Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Súmula de Grêmio x Santos explica expulsão de Felipão, mas não cita episódio de racismo

29 de agosto de 2014 20

O árbitro Wilton Pereira Sampaio (GO) divulgou, ainda na noite dessa quinta-feira, a súmula da partida entre Grêmio x Santos. Não há qualquer relato sobre as ofensas racistas sofridas pelo goleiro Aranha, da equipe paulista. O que foi captado pelas imagens de televisão não foi notado pelo juiz.

CONFIRA TAMBÉM: “Sou preto. Sou negão, sim”, diz Aranha sobre ato racista

Os vídeos, porém, devem render denúncia da procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nas próximas horas. Wilton Pereira Sampaio relatou em súmula a justificativa para a expulsão de Felipão no intervalo da partida:

“Ao termino do primeiro tempo de jogo, na saída de campo, percebemos que um segurança da equipe do grêmio adentrou no campo de jogo informando ao atleta sr marcelo grohe sobre decisões técnicas da arbitragem vistas pela televisão no vestiário. Assim que a equipe de arbitragem adentrou na zona mista, o técnico da equipe do grêmio, sr luiz felipe scolari, estava aguardando e proferiu reclamações com as seguintes palavras dirigidas ao arbitro: “tu vai ver na tv”, “tu errou”. nos acompanhou pelo corredor ate o vestiário da sua equipe repetindo as palavras acima citadas. informamos que o mesmo foi expulso e não retornou para o segundo tempo da partida. Na porta do vestiário da equipe do grêmio, tanto no termino do primeiro tempo quanto no final da partida diretores que ali se encontravam proferiram as seguintes palavras: “tu não apita mais aqui”, “tu não apita mais jogo do grêmio”, “tu é mal intencionado” “tu nos roubou”. Informamos que para a equipe de arbitragem ter acesso ao seu vestiário tem que obrigatoriamente passar na porta do vestiário da equipe do grêmio, onde no corredor permanecem vários dirigentes e funcionários proferindo palavras e xingamentos”, diz o texto publicado por Wilton Pereira Sampaio.

Súmula foi divulgada no site da CBF ainda na noite dessa quinta-feira. Foto: reprodução

Súmula foi divulgada no site da CBF ainda na noite dessa quinta-feira. Foto: reprodução

Além das expulsões, o árbitro também relata o arremesso de um rolo de papel higiênico como única observação eventual a ser feita sobre as ocorrências do jogo:

“Informo que aos 2 (dois) minutos de acréscimos do segundo tempo da partida, foi arremessado um rolo de papel higiênico ao lado direito da meta defendida pelo goleiro da equipe do Santos, advindo o objeto do local onde se encontrava a torcida do Grêmio”, escreveu Wilton Pereira Sampaio.

Com a bola rolando, o juiz errou ao não marcar uma falta na origem do segundo gol do Santos. O meia Lucas Lima domina a bola com o braço, ainda na intermediária defensiva, na jogada em que Robinho fecharia o placar de 2 x 0, aos 44 do 1º tempo.

Árbitro não percebeu domínio de Lucas Lima com o braço. FOTO: reprodução SporTV

Árbitro não percebeu domínio de Lucas Lima com o braço. FOTO: reprodução SporTV

Comentários (20)

  • Jordan diz: 29 de agosto de 2014

    Só escutou a verdade, arbitro mal-intencionado vem aqui pra roubar o tricolor!

  • Israel Trassantes diz: 29 de agosto de 2014

    DEPLORÁVEL, O GRÊMIO NÃO VEJO O GRÊMIO COMO RESPONSÁVEL PELO ATO, MAS EM IDENTIFICAR QUEM O FEZ E LEVAR AS AUTORIDADES, ISSO SIM, E DEVE SER FEITO O MAIS BREVE POSSÍVEL.

