Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de fevereiro 2013

Lages amanheceu fria

27 de fevereiro de 2013 0

Aos poucos, vão saindo os casacos do armário. Na manhã dessa quarta-feira, os lageanos sentiram as temperaturas mais amenas e tiveram que se proteger com mangas compridas.

Mas o dia promete calor, já que o céu amanheceu azul e o sol começou a esquentar logo nas primeiras horas da manhã.

Bookmark and Share

Nova ponte da BR-282 fica pronta em junho

25 de fevereiro de 2013 0

Obra é realizada entre os municípios de São José do Cerrito e Vargem. Foto: Vani Boza

A nova ponte construída na BR-282 por conta de um alagamento provocado por uma usina hidrelétrica deve ficar pronta em junho.

A obra é executada no quilômetro 291 da rodovia, no limite entre os municípios de São José do Cerrito, na Serra, e Vargem, no Meio-Oeste.

Os trabalhos começaram em outubro do ano passado e consistem em disponibilizar uma nova passarela para os veículos sobre o Rio Canoas, já que a atual, com 224 metros de comprimento e nove de largura, sem acostamentos, ficará muito vulnerável à água devido ao alagamento e, eventualmente, poderá até ficar submersa, principalmente em épocas chuvosas.

A estrutura, construída há aproximadamente 60 anos, passou por uma reforma completa há meia década, mas já apresenta danos visíveis e necessita passar por nova restauração.

Já a nova ponte terá 300 metros de comprimento e 13 de largura, com acostamentos, e ficará seis metros acima da atual e a pelo menos cinco do nível da água após o alagamento.

_ O sistema de fundações é um dos mais modernos do mundo. Escavamos o fundo do rio e, quando encontramos a rocha, perfuramos mais quatro metros. O sistema de travamento é muito forte. A ponte é de classe 45, com capacidade adequada à nova frota do país, e pode ficar lotada com carretas dos dois lados o tempo que for sem oferecer qualquer tipo de risco _, garante o engenheiro Mario Weber, responsável pela obra.

Continua…

Bookmark and Share

Obras integram investimentos de hidrelétrica

25 de fevereiro de 2013 0

Além da ponte, estão sendo feitos dois novos pequenos trechos de pista nas proximidades. Os trabalhos são executados pela Triunfo Construtora, num total de 210 operários, e fiscalizados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que aprovou o projeto.

_ A área só poderá ser alagada quando estiver tudo pronto, pois o tráfego não pode ser interrompido _, diz o engenheiro Enio Spieker, do escritório regional do Dnit em Lages.

Tanto a nova ponte como os novos trechos de pista estão dentro de um pacote de R$ 780 milhões de investimentos por parte da Usina Hidrelétrica Garibaldi, em implantação no Rio Canoas, entre os municípios de Abdon Batista e Cerro Negro.

A área alagada englobará cinco municípios – Abdon Batista, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, São José do Cerrito e Vargem -, num total de 17 quilômetros quadrados.

A barragem tem 40 metros de altura e 191,9 megawatts de potência, o suficiente para fornecer energia elétrica a uma cidade de 500 mil habitantes, como Joinville, por exemplo.

Neste momento, 2.020 operários trabalham na obra, prevista para ser concluída em agosto deste ano.

Pablo Gomes, São José do Cerrito

Bookmark and Share

Governador reitera seu apoio ao Inter de Lages

25 de fevereiro de 2013 0

Raimundo Colombo recebeu a diretoria do Inter nesta segunda-feira. Foto: Antonio Carlos Mafalda, Secom, Divulgação

O governador Raimundo Colombo reforçou nesta segunda-feira que o Internacional é, de fato, uma bandeira de toda a cidade.

_ O Inter é o legítimo representante de Lages_, afirmou o governador em encontro realizado em Florianópolis com parte da nova diretoria do clube.

Colombo queria cumprimentar pessoalmente o grupo liderado pelo presidente José Carlos Susin, o Zezé, e conhecer um pouco mais do trabalho de reconstrução do Colorado Lageano.

Defender o Inter como uma bandeira de Lages tem sido, desde o início, o mote do trabalho do grupo liderado por Zezé. O governador elogiou a diretoria, formada por “pessoas sérias, com credibilidade” segundo suas palavras, e reforçou ser essencial que o Inter pense grande.

_ As pessoas não podem se acostumar com a inexpressividade.

Foi um encontro oficial entre o governador de Santa Catarina e a diretoria colorada, mas a reunião não deixou de ser também um modo de fazer aflorar o lado torcedor de Raimundo Colombo.

O governador lembrou de um de seus ídolos de infância, o zagueiro Aírton, vice-campeão estadual pelo Inter em 1964, na defesa formada por J. Batista, Nicodemus, Aírton, De Paula e Carlinhos.

_ O Aírton jogava muito. Poderia ter jogado em qualquer time do Brasil, mas eu tive a honra de vê-lo atuar pelo Inter de Lages.

