Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Protótipo do avião a ser feito em Lages atrasa

25 de abril de 2013 0

Protocolo de intenções entre o governo do Estado e a Novaer Craft foi assinado em setembro do ano passado. Foto: James Tavares, Secom, setembro de 2012

A SC Participações e Parcerias (SCPar), empresa criada em 2005 pelo governo de Santa Catarina para gerar investimentos no território catarinense, admite que o projeto para trazer uma fábrica de aviões para o Estado não é o mesmo em relação ao que foi apresentado em setembro do ano passado, quando foi assinado um protocolo de intenções entre o governo e a empresa paulista Novaer Craft.

As principais mudanças estão no atraso do primeiro protótipo da aeronave, que deveria ficar pronto agora, em abril, e o “rebaixamento”, para um segundo plano, do centro de engenharia que seria construído em Florianópolis.

O presidente da SCPar, Paulo César da Costa, o Costinha, explica que o atraso no protótipo, que está sendo feito na sede da Novaer, em São José dos Campos (SP), ocorreu por motivos técnicos na área de tecnologia, como a demora na chegada de peças importadas.

A nova previsão é de que o projeto fique pronto em agosto, a fim de que a primeira aeronave esteja voando em setembro.

A Novaer confirma as informações e planeja realizar o primeiro voo oficial em Lages. Depois, será necessário certificar o aparelho junto à Aeronáutica e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que se possa começar a produzi-lo em série e encaminhá-lo ao mercado.

Com o atraso na conclusão do protótipo, e como o processo de certificação leva dois anos, a fábrica, em Lages, que empregará cerca de 300 trabalhadores, deverá ser construída de janeiro a dezembro de 2014.

O primeiro avião começará a ser feito no início de 2015 e concluído em junho. Assim, a primeira aeronave deve ficar pronta ao mesmo tempo que a certificação, possibilitando o início das vendas.

Continua…

Bookmark and Share

Envie seu Comentário