Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

22º Tour de Santa Catarina chega a Serra

24 de abril de 2009 0

Pelotão passa por Bom Retiro/Alvarélio Kurossu

Os ciclistas da equipe DataRo-Cordeirópolis, Alcides Vieira e Cleberson Weber, paranaenses da cidade de Cascavel, venceram de maneira emocionante a terceira etapa do Tour de Santa Catarina.

 

Vieira e Weber escaparam do pelotão principal no início da subida da Serra do Panelão, a 9 km do prêmio de montanha, e se empenharam numa fuga que só terminou na meta de chegada em Urubici, cidade localizada no Planalto Serrano, a 913 metros sobre o nível do mar.

 

Mesmo com um pelotão de 14 ciclistas perseguindo os corredores escapados, a dupla da DataRo conseguiu cruzar a meta em vantagem e completou os 100,1 km em 3h35min19s, com uma velocidade média horária de 27,8 km/h.

 

MUDANÇA NA GERAL

 

O percurso trouxe aos 61 ciclistas o primeiro trecho com fortes subidas que serviu para alterar bastante o panorama da classificação geral individual e apontar os atletas que vão brigar pelo título geral.

 

A vitória de hoje deu a Alcides Vieira, o Pastel, que lidera também a classificação de montanhas, o direito de usar a camisa amarela de líder geral da prova.

 

Na terceira colocação da etapa, a 7 segundos de Pastel, chegou o campeão da edição passada Alex Diniz, atleta da equipe de Pindamonhangaba, que assumiu a vice-liderança geral da prova e está 16 segundos atrás do líder.

 

Na quarta colocação de hoje, logo atrás de Diniz, chegou o campineiro Otávio Bulgarelli, que manteve a terceira colocação na classificação geral individual, também a 16 segundos do líder.

 

Edgardo Simon (equipe S. J. Campos-Via Cabo), que iniciou a etapa como líder geral, terminou na 20ª colocação e desceu para a 16ª colocação na geral. Simon, que é velocista, mantém a camisa verde de líder na classificação por pontos, com 10 pontos ganhos. Seu companheiro de equipe, Robson Dias, é o segundo, com 7 pontos.

 

Na classificação de montanhas a liderança é de Alcides Vieira, que tem 13 pontos contra 8 do catarinense Marcelo Moser, da equipe do Avaí-Florianópolis.

 

Entre as equipes, a liderança é da Memorial-Santos. A DataRo-Cordeirópolis é a vice-líder, seguida pela equipe de Pindamonhangaba.

 

RESULTADOS

 

OS 5 PRIMEIROS DA 3ª ETAPA:

 

1 – Alcides Vieira – DataRo-Cordeirópolis – 3h35min19s

2 – Cleberson Weber – DataRo-Cordeirópolis – 3h35min19s

3 – Alex Diniz – Fapi-Pindamonhangaba – 3h35min27s

4 – Otávio Bulgarelli – Flying Horse-Suzano – 3h35min27s
5 – Magno Nazaret – Fapi-Pindamonhangaba – 3h35min27s

 

OS 5 PRIMEIROS DA CLASSIFICAÇÃO GERAL:

 

1 – Alcides Vieira – DataRo-Cordeirópolis – 8h48min35s
2 – Alex Diniz – Fapi-Pindamonhangaba – a 16s

3 – Otávio Bulgarelli – Flying Horse-Suzano – MT
4 – Magno Nazaret – Fapi-Pindamonhangaba – a 20s
5 – Antonio Nascimento – Memorial-Santos – MT

 

PRÊMIO DE MONTANHA

 

1 – Cleberson Weber – DataRo-Cordeirópolis
2 – Alcides Vieira – DataRo-Cordeirópolis
3 – Robson Dias – S. J. Campos-Via Cabo

 

META VOLANTE

 

1 – Robson Dias – S. J. Campos-Via Cabo
2 – Alcides Vieira – DataRo-Cordeirópolis
3 – Cleberson Weber – DataRo-Cordeirópolis

 

MONTANHAS DECISIVAS

 

A penúltima etapa do Tour de Santa Catarina – o Tour da Reconstrução – continua nesse sábado com mais subidas. Muitos técnicos de equipes e atletas classificam a etapa de amanhã como decisiva e que poderá apontar o possível campeão.

 

Os ciclistas terão pela frente 72,5 km com subidas muito íngremes entre as cidades de Urubici e Bom Jardim da Serra. A largada será na altitude de 913 metros sobre o nível do mar e os ciclistas encaram a primeira subida de serra logo aos 3 Km do percurso. Nesse sábado, os atletas vão passar pela altitude máxima de 1.498 metros.

 

A concentração dos atletas será a partir das 8 da manhã em frente à Prefeitura Municipal e a largada será pontualmente às 9 horas. A chegada está prevista para as 10h45 na Igreja Matriz de Bom Jardim da Serra.

O Tour de Santa Catarina termina no domingo com a última etapa de 39 km entre Orleans e o alto da Serra do Rio do Rastro.

Postado por Alvarélio Kurossu, Urubici

Bookmark and Share

Envie seu Comentário