  • Orestes diz: 29 de agosto de 2014

    Enfatizaram a “mão” do Lucas Lima mas a bola que saiu fora no 2º gol do Bahia teve parcial que nem falou….o gol do Santos tinha que ser feito ilegal e com mão para eles sofrerem na carne o que é ser prejudicado……ET; na súmula não consta na ??? é por ai que começa a impunidade !!!!

  • Eduardo diz: 29 de agosto de 2014

    A torcedora que aparece na foto da ZH já deve ter sido identificada.
    Embora colorado, entendo que quem deverá ser punida é a torcedora. Adoraria ver esta torcedora sendo obrigada a limpar uma creche de crianças carentes, de preferência em comunidade de maioria negra, durante os jogos do Grêmio.
    Outra pena alternativa seria a de colocá-la, em um dia de grande movimento, em uma jaula au lado dos macaos no zoológico de Sapucaia com a placa “Racista Homo Acéfalus” e aí ela provaria um pouco de seu próprio veneno.

    Eduardo (Colorado, Branco, Careca, Gordo, Feio, Pobre, Trabalhador, Soltador de Pum, Pai Orgulhoso, Esforçado, Adoro falar palavrão, Pago contas, Pago Impostos, Sofro com a Insegurança, Sofro com a falte de saúde, Sou obrigado a votar, honesto…

    Quantas destas caracterísiticas tenho em comum com os negros??? muito mais do que diferenças. Todos somos semelhantes em algumas coisas e diferentes em outras. Discriminar uma pessoa pela cor da pele é como escrever na testa “sou burro e mereço ser discriminado”.

    Basta.

  • Mauro-Vozão diz: 29 de agosto de 2014

    O “árbitro” não colocou nada na súmula? Então tá!

    MAIS UMA maracutaia da imprensa AZUL para abafar outro escândalo dos SEGUNDINOS!

  • Camila diz: 29 de agosto de 2014

    As imagens da televisão mostraram uma ÚNICA torcedora no meio da multidão falando a palavra MACACO. Por óbvio que uma pessoa só não seria ouvida pelo goleiro. Ele disse que a torcida fez coro, o que eu não vi e, pelo jeito, o árbitro também não. Além disso, acusou um HOMEM DE CAMISETA PRETA de tê-lo chamado de macaco e não uma mulher. Aí a mídia já achou a imagem desta menina e ela vai pagar o pato. Lamentável o que a imprensa faz. Se tem imagens de um crime, deve fornecê-las primeiro à polícia e não divulgá-la irresponsavelmente, a fim de ganhar ibope. Racismo é crime e, se houve, deve ser exemplarmente punido. Mas não pela mídia nem pelos entusiastas das redes sociais.
    Sobre a ausência de citação “do caso de racismo” na súmula, simplesmente é porque o árbitro, assim como eu e como TODOS, não viu. É UMA ALEGAÇÃO UNILATERAL DO GOLEIRO, que deve, SIM, ser investigada. Mas não tomada como verdade absoluta.

  • Ricardo diz: 29 de agosto de 2014

    Parabéns Eduardo, baita comentário.

  • SERGIO PAULO SCHARF _ diz: 29 de agosto de 2014

    Concordo contigo Eduardo. Estás certíssimo. Sou gremista e fiquei revoltado com a arbitragem ontem, que validou o gol do Robinho e não marcou o penalti em cima do Zé Roberto. Em relação a torcedora, além de ser punida pelo clube tinha que pagar uma multa. Pode ser o que tu falaste, ou também pagar com cestas básicas para entidades carentes, mas com a placa no pescoço.

  • André diz: 29 de agosto de 2014

    Baita texto, Eduardo! Parabéns!

  • Alceu diz: 29 de agosto de 2014

    É COMPLICADO CONTINUAR ASSISTINDO FUTEBOL COM ESSE TIPO DE ÁRBITRO. É VERGONHOSO VER UM ÁRBITRO COMO O DE ONTEM APITAR. ESPERO QUE O GRÊMIO TOME PROVIDÊNCIAS.

