Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Chance de neve é maior nesta quarta-feira em SC

12 de agosto de 2013 0
Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, destaca a área em azul como a mais propícia para a ocorrência de neve. Foto/arte: Leandro Puchalski, Divulgação

Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, destaca a área em azul como a mais propícia para a ocorrência de neve. Foto/arte: Leandro Puchalski, Divulgação

Moradores de pelo menos três regiões de Santa Catarina podem ser surpreendidos pela neve entre a madrugada e a manhã desta quarta-feira.

A previsão é de que o fenômeno aconteça na Serra, Meio-Oeste e Oeste. E ao contrário do último sábado, quando as chances eram remotas, dessa vez a possibilidade é maior.

A meteorologista Marilene de Lima, do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram), órgão ligado à Epagri e responsável pela previsão oficial do tempo no Estado, coloca a condição de neve para esta quarta-feira na escala entre média e alta.

Marilene lembra que no último sábado havia umidade, mas não frio suficiente para a formação de neve. Agora, uma massa de ar polar mais intensa acompanhará uma frente fria, e a combinação de frio e umidade, “combustíveis” essenciais para a neve, fará crescer a chance de ocorrência do fenômeno.

A meteorologista do Ciram alerta, porém, que mesmo com possibilidade maior, a neve não será nada parecida com a ocorrida no fim de julho, quando caiu em pelo menos 113 cidades de Santa Catarina e acumulou em vários pontos. Desta vez, se acontecer, pode até ter uma boa abrangência entre a Serra, Meio-Oeste e Oeste, mas será breve e com pouca intensidade.

Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, destaca que os lugares mais propícios são os próximos ao Rio Grande do Sul. Puchalski aponta as regiões de Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Campos Novos, Cerro Negro, Correia Pinto, Curitibanos, Faxinal dos Guedes, Lages, Ponte Serrada e Xanxerê como algumas “candidatas” à possível neve desta quarta-feira.

— A região mais propícia não é nem muito as cidades da Serra que têm tradição de neve, como São Joaquim e Urupema, mas sim as cidades altas do Meio-Oeste e Oeste —, diz Puchalski.

A temperatura mínima na quarta-feira deve chegar a -2ºC entre São Joaquim e Urupema e a 0ºC nas demais regiões com possibilidade de neve. Na quinta-feira os termômetros devem ficar no mesmo patamar, mas como o tempo estará seco, a possibilidade é de geada forte. A situação deve se repetir na sexta-feira, e só no sábado à tarde o frio deve diminuir.

Pablo Gomes, Lages

Bookmark and Share

Envie seu Comentário