Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Pico do morro é ponto comum de três municípios

13 de julho de 2012 0

Base do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), pertencente à Aeronáutica e localizada no alto do morro, está no território de Bom Jardim da Serra. Foto: Guto Kuerten, maio de 2007

Mas os moradores de Bom Jardim da Serra nunca se conformaram em ver algo que é seu ganhar destaque na mídia nacional como sendo de outros.

E assim, resolveram agir. Há aproximadamente um ano, a prefeitura procurou o governo de Santa Catarina para pedir um posicionamento oficial sobre os territórios do Morro da Igreja.

E no dia 17 de novembro do ano passado, há quase oito meses, a Secretaria de Estado do Planejamento, por meio da Diretoria de Estatística e Cartografia, emitiu um parecer técnico no qual confirma: o pico do Morro da Igreja, localizado a 1.822 metros acima do nível do mar – alguns geólogos defendem que é 1.826 -, é o ponto comum entre os municípios de Bom Jardim da Serra, Urubici e Orleans.

Porém, a base da Aeronáutica, a área onde os turistas contemplam a paisagem e a estação meteorológica oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), inaugurada em 18 de junho de 2007, estão no território de Bom Jardim da Serra.

Os dois órgãos de meteorologia, inclusive, já fazem esse reconhecimento ao informarem as temperaturas lá registradas.

Já a misteriosa Pedra Furada, alvo das fotografias da grande maioria das pessoas que vão até lá, pertence ao município de Orleans.

_ Damos os parabéns a Urubici, que tem muito mais estrutura e está bem melhor no turismo que nós e São Joaquim. Somos favoráveis e apoiamos o turismo regionalizado, mas queremos marcar o nosso território, e o topo do Morro da Igreja nos pertence _, diz o secretário de Planejamento da prefeitura de Bom Jardim da Serra, Áureo Ribeiro Cassettari.

Continua…

Bookmark and Share

Envie seu Comentário