Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Os papéis do árbitro e do assistente no pênalti marcado para o São Paulo-RG

01 de março de 2014 32

O confronto entre São Paulo-RGGrêmio, nesse sábado, no estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande, foi marcado por uma polêmica. Aos 22 minutos do 2º tempo, Eleno Gonzalez Todeschini apitou pênalti para a equipe do interior, que vencia a partida por 1 x 0 (o jogo terminou 2 x 1 para o São Paulo). A jogada é construída em um contra-ataque e, por isso, é muito rápida. O lateral-esquerdo Wendell atinge o meia Nata com um carrinho. Por ser uma infração muito perto da grande área e pelo posicionamento dos atletas envolvidos, vejo como fundamental o trabalho em equipe para que a decisão tomada seja correta. Primeiro, é preciso tentar entender o que o árbitro viu no lance. Observem a imagem e onde ele está em relação aos jogadores envolvidos na falta.

Visão do árbitro no momento da infração. FOTO: reprodução/globoesporte.com

Visão do árbitro no momento da infração. FOTO: reprodução/globoesporte.com

Nessa imagem acima é possível perceber a visão que o árbitro tem da jogada. Difícil ter 100% de certeza sobre o local da falta. Em função disso, divido o peso dessa decisão entre Eleno Gonzalez Todeschini e o assistente Vilmar Burini, que tinha uma posição oposta da infração. Na imagem abaixo, mais aproximada, fica claro. Esse ainda não é o ângulo do “bandeira”, mas facilita a percepção de que ele tem a cena mais “limpa” para verificar o local exato.

Imagem mais aproximada do momento da infração. FOTO: reprodução/ globoesporte.com

Imagem detalhada do momento da infração. FOTO: reprodução/ globoesporte.com

A decisão final sempre será do árbitro. Porém, os assistentes são fundamentais em algumas situações. Esse é um ótimo exemplo. Em resumo, não aponto esse como um erro somente do juiz ou apenas do “bandeira”. Acredito que cada um deles tem parte da responsabilidade pela marcação equivocada.

VEJA O LANCE E A ANÁLISE NO VÍDEO:

Comentários (32)

  • Diego diz: 1 de março de 2014

    Infeliz comentário do Ramiro. O campo foi ridiculo, para os dois lados. Fácil jogar num Time da capital cheio de grana. Não sabe ele o que é voltar da segundona, com toda comunidade ajudando. E tem mais quando o árbitro erra para a Dupla…. fica nisto mesmo. Interior??? Somos litoral, interior é onde fica a capital

  • Horácio Gomes diz: 1 de março de 2014

    Só gostaria de ver todo esse aparato para mostrar que não foi penalti, quando o lance for contra um time do interior. O pequenos estão cansados de derrotas com penaltis duvidosos aos 45 do segundo tempo e aí não tem ninguém para explicar que foi fora da área.

  • Carlos Vassão diz: 1 de março de 2014

    Acho estranho que o gramado estivesse somente ruim para o Grêmio. O jogo teve várias chances para o São Paulo de Rio Grande fechar a fatura com o saldo bem pior para o Grémio. O penalti não foi o fator decisivo para a resultado do jogo, mas a garra em que o SPO entrou em campo. Quem venceu foi o SPO e não o ruim gramado do Aldo Dapuzzo.

  • Luiz Edison diz: 1 de março de 2014

    Pelos vídeos vê-se nitidamente que está fora da área. Com certeza a falta capital só foi marcada em virtude do mi mi mi das coloridas e o conselheiro presidente da fgf está fazendo pressão sobre os árbitros. Não tem outra forma de explicar.

  • robledo diz: 1 de março de 2014

    sabe tudo esse Diori, parabens por fazer parte da grande radio gaucha!!!abraçao

  • Diego Vasconcelos diz: 1 de março de 2014

    Engraçado…… no lance que deram penalti para o gremio na libertadores nao foi feito esse video explicando a marcação errada do juiz…..sim pq o riveros correu em direção a bola e mostrou a clara intenção em participar do lance…. só não chutou pq o Luan chegou primeiro….. ou seja impedimento claro e escandaloso….. mas como foi a favor do gremio nao aconteceu nada….. e o penalti que o werlei cometeu no centroavante do atletico nacional, uma gravata dentro area…. nossa mais escandaloso ainda….. parem com isso….o gremio perdeu pq nao tem time p vencer nem o São Paulo de Rio Grande, simples assim……

  • carlos heinze diz: 1 de março de 2014

    tá doído é ? a banca paga e recebe

  • vinicius diz: 1 de março de 2014

    QUE COMENTÁRIO INFELIZ. O QUE TU DEVERIAS DIZER É QUE O ARBITRO ERROU AO MARCAR O PENALTI E ISSO TU NAO FALOU DIORI. ENROLOU, ENROLOU E O QUE TINHA QUE FALAR TU NAO FALOU. TU ÉS MUITO FRACO COMO COMENTARISTA DE ARBITRAGEM.

