Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Pinhão, chimarrão e lenha no fogão

30 de abril de 2012 0

Na casa de Derli e Ermelinda, o fogão a lenha funciona o ano inteiro. FOTOS: VANI BOZA

Na casa de Derli e Ermelinda, o fogão a lenha funciona o ano inteiro. FOTOS: VANI BOZA

Temperaturas baixas em Santa Catarina, logo: temperaturas geladas na Serra Catarinense. E isso que o inverno, aquele rigoroso, de doer e ‘encarangar’, como dizem os serranos, ainda nem chegou.

As estações meteorológicas da Epagri informaram que o amanhecer mais gelado foi em Urubici, que registrou 0,2ºC. São Joaquim registrou 3,8ºC e Urupema, ainda na Serra, e Água Doce, no Meio-Oeste, tiveram 3,9ºC.

Em Lages, pinhão, chimarrão e lenha no fogão. Isso mesmo! Por que para enfrentar o frio, o serrano tem seus macetes. Na casa de Derli Rogério da Silva, de 71 anos, e da esposa Ermelinda Esbarchero Silva, 69, o fogão a lenha funciona o ano inteiro, mas nos dias mais frios é que ele mostra seu inigualável valor.

Na chapa, pinhão para sapecar e comer, acompanhado por um bom chimarrão, feito na hora. Entre chaleiras, e panelas em que já está sendo preparado o almoço, cabe uma panela grande, de doce de jiló, que Ermelinda prepara para a família toda saborear.

Derli explica que ele e a esposa vivem mais no sítio, que fica há 30 km de Lages, mas que freqüentemente eles vêm passar uns dias na cidade.

_ Tanto aqui quanto lá (no sítio) a gente sempre ascende o fogo no fogão a lenha. Comida tem que ser feita ali, que fica mais saborosa _, explica Derli.

Ermelinda, diz que tem desgaste nos ossos e que o frio é bastante incômodo para ela.

_ Dói tudo no frio. Prefiro os dias quentes em que a gente levanta cedo e já vai fazendo o serviço e tudo. No frio, tem que ficar em volta do fogão o dia todo pra não encarangar _ disse.

Na casa da cidade, piso de cerâmica, que segundo os dois é muito gelado e nada faz esquentar. No sítio, tudo de madeira, para deixar o ninho quentinho é só ascender o fogo e ficar ali, sentados, sapecando pinhão, tomando um bom chimarrão e cuidando das panelas.

_ O frio até que é bonito, mas agora que a gente sente as primeiras friagens, dá até uma tristeza, por que é só o começo _, conclui Derli.

Para quem tem um desses fogões a lenha, é hora de começar a estocar lenha. Para quem não tem, vale à pena pensar em um aquecedor, lençol térmico, cobertores, e tudo mais.

O inverno ainda não chegou, mas se o outono está desse jeito, acho que já podemos ter uma idéia do que nos aguarda, não é mesmo lageanos?

VANI BOZA, LAGES

Bookmark and Share

Envie seu Comentário