Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de abril 2011

Pitacos sobre Tiago Fernandes e Federer

05 de abril de 2011 0

Os sites de tênis do Brasil, os mais legais da internet, estampam que Tiago Fernandes conseguiu a terceira vitória da carreira na primeira rodada em torneios nível challenger. A notícia é boa e sinaliza o começo de uma afirmação que todos esperavam pela qualidade apresentada durante a fase juvenil. Logo logo isso nem será mais notícia de tão comum que se tornará.

Aos poucos veremos quais serão as limitações na evolução do garoto, onde aparecerão os pontos fracos de seu jogo. Mais importante que identificar estas deficiências será como trabalhar para superar as barreiras. Será colocada em xeque a capacidade de Tiago de trabalho e superação.

Federer também virou notícia. Mas como falamos do recordista em títulos Grand Slam as novidades são contadas em sites de todo o mundo. O cara já está em Monte Carlo e treinou com o francês Richard Gasquet nas quadras mais lentas da temporada de saibro. Por este motivo, o torneio é o mais complicado para o suíço. Tanto que ele nunca foi campeão por lá.

A aparição seis dias antes é um bom prenúncio. Sugere que Federer ainda quer briga. Tomara porque aquela postura do jogo contra o Nadal causou uma má impressão. Pelo menos para mim. Outra sinalização positiva de que o suíço quer mudar o caminho e não ficar pelo caminho é jogar Monte Carlo. No ano passado, ele vinha de título no Australian Open e nem jogou o torneio. Desta vez se inscreveu em todos os principais campeonatos. Tomara que ele consiga fazer frente para o circuito ficar ainda mais legal.


Bookmark and Share

O jogo do circuito é Nadal X Djokovic

04 de abril de 2011 0

Depois de quase uma década o nome de Roger Federer não está mais no jogo mais aguardado do circuito masculino. Os primeiros meses de 2011 mostraram que hoje a partida entre os melhores é entre Rafael Nadal e Novak Djokovic. Não significa que o suíço não possa retornar ao posto, mas no momento ocupa outro status.

Isto aconteceu porque os dois primeiros do ranking trabalharam muito para estar neste lugar. A capacidade de Nadal em se superar foi provada inúmeras vezes. O rapaz nunca deixou de evoluir. E sempre a melhora no seu jogo foi significativa. O saque talvez seja a prova mais visível. O espanhol estava muito abaixo dos demais top 10 no fundamento. Imagina quanto não treinou para igualar os demais. O esforço foi compensado na forma de título do US Open.

Djokovic nunca foi conhecido pela habilidade de um Federer. Mas sempre foi bom e fez muito com as armas que tinha. Enfrentou alguns problemas como os abandonos por problemas físicos, uma troca de raquete num momento infeliz. Ele também treinou a ponto de adquirir uma regularidade que fez ter melhor desempenho que Nadal nos pontos da base no último domingo. Aliada a explosão de confiança que o sérvio vive fica difícil.

A temporada de saibro será interessantíssima. Aposto em Nadal para todos os torneios, como a maioria dos leitores. Espero trocas de bolas intensas, muito vigor físico porque os dois estão voando e uma força mental absurda.

Quanto a Federer, que ele volte a lutar. Em Miami contra Nadal para que a derrota foi aceita assim que perdeu o saque no segundo set. Não houve vibração para tentar a virada.

ps.: a constação de que o jogo do momento é entre Nadal e Djokovic é de Rodrigo Dalmonico, ex-titular do blog.



Bookmark and Share

Federer abusa dos erros. Nadal na final

01 de abril de 2011 0

O tão esperado jogo entra Nadal e Federer foi mais rápido que esperávamos e muito menos emocionante também. Não foi preciso o  Nadal jogar aquelas bolas cheias de spin na esquerda do suíço. Federer tratou de facilitar a vida do adversário com uma montanha de erros. Foram 38, um número impressionante.

Além da quantidade absurda de erros, Federer pareceu apático. Só houve vibração no ponto em que ele defendeu até um smash do espanhol. O suíço também não esteve inspirado na rede e foi mais passado que vitorioso (7/15). A quadra estava lenta, mas isso não justifica um placar tão dilatado.

No outro lado da chave Djokovic fez o esperado. Passou por Mard Fish e vai para final. Como o jogo é só no domingo sobra tempo para descansar e planejar a tática mais adequada.

Bookmark and Share