Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Militares de Lages voltam do Haiti após sete meses

29 de agosto de 2011 0
Militares do 10º Batalhão de Engenharia de Construção passaram sete meses na missão de paz da ONU e já estão em casa. Foto: Vani Boza

Militares do 10º Batalhão de Engenharia de Construção passaram sete meses na missão de paz da ONU e já estão em casa. Foto: Vani Boza

Foram sete meses de trabalho pesado, calor intenso, muito suor, contato com a miséria e a saudade da família em um dos lugares mais caóticos do mundo.

Os 29 militares do 10º Batalhão de Engenharia de Construção, de Lages, que integraram a missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, já estão em casa após a inesquecível experiência.

Eles saíram da capital haitiana, Porto Príncipe, no domingo, 21, e sem divulgação, discretos e à paisana, chegaram a Lages na última sexta-feira, 26, em um ônibus vindo de Campo Grande (MS), onde permaneceram quatro dias realizando exames de saúde para terem a certeza de que não contraíram nenhuma das várias doenças existentes no Haiti, como a cólera e a malária.

Nesta segunda-feira, os 29 se reencontraram em uma cerimônia oficial de recepção que reuniu familiares, os demais militares e o comando do 10º BEC.

No fim de abril, a reportagem do Diário Catarinense passou cinco dias no Haiti acompanhando a realidade daquele país que, não bastassem os problemas políticos e econômicos que o tornaram um dos mais pobres do mundo, foi destruído por um terremoto que matou mais de 200 mil pessoas e deixou um milhão de desabrigadas em 12 de janeiro do ano passado.

Na ocasião, os militares de Lages estavam no Haiti havia pouco mais de 90 dias. Lá, juntaram-se a outros cerca de dois mil brasileiros de várias regiões e trabalharam abrindo poços artesianos, em obras de saneamento básico e na reconstrução de estradas, pontes, escolas e hospitais.

Clique aqui e confira fotos e histórias que publicamos no blog Diário do Haiti, produzido especialmente para a viagem.

Continua…

Bookmark and Share

Envie seu Comentário