Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Fogo no diploma

26 de maio de 2011 2

Em forma de protesto, cópias dos diplomas foram queimadas. Foto: Vani Boza.

Uma churrasqueira, um litro de álcool e uma caixa de fósforos. Bastou isso para queimar anos de estudo e dedicação.

_ Nosso diploma vai para o fogo hoje _.

Foi com essa frase que a professora Marilu Pereira deu início à manifestação dos professores de São Joaquim e região.

Reunidos na Praça João Ribeiro, eles protestaram contra a imposição do governo, e queimaram cópias de seus diplomas. A coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica (Sinte), da regional de São Joaquim, Iara Sílvia Cândido Chiodelli, disse que essa manifestação é mais uma entre tantas que ainda deverão ser feitas. A classe não vai descansar até conseguir chegar num acordo justo com o governo.

Marilu defende a ideia de que a greve vai além de uma luta salarial, é uma forma de lutar pela dignidade dos professores.

_ Enquanto estamos quietos em casa, o governo está descontando esses nossos dias de greve. Então vamos para a rua, vamos queimar nossos diplomas já que eles não valem nada _.

Segundo Iara, a decisão do governo vai contra o plano de carreira dos professores, e ainda mais que isso, torna deficiente a qualidade de ensino nas escolas.

Vani Boza, São Joaquim

Bookmark and Share

Comentários (2)

  • Helenice diz: 27 de maio de 2011

    Independentemente de ser-se um professor de escola pública ou privada, SEMPRE um professor deveria ter mais valor. E a quem tem poderes para frisar isso não o faz. Por quê? Será que tudo o que aprendeu, desde o prezinho, foi sozinho? Será que nunca teve um mestre a quem pudesse honrar sua categoria com um salário digno de um mestre que foi, a ponto de conduzir seres pequenos a serem ‘poderosos homens’? Penso que não é apenas por salário, mas certamente que ninguém pode dar tudo de si, faltando-lhes, às vezes, o mínimo. Uma boa educação diminui ocorrências policiais. Pena que, muitas vezes certas situações (forjadas) são utilizadas equivocadamente para se justificar outras. E, dessa forma, vai-se levando… E as políticas, necessárias, tornam-se politicagens, prejudicando não somente os professores, mas a população como um todo. Pois o plantio é opcional, mas a colheita é certa…

  • fiedler diz: 30 de maio de 2011

    Este diploma já foi queimado quando Santa Catarina votou no retrocesso , voltou para os braços das Oligarquias … Saudações …

Envie seu Comentário