Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Bom dia, sol...

20 de outubro de 2010 2

Momento mágico: o nascer do sol no Morro das Torres, em Urupema, terceiro ponto mais alto de Santa Catarina, a 1.750 metros de altitude. Fotos: Alan Pedro

Momento mágico: o nascer do sol no Morro das Torres, em Urupema, terceiro ponto mais alto de Santa Catarina, a 1.750 metros de altitude. Fotos: Alan Pedro

Raulzito Seixas foi muito feliz em dar bom dia ao sol em sua música Coração Noturno.

“Amanhece o dia, um leve toque de poesia, com a certeza que a luz que se derrama nos traga um pouco de alegria. Bom dia, sol. Bom dia, dia”.

O nascer do sol lá no horizonte é uma das cenas mais bonitas da vida, e presenciá-la é ter a sensação de um dia agradável, um bom dia.

O terceiro ponto mais alto de Santa Catarina proporciona este momento mágico.

Nesta quarta-feira, o sol apareceu às 6h35min para quem estava sobre os 1.750 metros de altitude do Morro das Torres, no município de Urupema, na Serra.

Um mar de serração cobria a pequena cidade de 2,5 mil habitantes e a vizinha, e igualmente pequena, Rio Rufino.

Apesar do tempo aberto, do céu limpo e da baixa temperatura, com a mínima na casa dos 3ºC, não houve formação de geada.

Para alívio dos produtores de maçã, que contabilizam os prejuízos causados pela ocorrência do fenômeno nos últimos dias.

O silêncio interrompido apenas pelo cantar dos pássaros, a visão soberana das montanhas da região e o vento fraco, mas gelado, completavam a magia do sol surgindo ao longe.

Sol que veio, ficou e aqueceu o dia de todos os catarinenses, com os termômetros passando dos 25ºC na maioria das regiões.

O Ciram/Epagri, órgão oficial de meteorologia do Estado, prevê que será possível novamente se inspirar com o nascer do sol nesta quinta-feira, quando a massa de ar seco manterá o tempo estável no Estado, mas com um pouco mais de nuvens no Litoral devido à influência da circulação marítima.

As temperaturas serão baixas ao amanhecer e subirão durante o dia.

A partir de sexta-feira o tempo começa a apresentar mudanças, com pancadas de chuva no fim do dia no Oeste. As temperaturas sobem.

No sábado, muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas do Oeste à Serra.
Entre a tarde e a noite essas condições se espalham por todas as regiões.

Já no domingo ainda chove pela manhã na faixa Leste, mas no decorrer do dia o sol volta a brilhar, para, ao amanhecer de segunda-feira, lá no alto do Morro das Torres ou em qualquer outro lugar do Estado, alguém poder olhar para o horizonte e dizer “bom dia, sol; bom dia, dia”.

Pablo Gomes, Urupema

Bookmark and Share

Comentários (2)

  • Patrick diz: 20 de outubro de 2010

    Baita foto! Parabéns!

  • Geraldo Barfknecht diz: 27 de janeiro de 2012

    Estou há 1.5 anos atrasado. Mas caros Pablo e Vani, cujas matérias muito admiro. lamento, mas a informação que lhes foi passado, de que o excepcional Morro das Torres é o terceiro mais elevado de SC, está errada. Pareço uma piada e devo ser, pois sempre vejo “apena o errado. Mas por favor, não me tomem assim, embora mereça a chatice, que é minha característica. O Morro das Torres (Antenas, do Campo Novo) é excepcional em diversos fenomenos climáticos, raros no Brasil. Mas não está entre os 30/40 mais elevados. Tem vizinhos mais elevado que el (Serra da farofa com 3 cumes, dois acima da cota, que tem tudo para ser reavaliada (Serviço Geográfico do Exercito, marco no terreno do Sr. Nei Pagani) de 1733 m. Já avisei a prefeitura, que deve corrigir tal erro, pois o Morro de tão singular, não pode ser refem de um erro assim.Tenho medido (10 subidas/descidas) com mais frequencia algo de 1726 m. Voces permitiriam a lista dos 30/40 mais elevados de SC, segundo estimativas do IBGE, que aos poucos estou medindo?

    Pablo você está de férias e Vani, um dia, se me permitir gostaria muito de fazer permuta, ou se é possível ceder algumas imagens, com todos os créditos, sobre um pequeno trabalho que faço “Contribuição ao estudo de fenomenos climáticos raros no Brasil: Sincelo (rime), Chuva Congelante, Chuva Congelada, etc em SC.

Envie seu Comentário