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Apae de Joaçaba é a primeira do Sul do Brasil a ter ISO

15 de agosto de 2013 0
Diretoria da entidade recebeu a certificação nesta quinta-feira. Foto: Divulgação

Diretoria da entidade recebeu a certificação nesta quinta-feira. Foto: Divulgação

A Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae) de Joaçaba, no Meio-Oeste de Santa Catarina, é a primeira do Sul do Brasil a ter o sistema de gestão certificado pela norma NBR ISO 9001:2008.

O processo de certificação começou a sair do papel em maio do ano passado. O certificado tem por objetivo melhorar os serviços prestados pela escola, com ênfase na habilitação e reabilitação clínica e inclusão da pessoa com deficiência.

A ISO leva a uma avaliação melhor dos serviços prestados aos alunos e também aos clientes (sociedade civil, governos do estado e federal e municípios que contribuem com a Apae).

A certificação tem validade de três anos e é avaliada anualmente. A conquista vai auxiliar na captação de recursos, pois grandes empresas que têm este certificado se relacionam melhor com entidades que possuem o mesmo modelo de gestão.

A Apae de Joaçaba atende entre a escola e a clínica 140 alunos dos municípios de Joaçaba, Herval D’ Oeste, Luzerna, Treze Tílias, Lacerdópolis e Erval Velho e possui um quadro de 50 funcionários.

ISO 9001 – A sigla ISO denomina a International Organization for Standardization (Organização Internacional de Padronização), e é uma Organização Não-Governamental (ONG) presente em cerca de 120 países.

Fundada em 1947 em Genebra, na Suíça, tem como principal função promover a normatização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada.

No Brasil, o órgão regulamentador da ISO é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A ISO ficou popularizada pelas normas que tratam de sistemas para gestão e garantia da qualidade nas empresas.

A série ISO 9000 é uma concentração de normas que formam um modelo de gestão da qualidade para organizações que podem, se desejarem, certificar seus sistemas de gestão por meio de organismos de certificação.

Foi elaborada através de um consenso internacional sobre as práticas que uma empresa pode tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade do cliente.

A ISO 9000 não fixa metas para as empresas a serem certificadas, o que é feito pelas próprias candidatas. Existem outras instituições de serviços que também já receberam o certificado, como o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) e Hospital Albert Einstein, também de São Paulo.

* Com informações da jornalista Joce Pereira.

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