No encontro, o governador recebeu de presente uma camisa personalizada do Inter.

* Com informações do Movimento Leão Colorado

Bookmark and Share

Acidente com Parapente em Lages

23 de fevereiro de 2013 0

Foto: Pablo Gomes

Uma cena comum no céu de Lages nas manhãs de sábado são parapentes voando. É que um grupo de amigos costuma praticar esse esporte, saindo do alto do Morro da Cruz, no Bairro Morro Grande e voando pelo céu da cidade.

Hoje eles fizeram isso novamente, mas Salvio Arruda, de 55 anos, e que pratica parapente há 12 anos não teve muita sorte. Seu equipamento não abriu direito e o vento, do lado contrário acabou fechando o parapente que caiu.

Por sorte, Salvio não sofreu nenhum ferimento. Ele ficou preso em pinheiros americanos por cerca de uma hora até que fosse resgatado pelo Corpo de Bombeiros.

_ Já é a sétima vez que isso me acontece, já estou acostumado. A cada dois anos eu preciso cair uma vez, mas o esporte continua _, confessou Salvio.

VANI BOZA, LAGES

Bookmark and Share

Rainha e princesas da 25ª Festa do Pinhão serão escolhidas na próxima quarta-feira, 27

22 de fevereiro de 2013 0

Uma das festas mais tradicionais de Santa Catarina, a Festa do Pinhão, que acontece todos os anos em Lages, terá sua 25ª edição nesse ano, a partir do dia 24 de maio. As candidatas que concorrerão às vagas de rainha e princesas da festa foram apresentadas na manhã dessa sexta-feira pela organização do evento.

A rainha Roberta Cruz, e as princesas Nicole Cruz e Giulia Fornasari, se preparam para a despedida do reinado da 24ª Festa. As três afirmaram que esse ano em que foram rainha e princesas do evento, foi um dos melhores da vida delas e que vão sentir muita saudade.

Segundo o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Maurício Neves de Jesus, além de embelezar a festa, a principal função do reinado das três vencedoras, é a divulgação do evento, da cultura e do povo lageano.

A escolha será feita no dia 27, quarta-feira, as 20h30 no Clube Caça e Tiro. Quinze pessoas serão convidadas para formarem o júri, sendo que apenas oito serão sorteadas, na hora do evento, para votarem e, as outras sete ficarão responsáveis pelo desempate, se houver necessidade.

_ Nesse ano teremos uma grande mudança na escolha. Uma das cinco finalistas será escolhida pelo povo, que poderá votar pelo telefone ou pela internet. E, além disso, o traje e a maquiagem serão padrão e cedidas pela organização do evento _ explica o superintendente.

Os principais critérios de avaliação são o porte, a aparência, a desenvoltura e o conhecimento da cultura serrana.

Quem quiser votar, é só acessar o site: www.festadopinhao.com

VANI BOZA, LAGES

Bookmark and Share

Comunicado do Diário da Serra

22 de fevereiro de 2013 1

Comunicamos aos amigos que os comentários do Diário da Serra já podem ser realizados normalmente.

O blog estava com um problema técnico que já está resolvido, e os leitores podem voltar a participar com suas opiniões em todas as notas.

O sistema de publicação continua o mesmo, ou seja, os comentários só vão ao ar após aprovação do conteúdo.

Muito obrigado e perdão pelo transtorno!

Pablo Gomes, Lages

Bookmark and Share

Pedido de informação sobre vereadora gera polêmica na Câmara de Lages

20 de fevereiro de 2013 0

Aidamar Hoffer (PSD) se diz vítima de perseguição e represália. Foto: Vani Boza

O pedido de informação sobre a vida de uma vereadora gerou uma grande polêmica na Câmara de Lages.

Servidora municipal de carreira, Aidamar Seminotti Hoffer (PSD) terá seu currículo profissional, salário e benefícios informados publicamente.

O caso não teria repercussão alguma não fossem dois detalhes interessantes: Aidamar é uma das principais opositoras do prefeito Elizeu Mattos (PMDB), que tem a maioria no Legislativo, e é a única entre os 19 vereadores que terá seus dados disponibilizados praticamente à força.

O documento inicial protocolado na secretaria da Câmara trazia as assinaturas de oito dos dez vereadores da situação: Rodrigo Silva (DEM), Vone Scheuermann (PSC), João Chagas (PSC), Domingos Rodrigues (PT), Adilson Roza (PTB), David Moro (PMDB), Gerson dos Santos (PMDB) e Thiago de Oliveira (PMDB).

Marcius Machado (PPS) não quis participar e Anilton Freitas (PTB) manteve a neutralidade por ser o presidente da Câmara.

Pelo pedido, o prefeito Elizeu Mattos (PMDB) deve informar, entre várias questões, quais as funções exercidas, unidades de lotação e os salários recebidos por Aidamar, servidora concursada da Secretaria da Educação.

