Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Lages mobilizada para se proteger do frio

21 de julho de 2013 0

Placas que alertam para o gelo na pista, distribuição de lenhas e de roupas de cama, como as doadas por Elvio Donizete Costa, integram a campanha. Fotos: Pablo Gomes

A previsão de frio intenso a partir desta segunda-feira levou muitas cidades a improvisarem medidas especiais para proteger seus moradores. Em Lages, na Serra, a mobilização inclui até a distribuição de lenha e a instalação de placas alertando para o risco de gelo nas ruas.

Neste ano, a prefeitura criou o Kit Lenha Solidária, que será distribuído a partir desta segunda-feira a aproximadamente sete mil famílias. São pacotes com 40 paus de lenha – o suficiente para até dois dias -, além de cobertores, edredons e roupas pessoais. A quantidade a ser entregue será determinada pelo perfil de cada família.

Os interessados devem se cadastrar junto à Defesa Civil, localizada no segundo piso da rodoviária, e os beneficiários receberão seus kits em casa. Todo o material está sendo adquirido pela prefeitura e doado por empresas e cidadãos comuns. Roupas de cama são prioridade.

_ Todo inverno nós separamos roupas para doar, mas agora o frio deve ser muito forte, e também trouxemos cobertas, edredom e travesseiros. Nunca nos faltou nada, e quando doamos uma peça, ganhamos duas _, disse o expedidor Elvio Donizete Costa, de 37 anos e morador do Bairro Copacabana, que levou seus donativos até a Defesa Civil neste domingo.

Abrigos públicos também foram disponibilizados para moradores de rua e pessoas de passagem pela cidade e que eventualmente não tenham onde se hospedar.

Uma van estará à disposição para o transporte até estes locais com equipes do programa Abordagem Social, que circulará pela cidade em busca de pessoas vulneráveis.

_ Mesmo que a pessoa resista, chamaremos a polícia para levá-la à força até um abrigo, mas não deixaremos ninguém morrer de frio _, explica o secretário municipal do Meio Ambiente, Mushue Hampel.

Outra medida adotada pela prefeitura de Lages é a instalação de pelo menos 10 placas alertando para a possível presença de gelo na pista em pontos onde pode acontecer o congelamento em algumas ruas e avenidas da cidade. Havendo riscos iminentes de acidentes, o trânsito nestes locais será interditado.

Pablo Gomes, Lages

Bookmark and Share

Envie seu Comentário