Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de novembro 2012

Lages já conhece 19 dos 20 novos secretários

30 de novembro de 2012 2

Prefeito Elizeu Mattos (PMDB) e o vice Toni Duarte (PPS) com Mário Motta, apresentador do Jornal do Almoço, da RBS TV, no calçadão de Lages, durante o projeto Redação Móvel, nesta sexta-feira. Foto: José Lino de Souza

Em Lages, na Serra Catarinense, o prefeito eleito Elizeu Mattos (PMDB) e o vice Toni Duarte (PPS) já anunciaram, desde 12 de novembro, 36 dias após as eleições, 19 dos 20 nomes que ocuparão as secretarias municipais a partir de 1º de janeiro de 2013.

A única pasta que ainda não tem um comandante definido é a do Planejamento, cujo anúncio deve ocorrer nos próximos dias.

Todos os nomes, segundo Elizeu e Toni, são escolhidos por caráter técnico, e não apenas político. Essa, aliás, foi uma das principais promessas de campanha dos então candidatos.

Confira a relação e um breve perfil dos 19 secretários anunciados até esta sexta-feira, 30 de novembro!

* Administração: Pedro Marcos Ortiz, técnico agropecuário, foi vice-prefeito e secretário de Administração e Planejamento do município de São José do Cerrito, na Serra Catarinense. Atualmente é chefe de gabinete de Elizeu Mattos na Assembleia Legislativa e foi um dos coordenadores da campanha à prefeitura.

* Agricultura: João Antenor Pereira, engenheiro agrônomo, com mestrado em Ciência do Solo e Desenvolvimento Rural, é produtor rural, professor universitário nos cursos de Agronomia e Veterinária na Udesc e trabalhou como extensionista da Epagri em vários municípios catarinenses.

* Águas e Saneamento (Semasa): Beijamin Schutz, formado em Administração, já foi diretor regional da Casan e da Santur, secretário de Estado adjunto do Desenvolvimento Social e da Família.

* Chefia de gabinete: José Wolnei Constante, pós-graduado em Administração, foi secretário de Planejamento da prefeitura de Otacílio Costa, na Serra Catarinense, e presidente da CDL do mesmo município. Foi um dos coordenadores da campanha de Elizeu à prefeitura de Lages.

* Comunicação: Carla Reche, jornalista e assessora de imprensa de Elizeu Mattos.

* Desenvolvimento Econômico: Luis Carlos Pinheiro Filho, atual vice-prefeito de Lages, formado em Administração e Direito e empresário do ramo de farmácias.

* Desenvolvimento Social: José Amarildo Farias, presidente do PT de Lages, é formado em Administração, Direito e Educação Física e foi gerente de Recursos Humanos da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

* Educação: Marimilia Casa Costa Velho, mestre em educação e pós-graduada em educação infantil e séries iniciais, é professora da rede municipal há 26 anos e já foi coordenadora e diretora de escolas, além de secretária municipal da Criança e Bem-Estar.

* Finanças: Mateus Lunardi, administrador e contador com experiência na iniciativa privada e poder público. Atualmente, é gerente financeiro do Banco da Família em Lages.

* Fundação Cultural: Mauricio Neves de Jesus, advogado, escritor e professor universitário, é autor de três livros, escreve artigos para jornais e revistas de todo o Brasil e foi o fundador do Museu da Imagem e do Som de Lages.

* Fundação de Esportes: Armando Melo, pós-graduado em Educação Física, foi jogador de futebol profissional do Inter de Lages, preparador físico e técnico de futebol e futsal, além de assessor parlamentar de Elizeu Mattos.

* Habitação: Ivan Rodrigues de Sousa Magaldi Júnior, engenheiro civil e bacharel em Direito, é professor universitário em Engenharia Civil, foi diretor da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos, inspetor-chefe do Crea na Serra e coordenador do Plano Básico de Desenvolvimento Ecológico-Econômico da Amures.

* Lages Previ: Dilmar Antônio Monarim, advogado com atuação em Direito Previdenciário e pós-graduado em Administração. Foi secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e é empresário do setor imobiliário.

* Meio Ambiente: Mushue Dayan Hampel Vieira, foi eleito vereador de Lages pelo PMDB (17º mais votado dos 19 eleitos, com 1.253 votos), foi militar do Exército durante sete anos e há seis é assessor parlamentar de Elizeu Mattos.

