Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Gelo cobre a serra catarinense

31 de maio de 2011 0

José Orliz Muniz Neto aguarda com frio o início das aulas.

Na casa de Walter Antônio Macedo, o fogão a lenha funciona cedo.

A geada deixou os gramados brancos e gelados em Urupema. Fotos: Vani Boza.

As temperaturas na serra catarinense continuaram negativas na manhã dessa terça-feira, 31. Urupema amanheceu com -2ºC, São Joaquim com -1ºC e Lages registrou 2ºC. O clima deve permanecer assim até a quinta-feira, quando as temperaturas aumentam um pouco.

O urupemense Walter Antonio Macedo acordou cedo, 4h já estava em pé. Fogo aceso, chimarrão, café e pinhão em cima do fogão a lenha. Acordar cedo já faz parte da rotina diária de Walter. Às 7h, esposa e os filhos ainda dormem, mas ele já está pronto para mais um dia gelado de trabalho no campo.

_ Aqui a gente já se acostumou com o frio. O café e o chimarrão ajudam a esquentar o corpo _.

Dos chaminés uma fumaça quase branca vai saindo, mostrando que ali o fogo começa cedo. Do lado de fora, uma camada fina de geada cobre os gramados, telhados e carros, que amanheceram na rua. A chegada do sol vai aos poucos derretendo o gelo e elevando a temperatura.

O pequeno José Orliz Muniz Neto, de nove anos, treme de frio na frente da escola. Mesmo com várias blusas e um moleton, ele deixa transparecer que está com muito frio.

_ Aqui sempre é assim de manhã, ainda mais com essa geada _.

Mais 20 dia para a chegada do inverno e as temperaturas seguem baixas. A massa de ar frio e seco segue atuando no Estado durante toda semana. O que muda para a Serra e o Planalto Norte é o aumento da nebulosidade.

Segundo a Central RBS de Meteorologia, hoje as temperaturas devem subir ao longo do dia, chegando a 24ºC na Grande Florianópolis e a 23ºC no Litoral Norte. No Meio Oeste a máxima deve  ficar em torno dos 16ºC e dos 15ºC no Planalto Sul.

Vani Boza, Lages.

Bookmark and Share

Envie seu Comentário