  • Gabriel diz: 29 de agosto de 2014

    Tá e qual o motivo da expulsão??? As palavras do Felipão instigam desrespeito?
    Futebol e arbitragem estão totalmente despreparados!!!

    Sobre o lance da mão, AZAR, o Grêmio perdeu porque foi incompetente, jogou muito mais e não marcou!!!!!

    Sou gremista e acho que o Grêmio devia perder o mando de campo por uns 2 anos e ser excluído da Copa do Brasil 2014, pq quem sabe assim acabem com o SETOR/TORCIDA GERAL, local de onde sempre surge todo e qualquer tipo de confusão na Arena.

  • Angela diz: 29 de agosto de 2014

    Nada justifica ato de racismo sendo o time que for racismo é crime é quem deve responder por isso são as pessoas que ofenderam o goleiro não o clube a parte que cabe ao clube é fornecer informações pra punir essas pessoas de mal caráter e ficar um bom tempo sem frequentar estádios isso nós deixa triste porque tem pessoas que generalizam falam como torcedor rival e não como ser humano sendo que na Arena também frequenta familias todo time tem suas laranjas podre !!!

  • Branco diz: 29 de agosto de 2014

    Não entendi a expulsão do Felipão. O próprio árbitro relata que as declarações dele foram apenas que o árbitro estava errado e que veria na TV. Quanto aos xingamentos proferidos pelos dirigentes, estes sim, devem ser enfatizados e cobrados. Também acho que houve erros da arbitragem mas, errar é do jogo. A gente fica p… na hora, mas é assim mesmo. Acho que o Felipe deve ser absolvido. E só prá não deixar passar, a bola do segundo gol do Bahia não saiu. Vi várias imagens de canais diferentes e em todos fica claro que a bola ainda está sobre a linha. Acontece que alguns, desconhecedores da regra, acham que o fato da bola em si não estar tocando a linha caracteriza a sua saída, mas não. Há que se projetar uma linha desde a linha do campo até a altura da bola e, em sendo esta atingida, estará ainda em jogo. Portanto, meu caro Orestes, vá se informar melhor.

  • carlos eduardo diz: 29 de agosto de 2014

    inadmissível ainda em pleno seculo 21 nos deparar c racismo isso é crime e merece punição severa !!!! seja que time for ,local não interessa somos responsáveis por nossos atos ;)

  • Árbitro de Grêmio x Santos faz adendo à súmula e inclui atos de racismo | Blog do Diori diz: 29 de agosto de 2014

    […] final da noite dessa quinta-feira. Incluiu os atos de racismo registrados contra o goleiro Aranha, que não tinham sido citados no primeiro documento. A prova de que poderia ter feito isso já na primeira publicação está no próprio adendo à […]

  • Árbitro Wilton Pereira Sampaio é punido com 90 dias de suspensão e multa de R$ 1600 | Blog do Diori diz: 3 de setembro de 2014

    […] TAMBÉM: Súmula de Grêmio x Santos explica expulsão de Felipão, mas não cita episódio de racismo Árbitro de Grêmio x Santos faz adendo à súmula e inclui atos de […]

  • Sonia Veber diz: 23 de setembro de 2014

    RACISMO OU OUTRO QUALQUER TIPO DE PRECONCEITO DEVE SER PUNIDO EM TODAS AS ESFERAS ESPECIALMENTE A ESFERA PENAL.SÓ ACHO QUE A MULTA PARA O GRÊMIO FOI UM POUCO PESADA,MAS A ELIMINAÇÃO DA COPA DO BRASIL FOI BEM MERECIDA E SIRVA DE LIÇÃO A OUTRAS PESSOAS OU CLUBES QUE PENSAREM EM FAZER O MESMO.

