Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

O que é e para que serve a celulose...

28 de março de 2011 3

Celulose é uma "sopa" de madeira que dá origem ao papel. Foto: Alvarélio Kurossu, julho de 2008

Celulose é uma “sopa” de madeira. A tora, picada, é colocada em um “caldeirão” e as fibras da madeira são fervidas e dissolvidas.

Estas fibras, que são a celulose, ficam separadas e, com elas, é feita uma camada de forma organizada. É esta pasta que dará origem ao papel.

Lembrando que fibras longas – a especialidade de Santa Catarina – têm mais resistência ao rasgo e ao arrebentamento e servem para a fabricação de caixas de papelão para embalagens.

Já as fibras curtas rasgam facilmente e são utilizadas para fazer papel de imprimir e escrever.

Continua…

Bookmark and Share

Comentários (3)

  • andrey diz: 29 de março de 2011

    Serve para instalar paisagens como a da foto, onde não são respeitados os topos de morro, as nascentes, a biodiversidade…O plantio de pinus e eucaliptos até por pequenos agricultores com o incentivo de bancos e governos está transformando sc em um dos Estados que mais devasta sua mata nativa…E as consequências viram em breve, com a escassez de água potável e o agravamento das sêcas. Isso para não falar nos gigantescos incêndios florestais que passarão a fazer parte dos noticiários, tal como acontece nos EUA, na Austrália e na Europa, com a destruição de casas e até cidades inteiras. (aqui será pior, pela falta de infra-estrutura, equipamentos e pessoal na defesa civil e corpo de bombeiros). Ao invés de serem formados corredores de fauna, esta-se formando, corredores e manchas gigantes de florestas exóticas que detém ALTO PODER DE COMBUSTÃO!
    Santa Catarina caminha para catástrofes anunciadas em ritmo acelerado!

  • Ednei diz: 20 de novembro de 2011

    Concordo com voê, isso é o capitalismo.

  • giovani diz: 6 de dezembro de 2012

    No mundo globalizado, deixamos os trens de lado e usamos caminhões, que rendem aos gringos com as vendas de pneus, combustíveis, caminhões, etc, além de poluírem e entupirem nossas estradas de passeio e causarem acidentes. Agora com a celulose vamos transformar matas nativas em plantações de eucaliptos e pinus e mais uma vez vamos enriquecer os estrangeiros e vamos colocar em risco nosso habitat e nossa saúde com a falta de água e um ar mais puro

Envie seu Comentário