Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Parabéns, Joaçaba, a pequena gigante!

23 de agosto de 2013 1

Cópia de joaçaba_paulo afonso silva_1

Cópia de joaçaba_paulo afonso silva_2

Cópia de joaçaba_paulo afonso silva_3

Cópia de joaçaba_paulo afonso silva_4

Cópia de joaçaba_paulo afonso silva_5

Cópia de joaçaba_paulo afonso silva_6

Uma das cidades mais desenvolvidas do Sul do Brasil, Joaçaba completa 96 anos neste domingo com muito a comemorar. Fotos: Paulo Afonso Silva, Prefeitura de Joaçaba, Divulgação

Uma das cidades mais desenvolvidas e promissoras do Sul do Brasil, Joaçaba completa 96 anos neste domingo com muito a comemorar. Fotos: Paulo Afonso Silva, Prefeitura de Joaçaba, Divulgação

Uma cidade pequena, com menos de 30 mil habitantes, mas que, tomadas as devidas proporções, não perde em nada para nenhuma outra com território e população muito maiores. Joaçaba, no Meio-Oeste de Santa Catarina, é o exemplo perfeito do jargão “pequena gigante”.

A indústria emprega aproximadamente 60% dos joaçabenses. Destacam-se os setores metal-mecânico, metalúrgico, alimentício, construção civil e energético. Só a empresa ADM, que fabrica biodiesel, tem um faturamento de R$ 100 milhões por mês.

Para Ezequiel Wilbert, diretor de Relações Internacionais da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (Acioc), uma das razões do sucesso de Joaçaba é que desde os anos 80 a cidade se especializou em serviços e, por contar com escritórios de importantes instituições públicas estaduais e federais, muitas pessoas qualificadas passaram a fixar residência em Joaçaba, o que fez elevar o Produto Interno Bruto (PIB) local.

Outro segmento que põe Joaçaba em evidência é a educação, com escolas públicas e privadas de qualidade. O grande destaque fica com a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), fundada há 45 anos e sediada em Joaçaba.

Dos 22 mil alunos em cinco cidades, seis mil estudam em Joaçaba, onde são oferecidos 37 cursos de graduação, 16 de pós-graduação e um mestrado.

Proporcionalmente aos 27.467 moradores, segundo dados de 2012 do IBGE, seria o mesmo que 25% de toda a população estar na universidade, ainda que muitos alunos sejam de outras cidades e até estados.

_ É uma das maiores médias do mundo _, diz o reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon.

Outro grande orgulho joaçabense é o Carnaval, surgido em 1902 com ferroviários do Rio de Janeiro e que há três décadas atrai mais de 110 mil pessoas de todo o Brasil a cada edição. Com quatro agremiações – Aliança, Unidos do Herval, Vale Samba e Verde Vale – que contam com seis mil integrantes, Joaçaba promove um dos mais famosos Carnavais do país.

_ O Carnaval é referência nacional e a porta de entrada de muitos recursos que chegam a Joaçaba _, comenta Sérgio De Giacometti, presidente da Liga das Escolas de Samba de Herval D’Oeste e Joaçaba (Liesjho).

Neste domingo, 25 de agosto, Joaçaba completa 96 anos com muito a comemorar.

Baita história! Baita exemplo! E é só o começo…

Pablo Gomes, Joaçaba

Bookmark and Share

Comentários (1)

  • luiz todescatto diz: 24 de agosto de 2013

    sou natural d Joaçaba moro em Curitiba a 40 anos mas nunca esqueci minha terra e moro de saudades o maior patrimônio de Joaçaba e o seu povo parabenssssssss.

Envie seu Comentário