Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

O primeiro pênalti polêmico do Gauchão 2017

05 de fevereiro de 2017 34

O árbitro Jean Pierre Lima acertou na marcação do pênalti que resultou no primeiro gol da vitória por 2 x 1 do Caxias sobre o Grêmio, nesse domingo (5), no estádio Centenário, pela 2ª rodada do Gauchão. Talvez ele tenha contado com o auxílio do assistente Leirson Peng Martins para tomar a decisão acertada.

Após cruzamento, a bola bate na perna e depois no braço direito do zagueiro Kannemann, antes de ir para a linha de fundo. O defensor salta para interceptar a bola com os dois braços levantados, ou seja, em movimento não-natural. Ao fazer a ação de bloqueio dessa forma, com os braços nessa posição, está assumindo o risco da infração. Por isso, o pênalti deve ser marcado. Essa é a orientação passada aos árbitros para esse tipo de lance. Isso não significa dizer que toda bola que bater no braço resultará em infração.

Jean Pierre foi o árbitro de Caxias x Grêmio. FOTO: Juan Barbosa/Agência RBS

Jean Pierre foi o árbitro de Caxias x Grêmio. FOTO: Juan Barbosa/Agência RBS

Para ilustrar a diferença, sugiro um exercício de imaginação. Se Kannemann estivesse parado, com o braço afastado do corpo e não estivesse fazendo uma ação de bloqueio, o lance teria outra natureza. Se uma bola fosse chutada e, após um desvio, batesse no braço do zagueiro, a jogada seria normal.

A Fifa recomenda que os atletas tenham ação preventiva, sobretudo quando tentam interceptar a bola. De que forma? Colocando os braços para trás ou junto ao corpo, os jogadores estarão mostrando que querem evitar o risco de cometer a infração.

languirulogo

Comentários (34)

  • Alberto / Colorado diz: 5 de fevereiro de 2017

    “Polêmico”? kkkkk…E o ‘charmoso’ está apenas começando!

  • Vera diz: 5 de fevereiro de 2017

    Começou a RBS com suas manchetes que confundem,sempre à favor do Grêmio,se foi penalti como o diz o grande expert em arbitragem porque chamar o lance de polêmico,é cômico….

  • Gabriel diz: 5 de fevereiro de 2017

    Se ele estivesse com o braço esticado fazendo algum tipo de orientação pros companheiros de time e a bola batesse no braço, seria considerado pênalti tbm?

    Nada a ver com o lance, mas só uma dúvida que me surgiu…

  • Luiz diz: 5 de fevereiro de 2017

    “Isso não significa dizer que toda bola que bater no braço resultará em infração”.
    Correto, quando for na área do inter jamais será pênalti.

    Agora, seja como for, técnico que mantém a inutilidade do Douglas o jogo todo tendo no banco Bolaños, além de Maxi e Lincoln, não tem nada que reclamar de arbitragem.
    Tem que reclamar é da sua burrice e teimosia.

  • Miguel Pereira diz: 5 de fevereiro de 2017

    eu nao consigo saltar com os bracos colados ao corpo ou para tras. E um movimento natural de equilibrio. Essa minha opiniao

  • Alvaro Pereira diz: 5 de fevereiro de 2017

    Quero ver quem consegue pular com os braços junto ao corpo. A ciência prova que isso é impossível, mas a FIFA parece discordar.

  • Elesbão diz: 6 de fevereiro de 2017

    Afinal, o natural é dar o pulo com braços grudados no corpo. A bola sequer mudou mais que 5º de direção. Mas ok, se isso for penalti, vamos ver o restante do campeonato. Algo me diz que essa regra não vai valer em outros jogos. PS: Note já a tirada do “comentarista” ao dizer que nem toda bola na mão será marcado o penalti, já se prevenindo para a próxima, e seguir dizendo que seus amiguinhos companheiros estão sempre certos.

  • flavio lehugenr diz: 6 de fevereiro de 2017

    Porra voces gostam de intriga mesmo. Baita penalti, a bola bate na coxa e sobe para o braço interceptando a passagem da mesma. Se fosse o contrário, ficariam quietos. Grande interpretação do lançe, assim como segundo gol do Nóia, mesma linha. Chega de puxar para a dupla, tá vergonhoso.

  • Sergio Roberto diz: 6 de fevereiro de 2017

    Bom, comentários vindo de um colorado como o Diógenes já se sabe o resultado. Quero ver o mesmo lançe em favor e contra seu time do coração, os vermelhos como serão seus “comentários”. Todos os campeonatos gaúchos tem o mesmo tempero, o do que ocorre realmente e o dos da IVI. Não te preocupas com o campeonato gaúcho Diógenes, o campeonato de teu time este ano é o de sair da segunda divisão do brasileirão. A turma do Noveletto cuida para que teu time ganhe o gauchão, não te preocupas. Aliás o arbitro do gauchão já começou no sábado a apitar e tinha a camisa 10 as costas de uma camiseta vermelha. Então, “comentarista” de arbitragem, não te preocupes, vão seguir as mesmas regras de campeonatos anteriores. Quem viver verá!

