Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Monitoramento avista 37 baleias no Litoral de SC

22 de julho de 2015 2
Foto: Karina Grouch, IBF

Foto: Karina Groch, IBF

Num total de 37 baleias, 15 pares de mãe e filhote, seis adultos e um quase adulto entre as praias do Mar Grosso, em Laguna, e a Guarda do Embaú, em Palhoça, foram avistadas durante um monitoramento embarcado feito pelo Projeto Baleia Franca na sexta-feira. A maior surpresa foi avistarem dois filhotes semialbinos, recém-nascidos, acompanhados de suas mães. Um ano atípico, uma vez que as baleias começaram a chegar em meados de maio.

As baleias-francas migram para Santa Catarina para acasalar e procriar e são uma espécie ameaçada de extinção. Na Área de Proteção Ambiental da Baleia-Franca os passeios embarcados para observação desses mamíferos estão temporariamente proibidos pela Justiça. Fora elas, várias baleias já estacionadas em algumas enseadas, tipo Gamboa, Ribanceira, praia d´água, Itapiruba, que podem ser vistas tranquilamente a olho nu, muitas vezes bem próximo e podem ser fotografadas como se estivesse numa embarcação.

Filhote de baleia-jubarte é encontrado morto na praia da Armação
Baleia-jubarte passa sob barco na Ilha do Campeche, em Florianópolis
Chegada das baleias-franca motiva exposição no Continente Shopping

Comentários

comments

Comentários (2)

  • Tais diz: 22 de julho de 2015

    Para Floripa elas desistiram de vir fazer turismo….Muito caros os alugueis e restaurantes…

  • SACI diz: 22 de julho de 2015

    Parabéns à todos os envolvidos no projeto Baleia Franca: lutando pela preservação da vida. Ao ver os resultados desse trabalho e de outros, como o TAMAR, a Arara Azul, etc… é possível ter esperança que a humanidade reveja seus conceitos em relação ao planeta.

Envie seu Comentário