Continua…

Bookmark and Share

Carimbos teriam sido usados indevidamente

20 de fevereiro de 2013 1

Ao ser lida em plenário, na sessão de terça-feira, a proposta gerou polêmica até mesmo entre vereadores que estavam citados como autores do pedido.

Quatro deles alegaram não ter assinado o documento e disseram que seus carimbos foram utilizados indevidamente e, por isso, retiraram seus nomes: Adilson Roza (PTB), David Moro (PMDB), Gerson dos Santos (PMDB) e Thiago de Oliveira (PMDB).

Conhecida por seus discursos enérgicos e até emotivos, Aidamar Hoffer, em seu segundo mandato consecutivo, não chegou a se exaltar e até conclamou todos os demais vereadores a aprovarem o pedido, pois alegou não ter nada a esconder.

Porém, deixou claro o seu descontentamento e lamentou o que considera perseguição e retaliação pelo fato de ser opositora ferrenha do atual governo municipal.

_ Eu não sou a única entre os 19 vereadores que ocupa outros cargos públicos. Mas sou efetiva há 32 anos, estudei bastante para chegar ao pico da carreira e cumpro diariamente minha carga horária. Não é a primeira vez que isso acontece. No ano passado, na votação para o aumento de vereadores, fui contra e me tiraram a palavra. O que aconteceu agora foi uma ameaça à minha pessoa, um cala-boca como quem diz: “vereadora, a senhora está falando demais”.

Aidamar solicitou ao presidente Anilton Freitas que instaure um procedimento para apurar quem utilizou indevidamente os carimbos dos vereadores que retiraram seus nomes dos pedidos.

Já Anilton determinou à secretaria da Câmara que não aceite mais protocolos com carimbo, apenas com a assinatura de próprio punho dos vereadores ou com procuração.

Ele não quis dar entrevista sobre o caso. Já o líder do governo na Câmara, Rodrigo Silva (DEM), não pôde atender a reportagem do Diário Catarinense porque estava com a sua agenda de médico lotada nesta quarta-feira, mas por meio da assessoria de imprensa do Legislativo, disse que o pedido de informação é uma situação normal e uma prerrogativa de vereador.

Pablo Gomes, Lages

Bookmark and Share

PM e perícia descartam atentado em Lages

20 de fevereiro de 2013 0

Fogo destruiu parte da cozinha da base da PM na madrugada desta quarta-feira, no Bairro Santa Catarina. Caso é tratado como acidente. Foto: Vani Boza

O incêndio ocorrido em uma base da Polícia Militar na madrugada desta quarta-feira em Lages, na Serra Catarinense, deixou de ser tratado como um atentado e passou a ser considerado um acidente. A informação é do próprio comando da instituição e da perícia, que não encontraram indícios de crime.

A correção se fez necessária porque, inicialmente, o governo entende como atentado criminoso todo e qualquer episódio envolvendo danos aos patrimônios policiais até que sejam constatadas as reais circunstâncias.

O caso ocorreu à 1h55min, na base da PM localizada no Bairro Santa Catarina, em uma das regiões com maior índice de criminalidade em Lages.

O local funciona apenas durante o dia e fica fechado à noite, sendo protegido pela própria PM durante rondas das viaturas. O fogo destruiu uma mesa, um fogão, o forro e parte da cozinha até ser controlado pelos bombeiros.

No início da manhã, o Centro de Comunicação Social da PM, em Florianópolis, enviou nota à imprensa informando que o incêndio havia sido provocado por criminosos que teriam quebrado o vidro de uma janela e usado combustível. Assim, o caso foi tratado como o 112º ataque no Estado, o primeiro em Lages, elevando para 37 o número de cidades com registros.

Porém, ainda pela manhã, o comandante da PM em Lages, tenente-coronel Adilson Moreira, esclareceu a questão e disse que o fato não se tratava de um atentado, mas acidente. Segundo ele, o incêndio iniciou no botijão de gás da cozinha, mas as causas ainda são apuradas.

O comandante diz não ter sido localizado nenhum sinal de arrombamento ou objetos no interior da base que tenham sido atirados de fora com combustível.

_ Estamos fazendo monitoramentos, e não há informações de nenhum grupo criminoso agindo em Lages _, garante Adilson Moreira.

O perito criminal Marcelo da Silva, do Instituto Geral de Perícias (IGP), esteve no local e confirma as informações do tenente-coronel. Ele explica que, como o fogo iniciou pelo botijão de gás que estava na cozinha, os vidros foram quebrados de dentro para fora devido ao calor. Marcelo também não encontrou sinais de combustível e nenhum objeto que possa ter levado as chamas de dentro para fora.

_ Não encontramos nada, nenhuma evidência concreta de crime. O incêndio iniciou pelo botijão de gás, e todos os indícios apontam para um acidente.

No fim da manhã, o a Comunicação Social da PM emitiu outra nota à imprensa corrigindo a informação anterior e excluindo o incêndio de Lages e a própria cidade da lista dos atentados.

Pablo Gomes, Lages

Bookmark and Share