  • Sonia Veber diz: 23 de setembro de 2014

    RACISMO OU OUTRO QUALQUER TIPO DE PRECONCEITO DEVE SER PUNIDO EM TODAS AS ESFERAS ESPECIALMENTE A ESFERA PENAL.SÓ ACHO QUE A MULTA PARA O GRÊMIO FOI UM POUCO PESADA,MAS A ELIMINAÇÃO DA COPA DO BRASIL FOI BEM MERECIDA E SIRVA DE LIÇÃO A OUTRAS PESSOAS OU CLUBES QUE PENSAREM EM FAZER O MESMO.RACISMO.ONDE JÁ SE VIU,EM PLENO SÉCULO XXI,AS PESSOAS AINDA MEDIREM O CARÁTER DE UMA PESSOA SÓ PELA COR DA SUA PELE.FATO SEMELHANTE ACONTECEU COM O EX-ÁRBITRO MÁRCIO CHAGAS DA SILVA,NA CIDADE DE BENTO GONÇALVES.PESSOAS QUE TEM ESSE TIPO DE COMPORTAMENTO NÃO DEVERIAM IR AOS ESTÁDIOS.MAS INFELIZMENTE NÃO FORAM FATOS ISOLADOS E ISSO NÃO VAI ACABAR,POIS MUITAS VEZES AS FRUSTRAÇÕES QUE OCORREM FORA DOS ESTÁDIOS SÃO LEVADAS PARA DENTRO NA FORMA DE PRECONCEITO RACIAL,OPÇÃO SEXUAL,CREDO RELIGIOSO,ETC.VAMOS ACABAR COM ISSO PARA QUE OS NOSSOS ESTÁDIOS VOLTEM A SER UM LUGAR PARA HAVER CONFRATERNIZAÇÃO E NÃO UM CAMPO DE GUERRA.

  • Sonia Veber diz: 25 de setembro de 2014

    A GAROTA QUE PROFERIU AS PALAVRAS DE CUNHO RACISTA CONTRA O GOLEIRO ARANHA DO SANTOS,NÃO DEVERIA JAMAIS SER CAHAMADA DE TORCEDORA,E SIM DE UMA TREMENDA MARGINAL,POIS PESSOAS QUE TEM ESSE TIPO DE COMPORTAMENTO,SÓ PODEM SER CHAMADAS DISSO OU DE ALGO PIOR.CADA UM QUE LER ESSE COMENTÁRIO VAI VER QUE EU TENHO ENORME RAZÃO E A PENA QUE EU DARIA A ELA SE JUIZ DE DIREITO SERIA TRANCAR ELA NUMA CELA LÁ NO PRRESÍDIO CENTRAL E JOGAR A CHAVE BEM LONGE AONDE NINGUÉM CONSEGUISSE ACHAR E SE POR ALGUM ACASO ENCONTRASSE ELA ESTIVESSE DE CABELOS BEM BRANCOS E COM MUITO TEMPO PARA PENSAR NA BAITA BESTEIRA E FALTA DE VERGONHA QUE PRATICOU.

  • Sonia Veber diz: 3 de outubro de 2014

    O PRECONCEITO DEVE SER TIRADO DE TODAS AS MENTES E CORAÇÕES DAS PESSOAS ṔARA QUE POSSAMOS VIVER EM PAZ.NAS CAMISETAS DE ARBITRAGEM DA CBF ESTÁ ESCRITO “BRASIL,SOMOS IGUAIS” E EU CONCORDO COM CADA LETRINHA QUE ESTÁ ESCRITO ALI.MAS NÃO É DE UMA HORA PARA OUTRA QUE ISSO VAI ACABAR.BASTA AS PESSOAS TEREM UM POUCO DE CONSCIÊNCIA QUE TODOS SOMOS IGUAIS PERANTE DEUS E QUE AS DIFERENÇAS SÓ EXISTEM DENTRO DE NOSSAS CABEÇAS.

Envie seu Comentário