  • Celso diz: 1 de março de 2014

    Mas que baita gremistão este diori… que que é isto… pela amor de Dio.

  • Clairton de Oliveira Carvalho diz: 1 de março de 2014

    A graça do futebol está também no erro do juiz. Atacantes erram gols inúmeras vezes e parece tudo normal, um erro do juiz e é aquela gritaria.

  • Dos Santos diz: 1 de março de 2014

    Respeito os comentários das equipes de esportes, contudo acho que o lance era muito difícil. Eu só gostaria que a imprensa tentasse ser menos parcial a favor dos times da capital. Outro lance polêmico, em minha opinião, é o lance em que o jogador Edinho (Grêmio) empurrou o jogador Jr. Sergipano (São Paulo) pelas costas dentro da área após a grande defesa do goleiro Marcelo Grohe no início do segundo tempo. Um pênalti bastante evidente não visto pela arbitragem e negligenciado pelos comentaristas da imprensa. Dá-lhe Leão do Parque!!!

  • Janio(NOSEGUNDA) diz: 1 de março de 2014

    Para o Grêmio só existe um resultado possível no futebol a vitória. Quando perdem ou empatam, é porque foram roubados.

  • Joao diz: 1 de março de 2014

    Quando e pra dupla grenal tem polemica e fazem videos de diversos angulos. Quando e afavor dos times do interior não falam nada. Nunca vão deixar os clubes do interior crescer. Fora rbs. Imprensa senvergona

  • Eduardo Correa diz: 1 de março de 2014

    É a velha lenga lenga…..contra o Grêmio…….Não foi muito perto da área, foi no risco da área pela visão da arbitragem naquele momento único de decisão, ou seja, decisão inquestionável e que deve ser aceita, senão o futebol vira “no que é aquilo”.
    O Sr. Diori fez este “baita” embasamento porque tem a possibilidade de rever o lance.
    O juíz e o auxiliar tem que tomar uma decisão na hora, e como você bem disse o lance
    é de extrema velocidade, ou seja, impossível de condenar a decisão do árbitro. Temos que ser realistas e aceitar como uma decisão acertada naquele momento e não questiona-la, sabendo que quem a tomou não tem os recursos tecnológicos que outros que estão bem sentadinhos no maior conforto, que podem rever o lance e afirmar o juiz errou……Sr. Diori, o juíz não errou, apenas marcou com convicção aquilo que viu naquele momento. Paixões clubísticas todos temos e isto é muito bom, agora, tendenciosismo clubístico, tentar condenar atitudes de outros que não dispõem dos mesmos recursos, isto não……isto chega a ser até falta de inteligência. “Erros” de arbitragem sempre existirão e isto nunca vai acabar, porque eles são seres humanos, e o ser humano é passível de erro (que na maioria das vezes se descobre que foi um “erro” porque foram usados recursos que aqueles não dispõem)…..quem nunca errou que atire a primeira pedra…….

  • Eduardo Correa diz: 1 de março de 2014

    E mais uma coisa. A posição daquele jogador do São Paulo não atrapalha a visão do árbitro coisa nenhuma. Se traçarmos uma linha reta entre o árbitro e os jogadores da falta, vamos perceber que o Jogador do São Paulo esta a pelo menos 1 metro desta linha imaginária, ou seja, o juíz tinha uma visão perfeita do lance sem atrapalho nenhum, o resto é choro de perdedor……..

  • Nestor diz: 1 de março de 2014

    Celso, voi si doentio, váte curar-te em una clínica de ochái.

  • Dedier diz: 1 de março de 2014

    Parabéns Diori. Totalmente coerente com a sua avaliação dos penaltis não marcados para o Inter na semana passada.Passe a comentar de camisa azul. E troque a sua foto para uma camisa tricolor. Aí sim você estará sendo coerente.

