Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de setembro 2009

Torneio de futebol suíço

30 de setembro de 2009 0

Torneio de futebol suíço em Urupema, domingo, dia 4 de outubro/Divulgação

Para quem gosta de futebol, está aí uma boa dica para o próximo domingo, dia 4 de outubro.

Se o tempo colaborar, inscreva seu time no torneio de futebol suíço promovido pelo Stuttgar, da querida Urupema.

Para quem não conhece a pequena cidade, as partidas serão no estádio municipal, ao lado do ginásio de esportes, bem no Centro.

Haverá serviço de bar e cozinha no local, além de um bingão de um boi em benefício da Festa em Honra a Nossa Senhora de Lurdes.

Participe! E não esqueça de levar roupas de inverno, porque lá é frio…

Postado por Pablo Gomes, Urupema

Bookmark and Share

Instinto animal

30 de setembro de 2009 4

Cães ilhados sobre caixas no meio dos alagamentos em Lages/Alvarélio Kurossu

O instinto de proteção e sobrevivência dos animais é algo que chama a atenção dos humanos.

O de proteção pôde ser verificado nas fotos postadas há alguns dias aqui no Diário da Serra de pássaros Quero-Quero cuidando de quatro ovinhos bem no meio da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), em Lages.

Já o instinto de sobrevivência está retratado nas duas imagens acima, feitas no Bairro Habitação, onde dezenas de casas ficaram alagadas depois que o Rio Carahá transbordou naquela região.

Sem ter o que fazer e para onde ir, dois pobres cachorros se refugiaram sobre caixas no pátio das casas onde vivem.

Obviamente, o desespero maior é por parte de seus donos, que perderam móveis e eletrodomésticos. Mas também é muito triste ver os bichos nessa situação…

Postado por Pablo Gomes, Lages

Bookmark and Share

A culpa é de quem?

29 de setembro de 2009 2

Lixo é uma realidade constante, preocupante e revoltante no Rio Carahá/Pablo Gomes

Renato Russo perguntaria: “Então, a culpa é de quem? A culpa é de quem?”.

Não é de hoje que a imprensa, o poder público e as pessoas inteligentes e responsáveis batem na tecla da poluição dos rios.

É inadmissível jogar lixo nas águas, pois além de feio, pode ser muito prejudicial em épocas de fortes chuvas.

Ou será que ainda existe gente que não sabe disso? Infelizmente, parece que sim…

Pasmem com a quantidade de lixo presente no Rio Carahá, em Lages! E olha que a foto foi feita só em um ponto, na ponte do Bairro Habitação, na manhã desta terça-feira, quando o nível do rio havia subido cerca de cinco metros e a água já invadia dezenas de casas.

Com frequência vemos funcionários da prefeitura e voluntários limpando o Carahá por dentro e por fora. Mas o esforço parece ser em vão, porque logo em seguida aparece algum infeliz e joga alguma porcaria na água.

Aí chega um cidadão e me diz que a culpa pelos alagamentos na cidade é da prefeitura. E eu respondi que pode até ser, talvez pela demora em executar as obras de retificação do Rio Carahá, no ponto onde desemboca no Caveiras, mas a culpa maior é da própria população, que insiste em tentar suicídio ao entupir com lixo os rios que, com a primeira chuva forte, invadem as suas próprias casas.

Depois não adianta chorar e reclamar, pois o alerta foi, é e sempre será feito. Basta ter um pouquinho de inteligência (e para isso não é necessário ter curso superior, nem mesmo o mais baixo nível de escolaridade).

Ser humano é um bicho estranho…

Postado por Pablo Gomes, Lages

Bookmark and Share

A princesinha Vitória

29 de setembro de 2009 4

Que os anjos a protejam onde você estiver, linda princesinha.../Guto Kuerten

Essa princesinha da foto é a Vitória, e vou descrever em algumas linhas a sua curta e trágica história.

Eu era repórter do Jornal Notisul, de Tubarão, há cinco ou seis anos, quando uma senhora telefonou para a redação contando que sua pequena sobrinha, de um aninho de idade, sofria de um grave problema de saúde e precisava de uma caríssima e urgente cirurgia para sobreviver.

Então, eu e meu grande amigo e fotojornalista Guto Kuerten, com passagem pelo DC em Lages e atualmente em Florianópolis, fomos até lá. Chegando na humilde casa, encontramos a Vitória. Pequenina, linda, encantadora…

Vitória nasceu sem os órgãos genitais, e utilizava uma bolsa de colostomia ao lado da barriga para fazer suas necessidades.

Guto e eu nos olhamos e pensamos: como fotografar esse drama? Então, num lance mágico, Guto fez o que considero a mais linda e inteligente foto publicada em algum jornal que vi em toda a minha vida.

Ele “fechou” a lente no rostinho de Vitória. Simples, básico, perfeito, emocionante. Matéria publicada, comunidade chocada.