  • Sergio Roberto diz: 6 de fevereiro de 2017

    Comentarios vindo de um colorado como o Diógenes já se sabe o resultado. Quero ver o mesmo lançe em favor e contra seu time do coração, os vermelhos como serão seus “comentários”. Todos os campeonatos gaúchos tem o mesmo tempero, o do que ocorre realmente e o dos da IVI. Não te preocupas com o campeonato gaúcho Diógenes, o campeonato de teu time este ano é o de sair da segunda divisão do brasileirão. A turma do Noveletto cuida para que teu time ganhe o gauchão, não te preocupas. Aliás o arbitro do gauchão já começou no sábado a apitar e tinha a camisa 10 as costas de uma camiseta vermelha. Então, “comentarista” de arbitragem, não te preocupes, vão seguir as mesmas regras de campeonatos anteriores. Quem viver verá!

  • Roberto Maldonado diz: 6 de fevereiro de 2017

    Começou a RBS? depois não querem ouvir quando vão no centenário né? mais pedem onde polemico? o cara pulou com os braços aberto, mídia completamente parcial.

  • helio rocha diz: 6 de fevereiro de 2017

    POLÊMICO É O RENATO NÃO COLOCAR O BOLÃNOS E DOUGLAS,JUNTOS, COM MICHEL E MAYCON. Ramiro,Jaílson e P Rocha SÃO FRACOS. E USAR 3 VOLANTES DE CONTENÇÃO ???? OLHA AÍ O Celso Roth….

  • Fábio Grando diz: 6 de fevereiro de 2017

    E o fato da bola ter batido antes na coxa dele? Isso torna o toque involuntário. Desculpe meu amigo, mas nessa você está errado. Comentário do Sálvio Spínola tem mais sentido neste caso. Federação Gaúcha quer reinventar regras, de novo.

  • henrique diz: 6 de fevereiro de 2017

    Não foi o primeiro lance polemico de arbitragem foi o primeiro choro do campeonato, partIndo sempre daquele que quando perde atribui a estes fatores a s suas derrotas, faz 7 anos no gauçhao que o grêmio é ROUBADO, nada de diferente, logo ali vai ter um favorecimento mas ai nem falarão,

  • Ezio diz: 6 de fevereiro de 2017

    Esse tipo de coisa só é penalti na várzea que é esse campeonato. Em qq campeonato tu vê direto esse tipo de lance e o juiz manda seguir. A ciencia não inventou um jeito de tirar os braços fora para colocar depois quando acabar uma partida de futebol.

  • Luis Roberto diz: 6 de fevereiro de 2017

    Polêmico ??? o cara fez um bloqueio esticando os braços para evitar que a bola fosse cruzada. Não tem nada de polêmico, a não ser a sua manchete !!!

  • joão luiz silveira azambuja diz: 6 de fevereiro de 2017

    Sr especialista melhor colocar na regra que os braços devem estar colados ao corpo com superbonder , pois somente assim para voce o movimento sera natural.Como pode arrumar emprego de comentarista de arbitragem uma pessoa com visao tão anti-natural.

  • GersonSSA diz: 6 de fevereiro de 2017

    Os homens do noveletinho começaram cedo este ano.
    Ano após ano a regra só vale contra o Grêmio ou contra quem estiver jogando contra o Binter.

  • José Antonio diz: 6 de fevereiro de 2017

    Bom dia. Eu desafio o sr. Diori a vir correndo e saltar com os braços colados ao corpo, em uma competição. Outra , a bola roçou na coxa do jogador e desviou para cima, lance totalmente acidental… mas como sabemos esse é torcedor do colorado , então será sempre penalti contra o Gremio , não importa onde o jogador estiver. Isso é regra do Novelleto.kkkkkkkkkkkk

  • Luiz H. S. Valente diz: 6 de fevereiro de 2017

    Cara, tu estás te contradizendo! “Se uma bola fosse chutada e, após um desvio, batesse no braço do zagueiro, a jogada seria normal.”! Mas foi exatamente isso o que aconteceu! A bola bateu na coxa dele, foi desviada e bateu no braço! E agora me diz: Como é que um cara vai dar um pulo daqueles com os braços grudados no corpo? É fisicamente impossível! Esse não foi um movimento natural do corpo? Mas tudo bem, este lance vai servir de parâmetro para outros durante o campeonato! Os juízes que estudem bem o lance e, em caso de semelhança, devem marcar pênalti, inclusive contra o Inter! Vamos ficar de olho! E o Noveletto que não venha com essa de “interpretação do árbitro”!

  • Gabriel Ramos Paglioli diz: 6 de fevereiro de 2017

    Não foi um lance polêmico.A imagem do lance é muito clara,foi um pênalti claríssimo.

