Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Nossa Gente, o novo CD de Jéssica Thomé

06 de julho de 2015 0

Discípula de Paulo Siqueira e Fernando Gomes e admiradora de Albino Manique e os Irmãos Bertussi, a guria de 24 anos lança neste sábado o segundo CD da carreira, intitulado Nossa Gente, pela Gravadora Acit. O lançamento, em Fazenda Souza, reponta as origens interioranas da acordeonista. São 12 músicas, todas instrumentais, sendo sete de autoria própria. A inspiração são as vivências serranas e o anseio de ver a música regional valorizada, como a canção que dá nome ao CD.

IMG_3742

– No meu primeiro álbum eu fiz uma música chamada Maniqueira, em homenagem a Albino Manique. Agora chegou a vez d’Os Bertussi, com Bertusseira. Também Vanerão do Nadyr é referente ao meu avô, que conseguiu o primeiro acordeom para eu tocar, aos 11 anos – lembra.

Várias são as diferenças entre os dois trabalhos da carreira. Enquanto Simplicidade, de 2010, traz canções cantadas e arranjos com violões, contrabaixo e bateria, o de 2015 é só instrumental e mescla a gaita ao piano e ao violino.

Jéssica respira música o dia inteiro: é professora de escola estadual, dá aulas particulares, ministra oficinas de música e cursa Licenciatura em Música na UCS. Nem sempre foi assim. Até o ano passado, trabalhava como assessora de comissões da Câmara de Vereadores. Logo que começou a tocar, ainda teve que enfrentar o preconceito de um mundo que ainda relutava em ver as mãos femininas dedilhando os teclados.

– Logo que comecei a participar de concursos de gaita em rodeios cheguei a escutar que gaita não era coisa de mulher. Depois, aos 15, 16 anos, quando passei a ganhar as competições, conquistei respeito – lembra.

Petter Campagna

Fotos: Petter Campagna, Divulgação

Envie seu Comentário