Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Briga em rodeios: Rivalidade X Integração

10 de dezembro de 2014 0

Ninguém fala abertamente sobre o assunto, mas só o que se comenta nos bastidores é uma briga envolvendo integrantes dos CTGs Aldeia dos Anjos, Tiarayú e Rancho da Saudade, no Rodeio do Mercosul, organizado pelo Aldeia.

Dos três CTGs , a coluna conseguiu contato com o patrão do Rancho, Henio Vallandro, que negou que o motivo da peleia fossem as notas do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). Disse ainda que um dos seus integrantes acabou levando um soco porque estava perto da briga, mas que a entidade não tinha se envolvido. O Rancho foi o campeão do festival deste ano. Se motivado pelo Enart ou não, o fato é que isso vai contra tudo o que o tradicionalismo prega: a confraternização, a integração. Quando a rivalidade ficou mais importante que isso?

Aliás, o presidente do MTG, Manoelito Savaris, expôs em editorial neste mês as mudanças na área artística ao longo dos anos. CTGs participam de mais de um rodeio em um final de semana, não acampam, ficam ali somente o tempo necessário para  a apresentação. “Será que o único e grande objetivo deve ser o de ganhar o prêmio do rodeio? Não será esta prática uma forma de privilegiar os ‘grupos grandes’, os CTGs mais estruturados?”, questionou.

Meus amigos, a coluna não quer pregar que os grupos, com todos os seus custos, com toda a sua dedicação, não batalhem pela vitória, mas é hora de colocar o assunto em pauta, discutir os rumos do tradicionalismo e repensar posturas. E vocês, o que pensam sobre tudo isso?

Deivis Bueno

Foto: Deivis Bueno, Divulgação

Envie seu Comentário