O confronto entre São Paulo-RG x Grêmio, nesse sábado, no estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande, foi marcado por uma polêmica. Aos 22 minutos do 2º tempo, Eleno Gonzalez Todeschini apitou pênalti para a equipe do interior, que vencia a partida por 1 x 0 (o jogo terminou 2 x 1 para o São Paulo). A jogada é construída em um contra-ataque e, por isso, é muito rápida. O lateral-esquerdo Wendell atinge o meia Nata com um carrinho. Por ser uma infração muito perto da grande área e pelo posicionamento dos atletas envolvidos, vejo como fundamental o trabalho em equipe para que a decisão tomada seja correta. Primeiro, é preciso tentar entender o que o árbitro viu no lance. Observem a imagem e onde ele está em relação aos jogadores envolvidos na falta.
Nessa imagem acima é possível perceber a visão que o árbitro tem da jogada. Difícil ter 100% de certeza sobre o local da falta. Em função disso, divido o peso dessa decisão entre Eleno Gonzalez Todeschini e o assistente Vilmar Burini, que tinha uma posição oposta da infração. Na imagem abaixo, mais aproximada, fica claro. Esse ainda não é o ângulo do “bandeira”, mas facilita a percepção de que ele tem a cena mais “limpa” para verificar o local exato.
A decisão final sempre será do árbitro. Porém, os assistentes são fundamentais em algumas situações. Esse é um ótimo exemplo. Em resumo, não aponto esse como um erro somente do juiz ou apenas do “bandeira”. Acredito que cada um deles tem parte da responsabilidade pela marcação equivocada.
VEJA O LANCE E A ANÁLISE NO VÍDEO:
Infeliz comentário do Ramiro. O campo foi ridiculo, para os dois lados. Fácil jogar num Time da capital cheio de grana. Não sabe ele o que é voltar da segundona, com toda comunidade ajudando. E tem mais quando o árbitro erra para a Dupla…. fica nisto mesmo. Interior??? Somos litoral, interior é onde fica a capital
Só gostaria de ver todo esse aparato para mostrar que não foi penalti, quando o lance for contra um time do interior. O pequenos estão cansados de derrotas com penaltis duvidosos aos 45 do segundo tempo e aí não tem ninguém para explicar que foi fora da área.
Acho estranho que o gramado estivesse somente ruim para o Grêmio. O jogo teve várias chances para o São Paulo de Rio Grande fechar a fatura com o saldo bem pior para o Grémio. O penalti não foi o fator decisivo para a resultado do jogo, mas a garra em que o SPO entrou em campo. Quem venceu foi o SPO e não o ruim gramado do Aldo Dapuzzo.
Pelos vídeos vê-se nitidamente que está fora da área. Com certeza a falta capital só foi marcada em virtude do mi mi mi das coloridas e o conselheiro presidente da fgf está fazendo pressão sobre os árbitros. Não tem outra forma de explicar.
sabe tudo esse Diori, parabens por fazer parte da grande radio gaucha!!!abraçao
Engraçado…… no lance que deram penalti para o gremio na libertadores nao foi feito esse video explicando a marcação errada do juiz…..sim pq o riveros correu em direção a bola e mostrou a clara intenção em participar do lance…. só não chutou pq o Luan chegou primeiro….. ou seja impedimento claro e escandaloso….. mas como foi a favor do gremio nao aconteceu nada….. e o penalti que o werlei cometeu no centroavante do atletico nacional, uma gravata dentro area…. nossa mais escandaloso ainda….. parem com isso….o gremio perdeu pq nao tem time p vencer nem o São Paulo de Rio Grande, simples assim……
tá doído é ? a banca paga e recebe
QUE COMENTÁRIO INFELIZ. O QUE TU DEVERIAS DIZER É QUE O ARBITRO ERROU AO MARCAR O PENALTI E ISSO TU NAO FALOU DIORI. ENROLOU, ENROLOU E O QUE TINHA QUE FALAR TU NAO FALOU. TU ÉS MUITO FRACO COMO COMENTARISTA DE ARBITRAGEM.
Mas que baita gremistão este diori… que que é isto… pela amor de Dio.
A graça do futebol está também no erro do juiz. Atacantes erram gols inúmeras vezes e parece tudo normal, um erro do juiz e é aquela gritaria.
Respeito os comentários das equipes de esportes, contudo acho que o lance era muito difícil. Eu só gostaria que a imprensa tentasse ser menos parcial a favor dos times da capital. Outro lance polêmico, em minha opinião, é o lance em que o jogador Edinho (Grêmio) empurrou o jogador Jr. Sergipano (São Paulo) pelas costas dentro da área após a grande defesa do goleiro Marcelo Grohe no início do segundo tempo. Um pênalti bastante evidente não visto pela arbitragem e negligenciado pelos comentaristas da imprensa. Dá-lhe Leão do Parque!!!
Para o Grêmio só existe um resultado possível no futebol a vitória. Quando perdem ou empatam, é porque foram roubados.
Quando e pra dupla grenal tem polemica e fazem videos de diversos angulos. Quando e afavor dos times do interior não falam nada. Nunca vão deixar os clubes do interior crescer. Fora rbs. Imprensa senvergona
É a velha lenga lenga…..contra o Grêmio…….Não foi muito perto da área, foi no risco da área pela visão da arbitragem naquele momento único de decisão, ou seja, decisão inquestionável e que deve ser aceita, senão o futebol vira “no que é aquilo”.