* Obras: Joel Netto Momm, mestre em Engenharia Civil, empresário do ramo de construção civil e foi professor universitário.

* Procuradoria Geral: Fabrício Reichert, advogado com atuação no Direito Administrativo, Eleitoral e Civil, é assessor jurídico de Elizeu Mattos e foi um dos coordenadores da campanha à prefeitura.

* Saúde: Cristina Subtil, médica pediatra e coordenadora do curso de Medicina da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

* Segurança: Paulo Dellajustina, pós-graduado em Administração e Segurança Pública, foi comandante da Polícia Militar em Lages e do Policiamento do Interior, abrangendo 191 municípios catarinenses. Já havia ocupado a mesma secretaria e chegou a ser candidato à prefeitura de Lages pelo PDT. Atualmente, é coronel da reserva remunerada da PM.

* Turismo: Flávio Agustini, pós-graduado em Turismo e Hotelaria, é o atual diretor de marketing da Santur e seu nome foi indicado pelo Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Lages.

Pablo Gomes, Lages

Bookmark and Share

Domingo tem estréia de filme lageano no SESC!

30 de novembro de 2012 0

Domindo, dia 2 tem estréia de Cinema, com o filme lageano “O ERRANTE”, direção de Armin Daniel Reichert

“Um local devastado… Um homem devastado… A sua única companhia é a dor do ressentimento. O passado é um espectro maligno que vem trazendo uma mensagem: O futuro ensina mais que o passado! Preserve… Preserve-se… Antes de tudo…”

Suas inúmeras referencias a o cinema e literatura unidas a inovadora forma de abordagem do tema meio Ambiente fazem do O Errante uma colcha de retalhos pós moderna que ira atrair sua atenção.

Horas: 20h
Local: Teatro Sesc/Lages
Classificação etária: Livre
Entrada franca

Bookmark and Share

Sábado tem música no SESC

30 de novembro de 2012 0

Sábado, dia 1 é dia de Música com “BANDA SKROTES” de Florianópolis

“Os Skrotes” é um trio que busca preencher uma lacuna na história da cultura musical instrumental, retratando um estilo experimental, que consegue mixar, ao vivo, gêneros distintos como Samba, Drum’n’bass, Punk, Jazz, música clássica e Metal.

A “nova” música catarinense, é, sem dúvida, de extrema importância… para a música instrumental brasileira. O primeiro disco do grupo, tem, já de inicio, o valor de resgatar a história desses 3 músicos e evidenciar o valor da arte produzida em SC.

Gravado e mixado com uma crueza maluca – semelhante ao modo como o trio toca, e compõe – “Os Skrotes” instiga o público a abrir mão do que ouve, para imaginar o que lhe interessar ou “se permitir”; de conhecer a musicalidade e filosofia da banda.

As gravações foram captadas em 2010 (“Oficina Art”) e mixada 2 anos após, 2012 (Alexei Leão); lançadas pela SIC music, de Florianópolis, presenciando o teatro Alvaro de Carvalho – TAC, totalmente lotado.

Também estiveram presentes em apresentações nacionais como “Inferno Club” – São Paulo SP / “Live Sprot Pub” – Porto Alegre – RS / “John Bull Pub” – Floripa. E eventos como “Maratona Cultural de Florianópolis” – SC, “Festival Fora do Eixo” – SP/SP, entre outros.

Horas: 20h
Local: Teatro Sesc/Lages
Classificação etária: Livre
Entrada franca

Bookmark and Share

Lageanês cria adesivos para homenagear Lages

29 de novembro de 2012 3

Três modelos serão lançados nos próximos dias e devem circular o mundo para mostrar que esta terra é amada por todos. Foto: Divulgação

Poucos dias após completar 246 anos de fundação, a querida Lages, na Serra Catarinense, ficará ainda mais em evidência com uma prova de carinho bem bacana feita por um ilustre morador da cidade.

O Lageanês, personagem que faz o maior sucesso no Facebook ao brincar com os trejeitos, costumes, lugares, pessoas e histórias locais, criou três modelos de adesivos que, tão logo sejam lançados, nos próximos dias, devem circular o mundo exaltando o amor que todos têm por esta terra.

