Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Casas subterrâneas?

14 de janeiro de 2011 1

Jairo fazendo anotações sobre o local. Foto: Vani Boza

As casas subterrâneas eram burracos feitos pelos grupos indígenas no solo e, provavelmente cobertos com palha ou folhas de árvores. O solo nesses locais é impermeável, e por isso as casas ficavam protegidas da água da chuva, que escoava por fora, sem molhar o interior dos burracos.

O trabalho dos escavadores é cavar essas casas (burracos) em busca de material de pesquisa. Nesse local eles escolheram três casas para escavar. Uma grande, uma média e uma pequena.

Ainda há duvida sobre o porque das casas serem subterrâneas. Os arqueólogos se baseiam em várias possibilidades. Segundo eles, poderia ser uma estratégia de defesa, marcação de território, proteção contra os dias frios, comuns nessa região, uma forma de identificação de tribos ou até fazer parte de um ritual indígena.

Essas duvidas, os pesquisadores acreditam que podem ser esclarecidas com o estudo minucioso dos objetos encontrados na escavação.

Por enquanto foram encontrados apenas restos de carvão e pedras, utilizadas na montagem de fogueiras, que segundo Jairo e Marcus já valem mais que ouro para o grupo de pesquisadores.

Continua…

Bookmark and Share

Comentários (1)

  • manoel ribeiro diz: 5 de junho de 2014

    maravilhoso esse trabalho dos arqueologos; pois sem sabermos o passado nao temos como entender o presente e nem avançar ao futuro. O estudo do passado é a identidade das civilizaçoes antigas e nossa tambem.

Envie seu Comentário