O Sr. Diori fez este “baita” embasamento porque tem a possibilidade de rever o lance.
O juíz e o auxiliar tem que tomar uma decisão na hora, e como você bem disse o lance
é de extrema velocidade, ou seja, impossível de condenar a decisão do árbitro. Temos que ser realistas e aceitar como uma decisão acertada naquele momento e não questiona-la, sabendo que quem a tomou não tem os recursos tecnológicos que outros que estão bem sentadinhos no maior conforto, que podem rever o lance e afirmar o juiz errou……Sr. Diori, o juíz não errou, apenas marcou com convicção aquilo que viu naquele momento. Paixões clubísticas todos temos e isto é muito bom, agora, tendenciosismo clubístico, tentar condenar atitudes de outros que não dispõem dos mesmos recursos, isto não……isto chega a ser até falta de inteligência. “Erros” de arbitragem sempre existirão e isto nunca vai acabar, porque eles são seres humanos, e o ser humano é passível de erro (que na maioria das vezes se descobre que foi um “erro” porque foram usados recursos que aqueles não dispõem)…..quem nunca errou que atire a primeira pedra…….
E mais uma coisa. A posição daquele jogador do São Paulo não atrapalha a visão do árbitro coisa nenhuma. Se traçarmos uma linha reta entre o árbitro e os jogadores da falta, vamos perceber que o Jogador do São Paulo esta a pelo menos 1 metro desta linha imaginária, ou seja, o juíz tinha uma visão perfeita do lance sem atrapalho nenhum, o resto é choro de perdedor……..
Celso, voi si doentio, váte curar-te em una clínica de ochái.
Parabéns Diori. Totalmente coerente com a sua avaliação dos penaltis não marcados para o Inter na semana passada.Passe a comentar de camisa azul. E troque a sua foto para uma camisa tricolor. Aí sim você estará sendo coerente.
Acompanho gauchão desde a década de 60, na dúvida sempre foi para a dupla Grenal. Muito sofri com Agomar, Barreto e Cavalheiro. Também somos filhos de Deus. Viva o leão do parque!
Grande Diori, advogado gremista. Mas que baite esforço esse teu em escrever, fazer vídeo…. Nunca vi tu fazer algo nem parecido quando os pênaltis que beneficiaram o gremio foram marcados de forma errada. Mas que bom que tu te consideras imparcial!!
No jogo em que o Barcos colocou a mão na bola dentro da área não teve tanta repercução, Porque sera?
Que vergonha Diori, censurar meu comentário.
Chora, RgreS. Teu time perdeu.
Árbitro incompetente, lance fácil. Tão cedo não apita jogo do grêmio. Vai só ficar viajando pelo charmooooso interior gaúcho.
Anotem este nome, Eleno Gonzalez Todeschini, NÃO DEVE mais apitar NENHUM JOGO DO GRÊMIO, ELE SÓ PODE SER colorado!
Interessante a análise. Proponho que seja feita, também, a análise do lance do pênalti não marcado contra o Grêmio, em sua primeira partida da Libertadores, quando o Barcos fez aquela defesa dentro da área.
Chora na cama que é mai quentinho o grezembino que nunca viu o time ser campeão.
Os gremistas estão indignados por esta penalidade marcada contra eles e alias não foi penalte assim como no grenal tambem não foi, só que o greminho pelo menos está somando uns 7 pontos a favor em erros visiveis da arbidragen então não da para chorar por causa deste.
Celso, tá reclamando do que, seu cego? Foi fora da área mesmo, seu colorido corneteiro.
impressionante a repercurssao do lance….mas….no grenal é surreal vc ver o lance da bola que bate no braço do paulao….indiscutivelmente é óbvio que ele nem vê a bola bater em seu braço …e mesmo assim vcs ainda tem a cara de pau de dizer que houve o penalti….mas nao tem problema….d1alessandro foi ae dentro e disse na cara de vcs o que estava engasgado nos colorados….vcs da ”rbs” são 80% no minimo torcedores e tendenciosos para as hienas azuis
Celso, tu é cego ou burro?
não é a primeira vez que este arbitro prejudica o GRÊMIO..
Diori,
Primeiramente, agradeço pela resposta à minha opinião. Só queria aproveitar para sugerir que as respostas sejam postadas diretamente no blog, e não por e-mail, pois para mim isto não traria nenhum constrangimento, já que quando posto minha opinião tenho que estar preparado para receber as críticas também.
Em seguida, gostaria de relativizar a crítica que fiz: me precipitei ao insinuar que não havias feito a análise do pênalti não marcado contra o Grêmio, tanto que você me provou o contrário. Confesso que não acessei diretamente o seu blog naqueles dias, e nem tenho este hábito. Tentarei lembrar de fazer isto da próxima vez que ocorrer um lance polêmico. Na verdade, talvez tenha ocorrido uma destas duas hipóteses: ou eu não vi que tinha o link na página inicial do clic rbs; ou o clic não colocou. Confesso que acredito mais na segunda hipótese, pois vejo que o lance não teve nas mídias da RBS a mesma repercussão que havia tido o do pênalti do Grenal, e é aí que reside a minha indignação, que acabou “respingando” em você.
Por fim, parabenizo-te pelas análises, e espero que elas continuem ocorrendo, pois, reitero, vou lembrar do seu blog quando ocorrerem novos lances polêmicos. Grande abraço. Daniel