  • Leonardo Guerra diz: 1 de março de 2014

    Acompanho gauchão desde a década de 60, na dúvida sempre foi para a dupla Grenal. Muito sofri com Agomar, Barreto e Cavalheiro. Também somos filhos de Deus. Viva o leão do parque!

  • Verner – Lajeado diz: 1 de março de 2014

    Grande Diori, advogado gremista. Mas que baite esforço esse teu em escrever, fazer vídeo…. Nunca vi tu fazer algo nem parecido quando os pênaltis que beneficiaram o gremio foram marcados de forma errada. Mas que bom que tu te consideras imparcial!!

  • Gilson Ávila diz: 2 de março de 2014

    No jogo em que o Barcos colocou a mão na bola dentro da área não teve tanta repercução, Porque sera?

  • Luiz Edison diz: 2 de março de 2014

    Que vergonha Diori, censurar meu comentário.

  • luiz chaves diz: 2 de março de 2014

    Chora, RgreS. Teu time perdeu.

  • Giovani diz: 2 de março de 2014

    Árbitro incompetente, lance fácil. Tão cedo não apita jogo do grêmio. Vai só ficar viajando pelo charmooooso interior gaúcho.

  • Ricardo diz: 2 de março de 2014

    Anotem este nome, Eleno Gonzalez Todeschini, NÃO DEVE mais apitar NENHUM JOGO DO GRÊMIO, ELE SÓ PODE SER colorado!

  • Daniel diz: 2 de março de 2014

    Interessante a análise. Proponho que seja feita, também, a análise do lance do pênalti não marcado contra o Grêmio, em sua primeira partida da Libertadores, quando o Barcos fez aquela defesa dentro da área.

  • Euo diz: 2 de março de 2014

    Chora na cama que é mai quentinho o grezembino que nunca viu o time ser campeão.

  • Osmar diz: 2 de março de 2014

    Os gremistas estão indignados por esta penalidade marcada contra eles e alias não foi penalte assim como no grenal tambem não foi, só que o greminho pelo menos está somando uns 7 pontos a favor em erros visiveis da arbidragen então não da para chorar por causa deste.

  • Karkas diz: 2 de março de 2014

    Celso, tá reclamando do que, seu cego? Foi fora da área mesmo, seu colorido corneteiro.

  • leandro zinelli diz: 2 de março de 2014

    impressionante a repercurssao do lance….mas….no grenal é surreal vc ver o lance da bola que bate no braço do paulao….indiscutivelmente é óbvio que ele nem vê a bola bater em seu braço …e mesmo assim vcs ainda tem a cara de pau de dizer que houve o penalti….mas nao tem problema….d1alessandro foi ae dentro e disse na cara de vcs o que estava engasgado nos colorados….vcs da ”rbs” são 80% no minimo torcedores e tendenciosos para as hienas azuis

  • Marcos diz: 2 de março de 2014

    Celso, tu é cego ou burro?

  • ROBERTO FONTOURA diz: 2 de março de 2014

    não é a primeira vez que este arbitro prejudica o GRÊMIO..

  • Daniel diz: 2 de março de 2014

    Diori,
    Primeiramente, agradeço pela resposta à minha opinião. Só queria aproveitar para sugerir que as respostas sejam postadas diretamente no blog, e não por e-mail, pois para mim isto não traria nenhum constrangimento, já que quando posto minha opinião tenho que estar preparado para receber as críticas também.
    Em seguida, gostaria de relativizar a crítica que fiz: me precipitei ao insinuar que não havias feito a análise do pênalti não marcado contra o Grêmio, tanto que você me provou o contrário. Confesso que não acessei diretamente o seu blog naqueles dias, e nem tenho este hábito. Tentarei lembrar de fazer isto da próxima vez que ocorrer um lance polêmico. Na verdade, talvez tenha ocorrido uma destas duas hipóteses: ou eu não vi que tinha o link na página inicial do clic rbs; ou o clic não colocou. Confesso que acredito mais na segunda hipótese, pois vejo que o lance não teve nas mídias da RBS a mesma repercussão que havia tido o do pênalti do Grenal, e é aí que reside a minha indignação, que acabou “respingando” em você.
    Por fim, parabenizo-te pelas análises, e espero que elas continuem ocorrendo, pois, reitero, vou lembrar do seu blog quando ocorrerem novos lances polêmicos. Grande abraço. Daniel

Envie seu Comentário