Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Pesquisadores comprovam o poder medicinal do cambará, planta nativa da Serra Catarinense

30 de setembro de 2010 2

Extrato da folha do cambará é um santo remédio para dores abdominais, crises respiratórias e obstrução nasal. Fotos: Alan Pedro

Difícil quem nunca ouviu da avó ou da vizinha dicas de receitas “infalíveis” à base de plantas que nascem no quintal de casa para curar este ou aquele problema de saúde.

Muitas não passam de crendices populares e não fazem qualquer efeito. Mas outras, utilizadas por tanta gente há tanto tempo, são estudadas e surpreendem por suas propriedades medicinais bastante eficientes.

Foi por isso que pesquisadores da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), com sede em Lages, resolveram estudar o cambará, árvore existente apenas nas florestas de araucária da Serra de Santa Catarina e que está em extinção devido ao uso descontrolado da sua madeira para a construção de cercas em propriedades rurais.

Só que além do seu desmatamento para demarcar territórios, a folha do cambará é utilizada há séculos pelos povos que habitaram e ainda habitam a região como um santo remédio para dores abdominais, crises respiratórias e obstrução nasal.

Assim, liderados por Valfredo Schlemper, professor de Farmacologia nos cursos de Medicina, Biomedicina e Psicologia na Uniplac, os pesquisadores foram em busca desta planta a fim de desmistificá-la, identificar suas possíveis propriedades medicinais e se realmente tem a eficácia que os moradores acreditam ter.

Continua no post abaixo…

Bookmark and Share

Comentários (2)

  • Tiago diz: 1 de outubro de 2010

    Não sabia que esta planta era exclusivamente catarinense.
    Parabéns a esses pesquisadores do estado que se empenham em seus estudos para que conheçamos melhor a nossa flora.

  • Joana Salvador diz: 9 de outubro de 2010

    Não sabia!!!!!!!!!

Envie seu Comentário