Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Cowboys: Caxias sedia final de Campeonato Gaúcho de Rédeas

29 de maio de 2015 0

O gaúcho acostumado aos rodeios pode até estranhar a vestimenta, mas a verdade é que as provas de Rédeas, aquelas que reúnem competidores trajados ao estilo Western americano, ganham cada vez mais adeptos.

Caxias do Sul sedia no sábado, nos Pavilhões, a final do Campeonato Gaúcho da modalidade. O evento deve reunir cerca de 35 concorrentes em quatro categorias. Os cinco melhores de cada uma vão para a competição nacional.  Aquele que alcançar a maior nota na pontuação geral ganha um Palio zero quilômetro.

Baseada no adestramento dos cavalos dos vaqueiros norte americanos – os cowboys – para a lida com o gado, várias modalidades de Hipismo Western surgiram na década de 60 nos Estados Unidos, entre elas a Rédeas.
Surgiram várias modalidades de Hipismo Western, entre elas a Rédeas. No Brasil, em 1989, foi criada a Associação Nacional do Cavalo de Rédeas. Hoje, a modalidade é reconhecida como um esporte e praticada em 47 países.

00ae86b6

Fotos: Roni Rigon

Por causa da semelhança dos movimentos (como a Esbarrada da imagem acima) alguns relacionam as Provas de Rédeas com as do Freio de Ouro, mas as duas competições não têm relações. O Freio de Ouro inclui nas provas o trabalho com gado e surgiu da cultura gaúcha campesina.  A de Rédeas, não. Enquanto o Freio de Ouro é uma competição para cavalos da raça crioula, a Rédeas é uma modalidade que pode ser feita por qualquer raça.

A encilha do cavalo (abaixo) é formada por manta de feltro e sela. Não se usa pelego. Nas patas do cavalo, proteção para executar movimento. O colorido é  para embelezar o animal. Na foto, o treinador Antônio Corrêa monta o cavalo Marajá do Trinta e Oito, bi-campeão gaúcho das Rédeas.

00ae86b9

O ginete uruguaio, Rodrigo Nieves, aquerenciado em Porto Alegre, mostra a monobra Spins, caracterizada pela cruzada das patas dianteiras do animal durante a prova.

00ae86b2

A indumentária dos competidores de Rédeas identifica-se com a do vaqueiro estadunidense (o popular cowboy): camisa xadrez de botão, calça jeans, chapéu e bota. Na foto, da esquerda para a direita: Roberto Jou, Antônio Corrêa, Diego Zanandréa e Rodrigo Nieves.

00ae86bc

 

As manobras

Entrada: Mostra o cavalo para iniciar o percurso. Ele deve parecer relaxado e confiante.

Esbarro: Diminuir a velocidade do cavalo do galope para a posição da parada, deslizando com ambas as patas traseiras numa linha reta

Spins: Série de giros de 360º, devendo demonstrar cadência na velocidade, sutileza, suavidade e atitude

Rollbacks: Giros de 180º completados após o esbarro, girando em direção oposta e partindo ao galope como um movimento continuo

Círculos: São manobras a galope que demonstram controle, disposição para ser guiado, grau de dificuldade e mudanças na velocidade

Recuos: Fazer com que o cavalo se mova ao reverso (para trás)

Pausa: Habilidade do cavalo em permanecer parado de maneira relaxada durante o momento descrito nos percursos

Trocas de Mãos: O cavalo troca seus anteriores e posteriores ao galope, enquanto muda de direção

Run downs e Run arounds: Corridas em linha reta pelo meio e laterais da arena

Envie seu Comentário