Cada adesivo custa apenas R$ 3, e as encomendas devem ser feitas diretamente com o Lageanês, pelo e-mail lageanes@hotmail.com.

Neste primeiro momento foram confeccionadas 100 unidades de cada um dos três modelos, e novas encomendas serão feitas conforme a demanda.

Em tempo, vale destacar que o sucesso do Lageanês não para de crescer no Facebook (www.facebook.com/lageanes).

Na edição de 3 de novembro, o Diário Catarinense apresentou, em página inteira e com foto na contracapa, a história dessa figuraça e dos seus criadores, os jovens Rubens Silva e Matheus Camargo.

A reportagem pode ser vista também, com fotos, textos e vídeo, na categoria “Lageanês”, à direita do blog Diário da Serra. Se não encontrar, é só clicar aqui.

“Bombando” na internet há apenas dois meses, a página já conta com aproximadamente 600 mil visualizações em vários lugares do mundo. Seria o mesmo que cada um dos 156 mil moradores de Lages ter prestigiado o Lageanês quase quatro vezes em apenas 60 dias.

E se considerarmos a média de 300 mil visualizações por mês, é bem possível que o Lageanês termine o ano perto ou até além da casa de um milhão.

Assassinhóra, home do céu!

Pablo Gomes, Lages

Bookmark and Share

Aeroporto de Lages é liberado após quatro anos

28 de novembro de 2012 2

Atualmente, apenas voos fretados passam por Lages, numa média de 270 por mês. A meta é dobrar a quantidade em meio ano. Foto: Pablo Gomes

Um dia após ser vistoriado pela Aeronáutica, o aeroporto de Lages, na Serra Catarinense, foi liberado nesta quarta-feira para voltar a receber voos regulares depois de quatro anos.

A confirmação veio no início da tarde mediante o relatório dos militares do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), que inspecionaram o aeroporto na terça-feira.

Os inspetores analisaram questões técnicas relacionadas aos sistemas de meteorologia e comunicação, além da estrutura da pista e do terminal de passageiros, que passaram por uma reforma completa neste ano, num investimento de R$ 2,1 milhões do Estado e da prefeitura.

Homologado desde outubro pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o aeroporto dependia apenas da liberação do Decea para voltar a receber os voos regulares.

Assim, desde a tarde desta quarta-feira o local está devidamente reaberto às operações visuais diurnas e noturnas e também por instrumentos. A confirmação, segundo o administrador do aeroporto, Henri Baraillon, será protocolada até a próxima terça-feira junto à Aeronáutica.

A companhia aérea NHT é a primeira que deve se instalar em Lages com a liberação do aeroporto. A empresa planeja voos diários ligando a cidade a Florianópolis e São Paulo a partir de 7 de fevereiro do próximo ano, ou seja, daqui a pouco mais de dois meses.

Desde que a própria NHT encerrou as atividades em Lages, no fim de 2008, devido à falta de passageiros em voos diários ligando a Florianópolis e Criciúma, o aeroporto da cidade recebe apenas voos fretados.

Atualmente, são cerca de 270 por mês. Com o retorno dos voos regulares, a meta é dobrar esta quantidade em seis meses, segundo o administrador do local.

Localizado às margens da rodovia federal BR-282, já no perímetro urbano da cidade, o aeroporto de Lages tem uma pista de 1.530 metros de comprimento por 30 de largura, e pode receber aviões de até 25 toneladas, com capacidade para 60 passageiros.

Pablo Gomes, Lages

Bookmark and Share

Rodovia mais alta de SC inaugurada na Serra

28 de novembro de 2012 1

SC-112 liga Urupema a Rio Rufino e tem pontos com até 1,6 mil metros acima do nível do mar. Foto: Vani Boza

Mundialmente conhecida pela sinuosa estrada da Serra do Rio do Rastro, cuja construção, há 25 anos, desafiou a engenharia e está entre as mais surpreendentes do mundo, Santa Catarina passa a contar com uma nova proeza.

Será inaugurada nesta sexta-feira a rodovia de maior altitude do Estado, o que leva os viajantes a terem a sensação de estarem pertinho do céu.

Construída durante quatro anos e concluída há aproximadamente dois meses, num investimento de R$ 16,7 milhões do governo estadual, a SC-112 (antiga SC-439) tem uma extensão de 19,2 quilômetros e liga os municípios de Urupema e Rio Rufino, na Serra.