Na mesma semana, a tia da menina volta a ligar com uma boa notícia: um empresário de Tubarão pagaria todas as despesas de viagem e o tratamento de Vitória em São Paulo.

Ficamos muito felizes, pois a princesinha seria salva e poderia viver com dignidade. Logo depois, veio um feriado, e subi a serra até o município de Correia Pinto para visitar minha família.

Curti o fim de semana com meus pais e amigos e, no domingo à noite, desembarco na rodoviária de Tubarão quando meu celular toca.

Era a tia de Vitória, chorando, dando a terrível notícia de que a pequena acabara de morrer. Também chorando, telefonei imediatamente para o Guto que, como não poderia ser diferente, igualmente chorou.

Soubemos outro dia que os pais de Vitória teriam perdido o voo de Florianópolis a São Paulo e – não tivemos como confirmar essa informação -, pelo que consta, por um descuido deles, e não por problemas no trânsito ou algo alheio à sua vontade.

Justamente o atraso que acabou com a vida de Vitória dois ou três dias depois da cirurgia que era para ter sido feita e salvo a menina.

Em oito anos como repórter de jornal diário, vivi muitas emoções e produzi reportagens chocantes. Mas a que mais me comoveu, certamente, foi a que fizemos com a Vitória. E posso garantir que o Guto tem o mesmo sentimento.

Que os anjos a protejam onde você estiver, linda princesinha…

Postado por Pablo Gomes, Lages

Bookmark and Share

Defesa pede a liberdade da prefeita

28 de setembro de 2009 1

A prefeita Marta Regina Goss (PSDB), de Bocaina do Sul, na Serra Catarinense, presa em flagrante na noite da última sexta-feira pela Polícia Federal, sob a acusação de exigir dinheiro de dois médicos para mantê-los empregados no hospital do município, pode conquistar a liberdade a qualquer momento.

Marta está em uma cela privada do Presídio Regional de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, para onde foi levada após ter sido flagrada com R$ 5 mil – R$ 2,5 mil pagos por cada um dos médicos, segundo a PF -, já que no presídio de Lages e na superintendência da PF, em Florianópolis, não havia vagas na manhã de sábado.

No fim da tarde desta segunda-feira, o advogado particular da prefeita, Luiz Roberto de Athayde Furtado, pediu a liberdade dela, através de um habeas corpus, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em Florianópolis.

Para o advogado, não resta dúvida da inocência da prefeita e há indícios de que a sua prisão foi uma armação contra ela. Luiz Roberto acredita que a liberdade será autorizada o mais rápido possível pelo TJSC, até por haver, segundo ele, um prazo regimental de até 72 horas para que o Tribunal se pronuncie a respeito de habeas corpus impetrados em favor de réus presos.

_ Ela é ré primária, tem domicílio fixo, é prefeita, não vai fugir das obrigações processuais, não vai coagir testemunhas e, mais que isso tudo, é inocente.

Postado por Pablo Gomes, Bocaina do Sul

Bookmark and Share

Os "donos" da Uniplac

28 de setembro de 2009 1

Pássaros fizeram ninho e protegiam seus ovos no meio da Uniplac/Taina Borges, Divulgação

Há alguns dias, chamou a atenção do país a presença de uma família de pássaros Quero-Quero em um estádio de futebol, obrigando os jogadores a terem o maior cuidado com os bichinhos, que ficaram – e com razão – bravos quando alguém chegava perto de seus ninhos.

Não lembro que times disputavam a partida, mas foi engraçado ver os atletas “fugindo” dos pássaros.

Em 2006, produzimos uma reportagem sobre animais da mesma espécie que impediam o treinamento de alguns jovens na pista de atletismo no estádio municipal de Lages.

E há alguns dias, o instinto protetor destes pássaros foi verificado na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

Bem no meio de um dos pátios, perto das salas de aula e junto à grande movimentação de pessoas, dois bichinhos, provavelmente um casal, faziam a guarda de quatro ovinhos.

Felizmente, ninguém estragou o ninho, mostrando que é totalmente possível integrar humanos e animais em um mesmo espaço e na mais perfeita harmonia.

Postado por Pablo Gomes, Lages

Bookmark and Share

Quinta morte por Gripe A na Serra

26 de setembro de 2009 0

Confirmada a quinta morte por Gripe A na Serra Catarinense. A nova vítima é uma mulher de 46 anos que vivia no município de São Cristóvão do Sul.

Ela começou a apresentar os sintomas em 15 de agosto, foi internada no dia 23 no hospital de Curitibanos e morreu no último dia 5, vítima de síndrome da angústia respiratória aguda e insuficiência respiratória.

As outras quatro mortes na Serra ocorreram em Correia Pinto (dois homens, de 29 e 34 anos, e uma mulher grávida de 20) e em Lages (um homem de 42 anos).

