Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Caxias e o Freio de Ouro: cidade é sede de classificatória

31 de março de 2015 0

Amantes de cavalos, e especialmente, de cavalos crioulos, agendem-se: a região vai receber quatro importantes provas nos meses de maio e junho. Começa com Redomão de 21 Dias, em Nova Pádua. As outras três provas são em Caxias: Credenciadora ao Freio de Ouro, Final do Campeonato Gaúcho de Rédeas e Classificatória ao Freio de Ouro (veja as datas abaixo). A Final do Campeonato de Rédeas, por exemplo, ocorre a primeira vez em Caxias. A solenidade ocorreu nesta terça na prefeitura.

_DSC7852

- O Rio Grande do Sul tem formado grandes competidores dede provas de rédeas. Elas (as provas) exigem o máximo de perfeccionismo do animal – disse o presidente da Associação Gaúcha dos Cavalos de Rédea (AGCR), Maurício Junqueira.

O diretor Internacional da AGCR, Roberto Jou, fez coro ao discurso, dizendo que acredita que as provas de rédeas serão uma das maiores daqui a alguns anos – já há competições em 47 países.

Historicamente, a Serra é uma região de laçadores. A prova disso é o feito da 25ª RT, tricampeã da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars). Mas novas possibilidades se abrem: a região tem aproximadamente 100 cabanhas de criadores de cavalos crioulo. No ano passado, tivemos três finalistas ao Freio de Ouro. Um deles, Calinthia Cunha, venceu o Brinco de Ouro em 2014. Ela já é bicampeã na modalidade. E sobre cavalos: só em Caxias existem 7 mil animais em cabanhas, fazendas ou hotéis para cavalos.

- Os resultados serão cada vez melhores. Há um trabalho intenso das cabanhas. Estamos investindo, temos um bom grupo de ginetes e treinadores – explicou o presidente do Núcleo dos Vinhedos da 6ª Região de Criadores de Cavalos Crioulos, Sebastião Teixeira Correa.

_DSC7827

Fotos: Ícaro de Campos/Divulgação

A infraestrutura caxiense contou pontos. A todo momento, o tamanho da cancha de provas do Parque da Festa da Uva e a cobertura do espaço eram citados.

O prefeito Alceu Barbosa Velho salientou a importância do incentivo às tradições, especialmente nos núcleos familiares. Também citou a criação de empregos e e oportunidades com tais programações.

O blog De Galpão estará acompanhando a agenda e informando sobre as novidades.

Cavalo Crioulo

Envie seu Comentário