Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Terra, florestas e infraestrutura são fundamentais...

28 de março de 2011 0

Florestas plantadas e prontas para serem derrubadas ajudam a definir investimentos no setor. Foto: Guto Kuerten, julho de 2008

É o caso de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.

A cidade de pouco mais de 100 mil habitantes e a 340 quilômetros da capital Campo Grande deixou de ser a capital nacional da agropecuária, com cerca de um milhão de cabeças de gado, para ser a capital mundial da celulose.

Em 2007 começaram a se instalar gigantes do setor em Três Lagoas – a terceira fábrica está se instalando – e, com investimentos de R$ 10 bilhões, a partir de 2014 a cidade terá a maior produção individual do planeta, com 4,3 milhões de toneladas de celulose por ano.

O sonho que vive Três Lagoas é possível por três fatores principais: florestas de eucaliptos já prontas para o corte quando as empresas chegaram, a fartura de terras baratas e produtivas e a logística privilegiada, com rodovias, ferrovias, hidrovia e aeroporto a ser inaugurado neste ano.

_ O que define a locação de investimentos no setor é a disponibilidade de terras, logística, capital e mão-de-obra qualificada, além da negociação entre governos e empresas. Santa Catarina tem tradição e já é bem sucedida no ramo de papel e celulose. Aproximando-se dos grandes investidores, o Estado pode ter ainda mais sucesso, pois tem muito potencial _, diz a presidente executiva da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), Elizabeth de Carvalhaes.

Continua…

Bookmark and Share

Envie seu Comentário