Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Nova ponte da BR-282 fica pronta em junho

25 de fevereiro de 2013 0

Obra é realizada entre os municípios de São José do Cerrito e Vargem. Foto: Vani Boza

A nova ponte construída na BR-282 por conta de um alagamento provocado por uma usina hidrelétrica deve ficar pronta em junho.

A obra é executada no quilômetro 291 da rodovia, no limite entre os municípios de São José do Cerrito, na Serra, e Vargem, no Meio-Oeste.

Os trabalhos começaram em outubro do ano passado e consistem em disponibilizar uma nova passarela para os veículos sobre o Rio Canoas, já que a atual, com 224 metros de comprimento e nove de largura, sem acostamentos, ficará muito vulnerável à água devido ao alagamento e, eventualmente, poderá até ficar submersa, principalmente em épocas chuvosas.

A estrutura, construída há aproximadamente 60 anos, passou por uma reforma completa há meia década, mas já apresenta danos visíveis e necessita passar por nova restauração.

Já a nova ponte terá 300 metros de comprimento e 13 de largura, com acostamentos, e ficará seis metros acima da atual e a pelo menos cinco do nível da água após o alagamento.

_ O sistema de fundações é um dos mais modernos do mundo. Escavamos o fundo do rio e, quando encontramos a rocha, perfuramos mais quatro metros. O sistema de travamento é muito forte. A ponte é de classe 45, com capacidade adequada à nova frota do país, e pode ficar lotada com carretas dos dois lados o tempo que for sem oferecer qualquer tipo de risco _, garante o engenheiro Mario Weber, responsável pela obra.

Continua…

Bookmark and Share

Envie seu Comentário