O ponto mais alto da rodovia, segundo o engenheiro Waldir Zanette, responsável pela obra por parte do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), fica a aproximadamente 1,6 mil metros acima do nível do mar, apenas 150 abaixo do topo do Morro das Antenas, um dos pontos mais altos do Sul do país, a 1.750 metros.

É neste local, inclusive, que acontecem três fenômenos raros no Brasil: o congelamento natural de uma cachoeira localizada junto ao morro e a apenas 200 metros da rodovia, a neve e o sincelo, que é o congelamento de um nevoeiro.

A pavimentação da SC-112 terá dois benefícios principais: a facilidade de escoamento das 18 mil toneladas da melhor maçã do mundo que Urupema produz por ano e que respondem por praticamente toda a economia do pequeno município de 2,5 mil habitantes; e a abertura de uma rota segura, bonita e bem mais curta para os cerca de dois mil turistas do Litoral catarinense que todo inverno visitam a cidadezinha, considerada a mais gelada do Brasil.

Com o novo asfalto, a distância de Florianópolis a Urupema, por exemplo, cai de 300 para 200 quilômetros. Porém, a economia de 100 quilômetros não contempla a passagem por Urubici e São Joaquim, obrigatória pelo trajeto mais longo.

Mas para um “bate-volta” da capital até o Morro das Antenas, a cascata que congela ou à praça central de Urupema, uma das mais belas da região, localizada a apenas sete quilômetros dali e por onde passa o Rio Caronas, um dos únicos habitats naturais de trutas fora da América do Norte, a SC-112 é uma ótima opção.

O engenheiro Waldir Zanette destaca que o asfalto da nova rodovia é como o de qualquer outra. A maior dificuldade da pavimentação ficou por conta das grandes encostas de montanha que levaram à necessidade de se fazer barreiras de contenção em 60% do trecho de 19,2 quilômetros por conta dos vários e acentuados escorregamentos.

Para evitar o acúmulo de água sobre a pista, foram feitas canaletas e bueiros. Já para os usuários, o grande risco da rodovia é a formação de gelo sobre o asfalto no inverno e a forte neblina presente o ano inteiro.

Pablo Gomes, Urupema

Bookmark and Share

Ciúmes teria motivado duplo homicídio em Lages

28 de novembro de 2012 0

Homens eram conhecidos e entraram em confronto na noite de terça-feira na Serra

Uma discussão entre amigos resultou na morte de dois homens na noite dessa terça-feira, em Lages. Depois de uma briga motivada por ciúme, Luis Carlos Radatz da Silva, 28 anos, foi morto com golpes de faca por David Nunes da Costa, 38, que também acabou assassinado por um terceiro homem, ainda não identificado.

O crime aconteceu por volta das 21h, na Rua Sebastião Luz Santos, no Bairro Morro do Posto. Segundo informações da Polícia Civil, a briga teria começado por ciúme. A mulher de Costa, Angelita Terezinha dos Santos, 21, contou à polícia que ela e o marido estavam na casa do cunhado dela, Pedro Nunes da Costa, 40, quando Silva chegou e tentou assediá-la.

Os dois começaram a brigar e Costa teria deferido golpes com uma faca contra Silva, que morreu no local. Nesse momento, apareceu um quarto homem no local, que agrediu Costa com uma cadeira. Ele também morreu no local.

De acordo com o delegado Márcio Shutz, um inquérito será instaurado para investigar os crimes e a polícia segue com a investigação para identificar o homem responsável pela morte de Costa.

VANI BOZA, LAGES

Bookmark and Share

Lages pode receber voos após quatro anos

27 de novembro de 2012 0

Militares da Aeronáutica estiveram no local nesta terça-feira e devem emitir um relatório ainda esta semana. Fotos: Vani Boza

Um dos maiores municípios de Santa Catarina está prestes a voltar ao mapa aéreo brasileiro para reforçar a sua importância logística e econômica no Sul do país.

Lages, na Serra, acerta os últimos detalhes para voltar a receber, em pouco mais de dois meses, voos regulares após mais de quatro anos, quando a última aeronave comercial aterrissou na cidade.

