Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de outubro 2013

Gaúcho Guilherme Clezar estreia nesta segunda em Challenger da Argentina

21 de outubro de 2013 0

Foto: Gaspar Nobrega / InovafotoFoto: Gaspar Nobrega / Inovafoto

Por Vinicius Schmidt

Um dos jovens destaques brasileiros no circuito, o gaúcho Guilherme Clezar começa hoje a competir na Argentina, no Challenger de Buenos Aires. O adversário é o croata Kristijan Mesaros, com quem o gaúcho nunca competiu antes.

A novidade no duelo não amedronta Clezar, que esperar impor seu estilo.

- Vou focar no meu jogo e procurar colocar em prática o que venho treinando, já que taticamente fica difícil desenvolver uma estratégia.

É sempre difícil atuar contra um tenista que é desconhecido para você. Sem saber como ele bate sua direita, qual sua bola favorita e onde ele mais sofre dentro de quadra, cabe ao tenista fazer de seu estilo o ritmo de jogo. Claro que isto parece ser óbvio, mas durante o jogo qualquer surpresa pode desestabilizar o atleta.

Guilherme Clezar também disputará a chave de duplas, com o português Gastão Elias. Na estreia, ele encara o compatriota João “Feijão” Souza, que atua junto ao dominicano Victor Estrella Burgos.

Bookmark and Share

Rafael Nadal reassume o topo do ranking e de lá não deve sair neste ano

07 de outubro de 2013 0

Por Vinicius Schmidt

Novak Djokovic levou o ATP 500 da China, mantendo o título que havia conquistado no ano passado. Mesmo levantando a taça, o sentimento que fica para o sérvio neste início de turnê asiática é de “dos males, o menor”. Ao garantir a presença na final, Rafael Nadal tomou de volta a coroa de número um do mundo, algo quer parecia inevitável.

A distância entre Djoko e Rafa é de 40 pontos, ou seja, basicamente inexistente. Daqui para frente, os torneios ganham valor de disputa direta para os dois, mas acho difícil vermos mais algumas mudanças no topo do ranking.

Contra Novak Djokovic está, por mais incrível que pareça, sua ótima temporada no ano passado. Enquanto ele ainda defenderá uma conquista no Masters 1000 de Shanghai e no ATP Finals, Rafael Nadal não tem compromisso, e pontuará em tudo que disputar neste ano.

O que fica de vantagem para Nole é saber que o espanhol não é imbatível. Apesar de seu retorno meteórico neste ano, Nadal não é um ser tão extra-terrestre, e vencê-lo, mesmo que dificilmente, é a única opção que Djoko tem para retomar o seu posto. Porque sejamos francos, o sérvio parece ser o único com fôlego para derrubar Rafa.

Bookmark and Share

Itajaí recebe a 5ª Copa Santa Catarina de tênis a partir deste sábado

04 de outubro de 2013 0

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Por Vinicius Schmidt

As quadras do complexo Itamirim, em Itajaí, recebem a 5ª Copa Santa Catarina a partir deste fim de semana. O torneio, que faz parte do calendário da Federação Internacional de Tênis (ITF), reunirá atletas de 12, 14, 16 e 18 anos nas disputas masculina e feminina. A entrada para assistir aos confrontos são gratuitas.

Além do incentivo ao esporte de base, com os garotos competindo em alto nível, a Copa SC também é um bom campeonato para quem está ingressando no circuito profissional, na disputa de 18 anos: o torneio dará pontos no ranking mundial.

Foto: Assessoria de Comunicação ADK Tennis
Disputa será nas 15 quadras do Itamirim Clube de Campo
Foto: Assessoria de Comunicação ADK Tennis

Estas competições periféricas aos grandes torneios são uma grande porta de entrada para os tenistas. Além da proximidade, que colabora nos já altíssimos gastos mensais, a chance de estar jogando em um torneio e ganhando experiência é essencial. Vale ficar ligado, quem sabe destas quadras não surge o novo ídolo nacional?

A 5ª edição da Copa Santa Catarina Internacional de Tênis tem a organização da ADK Tennis, Itamirim Clube de Campo e Federação Catarinense de Tênis, com supervisão da Federação Internacional de Tênis (ITF), Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat) e Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Bookmark and Share

Bia Haddad volta ao circuito após lesão e faz maratona nos Estados Unidos

04 de outubro de 2013 0

Foto: Larris Passos Tênis Pro
Foto: Larri Passos Tênis Pro

Por Vinicius Schmidt

Bia Haddad está de volta ao circuito feminino. Depois de quase três meses de recuperação da lesão que a afastou das quadras em julho, a tenista de 17 anos retorna ao nível competitivo já neste domingo, numa turnê pelos EUA.

O “tour pela américa” começa em Macon, na Georgia, no ITF U$ 25,000, que dá 50 pontos à campeã. Na sequência, mais dois torneios do mesmo nível na Carolina do Sul - Rock Hill (14/10) e Florence (21/10) – e outros dois ITF U$ 50,000, em New Braunfels, no Texas (28/10) e Captiva Island, na Flórida (04/11), de 100 pontos em cada.

No total, serão 350 pontos no ranking em disputa para Bia. Acredito que ela vá sofrer um pouco com a falta de ritmo, mas as possibilidades de ascensão são ótimas. Conquistando 200 pontos, por exemplo, o pulo seria da posição 285 (que ocupa hoje) para algo próximo de 190. Se a boa fase de julho retornar, prevejo um ótimo mês para a brasileira.

Bookmark and Share

De aquecimento a decisão: a importância do ATP 500 da China para a disputa do topo do ranking

02 de outubro de 2013 2

Por Vinicius Schmidt

Difícil imaginar que um torneio teoricamente de adaptação para os tenistas, um preparativo para o Masters 1000 de Shanghai, ganharia tanta importância. Pois o ATP 500 da China, que começou no último domingo e vai até o próximo, agita os ânimos do circuito por poder mudar o topo do ranking depois de 11 meses.

No dia 5 de novembro de 2012, após um ano incrível, Novak Djokovic assumiu o posto de número 1 do mundo e de lá não saiu mais. Agora, até o dia 6 de outubro de 2013, precisa vencer o torneio asiático e esperar que Rafael Nadal não chegue à final. Caso o espanhol alcance a decisão, assume o liderança com os 300 pontos conquistados, já que está a 240 de Djoko, que apenas defende a pontuação do ano passado na China, quando foi campeão.

Se num ATP 500 a disputa já será acirrada, imagine o Finals, em Londres. Afinal, quem precisa de Grand Slams para ter emoção?

Bookmark and Share

Teliana Pereira dá show e sobe mais no ranking

01 de outubro de 2013 0

Por Vinicius Schmidt

Três títulos seguidos colocaram Teliana Pereira, tenista número 1 do Brasil, na sua melhor posição no ranking da WTA. Com a conquista do ITF Challenger de Sevilha no domingo, ela conquistou mais 50 pontos e entrou de vez no top 100, na 95ª colocação.

Teliana caminha para, em 2014, figurar em torneios maiores, que apesar de mais competitivos, trazem mais pontos. É possível prever uma grande ascensão da jovem tenista, já que 100 pontos a separam da 80ª posição no ranking, e 200 da 70ª.

Duas conquistas de torneios maiores, que garantem 100 pontos, podem colocá-a nos holofotes do cenário mundial, com possibilidades de competir, por exemplo, em algum Grand Slam no próximo ano.

Bookmark and Share