Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Pesquisa universitária vai orientar políticas públicas de atenção aos usuários de crack

23 de fevereiro de 2011 0

Um estudo desenvolvido na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), sediada em Lages, deve contribuir com ações de políticas públicas de atendimento a usuários de crack.

O projeto de pesquisa do grupo de professores do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da universidade foi aprovado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) no fim do ano passado.

Intitulado ‘Análise da rede de serviços públicos de saúde na atenção e cuidado a usuários do crack’, o trabalho objetiva analisar como a rede pública de atenção e de cuidados a usuários de crack está estruturada em três municípios de Santa Catarina.

A partir do próximo mês, Lages, Rio do Sul e Curitibanos começam a receber a visita dos pesquisadores, que querem saber que abordagens terapêuticas vêm sendo realizadas nestas cidades, bem como as articulações da rede e se os aspectos norteadores da atenção integral proposta pelo Ministério da Saúde estão presentes.

Serão coletados dados a partir de documentos oficiais sobre a rede pública de serviços e depoimentos de gestores e profissionais da área.

O trabalho deve durar cerca de dois anos. Ao fim, as pesquisadoras pretendem contribuir com a geração de conhecimento para suprir lacunas acerca desse tema.

Espera-se que, com isso, haja a implementação de ações intersetoriais que garantam a integralidade da atenção e do cuidado aos usuários do crack, a fim de subsidiar ações e decisões resolutivas para os municípios.

Além disso, o grupo espera contribuir na gestão de políticas públicas voltadas à inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade social como os usuários do crack.

Os pesquisadores planejam ainda realizar seminários em cada um dos municípios envolvendo a sociedade e os atores vinculados aos serviços de saúde participantes do estudo.

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Uniplac.

Bookmark and Share

Envie seu Comentário