  • Carlos Roberto diz: 6 de fevereiro de 2017

    Diori, vc se enrolou todo no texto. Reescreve.
    A não ser que prepara um “eu falei” para um próximo texto (coisa bem normal na imprensa)…

  • Rodrigo Nunes diz: 6 de fevereiro de 2017

    Para ilustrar a diferença, sugiro um exercício de imaginação. Se Kannemann estivesse parado, com o braço afastado do corpo e não estivesse fazendo uma ação de bloqueio, o lance teria outra natureza. Se uma bola fosse chutada e, após um desvio, batesse no braço do zagueiro, a jogada seria normal.

    Acho que nada mais precisa ser dito, a marcação foi incorreta, a bola desviou na coxa do Kannemann.

  • Roberto Monteiro diz: 6 de fevereiro de 2017

    Caro comentarista, vamos fazer um exercício prático, não de imaginação, prático mesmo: tente saltar como o Kanemann saltou, com os braços colados ao corpo. Mas tem que ser um salto igual. Depois volte aqui para nos dizer se conseguiu o feito.

  • Marcelo diz: 6 de fevereiro de 2017

    Cadeia nesse juiz safado.

  • Robson diz: 6 de fevereiro de 2017

    Significado de “polêmica”
    discussão, disputa em torno de questão que suscita muitas divergências; controvérsia.

    Título da matéria é de Polêmica, mas a notícia cita a regra.

    Acho que o Diori que polêmica kkk

  • Wolmir diz: 6 de fevereiro de 2017

    Movimento anti-natural? Eu desafio qualquer um a saltar sem abrir os braços.

  • Gustavo diz: 6 de fevereiro de 2017

    O pênalti não foi polêmico. Foi claro. Bola na cal e segue o baile.

  • Ceconfactoring@gmail.com diz: 6 de fevereiro de 2017

    Esse presidente bagaço, mentiroso, que coloca no futebol lambe botas que não entende porcaria nenhuma de futebol, que é o caso desse Oodorico Paraguassú ,é com esse grupo que vamos apenas participar de todas as competições.
    Esse lateral direito contrato fede de ruim junto com o Marcelo Oliveira, ainda por cima, para rirem
    da nossa cara lá está o Bressan, é possível isso minha gente.

  • Eu diz: 6 de fevereiro de 2017

    Acertou? Claro, um colorado falando isso. Todos os comentaristas da ESPN concordaram que não foi pênalti, foi sem querer a bola na mão.

  • Jorge Santa Cruz diz: 6 de fevereiro de 2017

    Quanto xororo da imprensa e do Gremio, Não vi este mesmo resmungo do lado do Inter sobre o segundo gol do NH que estava em impedimento o atacante.

  • Juliano diz: 6 de fevereiro de 2017

    Prezado Sergio Roberto.
    O nosso campeonato esse ano vai ser: sair da segundona e ganhar os grenais, é o que nos resta.

    Porém o do teu time, não vai ir muito longe disso, pois com esse time e muita sorte, chegará as oitavas da LA, e se não cair esse ano, será um milagre.
    Lembre que teu time fez campanha de rebaixado no 2° turno do Brasileirão ano passado..ou seja, está caminhando aos poucos para o inferno. Vem que te abraçaremos! kkk

  • Juliano diz: 6 de fevereiro de 2017

    Roberto Monteiro e Luiz H. S. Valente, se você joga futebol nos dias de hoje sabe que não deverá dar um salto “daqueles” com os braços esticados ao alto…você obviamente saberá que deverá pular o quanto conseguir com os braços o mais próximo do corpo possível.

    Se não seria fácil…faz uma barreira na frente da área para a cobrança de falta e pula tudo que dá com os braços erguidos (vulgo bloqueio no vôlei), a bola bate na mão…então vocês dirão que será lance normal?

    Ah, vão carpi um lote e rachar uma lenha.

    Obs.: Vão choramingando que no máximo que vão conseguir com esse timeco é um gauchão, e pelo andar da carruagem, abraçaremos vocês no inferno no final do ano…

  • Pedro Silva diz: 6 de fevereiro de 2017

    Diori, com todo respeito. Se o lance foi marcado corretamente NÃO TEM NADA DE POLÊMICO….

    POLÊMICO é quando os árbitros marcam contra a dupla grenal.

    Se fosse a favor de um time do interior, poderia seguir o lance normalmente.

    Ano passado o Ernando interceptou um chute em direção ao gol, EM UMA FINAL DE CAMPEONATO. ele esticou o braço e se beneficiou do lance…
    O que ocorreu??? Nada… segue o jogo pois foi contra um time do interior.

    É uma sacanagem o que fazem com os times do interior.

    15 de Novembro de Campo Bom – prorrogação com menos de 30 min
    Caxias – Acréscimos até empatar.
    Juventude – Gol mal anulado pelo Chagas e Penalti não marcado em 2016.

    Em grenais ocorrem erros pros dois lados sempre…

    contra o interior.. é sempre contra o interior.

    Te desafio a encontrar um lance polêmico EM PARTIDA DECISIVA a favor de um time do interior.

    Abraço e bom trabalho

Envie seu Comentário