Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Chuva de granizo provoca estragos na maçã

18 de dezembro de 2009 2

Chuva forte assustou, mas não chegou a castigar a área urbana/Charliston Spolti / Divulgação

Uma forte chuva de granizo de aproximadamente 20 minutos no início da noite de quarta-feira provocou estragos em pomares de maçã na região de São Joaquim, na Serra Catarinense.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros não atenderam nenhuma ocorrência relacionada a danos em casas e prédios públicos. Também não houve feridos.

Só no município de São Joaquim, onde aproximadamente dois mil produtores cultivam maçã em oito mil hectares, que resultariam em 200 mil toneladas após a colheita, a ser realizada entre fevereiro e abril do próximo ano, estima-se que cerca de 20% da produção foi afetada. Cerca de 70% da economia do município é baseada na maçã.

Há registros de prejuízos também em alguns pomares de Urubici, onde 100 produtores cultivam a fruta em 740 hectares, com expectativa de colher 30 mil toneladas em 2010.

Postado por Pablo Gomes, São Joaquim

Bookmark and Share

Comentários (2)

  • Névio Fernandes diz: 18 de dezembro de 2009

    Qual a situação daquela central de previsão de chuvas de granizo que operava em Fraiburgo e emitia foguetes com uma substãncia que em vez de granizo fazia este se transforar em chuvas.Era na época de grande utilidade aos produtores na região.Hoje choramos os prejuízos a cada chuva de granizo.

  • RITA DE CASSIA AMARAL MUNIZ diz: 2 de janeiro de 2010

    Quando o produtor arrisca produzir em uma safra, existe alem da desvalorização do seu produto, o risco de perder todo seu esforço e acumular divídas, não é a toa que o campo a cada dia esta mais vazio, ninguem gosta de viver de incertezas.

Envie seu Comentário