Depois de passar por uma revitalização completa, com investimentos de R$ 1,5 milhão do governo do Estado na pista e mais R$ 600 mil da prefeitura no terminal de passageiros, o Aeroporto Antonio Correia Pinto de Macedo foi homologado em outubro pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e vistoriado nesta terça-feira por militares do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão ligado ao comando da Aeronáutica e ao Ministério da Defesa.

A vistoria não pôde ser acompanhada pela imprensa, mas segundo o administrador do aeroporto, Henri Baraillon, os militares inspecionaram questões técnicas relacionadas aos sistemas de meteorologia e comunicação e à estrutura do local como um todo. Henri garante que os inspetores gostaram do que viram e podem emitir um relatório sobre a vistoria ainda esta semana. Tão logo isso ocorra, o aeroporto será automaticamente liberado para os voos.

Continua…

Bookmark and Share

NHT pode operar em Lages a partir de fevereiro

27 de novembro de 2012 0

Reformas no aeroporto custaram R$ 2,1 milhões entre a pista e o terminal de passageiros. Fotos: Pablo Gomes, março de 2012

A companhia com maior possibilidade de atuar em Lages neste momento é a NHT, que estaria apenas aguardando a liberação do aeroporto para iniciar, a partir de 7 de fevereiro, as operações com voos diários saindo bem cedo de São Miguel do Oeste e fazendo escalas em Concórdia e Lages até Florianópolis, de onde se poderá fazer conexões por outras empresas.

Conforme reportagem publicada no dia 15 de agosto pelo Diário Catarinense, a NHT pretende oferecer ainda o serviço ligando Lages a São Paulo.

A empresa ainda realiza estudos, mas a meta é que uma demanda histórica de Lages seja atendida com um voo direto para a maior cidade do Brasil todos os dias em aviões com capacidade para 30 pessoas e velocidade média de 500 quilômetros por hora, o que possibilitaria uma viagem de aproximadamente 1h20min.

A última companhia a operar voos de Lages a São Paulo foi a Ocean Air, há mais de 10 anos. Há oito meses, a Trip confirmou o interesse em Lages, mas não adiantou possíveis rotas e data para início das operações. As negociações com a prefeitura, porém, não evoluíram.

Em agosto, os horários da NHT ainda não estavam definidos, mas o diretor de Planejamento, Jeffrey Kerr, garantiu que a grade atenderia às necessidades dos passageiros, já que mais de 90% viajam a trabalho, e que as passagens custariam “preços justos e com valor de mercado”.

Nesta terça-feira, o DC não conseguiu contato com ele ou com o presidente da companhia, Jorge Barouki. Mas o administrador do aeroporto de Lages, Henri Baraillon, diz que a NHT está preparando algumas aeronaves adquiridas recentemente para que os voos sejam operados a partir de 7 de fevereiro do próximo ano, ou seja, daqui a pouco mais de dois meses.

Continua…

Bookmark and Share

Meta é dobrar a atual quantidade de voos

27 de novembro de 2012 0

Última empresa a operar em Lages foi a própria NHT, que prestou os serviços durante um ano. Foto: Guto Kuerten, setembro de 2007

Localizado às margens da rodovia federal BR-282, já no perímetro urbano da cidade, o aeroporto de Lages tem uma pista de 1.530 metros de comprimento por 30 de largura, e pode receber aviões de até 25 toneladas, com capacidade para 60 passageiros.

A última companhia a atuar na cidade foi a própria NHT, que operou voos diários em uma rota que incluía Florianópolis e Criciúma em voos realizados a partir de setembro de 2007 em aviões com capacidade para 19 pessoas. Lages foi excluída um ano depois por falta de passageiros. Florianópolis e Criciúma foram retiradas em 2009 pelo mesmo motivo.

Desde que a NHT encerrou as atividades em Lages, no fim de 2008, o aeroporto da cidade recebe apenas voos fretados. Atualmente, são cerca de 270 por mês. Com o retorno dos voos regulares, a meta é dobrar esta quantidade em seis meses, segundo o administrador do local.

Outra cidade que já foi contemplada pela NHT é Navegantes, mas os serviços foram cancelados há mais de cinco anos porque a linha que ligava a Caxias do Sul (RS) e Curitiba (PR) também não tinha demanda. Atualmente, em Santa Catarina, a NHT opera em Caçador, Chapecó e Joaçaba, além de outras 12 cidades do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.

Pablo Gomes, Lages

Bookmark and Share