Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

O mundo lúdico da educação

15 de outubro de 2014 2

Guto Kuerten

— Eu conheci o espaço e fui para a lua. Quando eu crescer vou ter um foguete e ser um astronauta — o comentário do aluno Bruno Santos de Souza, quatro anos, demonstra o mundo lúdico em que uma simples aula de educação física pode propiciar as crianças.

Há três anos o professor Elias Dutra Fernández, 26 anos, resolveu inovar e trazer este mundo criativo para as crianças da creche Vicentina Maria da Costa Laurindo, na Vargem Pequena em Florianópolis. Com todas as dificuldades enfrentadas pela classe, para ele o maior pagamento é o reconhecimento das famílias e o sorriso de cada aluno. Para o professor, trabalhar as propostas motoras da Educação Física sem um pano de fundo lúdico tornava as aulas repetitivas.

— O que é feito mecânico e repetitivo é esquecido. O que é vivenciado com alegria se torna um aprendizado para a vida toda —.

Guto Kuerten

Resolveu fazer um teste. Criou um personagem engenheiro, o Asdrubal, e percebeu que os pequenos se interessaram mais pelo assunto.— Apliquei nas aulas o ofício das profissões. Nos detalhes, como uma peruca, maquiagem ou no jeito de falar são diferenciais que mudam completamente uma aula —.

A diversão é garantida. Nas quatro vezes que aplica suas aulas na creche é recebido com festa pelos alunos.

Uma das propostas é levar o ensino para a casa onde o aluno pode aplicar o aprendizado. Numa de suas aulas foi um guarda de trânsito.

— As crianças não precisam ser apenas passivos de receber o conhecimento. Podem transmitir o que aprenderam. Como passar para suas famílias como colocar um cinto de segurança ou respeitar as leis de trânsito —.

Guto Kuerten
O maior sonho de Fernández é ver o reconhecimento do professor, escolas com melhor infraestrutura e as famílias com maior respeito ao papel da educação. Para a diretora da creche Juliana Dias Ferraz de Souza, o professor é amado por todas as crianças. Sempre traz algo diferente e curioso. Desperta a imaginação.— As crianças viajam num mundo de faz de conta. Motiva não apenas as crianças. Mas todos da creche. —.​

Vídeo: fantasiado para ensinar

Comentários

comments

Comentários (2)

  • Luciano Cypriano diz: 15 de outubro de 2014

    Parabéns aos Mestres, Educadores, Professores! Assim com letra inicial maiúscula mesmo.

  • Tiago Nunes diz: 16 de outubro de 2014

    Isso é a evolução da educação, crianças sentadas em carteiras esperando um professor terminar de escrever para copiar e não conseguir nem se quer entender o que está colocado ali é passado. Parabéns a este Professor que sabe o que é ensinar.

Envie seu Comentário