Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Árbitro de Grêmio x Santos faz adendo à súmula e inclui atos de racismo

29 de agosto de 2014 1

O árbitro Wilton Pereira Sampaio (GO) fez, nesta sexta-feira, o que deveria ter feito quando da divulgação da súmula do jogo entre Grêmio x Santos, no final da noite dessa quinta-feira. Incluiu os atos de racismo registrados contra o goleiro Aranha, que não tinham sido citados no primeiro documento. A prova de que poderia ter feito isso já na primeira publicação está no próprio adendo à súmula publicado pelo juiz. Ele escreve que foi alertado pelos atletas do episódio, que não foi percebido por nenhum membro da equipe de arbitragem:

CONFIRA TAMBÉM: toda a repercussão do episódio de racismo na Arena

Informo que, ao chegar no hotel, advindo do estádio, por volta das 23h50min, tive conhecimento através da imprensa que durante a partida existiram atos de racismo oriundos da torcida do Grêmio direcionados ao goleiro da equipe do Santos F. C., Sr. Mario Lucio Duarte da Costa, Nº 1. Relato que aos 41 minutos do segundo tempo, durante uma paralisação do jogo, dois atletas que se encontravam no banco de reservas da equipe do Santos, Nº 7, Sr. Robson de Souza e Nº 10, Sr. Gabriel Barbosa Almeida, me relataram que o goleiro da sua equipe estava sendo vítima de atos de racismo, momento em que me dirigi até o referido atleta, o mesmo confirmou tal fato. Contudo, nenhum integrante da equipe de arbitragem ouviu ou presenciou tais atos. Após esta paralisação o jogo teve prosseguimento normal sem qualquer relato de outro atleta”, diz o adendo à súmula feito por Wilton Pereira Sampaio.

Adendo à súmula foi divulgado nesta sexta-feira. Foto: reprodução

Adendo à súmula foi divulgado nesta sexta-feira. Foto: reprodução

Qual seria o problema se o árbitro tivesse publicado, já na divulgação da súmula, que foi alertado por jogadores do Santos de que o episódio de racismo havia ocorrido, de que o goleiro confirmou o fato e de que o jogo foi paralisado por causa disso, mas que nenhum membro da equipe de arbitragem ouviu os insultos? Nenhum problema. Não estou falando da primeira parte, que até sublinhei no texto de Wilton Pereira Sampaio. De que ele só tomou conhecimento do detalhamento do episódio pela imprensa. Agora, repito: a parada do jogo, a manifestação dos atletas e a confirmação do goleiro não mereciam destaque na súmula? Seria apenas um relato fiel ao que aconteceu no campo. Não estou dizendo que ele deveria ter visto ou publicado algo que não percebeu. Apenas poderia simplificar e citar o que ocorreu. Ou então que esperasse para divulgar uma súmula completa quando chegasse ao hotel. Pode parecer preciosismo, afinal, houve um adendo à súmula que contempla todas essas questões. Porém, creio que essa demora entre uma publicação e outra e a omissão do episódio na divulgação da súmula são fatos que demonstram insegurança do árbitro. A precisão e a firmeza que faltaram para Wilton Pereira Sampaio durante o jogo parecem não ser fragilidades apenas do campo.

Comentários (1)

  • Árbitro Wilton Pereira Sampaio é punido com 90 dias de suspensão e multa de R$ 1600 | Blog do Diori diz: 3 de setembro de 2014

    […] Súmula de Grêmio x Santos explica expulsão de Felipão, mas não cita episódio de racismo Árbitro de Grêmio x Santos faz adendo à súmula e inclui atos de racismo Grêmio é excluído da Copa do […]

Envie seu Comentário