutivos.

Foto_Clovis

Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

Foi o responsável cultural da 25ª RT, membro da Associação Rio-Grandense de Imprensa desde 1960 e membro fundador da Academia Caxiense de Letras.

Manteve uma página tradicionalista no Jornal Pioneiro, de 1959 a 1961; apresentou por 16 anos o programa de rádio “Canhadas e Coxilhas” que se tornou o “Venha pra Cancha, amigo” e dirigiu o programa “O rancho da saudade” na antiga TV Caxias, canal 8.

Capa Livro Minha Terra

Agende-se: Quarta-feira (9), lançamento do livro Minha Terra, de Clóvis Pradel Pinheiro, às 19h, no CTG Rincão da Lealdade. Entrada franca. Livro: R$ 25 (arrecadação revertida para o Centro Assistencial Voluntários sem Fronteiras)

Envie seu Comentário