Até este sábado, Santa Catarina contabiliza 83 mortes em decorrência da Gripe A.

Postado por Pablo Gomes, São Cristóvão do Sul

Bookmark and Share

Polícia e prefeitura comentam a prisão

26 de setembro de 2009 2

Humberto Gessinger e Carlos Maltz já alertavam na música Segunda-feira Blues 1: “Onde estão as provas? Onde estão os fatos? As boas novas eram só boatos?”

Dizem que todo boato tem um fundinho de verdade, mas não confiamos em boatos, e somente na verdade, então, justamente por isso não publicamos nenhuma especulação sobre o motivo da prisão da prefeita de Bocaina do Sul, Marta Regina Goss (PSDB), apesar de já termos ouvido várias versões desde a madrugada deste sábado.

Para isso, acompanharemos duas entrevistas coletivas que serão realizadas daqui a pouco em Lages.

Às 15h, a Polícia Federal se pronuncia sobre o caso em sua delegacia e, às 16h, a equipe de governo da prefeita se manifesta na sede da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures).

Mesmo que os boatos sejam fatos, só depois das confirmações oficiais é que publicaremos por que Marta Regina Goss foi parar na cadeia. 

Afinal, com erros ou não, qualquer pessoa tem o absoluto direito de ter a sua integridade preservada. E ninguém gosta e merece ter uma mentira vinculada à sua imagem.

Postado por Pablo Gomes, Bocaina do Sul

Bookmark and Share

Prefeita vai para a cadeia!

26 de setembro de 2009 1

A prefeita Marta Regina Goss (PSDB), de Bocaina do Sul, na Serra Catarinense, foi presa em flagrante pela Polícia Federal na noite desta sexta-feira.

O crime que ela teria cometido não foi confirmado, mas é fato que Marta foi conduzida ao Presídio de Rio do Sul na manhã deste sábado.

Após receber a informação de uma fonte confiável, fomos até a delegacia da PF em Lages na madrugada deste sábado.

Um policial confirmou que o flagrante era realizado naquele momento, mas disse que não poderia dar qualquer outra informação, já que o processo estaria ocorrendo em segredo de justiça.

Em contato com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para conferir se poderia ter sido algum eventual crime de trânsito, já que moradores de Bocaina do Sul utilizam com frequência a BR-282, soubemos que nenhum caso de flagrante havia sido encaminhado à PF naquele momento, até porque crimes de trânsito atendidos pela PRF, mesmo em rodovias federais, são encaminhados à Polícia Civil dos respectivos municípios onde ocorreram.

Por telefone, o ex-prefeito de Bocaina do Sul, Osni Flávio de Oliveira (PSDB), nos garantiu que também não sabia o motivo da prisão, mas “põe a mão no fogo” pela inocência de Marta e diz ter certeza de que tudo foi uma armação contra ela.

Ele conversaria com o advogado de Marta no início da tarde deste sábado para obter mais detalhes do fato, já que o profissional responsável pela defesa teria passado a madrugada toda na delegacia e descansava pela manhã.  

Em julho deste ano, Marta Regina Goss ganhou destaque nacional quando Bocaina do Sul passou a integrar uma seleta lista da qual qualquer uma das mais de 5,5 mil cidades brasileiras desejaria fazer parte.

O município figurou como o primeiro de Santa Catarina e o 11º do Brasil em um ranking, calculado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com informações do Tesouro Nacional, que aponta a eficiência e a seriedade dos administradores na aplicação dos recursos públicos. 

Assim que obtivermos mais informações sobre a prisão da prefeita, publicaremos aqui no Diário da Serra, no site do Diário Catarinense e na edição impressa de segunda-feira.

Postado por Pablo Gomes, Bocaina do Sul

Bookmark and Share

O que você vai fazer no dia 26 de setembro?

25 de setembro de 2009 1

Os apresentadores Rafael Pascuim e Francieli Dalpiaz estarão nas ruas de Lages colando adevisos da campanha crack nem pensar/Alvarélio Kurossu

Das 10h às 14h, os colaboradores dos veículos do Grupo RBS farão a distribuição de adesivos da campanha Crack, Nem Pensar.

A apresentadora, Francieli Dalpiaz, do RBS notícias, e o repórter Pablo Gomes, do Diário Catarinense, estarão no cruzamento das Avenidas Belizário Ramos e Presidente Vargas colando nos carros adesivos da campanha.

Já o apresentador do Jornal do Almoço, Rafael Pascuim, fica no centro de Lages, no cruzamento das ruas Nereu Ramos com Frei Rogério.

O objetivo do Dia Todos Contra o Crack é incentivar a sociedade a participar, provocando a discussão e a busca por soluções para a epidemia da droga em sua comunidade.

Postado por Alvarélio Kurossu

Bookmark and Share